Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

Base de Dados Metastock

Iniciado por Pedro Miranda, Outubro 03, 2006, 21:36

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedro Miranda

EDIT em 10/10/2007:
Este tópico foi descontinuado, as bases de dados aqui em anexo são diferentes das usadas actualmente no clubeinvest.

Boas,

Neste tópico teremos Bases de dados e ficheiros de actualização compativeis com Metastock, para vários mercados.

Em anexo estão os seguintes ficheiros:
- [Base.de.Dados.Portugal.zip]
Uma BD de acções nacionais com histórico bastante alargado, ultima actualização do ficheiro: sessão de 2006-10-03.

- [Base.de.Dados.Indices.zip] 
Uma BD de índices Nacionais e Internacionais (incluindo o histórico do DJI desde 1900), ultima actualização do ficheiro: sessão de 2006-10-03.

- [Base.de.Dados.NDX100_1of3.zip]
- [Base.de.Dados.NDX100_2of3.zip]
- [Base.de.Dados.NDX100_3of3.zip]   
Uma BD com os Componentes do Nasdaq 100 com histórico bastante alargado, em alguns casos até aos anos 80 (dividido em 3 ficheiros). Ultima actualização do ficheiro: 2006-10-03.

- [Base.de.Dados.DAX30.zip]   
Uma BD com os Componentes do DAX 30 com histórico bastante alargado. Ultima actualização do ficheiro: 2006-10-03.

- [Base.de.Dados.IBEX.zip]   
Uma BD com os Componentes do IBEX 35 com histórico bastante alargado. Ultima actualização do ficheiro: 2006-11-06.

- [Bases.de.Dados_estrutura_.zip]   
Ficheiro opcional contendo a estrutura da Base de Dados em formato Metastock 8.0, incluindo os nomes dos activos e dividindo a BD em 4 directórios. Estes directórios podem servir de «destination» ao se usar a função «convert» no Downloader do programa Metastock para facilitar.

As actualizações serão publicadas neste tópico diariamente, e eventualmente serão acrescentadas mais bases de dados de outros mercados.

Instruções:
Nota: Para proceder a estes passos necessita ter o Software Metastock instalado.

1) Como criar a Base de Dados de raiz ?
Existem várias formas para criar a BD de raiz, a forma mais fácil será fazer o download do ficheiro [Bases.de.Dados_estrutura_.zip] e descompactar o ficheiro no seu disco. Este ficheiro contem um directório chamado /Bases.de.Dados, com 4 sub directórios, aqui é onde ficarão mais tarde os dados da sua BD, no entanto estes directórios estão ainda sem dados históricos e apenas com os ficheiros dos activos.

2) Como Introduzir os dados históricos na Base de Dados ?
Vamos usar como exemplo o ficheiro [Base.de.Dados.Portugal.zip] que contém os dados históricos de todas as acções nacionais desde inicio dos anos 90.
a) Faça download, e descompacte o ficheiro TXT para o seu disco.
b) Abra o seu «Downloader» (programa de apoio do programa Metastock)
c) Clique em «Tools», e depois em «Convert»
d) Nas opções «Source», escolha: File type: ASCII Text, depois clique em «Browse» e selecione o ficheiro TXT que acabou de descompactar (BD_PT.TXT)
e) Do destination escolha: File type: Metastock, depois clique em Browse e selecione o directório da sua BD onde quer as cotações nacionais (seguindo a lógica do passo 1, será o directório já existente: /Bases.de.Dados/BD_PT).
f) Clique em Options, e accione a opção «Traverse source folders», em cima clique em «Destination» e accione as seguintes opções: «Include Open & Open Interest», «Creat new files» e «Traverse destinations folders», clique em OK.
g) clique novamente em OK
h) É iniciada a conversão dos dados e pouco depois deverá surgir uma janela com uns sinais verdes de sucesso. Está completa a conversão dos dados históricos. (siga a mesma lógica para as restantes bases de dados).

3) Como actualizar a Base de Dados com os ficheiros diários ?
Depois de já ter a sua base de dados, para actualiza-la com os novos ficheiros que serão aqui publicados diariamente necessita apenas de fazer o seguinte:
a) Faça download de um ficheiro TXT de actualização (exemplo: 20061003_update_Portugal.txt para cotações nacionais)
b) Abra o seu «Downloader» (programa de apoio do programa Metastock)
c) Clique em «Tools», e depois em «Convert»
d) Nas opções «Source», escolha: File type: ASCII Text, depois clique em «Browse» e selecione o ficheiro TXT que acabou de fazer download (20061003_update_Portugal.txt)
e) Do destination escolha: File type: Metastock, depois clique em Browse e selecione o directório da sua BD onde quer as cotações nacionais (seguindo a lógica do passo 1, será o directório já existente: /Bases.de.Dados/BD_PT).
f) tendo em conta que não alterou as opções sugeridas no ponto 2-f), basta só clicar em OK.
g) É iniciada a conversão dos dados e pouco depois deverá surgir uma janela com uns sinais verdes de sucesso. Está completa a conversão dos dados diários.

atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

rjafonso

Ola!

Que softwares freeware podemos usar para ler estas bases dados? O metastock é freeware?

cmpts

Semitela

Sobre o Dax nao tens ?    A mim dava me jeito, se nao for pedir demais . Até já .  :P :P :P

R M

Parabéns pela BD de Portugal.

Parece ser bastante completa quer a nível de profundidade (cotações desde 90 e poucos) quer a nível de variedade (não se limita ao psi).

fisher

Caro Pedro

Acho interessante  a disponibilização da base de dados de indices. Porém não sei como é que o Metastock a lê. O meu não a consegue ler. importa-se de referir os comandos a fazer para que o Meta a possa  ler.

Antecipadamente os meus agradecimentos

fisher

Pedro Miranda

Citação de: rjafonso em Outubro 03, 2006, 22:16
Ola!

Que softwares freeware podemos usar para ler estas bases dados? O metastock é freeware?

cmpts

O Metastock não é freeware.

Citação de: Semitela em Outubro 03, 2006, 22:17
Sobre o Dax nao tens ?    A mim dava me jeito, se nao for pedir demais . Até já . :P :P :P

Sim... tenho ;) DAX e muito mais, vamos passar a disponibilizar isso tudo, mas por hoje e dado que estamos ainda a testar vai ser só estas ;)

Citação de: R M em Outubro 03, 2006, 23:13
Parabéns pela BD de Portugal.

Parece ser bastante completa quer a nível de profundidade (cotações desde 90 e poucos) quer a nível de variedade (não se limita ao psi).

Obrigado ;)

Citação de: fisher em Outubro 03, 2006, 23:35

Caro Pedro

Acho interessante a disponibilização da base de dados de indices. Porém não sei como é que o Metastock a lê. O meu não a consegue ler. importa-se de referir os comandos a fazer para que o Meta a possa ler.

Antecipadamente os meus agradecimentos

fisher

Viva Fisher,

Vou escrever um pequeno «tuturial» para quem não sabe como usar estes ficheiros. Hoje um pouco mais tarde estará publicado.

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Ficheiros de Actualização de hoje (2006-10-03) com dados definitivos:
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Esbanjador

Excelente ideia, Pedro Miranda (homem do "Sistema"...  ;D )!

Bem, atenção, o Pedro Miranda não é bem tipo "homem de Sistema". É dono do sistema CI e certamente de outros feitos no programa Metastock.
Pelo contrário, parece-me "contra-sistema"... tb já pode ser :D   

Já saiu ponto.

Abraço,

OM ;)
«SE NÃO SUPORTA SER CRITICADO, NÃO FAÇA NADA, NÃO DIGA NADA, NÃO SEJA NADA»

Pedro Miranda

Update para acções nacionais da sessão de hoje (2006-10-04)
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

arocha

É muito bom Pedro...mesmo muito bom. Um abraço e vai mas é deixando umas análises....um abraço

vset

Peter: As cotações diárias vêm para ficar durante muito tempo ?

Se sim, excelente serviço.

Abraço!

Alto Trás-os-Montes

J.Bond

Pedro Miranda escreveu:

"Ficheiro opcional contendo a estrutura da Base de Dados em formato Metastock 8.0, incluindo os nomes dos activos e dividindo a BD em 4 directórios. Estes directórios podem servir de «destination» ao se usar a função «convert» no Downloader do programa Metastock para facilitar."

Pergunto se é possivel utilizar este ficheiro no programa Metastock 7.0?

Obrigado e bem haja pela disponibilidade de facilitar todas estas cotações diárias.

Pedro Miranda

Citação de: arocha em Outubro 04, 2006, 22:10
É muito bom Pedro...mesmo muito bom. Um abraço e vai mas é deixando umas análises....um abraço

Ainda bem que gostam ;)

Citação de: vset em Outubro 04, 2006, 23:44
Peter: As cotações diárias vêm para ficar durante muito tempo ?

Se sim, excelente serviço.

Abraço!

Viva Vset,

Sim, vieram para ficar ;) Para já está ainda numa fase experimental, mas fazemos tensões de aumentar os mercados que estamos a actualizar.

Citação de: J.Bond em Outubro 05, 2006, 00:34
Pedro Miranda escreveu:

"Ficheiro opcional contendo a estrutura da Base de Dados em formato Metastock 8.0, incluindo os nomes dos activos e dividindo a BD em 4 directórios. Estes directórios podem servir de «destination» ao se usar a função «convert» no Downloader do programa Metastock para facilitar."

Pergunto se é possivel utilizar este ficheiro no programa Metastock 7.0?

Obrigado e bem haja pela disponibilidade de facilitar todas estas cotações diárias.

Viva J.Bond,

Não sei até que ponto é compativel com o Metastock 7.0, não custa nada experimentar, se não der apaga ;)
Mas de qualquer forma, e se não der, basta criar um directório com 4 sub-directorias (uma para cada BD), por exemplo:
c:/BDs/PT
c:/BDs/NDX100
c:/BDs/Indices
c:/BDs/DAX30
Depois é só seguir o resto das instruções, visto que os ficheiros com as bases de dados historicas estão em formato ASCII e são compativeis com qualquer versão do programa Metastock para actualização.

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Updates para todas as Bases de Dados com os dados definitivos (2006-10-04)

abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

J.Bond

Duvida Metastock:
Apesar da base de dados por exemplo da Sonae.com conter dados desde 2000 só consigo ver o gráfico desde finais de 2004.
Como é que se consegue ver o gráfico desde 2000?

Obrigado