Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Day-trading ? sim ou não ?

Iniciado por fisher, Outubro 02, 2006, 23:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

fisher

Day trading  ? sim ou  não ?

Caros amigos hoje trago aqui  à liça a  questão do Day trading. É uma questão por vezes referida  e que nem sempre gera consensos.

De um modo geral todos nós nos debatemos com a questão  de decidir se comprar e vender rápidamente gera mais lucros ou não  em relação a uma atitude de buy and hold .  Pessoalmente confesso que a questão do Day-trade  nunca me entusiasmou.  Porém ouvindo os relatos da algumas pessoas a questão do day-trade ,se bem feito ,pode gerar lucros muito interessantes.
Seria muito interessante conhecer a opinião dos companheiros mais experientes sobre este tipo de negócio.

O que acham ?

Será que se pode ganhar muito dinheiro com o Day-Trading ?

Cumprimentos e bons negócios

fisher

ana

Olá fisher

Eu acho que sim, consistentemente ao longo de um largo período é que só muito poucos.
Position é muito mais fácil e lucrativo. A tendencia de prazo mais alargado é mais perceptivel, enganamo-nos menos, os movimentos intraday são muito mais erráticos.

O day trading corre bem quando estamos "com a mão quente" mas isso é praticamente impossível de acontecer sempre, e nem sempre estamos em estado de espírito para negociar como deve de ser conseguindo a tal disciplina, e muitas vezes nem nos apercebemos disso(claro que falo de casos em que se negoceia sem ser via sistema automático).
Eu comecei por aí, no início ganhei mesmo muito e depois perdi muito tambem até perceber que tinha que mudar de time frame. Temos a tendencia de achar que se trabalhamos com alavancagem só podemos fazer day trading, nada mais falso.
Actualmente, e quando é tão tão claro o que vai acontecer, ainda faço umas coisitas dessas mas muito pouco.
Tenho para mim que sim.

egas

Comcordo plenamente contigo ANA, alem disso e preciso ter um bom sistema a nivel informatico para isso. Eu por vezes fiz isso este ano mas e muito arriscado e podemos nos entalar facilmente.  Mas a melhor maneira e deixar sair resultados das empresas e muitas vezes sao bons mas os analistas queriam mais e por vezes a conta disso as accoes caem 20 a 30% e no propio dia ou no dia a seguir recuperam metade disso logo. Nos mercados americanos acontece muitas vezes isso, BIDU, COGT, foram duas que tuve assim e deu para ganhar uns cobres, mas como disse e preciso estar muito em cima disto.   

Mapfler

Fazer "Day - Trading tanto pode dar lucro, como também pode ser desastroso para quem o faz. Isto para dizer que, se o investidor tiver um bom sistema pode fazer "Day-Trading" e ganhar muito dinheiro, como também pode acontecer o contrário. Eu pessoalmente, prefiro fazer "Day-Trading", em produtos derivados, por várias razões:
1 - Evita-se os chamados "Gaps", sobretudo se estamos a negociar em derivados por ex: Globex.
2 - Quando o dia de negociação termina, ficamos mais descansados, amanhã é um novo dia.
3 - O Stress é na minha opinião maior se estivermos a fazer "Position Trading", do que se estivermos a fazer "Day - Trading". Fazer Day-Trading" não significa que temos que comprar e vender por ex: muitos contratos por dia, esta visão está completamente errada, eu por ex: faço uma média de 1 a 2 contratos por dia.
Existe concerteza outras razões favoráveis, mas que para já não me ocorre, mas as apontadas, são por si só suficientes para eu preferir fazer "Day-Trader" e não "Position-Trader".

Um abraço a todos.

fisher

Caros amigos , Ana , Egas , e Mapfler.

Antes de mais o meu obrigado pelos comentários.

Pensei que este Club estivesse cheio de day-traders, mas parece que me enganei.

Pessoalmente prefiro o Médio prazo .

Porém resolvi este mês fazer uma experiência e fazer day-trading. O objectivo é fazer 2000 contos no fim de Outubro.
Quer ganhe ou perca no dia 1/11/06 dir-lhes-ei  o resultado.

Podem tecer-se vários argumentos favoráveis:
Sob o ponto de vista teórico o day trading pode ser muito lucrativo aplicando-se a técnica do reinvestimento dos lucros pequenos.  Os lucros embora pequenos vão sendo reinvestidos e vão formando lucros astronómicos ao fim de poucos anos. Este é um argumento que pode ser usado.

Porém outros argumentos desfavoráveis podem também ser usados:
Pode dizer-se que o lucro pequeno será todo absorvido pelas comissões e o resultado acaba por não compensar.

Por outro lado parece-me que o day trade se for bem feito pode vir a tornar-se muito lucrativo.

Há partida parece-me ser mais seguro , menos arriscado ,que o negócio de médio prazo na medida em que no fim do dia as posições ficam fechadas.
Por outro lado  em Bear Market a vantagem é enorme porque fica-se de fora mais cedo.
Embora fale em Bear Market é claro nos próximos anos não há lugar a qualquer Bear Market.

Há argumentos ,portanto ,opostos , por isso não há como experimentar. É o que vou fazer.

Comentários são bem vindos

O que acham ?

fisher

Mapfler

Fisher, estás a pensar negociar em que titulos?
Vais usar algum sistema de trading?

Um abraço.

fisher

Mapfler

Vou fazer esta experiência negociando apenas o Dax.

Quanto a sistemas não tenho nenhum.  Não vou usar nenhum. Vai ser tudo a olhómetro.

A altura é má . Os mercados subiram muito . Está eminente uma correcção razoável para breve. Mas vou arriscar.

Cumprimentos e bons negócios.

fisher

Esbanjador

Citação de: fisher em Outubro 02, 2006, 23:34
Day trading  ? sim ou  não ?
............................................................................................
Será que se pode ganhar muito dinheiro com o Day-Trading ?

fisher

Só agora vi este tópico e já é tarde.

Mas sempre direi: fazer daytrading depende do gosto e da personalidade do trader.
É uma modalidade que requer muita disciplina, mesmo para além da observada durante o trading.
Por exemplo, não se vai fazer day trading sem se ter dormido o habitual.
Não se vai fazer daytrading sem um bom plano de trading feito na véspera que nos dê as coordenadas mais amplas sobre o mercado: qual a tendência, qual o regime, quais os suportes e resistências, etc.

Depois, haverá que ter actualizadas uma série de ferramentas úteis: pivot points, camarilha, square of nine, retracements de Fibo, níveis de Gann, etc..

Dever-se-á saber quais os factores sazonais e acontecimentos económicos que irão influenciar provavelmente o dia seguinte. E por aí fora...

No próprio dia, dever-se-á ter a informação dos mercados com uma hora de antecedência em relação à abertura daquele em que vamos negociar.

Dentro da sessão, concentração na aplicação da nossa técnica e trabalho constante de acompanhamento do mercado, medições, observação atenta de tudo o que se está a passar.

Tentar fazer um mínimo de trades (uma a três) mas com a maior amplitude possível de pontos. Isto sem esticar os targets, estabelecendo alvos não realistas.

Saber reconhecer que há dias em que será preferível não negociar.

Quanto ao que se pode ganhar.
Penso mesmo que uma parte significativa das maiores fortunas acumuladas no trading foi obra de daytraders.

Porquê o preconceito contra o daytrading?
Pela má experiência que normalmente se tem dele no início da carreira de trader.

Em Portugal p.ex., mal se chega aos mercados começa-se pelos warrants vanila e turbos. Como estes produtos não têm stops loss, começa-se necessariamente a fazer "daytrading".
Ou seja, começa-se, sem experiência, a fazer o mais difícil. Daí surgirem as histórias dramáticas daqueles que queimam o dinheiro que têm em curtíssimo espaço de tempo.

Portanto, deve-se começar por "position trading" por ser o mais fácil.
Só numa fase mais avançada, então, se entrará no daytrading (se se tiver gosto pela modalidade).

Técnicas há muitas. Mas eu não faria daytrading com um sistema automático.
Ou melhor, não seguiria os sinais desse sistema de "olhos fechados", com disciplina férrea, como se costuma dizer.

Usá-lo-ia - aliás, deve-se mesmo ter um sistema com indicadores vários que se conheçam bem e nos sejam úteis para o acompanhamento da sessão e tomada de decisões -, mas apenas como mais uma ferramenta.

Que me interessa o sinal de entrada do sistema automático se, nesse preciso momento, começo a ouvir a notícia de que houve um atentado terrorista? O sistema não sabe isso nem o consegue avaliar no momento.
Mas o trader sabe-o e consegue imediatamente pôr em acção a estratégia apropriada para tirar proveito desse acontecimento inesperado.

Isto é um exemplo.
Mas é similar à saída de dados económicos a uma dada hora que ninguém conhece de antemão e que poderão trazer uma volatilidade extraordinária ao mercado. Embora neste caso já se tenham pensadas as estratégias adequadas aos cenários correspondentes às diversas hipóteses de valores que irão ser divulgados.     

Jogar as tendências maiores pode ser muito lucrativo.
Um trade neste modelo, ao ser fechado no fim de um ano, poderá dar um lucro enormíssimo.
Mas, no mesmo prazo, o daytrader - e também o swingtrader - fez imensos negócios, cujos lucros somados poderão traduzir-se numa quantia astronómica.

Fazer daytrading não é roleta que exija "mão quente".
Fazer daytrading é negociar uma modalidade de trading que requer muita técnica e experiência.
Tendo as duas, então os lucros serão tão consistentes como nas outras modalidades, com a vantagem de normalmente serem enormes.

Agora, penso tb que não é heresia o daytrader, por vezes, deixar posições abertas para além do fecho da sessão em que as abriu.
Assim, como acho muito aconselhável parar de negociar durante dias - fazendo uma espécie de férias - e ter a disciplina de decidir não negociar em certas ocasiões pouco propícias.

Muito há para falar sobre a técnica e métodos da sua aplicação mais profícuos no daytrading.

Mas quando se encontra um método com retornos consistentes, está-se no bom caminho.   

Bom dia e bons trades,
OM
«SE NÃO SUPORTA SER CRITICADO, NÃO FAÇA NADA, NÃO DIGA NADA, NÃO SEJA NADA»

fisher

Caros amigos

OM , obrigado pelo comentário.  Percebi pelo comentário que há muita gente rica, muito rica , com fortuna feita no day-trading . É bom ouvir isso. Eu não conheço nenhum. Mas é possível que os haja.

A minha experiência com o daytrade no Dax está a revelar-se muito boa.  Muito melhor que o esperado.
Os 2000 contos que esperava alcançar no fim do mês de Outubro foram alcançados hoje ,em dois dias apenas  de negócio . É espantoso. E  saí ao meio da tarde antes de tempo , não aproveitei todo o potencial de subida do Dax. 
Apenas digo isto para mostrar que o day trading ao contrário do que se possa pensar pode realmente vir a dar muita massa se jogado com as devidas cautelas. Pelo que me estou a aperceber é um método de negócio interessante.

O day trading é pois uma forma de negócio a explorar.
É claro que hoje o Dax esteve favorável.

Pelas subidas de hoje parece-me que muitos ficaram ricos.

fisher

Mapfler

Fisher, estás a negociar em que produtos?, futuros do Dax?, quantos contratos?.
É que em dois dias conseguir fazer o dinheiro que referis-te, de certeza que não é só com 1 contrato.

Um abraço.

Esbanjador

Caro fisher,

Parabéns pelos resultados.

Da minha experiência retirei uma lição. Quando se alcançam bons resultados, por vezes - mas isto talvez dependa da personalidade de cada um -, "baixa-se a guarda", ou seja, fica-se demasiado descontraído, menos atento, mais negligente. E é nesse contexto que se apanha uma boa "martelada".

Após bons ganhos - e aqui um pouco ao contrário do que dizem os livros -, por vezes, costumo parar uns dias para baixar a adrenalina e fico a "curtir" (ou seja, a saborear a vitória como bem-estar psicológico, não a gastar esses lucros que não saem da conta, claro) esses ganhos, fora do mercado.

Tb paro quando acontece uma perda maior. Aqui é preciso disciplina porque a primeira reacção é o trader querer imediatamente "vingar-se" do mercado que lhe levou aquelas massas que acumulou durante dias e dias, ou semanas.
É o contexto propício ao "tudo ou nada"... fixam-se targets de profit irrealistas, alargam-se os stop loss, esquece-se o money management e arrisca-se demasiado por trade... etc..

No seu caso, se conseguiu em dois dias completar a quantia alvo dos 2000 contos, não tendo precisado dos que faltam até 1 de Novembro, pode bem fazer uns dias de descanso.

Ah, a Paciência!
Conseguir entrosar paciência com o frenesim do daytrading, é muito importante.

Por exemplo, quando se tem um dia inteiro para fazer daytrading e está-se aos comandos do computador logo às 8h00, é muito difícil conseguir passar toda essa sessão sem fazer nenhum negócio.
A sessão não apresenta boas oportunidades de negócio, mas como se tem aquele dia livre há a tendência para se dar "um tirinho" de qualquer maneira.
Ou tb a impaciência começa a cansar psiquicamente e "dispara-se" cedo de mais. Depois, vem a parte da tarde da sessão e vêem-se oportunidades óptimas mas já se ficou "preso" a uma má entrada logo de manhã.
Há que evitar estes comportamentos.

Fisher, eu não disse que há muita gente rica com o daytrading.
Diferentemente, disse que das maiores fortunas acumuladas com investimento em bolsa talvez a maior percentagem seja de daytraders, sendo que todas essas maiores fortunas no conjunto estarão na mão de uma elite reduzida de traders (de todas as modalidades), naturalmente.

Agora, há tb um outro aspecto a considerar. Muitos traders bem sucedidos (ou talvez a grande maioria deles) não fazem só uma modalidade de trading.
Podem combinar-se várias modalidades.    

Cumprimentos e bons trades,
OM

fisher

Caro Mapfler

Nesta minha experiência de day trayder  meti na cabeça que vou ser disciplinado   e,  neste sentido só vou negociar   futuros do Dax com renúncia total a qualquer outro produto.

Quantos contratos  ?  vou fazendo de acordo com a situação , com o que me parece mais adequado ao momento.  Vou comprando e vou vendendo, Ontem reparei que no máximo cheguei a ter 3 contratos comprados.  Mas hoje enervei-me logo de manhã  e cheguei a ter comprados 8 contratos. À tarde o meu corrector telefonou-me assustado e disse-me  : você hoje  já fez 18 transações do lado da compra ( compras e vendas) , assustei-me e fechei tudo por volta das 3 ou 4 horas da tarde na casa dos 6084. Entre compras e vendas fiz 36 transações na opinião do corrector. É claro que o dax continuou a subir e fechou nos 6128,5 como sabemos.
Só invisto do lado long nesta minha aposta.

Amanhã a coisa vai estar mais difícil . Vou ter que esperar 1 hora para o Dax corrigir e então entrar long.

Amanhã vai ser mais difícil tenho consciência disso. Amanhã só quero ganhar 200 contos.

Caro OM . Não percebi bem . É que eu sou do tipo muito prático , ou é ou não é.   Não perco tempo com considerações.
Ou muita gente enriqueceu a fazer day trading ou não .
Isto para mim é importante, ser claro. Não gosto de lidar com dúvidas. A dúvida funciona sempre contra o dinheiro.

Amanhã reconheço que vai ser difícil para o Day trading e que é preciso cuidado . Os mercados estão muito esticados e a todo o momento podem tombar muito.  Mas ,por isso mesmo, até às 2 horas uma subida é possível, depois logo se verá .

Os meus agradecimentos aos amigos pelos comentários.

Cumprimentos e bons negócios.

Fisher

Esbanjador

Citação de: fisher em Outubro 05, 2006, 00:55
.............................................................
Caro OM . Não percebi bem . É que eu sou do tipo muito prático , ou é ou não é.   Não perco tempo com considerações.
Ou muita gente enriqueceu a fazer day trading ou não .
Isto para mim é importante, ser claro. Não gosto de lidar com dúvidas. A dúvida funciona sempre contra o dinheiro.
.....................................................
Fisher

Caro Fisher, o que é que não compreendeu bem?
Na bolsa não enriquece muita gente ou a maioria.
Enriquece uma percentagem relativamente pequena.
Dessa percentagem, uma percentagem são daytraders.
É tão simples quanto isso.
Isto é claro para toda a gente.

Mas o que é que isso lhe interessa?
Se está a ter êxito, o que é que lhe interessa se outros ganharam muito ou pouco?
Siga em frente. É prático.

Quem sabe se você não se virá a revelar um novo Jerry Wiliams? ;D

Tem de se lidar sempre com dúvidas no trading. Seguir os impulsos automaticamente é que funciona contra o dinheiro.

Faça umas férias...

OM

fisher

Caro OM

O que não percebi bem é se há ou não grandes fortunas que  foram feitas  à custa do DayTrading ou não.

Isto porque sempre tive má opinião do daytrading. Só isso.

Sempre tive a ideia que as grandes fortunas seriam feitas no longo prazo , e esta é que é a questão interessante a debater : as grandes fortunas são feitas no daytrading ou no longo prazo ?, eis a questão.

fisher

Esbanjador

Citação de: fisher em Outubro 05, 2006, 01:39

Caro OM

O que não percebi bem é se há ou não grandes fortunas que  foram feitas  à custa do DayTrading ou não.

Isto porque sempre tive má opinião do daytrading. Só isso.

Sempre tive a ideia que as grandes fortunas seriam feitas no longo prazo , e esta é que é a questão interessante a debater : as grandes fortunas são feitas no daytrading ou no longo prazo ?, eis a questão.

fisher

Há.

Aliás, se o fisher continuar nesse ritmo daqui a pouco tempo terá uma muitíssimo considerável fortuna.

OM