Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Pedido de Ajuda - Conselhos

Iniciado por BEIRA, Junho 07, 2008, 05:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

Consulta

Citação de: .angel. em Junho 07, 2008, 19:00
Ninguém te pode ajudar quanto ao conselho de o que deves fazer com as tuas economias/investimentos... podemos, no entanto, ajudar-te na tua maneira de actuar perante o mercado bolsista.

Vamos à pergunta chave:
Pegando só num dos teus investimentos, quando o fizeste, sabes porque o fizeste?

Segunda pergunta chave:
Quando o fizeste, sabias em que ponto devias dizer para ti próprio... "OK! Eu estava enganado!!"?

A maioria das pessoas que coloca dinheiro na bolsa, fá-lo normalmente sem saber a resposta a esta 2 perguntas e normalmente até sem pensar nelas.
Por exemplo, aposto que entraste nas acções e pensaste no dinheiro que irias estar a ganhar passado para aí um ano... não tomes isto como uma crítica depreciativa.... é sim uma crítica mas com o intuito de te alertar para algo que possivelmente não deves ter sequer notado. É mais um alerta a um processo de análise pessoal.

Agora, quanto às tuas posições o que deves fazer?
Se tinhas um plano quando entraste, vai vê-lo novamente... se o teu plano falhou nalguma delas... então, terás que considerar a questão de assumir o teu erro e sair.
Se nunca tiveste um plano, analisa-as novamente e mediante a TUA análise então faz novo plano para elas e vê se valem a pena o investimento.
Isto é se sabes analisar, MAS se não souberes analisar, então diria que mais vale ficares com o dinheiro do teu lado, senão é o mesmo que estares a jogar na lotaria. E.... se queres continuar no mundo da bolsa, então terás de estudar até saberes analisar. Sem saberes analisar o teu investimento... nada feito, andarás normalmente a perder dinheiro.

Pensa assim... se um amigo teu te propusesse uma parceria num negócio de qualquer coisa, não irias investigar tudo muito bem antes de lá meter o dinheiro?
Encara o mercado da bolsa dessa maneira... investiga antes de entrar! Até porque tem a agravante de que os teus outros sócios não serão teus amigos.

Angel, estive a ler de novo, isto está muito bem.  :)

amigo

Beira,
nao discordo em uma virgula de tudo o que todos os participantes do forum te informaram, mas tudo que foi dito, foi baseado em experiencias passadas, e em bolsa nao existem duas situaçoes iguais, concordo com ciculos de subida e descida das cortaçoes, mas a realidade de á 10 anos atrás era outra, nao existia net, nao existiam tantas corretoras, nada era igual ao que se passa agora....com isto nao quero dizer que agora possa ser pior ou melhor, compreende?
Mas uma coisa certamente vai acontecer, duas situaçoes identicas nao aconteceram, tudo será diferente....para pior...ou contrariando as espectativas de todos pode ser para melhor...vamos vivendo um dia de cada vez e a descer tb ganhas dinheiro, é preciso estares atento....por exemplo no teu Banif podes vender a "x" vais buscar mais baixo a "y" e reduzes as tuas percas mantendo sempre o memso numero de acçoes.....ok..faz isso nao saias defenitivamente....

Lac

Citação de: amigo em Junho 08, 2008, 19:27
Beira,
não discordo em uma virgula de tudo o que todos os participantes do forum te informaram, mas tudo que foi dito, foi baseado em experiências passadas, e em bolsa nao existem duas situaçoes iguais, concordo com ciculos de subida e descida das cortaçoes, mas a realidade de á 10 anos atrás era outra, nao existia net, nao existiam tantas corretoras, nada era igual ao que se passa agora....com isto nao quero dizer que agora possa ser pior ou melhor, compreende?
Mas uma coisa certamente vai acontecer, duas situaçoes identicas nao aconteceram, tudo será diferente....para pior...ou contrariando as espectativas de todos pode ser para melhor...vamos vivendo um dia de cada vez e a descer tb ganhas dinheiro, é preciso estares atento....por exemplo no teu Banif podes vender a "x" vais buscar mais baixo a "y" e reduzes as tuas percas mantendo sempre o memso numero de acçoes.....ok..faz isso nao saias defenitivamente....

Boa noite Amigo,

Deixa-me fazer dois reparos ao teu post, não querendo com isto dizer que estás errado apenas que não concordo contigo na totalidade, as opiniões aqui dadas como dizes foram dadas com base em experiências passadas, mas tem mesmo que ser assim porque o futuro ninguém sabe com o será...

Sabemos que hoje a realidade é diferente de á 10 anos atrás, mas em bolsa muitas coisas tem tendência a repetirem-se, mudaram as tecnologias mudaram as informações e o acesso a elas... mas a essência essa mantem-se ...

...por exemplo no teu Banif podes vender a "x" vais buscar mais baixo a "y" e reduzes as tuas percas mantendo sempre o memso numero de acçoes.....

Em relação a esta sugestão pode acontecer o que dizes, ... mas pode também acontecer precisamente  o contrário vender e elas subirem no minuto seguinte...se fosse assim e tão simples e tão certo eu vendia as minhas todas já amanhã, para voltar a comprar mais abaixo...

..faz isso não saias definitivamente....

Neste ponto estou de acordo contigo, como disse no meu post acima...muitos investidores (principalmente quem se inicia em bolsa) entram com a ideia de ganhar dinheiro fácil, acabam por perder e nunca mais voltam ... investir em bolsa é uma longa maratona, onde quem quiser pode aprender todos os dias, e por mais que aprenda nunca se sabe tudo...

um abraço

fig

Boa noite,

Os erro do senhor foi só 1 investir na bolsa a acreditando que isto era o santo graal, por isso esqueça a diversificação, stop loss ou seja la o que for.
Se quando comprou soubesse o que estava a fazer não teria comprado logo não precisaria de diversificar nada e muito menos stop loss.

O Senhor Buffet, mais rico do mundo, tem duas respostas engraçadas, uma para a diversificação outra para o  stop loss ..... a única diferença é que ele quando compra sabe porque compra  ;)
A diversificação apenas é feita porque quem não sabe o que está a fazer e o stop loss serve como  justificação para  ignorancia de quem investe.

Quando a uma dica pessoal acho que neste momento não se deve desfazer das acções porque as quedas estão com potencial muito limitado mas vocês é que tem de tomar a decisão de seja o que for atendendo a sua vida.

Abraço.
fig

O triunfo não se mede pelo estatuto que se atingiu na vida, mas pelos obstáculos ultrapassados no caminho.

artista

Citação de: fig em Junho 09, 2008, 00:53
Os erro do senhor foi só 1 investir na bolsa a acreditando que isto era o santo graal, por isso esqueça a diversificação, stop loss ou seja la o que for.
Se quando comprou soubesse o que estava a fazer não teria comprado logo não precisaria de diversificar nada e muito menos stop loss.

Obviamente o Beira tem consciência de que errou, acho que não estar a "bater no cheguinho" não vale a pena...

O Senhor Buffet, mais rico do mundo, tem duas respostas engraçadas, uma para a diversificação outra para o  stop loss ..... a única diferença é que ele quando compra sabe porque compra  ;)
A diversificação apenas é feita porque quem não sabe o que está a fazer e o stop loss serve como  justificação para  ignorancia de quem investe.

O Stop loss serve para estratégias apoiadas em ferramentas muito diferentes das usadas pelo Buffet... pressupondo que é verdade que ele tenha dito isso, obviamente não concordo minimamente, e posso-te garantir que o stop loss no meu caso é um elemento decisivo para o sucesso da minha estratégia de trading!!

Mas o que havia de dizer uma pessoa que investe baseada nos fundamentais das empresas, que os saber realmente estudar?! ... alguém aqui o sabe fazer realmente?! como ele duvido!!!

Quando a uma dica pessoal acho que neste momento não se deve desfazer das acções porque as quedas estão com potencial muito limitado mas vocês é que tem de tomar a decisão de seja o que for atendendo a sua vida.

Já agora posso saber porque é que, na tua opinião, as quedas estão com potencial limitado?

cps

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

BEIRA

Desculpem ocupar novamente o fórum com questões pessoais, mas desde que descobri o fórum há cerca de 3 meses, muitos de vós são já alguns amigos que fazem parte das minhas leituras diárias.
Era para mim importante deixar uma palavra de agradecimento a todos quantos quiseram contribuir com as suas opiniões, há cerca de mês e meio atrás quando abri este tópico.
Sem quer ser  bajulador permitam-me agradecer a todos que contribuem diáriamente com as suas análises e os seus conselhos para sabermos um pouco mais sobre a bolsa. (Sem desprestigio para todos os outros membros um agradecimento especial aos vídeos do fundador deste site)
Decorrido cerca de mês e meio penso que alguns de vós terão alguma curiosidade qual a decisão que tomei e como ultrapassei esta crise.
Eu chamaria-lhe uma pequena história de um iniciante na bolsa.
1- O primeiro efeito após a "postagem" foi logo positivo. Estava num momento emocionalmente difícil, pelas perdas que estava a ter e a solidariedade demonstrada foi muito reconfortante (independente dos bons conselhos que deram)
Penso aliás que esse foi talvez o aspecto mais importante de todo este processo

Gostaria apenas de fazer um pequeno parêntesis e dizer a quem suscitou dúvidas, que o meu caso é absolutamente real e que não duvide sobre as perdas, bem como o investimento só em 2 títulos de  75% da carteira (onde estavam economias de anos de trabalho) eram verdadeiros.
Acrescento até o preço médio a que tinha (e tenho :'(!! ) Banif: 5,68 (não é engano! CINCO EUROS E SECENTA E OITO CÊNTIMOS) , Sonae Indústria 5, 05 (CINCO EUROS E cinco cêntimos)
É dose....!!!

Retomando:
2- Como as perdas eram muito acentuadas e psicológicamente uma situação destas fustiga,... e muito...optei pela situação mais fácil- manter a posição nas acções que possuía.
3- Desde o dia 7 de Junho como devem saber, com excepção dos últimos dias, foram tempos muito negros...
4- Poderei várias vezes vender de uma só vez a minha carteira integral ao melhor e não pensar mais nisso. Mas sabia que a atitude de indiferença era impossível.
Ajudou-me um amigo que disse que em sítio algum poderia recuperar o dinheiro perdido se não fosse na bolsa, além dos V/ conselhos e da revista Carteira que apontava como 1º erro vender sem motivo.
5- Assim tentei pensar como se tivesse comprado obrigações a 5 anos (mas dói que se farta quando as acções caem!) e vender apenas quando tivesse lucro mesmo que fosse daqui a alguns anos
6- Continuo sem stop-loss, porque dadas as perdas que acumulo, é-me difícil assumir tal prejuízo.
7- Penso se o ciclo de subida se mantiver por mais algum tempo estabelecer stops a 5% em relação à cotação estabelecida (Caso  Banif atinja 2,40 e Sonaea Indústria 3)
Gostaria de ouvir os V/ comentários sobre o que fiz e sobre a minha estratégia

Pedia ainda leituras aconselhadas (em português, porque o inglês é péssimo) para além de Como ganhar em Bolsa - Fernando Braga e do Homem mais Rico da Babilónia (apesar de uma escrita rudimentar, fabuloso em termos de conceitos, simples e práticos -outro ganho que tive no fórum)
Para quem está a começar a tentar compreender os mecanismos da bolsa as análises de alguns dos participantes mais sabedores, são um pouco herméticas, solicitava a esses, que muito ajudam, o favor de explicarem mais o bê à bá. Sei que deve ser maçador, mas ajudava muito quem quer aprender um pouco mais. Estava-me a lembrar por exemplo das análises do Jesse

Sugeria ainda, porque ultimamente têm existido muitas discussões que contém muito pouco de análise (e onde este tópico se insere), a constituição de um duplo fórum: um com este tipo de questões e discussão pessoal; e outro sobre pura análise e comentários sobre as acções.

Para finalizar e porque já macei muito boa gente... pedido de desculpas ao Semitela (já lhe repus o pontito) pelo tópico "Fim do ressalto - Novas quedas ?", mas pareceu-me que a opinião dele não era sincera, mas tendencioso; isto é, que estava a colocar a opinião com o seu desejo e não com a análise da realidade.
Permitam-me elucidar com um exemplo que ocorreu há cerca de 2 meses: título Jornal de Negócios: "BES perde posição qualificada na Pararede com venda de acções". Que é que aconteceu ? As acções caíram!Lógico... Só no dia seguinte saiu a noticia :"BESVida adquire posição qualificada na Pararede por passagem de acções". Ou seja houve um deliberada manipulação de mercado (consciente, ou inconsciente ) por parte do jornalista

O meu obrigado sincero a todos!

Cucas

Boa tarde, Malta!

Caro Beira,

A sua situação é muito similar a muitos pequenos investidores que entram em bolsa em período de euforia sem estarem devidamente preparados, quer em termos técnicos quer em termos psicológicos. Parece-me, também, ser o seu caso e não o digo isto para o melindrar. Digo isto porque existem casos piores que o seu. Se quer falar de preços de compra então digo-lhe que eu tenho acções:

Sonae Indústria – 9,25 euros
Teixeira Duarte – 2,88 euros

Como pode ver de alguma forma vivi e vivo uma situação de alguma forma parecida com a sua.

Na minha opinião o mais importante é:
•   1º definir bem a estratégia ou estratégias – Qual o retorno que pretende e em que período temporal. Este é o factor que o pode fazer decidir ou não vender posições mesmo que a perder.
•   2º Nunca apostar tudo numa mesma estratégia ou título. A estratégia pode não ser a mais correcta ou ocorrerem factos na sua vida que lhe façam necessitar de liquidez financeira.
•   3º Manter sempre uma percentagem do capital em aplicação sem risco e de fácil resgate.
•   4º Informar-se sobre o estado financeiro da empresa em que está a investir e quais as perspectivas do mercado em que a mesma se insere.
•   5º Em períodos adversos não deixar o medo e o pânico tomarem as decisões. Se tiver de tomar uma decisão difícil tem de existir um motivo e uma estratégia que a suportem.
•   6º Saber que nunca é tarde para aprender e nunca pensar que tem mais razão que o mercado.

A minha sugestão é que leia o kit de aprendizagem do CI porque tem muita informação prática e é de fácil leitura em várias perspectivas. Depois é manter-se bem informado sobre o mercado a nível global (todos os indices são influenciados pela conjuntura mundial), afinar bem a estratégia e não esquecer os principios básicos do investidor.

E agora vou de férias.... 8)

Muita calma e bons investimentos! ;)

Abraços, Cucas
[email protected] (email e msn)

DUARTINI

http://strapon.pt    http://sersexy.net

DUARTINI

Aconcelho-te a seguires diariamente tendências de 3 ou 4 títulos. No meu caso são CSUN, USEC, PEIX, CPSL YHOO. Assim consigo mais facilmente apanhar as ondas positivas. Quando saio de um título entro noutro que saiba que as probabilidades de existir um ressalto sejam superiores relativo aos outros que tenha em mente.

Junto em anexo envio todos os meus trades efectuados durante 2008. Já tive trades bem negativos. A perder muito. Ainda não faz um ano que comecei neste jogo. Até final de 2007 foi para aprender o ultra básico de bolsa e por isso perdi sempre. Aliás o meu primeiro trade foi comprar 20 acções da martifer. :) Só para pagar comissões tinha que valorizar uns 20%. Mas pronto, é com os erros que se aprende e se começa a ganhar cal.
Inicio de 2008 foi quando comecei a levar mais a sério esta brincadeira de bolsa.

Abraço.

Antunes

Citação de: BEIRA em Junho 07, 2008, 05:15
Não sei nada de análise técnica e resolvi investir na bolsa há cerca de 1 ano.
Para além dos muitos erros cometidos, houve 2 que foram fundamentais.
Não diversifiquei - 2 títulos constituem 75% da minha carteira (Banif e Sonae Indústria) e não meti Stop Loss.
Resultado perdas superiores a 45% do investimento efectuado.
Está em causa as poupanças de anos de trabalho.
Estou desesperado!
Que fazer nesta situação? Meter nesta altura stop loss e perder economias de anos de trabalho, ou aguardar a retoma daqui a anos?
Desde já obrigado

O que deve fazer agora é muito simples mas não vai ser fácil, sendo necessário abstrair-se do que irá perder inicialmente:

• Vender até 75% das suas participações nestas 2 empresas no próximo rallye significativo que, tendo em conta os desenvolvimentos dos últimos dias, poderá estar já em curso;
  • Meter o capital realizado em certificados de aforro e deixar o mercado cair muito, mesmo muito até haver um pessimismo gritante;
  • Analize bem os fundamentais de muitas empresas nacionais ou estrangeiras (ratios financeiros tais como "Payout Ratio", "Return on Equity", "Long Term Debt to Equity"... )
  • Quando já ninguém acreditar em recuperações, entre com todo o capital dos certificados de aforro nas melhores empresas do ponto anterior.

Antunes
Cumprimentos,

Antunes

mquinaz

Estou nisto a pouco tempo, dentro da estratégia que adoptei, e para evitar dores de cabeça e não tomar demasiado paracetamol, que me atacaria o figado (chega bem a cerveja que bebo) invisto na bolsa, apenas 10% do meu património. Sei que por vezes somos tentados a apostar mais, mas criei aí uma resistencia ;D. Reinvisto as mais valias que entram na conta dos 10%. Não pretendo ficar rico, apenas ganhar uns extras sem me cansar muito. ;D
Se me interesso rápidamente sei... - Prof. Salete

Bons negócios e melhor saúde
mquinaz

portela

Duartini

Dei uma vista de olhos pelo teu "quadro de mérito" e vejo que tens a bolsa no sangue.  :)
Pena aquela da CPSL, mas sempre deu para aprender...
Acho que podia haver mais gente como tu a apresentar resultados. Aprendiamos todos mais uns com os outros.

Quando tiver um bom quadro para apresentar :P, nao tenhas duvidas que o faço.

BN
abraço

fig

CitaçãoMeter o capital realizado em certificados de aforro e deixar o mercado cair muito, mesmo muito até haver um pessimismo gritante

E como sabes que o mercado vai cair muito assim e não cai vai comprar coisas depois mais caras do que vendeu....lol :o
Abraço.
fig

O triunfo não se mede pelo estatuto que se atingiu na vida, mas pelos obstáculos ultrapassados no caminho.

DUARTINI

Citação de: portela em Julho 19, 2008, 19:07
Duartini

Dei uma vista de olhos pelo teu "quadro de mérito" e vejo que tens a bolsa no sangue.  :)
Pena aquela da CPSL, mas sempre deu para aprender...
Acho que podia haver mais gente como tu a apresentar resultados. Aprendiamos todos mais uns com os outros.

Quando tiver um bom quadro para apresentar :P, nao tenhas duvidas que o faço.

BN
abraço

É verdade aquele trade da CPSL foi de aprender que o deslumbramento dá cado de uma pessoa. Considerando o preço actual dela fiz bem em ter assumido as perdas e seguir em frente.
O quadro foi uma forma expedita que encontrei de ficar com a imagem do ano, e sempre para o ano quando for para declarar mais valias sempre consigo saber ao certo quanto tenho que declarar.

Agora a minha dúvida é: Tenho que declarar somente 10% do meu saldo positivo, ou tenho que declarar 10% de todos os meus trades positivos? Penso que seja a 2ª opção, mas não sei ao certo. Se assim for, pode ser que no fim de contas não ganhei nada com esta brincadeira.
Agradecia que me esclarecessem. um abraço e bons negócios.

egas

Citação de: BEIRA em Junho 07, 2008, 05:15
Não sei nada de análise técnica e resolvi investir na bolsa há cerca de 1 ano.
Para além dos muitos erros cometidos, houve 2 que foram fundamentais.
Não diversifiquei - 2 títulos constituem 75% da minha carteira (Banif e Sonae Indústria) e não meti Stop Loss.
Resultado perdas superiores a 45% do investimento efectuado.
Está em causa as poupanças de anos de trabalho.
Estou desesperado!
Que fazer nesta situação? Meter nesta altura stop loss e perder economias de anos de trabalho, ou aguardar a retoma daqui a anos?
Desde já obrigado
entao nem te conto quando comecei fiquei la pregado em cima em 2000 e depois foi o que se viu :-X e preciso ter um estomago muito grande para aguentar em carteira as accoes e digo-te o que fiz na altura para chegar a ter o que investi ;D se queres continuar com elas o que eu fiz foi contrapor a precos muito baixos, nao digo que nao possam descer mais mas se comprares a estes precos outras tantas reduzes logo para metade o preco ;D seria aconsselhavel comprar mesmo no fundo mas nao se sabe ao certo quando e ??? sei que muitos nao concordam com esta estrategia mas aos actuais precos te garanto que nao descem outro tanto ;D isto e meramente a minha opiniao e nao deve ser seguida por ninguem porque reconheco que por vezes cometo erros de principiante como me aconteceu depois disso e ter entrado na STV e ter borrado a pintura, deixo-me ir pelo intusiasmo e nao sigo aquilo que por vezes digo :-X o problema desta estrategia e ter liquidez para isso.