Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Day-trading ? sim ou não ?

Iniciado por fisher, Outubro 02, 2006, 23:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

John

Esbanjador apenas por curiosidade, só fazes daytrade ?
Pergunto isto porque um daytrade que se preze compra e vende no mesmo dia, as vezes tem as suas vantagens mas outras não tem.
Por exemplo, se amanha o Dax abrir em alta 0,60% e se não recuar é uns pontinhos que se perdem.
E em relação à compra, considero que a compra no inicio da sessão é na maioria das vezes um erro, só compro a partir das 10:30, é uma regra que aplico quase sempre e em outros casos especificos em que há uma inversão da trajectoria de manha, so compro a partir das 11:30.
Outra regra é quando por exemplo lateraliza em baixo durante 3 horas vendo porque quando o faz costuma inverter a trajectória.
Tenho outras regras mas por enquanto ficam estas.

Esbanjador

Citação de: john em Julho 03, 2007, 00:09
..............................................
Por exemplo, se amanha o Dax abrir em alta 0,60% e se não recuar é uns pontinhos que se perdem.
E em relação à compra, considero que a compra no inicio da sessão é na maioria das vezes um erro...

Jonh, só faço mesmo daytrading.
Só intervenho quando as minhas regras me dão luz verde.
Isso pode acontecer a qualquer momento... até logo na abertura.

Expuseste uma série de regras que terão a sua validade no contexto de um determinado estilo de trading.

Lembra-te que o valor principal para o day-trader é o da abertura.

Quanto à 1ª parte da transcrição supra do que escreveste, repara que o DAX pode abrir em alta e subir ainda muito mais (o caso de hoje). Aí entras longo.
Pode acontecer abrir em alta e, no entanto, deveres entrar curto.
Tudo depende dos valores dos preços que tens de ter de antemão para te orientares.

Abraço,
Esbanjador
«SE NÃO SUPORTA SER CRITICADO, NÃO FAÇA NADA, NÃO DIGA NADA, NÃO SEJA NADA»

Esbanjador

Jonh, há uma coisa que não percebi bem.

Tu dizes que se o Dax abrir em alta 0,60 e não recuar perdem-se uns pontinhos. Estás a partir do pressuposto de um trader ter ficado com um curto aberto do dia anterior?

Não percebi bem o que queres dizer.

John

Sim, pois pode.. não precisei de entrar longo hoje porque já estava longo, por isso acho que fazer daytrade por vezes tem algumas desvantagens mas reconheço que as vezes tem vantagens quando por exemplo abre em baixo.
Algumas vezes, tambem fecho no proprio dia, mas primeiro isso acontecia sempre, mas agora tem acontecido mais quando entro curto..quanto entro longo a maioria das vezes tenho deixado para os proximos dias mas não sei até quando irá ser assim, por enquanto tem compensado, o dax está a ajudar.
Fazer daytrade por vezes pode aumentar o erro, por vezes corre tudo bem mas quando começa a correr mal também fica dificil de acertar.

.angel.

Citação de: Esbanjador em Julho 02, 2007, 23:04
(...)publique um opúsculo sobre o meu sistema de daytrading(...)

ehehehehhe!!!
Para quem estiver curioso!!

opúsculo | s. m.

opúsculo

do Lat. [i]opusculu[/i], pequena obra

s. m.,
        pequena obra sobre arte, qualquer ramo de ciências, etc. ;
        folheto.

Confesso que não sabia... e já que tinha ido ver o que era.... aqui fica! ;D

Esbanjador

O que tem vantagens sempre é saber fazer trading duma ou de outra maneira.

Ontem, o meu trading, deu para entrar curto e para entrar longo.
Hoje, deu para entrar longo, sair, dormir mais duas horas e estar aqui, com tudo fechado.

O que é que o daytrading tem a ver com o abrir em baixa?
É assim.
O índice pode abrir em baixa e dever entrar-se curto ou longo.
O índice pode abrir em alta e dever entrar-se curto ou longo.
E, depois, no decorrer da sessão, se se verificarem determinados pressupostos dever-se-á entrar novamente ou curto ou longo, conforme a situação.

Abraço,
Esbanjador

Esbanjador

Citação de: .angel. em Julho 03, 2007, 13:50

Citação de: Esbanjador em Julho 02, 2007, 23:04
(...)publique um opúsculo sobre o meu sistema de daytrading(...)

ehehehehhe!!!
Para quem estiver curioso!!

opúsculo | s. m.

opúsculo

do Lat. [i]opusculu[/i], pequena obra

s. m.,
        pequena obra sobre arte, qualquer ramo de ciências, etc. ;
        folheto.

Confesso que não sabia... e já que tinha ido ver o que era.... aqui fica! ;D

Eheheheh...
Ó .angel, opúsculo porque não há tempo sequer para medianas monografias e muito menos compêndios... : ))

John

O que quis dizer é, partindo do presuposto que o Dax abre a 0,60% positivo e não volta ao valor do dia anterior, quem não está longo no dia anterior perde esses pontos dessa subida  mas na realidade não perde nada, apanas nao os ganha. Para mim este é um inconveniente de quem faz daytrade e o outro é de quem faz está mais sujeito ao erro mas quem tem um sistema bastante eficaz pode ser proveitoso. 
Ha...ainda estou longo, embora tenha perdido uns pontinhos de ganho estes minutos anteriores, se fizer 8034 deverei fechar as posições, mas quero aproveitar esta subida, pode ainda nao ter terminado por hoje.

Esbanjador

Caro jonh,
O mercado está sempre a "mexer" (sobe e desce).
O que acho difícil é prever com certezas se no dia seguinte vai continuar a subir, se vai abrir logo 0,6 acima da véspera, etc..
A vantagem do daytrading é precisamente essas previsões deixarem de ter importância.
No dia anterior, o day-trader já fez os seus pontos e fechou a posição. Ele ganha com esses pontos de cada dia.
No dia que abre 0,6 acima, o day-trader vai aplicar as suas ferramentas e entrar longo ou curto para conseguir os seus pontos diários.

O swing-trader ou position-trader ganha com os pontos que conseguir ao fim de dias, semanas ou meses, se estava certo quanto ao movimento que previu.
Está sujeito a muitas vicissitudes durante esse período... p. ex., a que durante a noite ocorra um acontecimento negativo para as bolsas, etc..
Tem, muitas vezes, dinheiro empatado em posições abertas que demoram a atingir os seus targets, quando não estão a virar-se contra ele e ele a perder dinheiro com uma paciência de boi...
Outras vezes, faz 5000 contos e depois aguenta uma inversão durante meses que o leva a 1500 e só passado um ano volta a 5800 contos. E, durante um ano e tal, de noite, não prega olho. 

Entretanto, houve muito "sobe e desce" para o day-trader".
E, se no tal dia dos 0,6, o índice abre mas é 0,6 abaixo da véspera?
Inconveniente para o swing-trader que fica a rezar para que o índice suba.

E, normalmente, quem não está longo (no dia da subida dos 0,6) não deixa de ganhar.
O índice, em determinadas alturas, vem abaixo, aos valores do fecho da véspera... e aí, entrando-se então, não se deixou de ganhar nada (poderá ter deixado... podia-se logo fechar posição, deixar vir abaixo e entrar longo de novo... ganhando-se os pontos duas vezes... mas até este estilo rápido de actuar é mais de day-trader).

Amanhã é feriado nos States, sendo provável subida no Dax.

John

Concordo com tudo :) eu não me classifico em position-trader nem em day trader.. as vezes faço daytrade outras vezes mantenho a posição é conforme me apetece, hoje resolvi não fazer nada como já estava longo, assim continuei.
Com o nasdaq a correr, não parece que tenha feito mal, mas concordo que possa ser um risco, pode acontecer algo durante a noite...e também já me aconteceu estar longo e apanhar o dax a 0,60% negativo na abertura. É uma desvantagem.
O que faço é tentar avaliar mais ou menos a tendencia e creio que está de subida, então se estou na tendencia correcta e se prevejo uma subida no nasdaq também não fecho as posições, assim pago menos comissões.  :)
Se por outro lado prever uma descida do Nasdaq, fecho as posições.

Esbanjador

Certo.

Só uma coisa... acho que há mais correlação entre o Dax e o S&P500 do que entre aquele e o Nasdaq.

John

Obrigado. Vou acompanhar o S&P tambem. Fechei as posições à poucos minutos. Não sei se existe alguma razão para tal mas assim vou almoçar mais descansado. :) O Dax está pertissimo do maximo em fecho. Vamos ver como se porta nos proximos dias.

John

Hoje vi o fisher a voltar ao clube invest.
Resolvi recuperar este topico na esperança que responda se continuou a fazer daytrade e quais os resultados que obteve.
E gostaria claro que voltasse a participar mais interventivamente no clube.

fisher

Caro john , caros amigos.
Realmente tenho andado afastado do Clube, por razões de ordem profissional que me ocupam bastante tempo. Prometo estar presente assim que me seja possivel.

Em todo o caso direi que desde Outubro tenho estado a fazer day-trading no Dax.  Para satisfazer alguma curiosidade direi que tem estado a correr bem . Nos ultimos 9 meses apenas tive um mês no vermelho o mês passado que perdi 3.000 contos.
Devo confessar que estou a gostar do day trading. Acho que é um tipo de negócio a explorar.
Cometem-se muitos erros ,certamente, mas, o interessante é que se podem corrigir no dia seguinte.

Para reflexão , vou deixar uma questão para responderem os interessados:
Qual o maior erro que se pode cometer no trading ?.

Cumprimentos e bons negócios
fisher

John

No daytrade, o que me ocorre, é que ao fazer constantemente daytrade (entrar e fechar no mesmo dia) penso que aumenta as probabilidades de se errar.
Se se estiver ciente de qual a trajectoria de médio prazo e não contrariar de modo exagerado essa tendencia penso que possa ser positivo.
No trading o maior erro, é por exemplo entrar curto quando por outro lado o mercado está longo. :) Quer seja em daytrade ou não.
Mas continuo a achar que algumas alturas devemos fazer daytrade e outras não se justifica.