Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Day-trading ? sim ou não ?

Iniciado por fisher, Outubro 02, 2006, 23:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

fisher

Caro Jcfferrer

O que pretende é o que todos pretendemos. Um sistema de trading infalível que gere continuadamente lucros.

Eu penso que ainda está por inventar tal sistema.

Em minha opinião os sistemas de trading não resolvem todas as situações da bolsa.

A bolsa tem movimentos rápidos e movimentos de lateralização   pouco expressivos. Não conheço nenhum sistema que se adapte às duas situações e gere lucros em ambas.

Acho pois que não há um sistema universal que sirva todas as situações.

A ser assim os sistemas terão de ser desenhados para movimentos bruscos ou para movimentos brandos.

E a ser assim continuam as dificuldades de avaliação. Será que já estamos num movimento brusco ou não ?. É difícil de avaliar para qualquer sistema.

Porque os sistemas não resolvem tudo aconselho a desenvolver  a compreensão da bolsa , a saber como funciona , e se o conseguir ,  mesmo a olhómetro fará bons resultados  porque o segredo é saber como a bolsa funciona , mas claro isto não é fácil . Mesmo os maiores craques cometem grandes erros de avaliação.  Se a bolsa fosse fácil todos éramos ricos, o que não acontece.

Eu pessoalmente  não uso qualquer sistema faço tudo a olhómetro, mas não á sorte como será lógico. Á sorte não se vai a lado nenhum.

Conclusão : sugiro o desenvolvimento da compreensão da bolsa  o que levará uns bons anos e depois poderá fazer um sistema de trading.

Cumprimentos e bons negócios

fisher

fisher

Caros amigos

Hoje vou falar-vos da minha experiência de 30 dias de daytrading que acaba no fim deste Outubro.

A experiência tem estado a correr bem.  Muito melhor que o esperado.
Reconheço que a sorte e o momento Bull tem ajudado bastante.  O target a atingir foi atingido logo no  oitavo dia de negociação.

A partir daí a sorte ajudou e o target já foi várias vezes ultrapassado.

O dia de ontem foi um dos piores dias.
Começou por correr bem  mas por volta do almoço o Dax começou a tombar e foi o que se viu.  Tombou dos 6330 aos  6260, nos futuros. Tombou 70 pontos e fez muita mossa.

O dia fechou  ficando eu a perder 7700 euros na sexta feira passado. Não considero ainda este prejuízo dos 7700 Euros porque resolvi não fechar as posições o que farei na próxima 2ª feira depois de lutar para transformar esta posição perdedora numa posição vencedora, se conseguir.

Errei duas vezes neste dia. Primeiro errei  na compra comprei cedo de mais  . Depois errei ao falhar o uso extremamente importante do Stop Loss.  Esta é a questão mais importante do trading  e falhei .  Deveria ter saído a perder  1000 ou 2000 Euros e falhei em acionar o Stop Prejuízos . É sem dúvida um grande erro como ficou demonstrado . Em vez de perder 1000 euros perdi 7700, se bem que, por enquanto, são apenas  paper loss.

Tenho consciencia que esta falha é a que leva á ruína os traders , e falhei.  Na prática é muito difícil accionar um Stop quando se está a perder mas é a única salvação para o capital.  Mais uma vez o mesmo erro.

Porém mesmo admitindo esta posição perdedora  devo dizer que o saldo ainda fica várias vezes positivo acima do meu target inicial o que me leva a considerar que o daytrading é uma forma de negócio que vale bem a pena.

Porém só no fim do mês de Outubro , depois de apurado o saldo, vos direi se é positivo ou negativo. Até lá a experiência continua.

Cumprimemtos  e bons negócios

fisher

fisher

Caros amigos

Só para dizer que terminou no fim de Outubro a Experiência que me propûs fazer durante um mês com Day trading sobre o Dax .

O meu target foi atingido  logo passados 8 dias de trading.
A sorte ajudou , o trading correu bem  e no fim do mês o target  foi multiplicado  várias vezes.  Durante este período tive 4 dias de prejuízo  , um dia com prejuízo pequeno e 3 dias com prejuízos grandes .Porém a média ficou muito positiva  . 

Depois desta Experiência positiva fiquei rendido ao daytrading . 
Fica pois de parte a ideia de que este tipo de negócio não dá para as despezas.
Fiquei pois com a ideia que o day trading pode ser muito rentável.

Analisando um pouco os dias maus , a causa dos maus resultados deveu-se essencialmente a 2 erros cometidos , a falta em accionar o stop loss , e arriscar em demasia , overtrading. São sempre dois males difíceis de ultrapassar para mim.

Deixo aqui esta experiência real para que quem estiver interessado em aventurar-se no day trading para que fique aqui com uma referência verdadeira e positiva acerca das suas potencialidades.

Comprimentos e bons negócios

fisher

Sol Dado

Caro fisher,

Obrigado pela partilha da experiência. Efectuou a experiência negociando 1 ou vários contratos de futuros? Ou optou por CFD's? Tinha algum sistema de gestão de risco? (por exemplo, às vezes ter igual número de posições vendidas e compradas... ou ir acumulando posições à medida que o trade se decorre no sentido favorável)...

Parabéns pelo sucesso da experiência.

Sol Dado

fisher

Caro Sol Dado

Obrigado pelas suas palavras.

Passo a responder às suas questões:

1-Na verdade comecei por negociar 3 ou 4 contratos por dia durante os primeiros dias . A sorte ajudou  e a coisa foi correndo bem.  Depois a confiança foi aumentando e comecei a  negociar um pouco mais . Houve dias em que cheguei a ter abertos 8 contratos que fechei no mesmo dia. É interessante notar que quando o numero de contratos aumenta as coisas correm pior . O risco aumenta e o stress também, e tudo corre pior.

2- A experiência era sobre o Dax pelo que negociei só Dax  e só futuros de Dezembro  do Dax . Não CFDs.

3- Não usei nenhum sistema de risco, nem trading system.  Fiz tudo mentalmente. Geri o risco mentalmente. Tentei usar poucos contratos e raramente usei stops. Apenas usei stops nos últimos dias. Devia ter usado mais vezes o Stop porque tive 3 dias de grandes prejuízos , na casa dos 7000€ cada.

4-Não usei posições vendidas e compradas. Acho que é uma atitude que mostra dúvidas. Acho que não resulta bem. Acho mais correcta aquela máxima: se tens dúvidas não faças nada.

5- Normalmente quando o trade corria  favorávelmente não acumulava. Ao contrário ia vendendo.

Não usei nada sofisticado.  Nem métodos , nem trading systems. Apenas ia comprando nos fundos e vendia na alta. Porque tinha confiança no estado Bull. Ia navegando ao sabor da maré apenas , tentando apanhar quedas e vender nas subidas.
Com um bom systema de trading ter-se-ia feito muito melhor, reconheço. Mas como não tenho não usei.

Como já disse atrás os maiores erros deveram-se ao facto de ter comprado demasiado ,e ao facto de não ter accionado o stop mais cedo.

Nunca shortei.

Apenas estive um dia sem negociar.

Volto a referir que a sorte ajudou . Mas acho o Daytrading um método de negócio muito interessante e lucrativo, coisa que até aqui desconhecia .

Não fiz nada de especial pelo que qualquer um pode fazer o mesmo ou melhor.

Cumprimentos e bons negócios

fisher

armando

«Volto a referir que a sorte ajudou . Mas acho o Daytrading um método de negócio muito interessante e lucrativo, coisa que até aqui desconhecia .

Não fiz nada de especial pelo que qualquer um pode fazer o mesmo ou melhor.»

Ou seja, sempre na perspectiva de que a sorte ajudou. E se não tivesse ajudado?  ::)

cumprimentos
armando

John

Agora passado algum tempo, ainda continuam a fazer day trade? A vossa opinião é a mesma ? Fisher?

egas

acho que sim, mas e perciso estar muito bem informado e com ajuda de uma corretora. eu nao faco DAY-TRADING mas e algo parecido que por vezes vou atras de uma accao que esta a dar mas que para e despacho logo, quando vejo uma a corrigir depois de ganhar algum despacho e depois volto a comprar mais baixo, ja fiz isso em algumas varias vezes mas por periodos de 1 semana, tenho-me dado muito bem porque ha poco mais de 1 ANO atras despachei a porcaria que tinha e fiquei a perder cerca de 55% nesta conta incluindo as suspensas da MCLD, com este sistema so me falta recuperar o que tenho preso na MCLD e isso foi a dias quando nao tinha nenhuma e vi liquidos uma quantia que nao via ha muitos anos la, depois ja comprei CPNLQ e tem dado para cima, e um sistema um pouco esquesito eu reconheco mas ha sempre accoes para ganhar e quedas que se podem aproveitar.

Esbanjador

Eu só faço day-trading e não passo o dia em frente do monitor.

Tenho um método. Tenho regras. Tenho um tempo para intervir.

Não preciso de ajuda da corretora.
Consulto apenas o calendário económico para saber a que horas ocorrerão eventos que poderão trazer alta volatilidade.

Quando tenho disponibilidade de tempo, estou on-line nessas alturas para intervir apenas se alguma regra me indicar que negoceie.

Não negoceio por impulso, ou seja, não corro atrás de uma subida ou descida repentina. Poderei negociá-la apenas, e só, se ela passar determinados valores que tenho fixados de antemão.

Ou seja, assim mantenho-me sempre longe dos impulsos da multidão. Entro e saio a valores que nada significam para a multidão.

Nos momentos certos (segundo as tais regras e só nesses), o meu sistema muito raramente me dá uma orientação errada sobre o sentido do movimento dos preços imediato.
Se der, há um limite de prejuízo que assumo e fecho a posição.
Nesse dia, só eventualmente farei mais algum trade se as tais regras voltarem a dar-me luz verde.

É raro o prejuízo, sendo tb raro nesses dias verificar-se depois uma regra a mandar-me entrar no mercado outra vez, embora já tenha acontecido, permitindo-me eliminar o inicial prejuízo e acabar até positivo.

Só negoceio o DAX.

Segundo li, o César Borja, há anos, tinha um método de day-trading que aplicava nos futuros do Dax.
O meu é diferente embora se assemelhe nos aspectos de espírito, filosofia e disciplina de trading.

Por que não day-trading? É um estilo de trading (embora se possa basear em métodos e sistemas diversos...) como outro qualquer.

Já não o considero muito desgastante como há tempos atrás. Pelo contrário, acho muito confortável e repousante ter as posições fechadas ao fim do dia.

Esbanjador 8)
«SE NÃO SUPORTA SER CRITICADO, NÃO FAÇA NADA, NÃO DIGA NADA, NÃO SEJA NADA»

.angel.

Citação de: Esbanjador em Junho 28, 2007, 01:46

Já não o considero muito desgastante como há tempos atrás. Pelo contrário, acho muito confortável e repousante ter as posições fechadas ao fim do dia.

Esbanjador 8)

Oi Esbanjador...

Não posso deixar de comentar o teu post...
Gostei muito de o ler... principalmente a frase que destaco.
Este é o ponto a que qualquer trader deve almejar chegar, ao ponto em que pode dizer que está confortável com o que faz... e que o cansaço provocado por essa actividade é "mínimo"!! :)

Força aí a "fabricar" mais "green"!  8)

Esbanjador

Viva .angel!

Obrigado por ter gostado do post.

Pois... e é tanto mais repousante quanto maior foi o lucro nesse dia :).

[email protected]

Esbanjandor:

fico satisfeito de ver que voltaste às lidas.
Estou milhares de Km, mas sempre que posso leio os foruns.
Regresso até final de semana.
Um grd abraço

JLC

gemeos

ola esbanjador

Não poderias dar-nos umas luzes sobre o teu metodo de day
trading.Como maçarico agradecia.

Obrigado

Gemeos

Esbanjador

JLC, ó grande viajante!

A vida está para ti... a enviares posts do portátil, à sombra de uma palmeira, com o mar ali mais abaixo.

Não te esqueças que, quando voltares, és tu a pagar um almocito no Pabe ou no Papa Açorda.

Grande abraço.
Esbanjador

Esbanjador

Ó Gemeos, eu sou Peixes : ))

Poder, podia... mas ainda está na fase secreta.
A seu tempo, talvez até publique um opúsculo sobre o meu sistema de daytrading.

Primeiro, quero que, comigo ao leme, dê uma boa percentagem de lucro no período de, pelo menos, um ano.

Espero que compreendas a situação.

Cumps.
Esbanjador