Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

EUR/USD

Iniciado por Piloto, Outubro 13, 2005, 23:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

bluexip

olá NIVADIL,

pode ser mas os mercados estão todos voláteis. sinal que que estamos cada vez mais em zonas e momentos decisivos.

o euro deu novo sinal de inversão up e ataque a maximos na quinta-feira quando quebrou novamente os 1,56 mas anulou o sinal quando confirmou hoje novamente a vinda abaixo deste nivel e da MM50 (idem DX e semelhante usd/yen)

podemos vir a ter um topo em W ou até novos máximos até perto do final do mês mas começa a parecer-me duvidoso já que esta consolidação que se está a formar começa a repetir-se "muito" e eu pessoalmente dou valor a comutações no comportamento do mercado.

para já temos que o euro suportou-se pelos 1,53 e está em range, aproximando-se da hipótese que o Aleixon referiu.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

aleixon

Caros membros do clube,

Até ao momento a cotação do par eurusd não tem apresentado nenhuma configuração que altere o padrão que tinha apresentado por isso não tenho inserido nenhuma análise durante este período.

Actualmente a cotação aproxima-se de uma resistência que considero importante que é a média móvel a 100 dias nos 1.54. Ou seja, juntando os seguintes critérios técnicos:
1) Tendência de subida;
2) Resistência MM 100 dias (1.54);
3) Fibonacci retracemente 38% em 1,54;

será espectável um movimento de subida mais acentuado nos próximos dias.

Se juntarmos a possibilidade de uma subida das taxas de juro que tem sido vinculado nos media, essa expectativa é reforçada.

Junto um gráfico.

P.S. Para minha admiração vejo que as minhas análises não ficam esquecidas. Obrigado Bluexip. Lembro que, apesar dos estudos que faço nesta área, considero que sou mesmo rookie na AT.

Antunes

Citação de: aleixon em Junho 12, 2008, 11:30
Caros membros do clube,

Até ao momento a cotação do par eurusd não tem apresentado nenhuma configuração que altere o padrão que tinha apresentado por isso não tenho inserido nenhuma análise durante este período.

Caro Aleixon,

Então e o lower high nos [1.577;1.58]? E as divergências bearish no semanal??

Citação de: aleixon em Junho 12, 2008, 11:30
Se juntarmos a possibilidade de uma subida das taxas de juro que tem sido vinculado nos media, essa expectativa é reforçada.

Pois mas isso é um futuro muito próximo, o que não interessa muito em termos especulativos...  ;)
Cumprimentos,

Antunes

aleixon

Estimado Antunes,

Antes de mais agradeço a observação uma vez que me serviu para pesquisar novos conceitos. Contúdo não consegui interpretá-los de forma assim tão evidente, definir um padrão de tendência nem consigo vislumbrar o que pretende afirmar. Pode esclarecer de forma mais didática os seus comentários?

Se neste momento olharmos para o histórico até poderemos vizualizar alguns sinais que justificam os movimentos (históricos), coisa que no momento de decidir (presente) não me parece que esses sinais sejam assim tão evidentes. Julgo que o objectivo da AT é decidir o que fazer no presente para o futuro e não no passado até porque isso é impossível (pelo menos enquanto não descobrirem a máquina do tempo).

Cumprimentos,
NA

aleixon

ALERTA

O par quebrou o suporte, ou seja, um fecho a baixo 1.53 e confirma-se o movimento de descida que aponta para 1,50/1,5040 (60% retracement). Ou será que é apenas um movimento derivado dos rumores do G8? Como é que esta noticia afecta o movimentodo par na perspectiva da AT?

Esta é a minha leitura do momento na óptica da AT. Quem tinha posição (o que seria natural dado que estávamos numa zona de suporte), os stops  já devem ter disparado e devem entrar short em 1,53 para ganhar 150/200 pips. Não esquecer dos stop loss.

Agradeço todas as opiniões sobre o tema, mesmos das divergentes.
1A
NA

Luismbmp

Na minha modesta opinião temos que estar atentos pois o G8 não vai continuar a influenciar a descida do euro. Teremos o euro a bater a barreira ou mesmo ultrapassar os 1.53, mas quanto a mim nos proximos 1-2 dias estarei preparado para fazer belas compras :)
Continuação de bons micro-short´s :)

Abraço

Antunes

Citação de: aleixon em Junho 12, 2008, 19:38
Estimado Antunes,

Antes de mais agradeço a observação uma vez que me serviu para pesquisar novos conceitos. Contúdo não consegui interpretá-los de forma assim tão evidente, definir um padrão de tendência nem consigo vislumbrar o que pretende afirmar. Pode esclarecer de forma mais didática os seus comentários?

Um lower high, o que em Português será algo como "máximo inferior", põe normalmente termo à tendência predominante, pelo menos no médio prazo. Esse lower high necessita de ser confirmado com um fecho abaixo do último higher low (o último "mínimo superior"), o que deverá acontecer hoje.

Quanto às divergências, veja o meu último gráfico semanal:

/forumbolsa/index.php?action=dlattach;topic=9523.0;attach=14524

Citação de: aleixon em Junho 12, 2008, 19:38
Se neste momento olharmos para o histórico até poderemos vizualizar alguns sinais que justificam os movimentos (históricos), coisa que no momento de decidir (presente) não me parece que esses sinais sejam assim tão evidentes. Julgo que o objectivo da AT é decidir o que fazer no presente para o futuro e não no passado até porque isso é impossível (pelo menos enquanto não descobrirem a máquina do tempo).

Cumprimentos,
NA

Para decidir sobre o que fazer no presente para especular sobre o futuro, a 1º e ÚNICA coisa importante que tem de saber é qual a tendência. Ora se a tendência mudou, daqui para a frente será naturalmente de especular na subida do dólar. Como vê é simples, as pessoas é que complicam. ;D
Cumprimentos,

Antunes

aleixon

Caro Antunes,

Não queria abusar da sua boa bondade, mas poderia indicar a referência bibliográfica que segue para que pudesse estudar melhor a análise que indica?

É que continuo com uma série dúvidas com o esclarecimento que deu:
- os termos que usa não se aplicam nos gráficos que apresenta (essa análise é para gráficos candlesticks);
- mesmo considerando a correcta aplicação não consegui encontrar o padrão que afirma existir (se reparar, o que explicou, já ocorreu no inicio de Maio, início de Junho e neste momento é a terceira vez, sem que ocorra propriamente uma inversão da tendência!!!). Conheço cerca de uma duzia de padrões que estão bem explicados neste site: http://www.investmax.com.br/iM/content.asp?CatId=263&ContentType=Aprendizado;
- a divergência encontra-se em situação neutral (a não ser que não esteja a usar gráfico diários);
- as candlesticks providenciam um excelente meio de identificar inversões de curto prazo, mas não devem ser utilizadas isoladamente;

... bom, e fico por aqui. No caso de ser o único a ter dúvidas sobre esta questão, para não pertubar muito este tópico, agradeço a bondade de responder através de mensagem. Se realmente considerar que as minhas observações são totalmente descabidas, simplesmente não responda.

No caso de não voltar ao clube, desejo a todos um bom fim de semana.
NA

Antunes

Citação de: aleixon em Junho 13, 2008, 16:57
Caro Antunes,

Não queria abusar da sua boa bondade, mas poderia indicar a referência bibliográfica que segue para que pudesse estudar melhor a análise que indica?

Ora essa.

Citação de: aleixon em Junho 13, 2008, 16:57

É que continuo com uma série dúvidas com o esclarecimento que deu:
- os termos que usa não se aplicam nos gráficos que apresenta (essa análise é para gráficos candlesticks);
- mesmo considerando a correcta aplicação não consegui encontrar o padrão que afirma existir (se reparar, o que explicou, já ocorreu no inicio de Maio, início de Junho e neste momento é a terceira vez, sem que ocorra propriamente uma inversão da tendência!!!). Conheço cerca de uma duzia de padrões que estão bem explicados neste site: http://www.investmax.com.br/iM/content.asp?CatId=263&ContentType=Aprendizado;
- a divergência encontra-se em situação neutral (a não ser que não esteja a usar gráfico diários);
- as candlesticks providenciam um excelente meio de identificar inversões de curto prazo, mas não devem ser utilizadas isoladamente;

O gráfico que apresentei é de candlesticks mas o lower high e a divergência semanal nada têm a ver com os candlesticks. Os candlesticks são uma preferência minha apenas...

Sobre a divergência, esta é semanal. Não percebi o neutral? Eis 2 links onde poderá perceber melhor o que são as divergências:

http://daxspeculator.blogspot.com/2008/01/divergncias-como-identific-las.html
http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:glossary_d

Bom fim-de-semana,

Antunes
Cumprimentos,

Antunes

aleixon

Obrigado Antunes.

Deixe só dizer que sei o significado de divergência. A questão é que no gráfico diário ela não é evidente (quando referi neutral queria dizer que não identificava divergência). No semanal de facto até salta aos olhos. Contudo, não esquecer que, quando selecionamos diferentes escalas temporais dos gráficos isso tem implicações nos prazos das projecções que fazemos (só para lembrar).

Quanto ao padrão que indicou, não encontrei nenhuma referência, mas não se preocupe que vou continuar a fazer pesquisa sobre esse assunto.

1A
NA

p3k

Parece estar a ser construido um head and shoulders no EURUSD, com topo em 1,565 e neckline em 1,546. Se a formação tiver sucesso, podemos ver uma queda para os lados dos 1,5270. Atenção ao pullback...

Entrada short em 1,5580 com stop nos 1,5650 e profit em 1,5465...

Quim

P3K: -Não vejo nenhum head and shoulders em formação no EURUSD.A que gráfico se refere?Horário,diário, ou outro?
O que eu vejo é uma divergência no RSI(5) no gráfico diário que está naturalmente a fazer subir o euro.Este RSI IRÁ PELO MENOS AO VALOR 70.

Cumprimentos,
Quim

p3k

Citação de: Quim em Junho 25, 2008, 12:32
P3K: -Não vejo nenhum head and shoulders em formação no EURUSD.A que gráfico se refere?Horário,diário, ou outro?
O que eu vejo é uma divergência no RSI(5) no gráfico diário que está naturalmente a fazer subir o euro.Este RSI IRÁ PELO MENOS AO VALOR 70.

Tanto no horário como no de 4 horas era possivel ver o segundo ombro a ser gerado. Mas com a quebra em alta nos 1,562 feitos ontem, tornou praticamente inválida esta formação.
É possivel o valor ainda subir mais (1,565 ou 1,570), mas depois das 19 horas (pós-FED) o queda será quase inevitável.
Volto a lembrar que sou iniciado em análises gráficas, mas como o forum está quase parado, resolvi dizer qq coisa!  :)

Quim

Acho que faz muito bem expressar as suas opiniões.
A referência que eu fiz ao RSI(5) DEVE SER VISTA NUMA LÓGICA DE DAYTRADING.

Cumprimentos
Quim

Quim

Atenção:Há uma forte resistência nos 157.14/157.20, que teve
inicio em 17 ou 18 de Abril, e que corresponde a um minímo
intermédio do movimento de queda dessa altura (gráfico horário).
Em tempo:O RSI(5) de que falei anteriormente atinge hoje o valor de 70 referido, e corresponde-importa referir-, ao gráfico diário do stockcharts com, com cotações do euro/dolar só a partir das 14.30 H.

Cumprimentos,

Quim