Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Ganhar com as quedas dos mercados

Iniciado por Jesse, Novembro 13, 2008, 21:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

Jesse

Ganhar com as quedas dos mercados

Para não perder dinheiro, os investidores podem refugiar-se em cash, através de depósitos, em fundos de investimento descorrelacionados com os mercados, ou em títulos de natureza mais defensiva.
Por outro lado existe um conjunto de instrumentos financeiros que permite apostar nas quedas dos mercados para ganhar dinheiro.

Opções, contract for difference (CFD), futuros, warrants e ETFs são cinco instrumentos que permitem fazer isso.

Os 4 primeiros são mais alavancados e mais complexos, o meu destaque vai para os ETFs. Os mesmos permitem "estar curto" e "estar longo"

Na gíria, o "estar curto" ou shortar significa tomar uma posição que permita lucrar com a queda dos activos, mas que tem o risco de incorrer em perdas caso a cotação do activo suba.

Os intrumentos podem ser utilizados também como uma vertente de hedging, ou seja, de cobertura do risco.

Tendo uma posição longa, como acções, e não sabendo a direcção dos mercados podemos fazer fazer uma cobertura do risco da carteira abrindo ao mesmo tempo posições curtas.

ETFs para "estar curto"

EWV  Japão
FXP   China
SRS  sector Imobiliário
SH   S&P-500
SKF  sector Financeiro
DOG  Dow Jones
PSQ  Nasdaq
QID  Nasdaq
SDS S&P-500
EEV mercados Emergentes

Pela terceira vez, o S&P-500 voltou a fazer novo minimo e está a decorrer uma subida forte. Estes movimentos diários não se devem contrariar.
Como disse ontem havia a especulação de um fundo com novo toque no minimo.
Pode ser mas pode também não ser o "fundo".
O objectivo é apenas de relembrar os instrumentos, não é uma recomendação de venda nem de compra.
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

vidinha

Boa noite.
Para quem andar mais no curto prazo eu acrescentaria os Warrants e os TurboWarrants.

Mas com muita prudência e só depois de compreenderem como funcionam.
Eu aprendi da pior forma!! :'(

Jesse se não concordares diz qq coisa.
Boa Noite
Bons negocios

Jesse

Ola vidinha, só vi agora a msg.
Escrevi warrants também :)

Nos ETFs o risco é mais limitado e o funcionamento é identico a acções.
Mas a ideia geral é transmitir que num ciclo de descida é mais "fácil" ganhar dinheiro com quedas do que com subidas (num ciclo de subida é mais "fácil" ganhar dinheiro com subidas do que com descidas) e que os ETFs são também úteis para fazer cobertura de risco.
Os que indiquei em cima valorizam se os respectivos activos descerem.

vidinha

Boa tarde!
Sory, devo a andar a precisar de rever a graduação dos óculos... ::)

Citação de: Jesse em Novembro 17, 2008, 13:35

Nos ETFs o risco é mais limitado e o funcionamento é identico a acções.
Mas a ideia geral é transmitir que num ciclo de descida é mais "fácil" e ganhar dinheiro com quedas do que com subidas (num ciclo de subida é mais "fácil" ganhar dinheiro com subidas do que com descidas) e que os ETFs são também úteis para fazer cobertura de risco.
Os que indiquei em cima valorizam se os respectivos activos descerem.

Penso que te referes a máxima de seguir a tendência.
No entanto, o que achas dos movimentos dos últimos dias, semanas. Parece que estamos numa fase de indecisão, parece que se esta a "lateralizar" um pouco e muitas pessoas no fórum acreditam que estaremos próximo de um rally.
Tendo isto em conta qual a tua opinião para os próximos meses (3 - 6 meses). Do lado longo ou curto??

Cumprimentos
Bons negocios.

Jesse

vidinha, não sei o que vai suceder nos próximos 3-6 meses mas neste momento quem sabe?

Há um mês atrás esperava-se um rally até perto do máximo de Agosto mas depois verificou-se que isso já não ia suceder.

Agora há quem espere um rally de natal mas será que vai suceder?  :)
Acho que pode não suceder mas não quero muito alongar sobre isso.

Eric

Hum ?

Ganhar com descidas?
Gestão de risco?

Hum?

ovigilante

Isto de comunicar entre nicks deve ser engraçado Jesse???!!!

Para quem criticava outros por utilizarem nicks duplos, e agora vem para aqui estabelecer diálogos (monólogos??!!). E quando fala é oportunamente, de outras vezes está calado e nem aparece! Engraçado, há dias dizias que podiamos ter encontrado um fundo, depois era o rally,.. histórias!

Venha lá mais uma sondagem lloollooll

Enfim.

Jesse

ovigilante,

u talk 2 to me?

É melhor repor a verdade nas minhas afirmações,

- não critiquei quem tinha nicks duplos, critiquei quem os usava para enganar, dizer para comprar quando acham que o mercado vai cair.

- não é por ter feito uma sondagem que a minha resposta é sim.

- aprendi que o que tem valor nos foruns não são as recomendações, a maioria está errada, o que pode ter interesse é a justificação para as recomendações qundo é apresentada.

- já há muito que não vês uma afirmação directa minha sobre o sentido dos mercados. Decidi deixar de dar uma opinião directa, mas já há muito que disse, que achava que os mercados iam anular todo o ciclo de subida anterior.

- por fim, o post não foi criado para dizer se os mercado iam descer ou subir, apenas alertar que os ETFs são um modo interessante de ganhar dinheiro com as quedas com menor risco que os outros derivados, e também interessantes para fazer cobertura de risco.

Citação de: Jesse em Novembro 12, 2008, 17:43
Até ao Natal ainda falta vários dias mas o mercado tradicionalmente sobe em Dezembro, históricamente a probabilidade de subida é muito alta, de 72%, é o rally de Natal. Este ano também irá haver rally de Natal?  :)

Citação de: Jesse em Novembro 17, 2008, 16:32
Agora há quem espere um rally de natal mas será que vai suceder?  :)
Acho que pode não suceder mas não quero muito alongar sobre isso.