Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Sobre o Jesse Livermore...

Iniciado por Pedro Miranda, Outubro 11, 2006, 02:37

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedro Miranda

Sobre o Jesse Livermore... o normal é adora-lo ou odiá-lo ;)

Eu faço parte do grupo de eternos fans ;) Tenho uma fotografia dele no meu escritório, e é sem duvida a figura dos mercados que mais marcou a minha «educação de trading».

O livro «Reminescences of a Stock Operator», livro que conta parte da vida de Livermore na primeira pessoa, é na minha opinião o melhor livro alguma vez escrito sobre mercados financeiros. Já o li mais de 10 vezes, e há um ano atrás licitei num leilão sobre uma primeira edição do livro com uma dedicatória escrita pelo próprio Jessie a um amigo trader ;) Mas infelizmente tomou valores grandes demais para a minha carteira (quando ultrapassou os $1500 deixei de sonhar ;))

Para uns, o JL é apenas «mais» um cowboy dos mercados, uma pessoa perturbada que acabou fracassando e pondo termo à própria vida...
Aceito perfeitamente quem tem essa visão, e não vale a pena argumentar muito sobre isso...

Pessoalmente vejo o JL como uma lenda mítica dos mercados, alguém cuja vida e feitos alcançados no trading parece mais digna de um filme de ficção cientifica... mas que foi totalmente real ;)

Durante a sua vida, JL atingiu varias vezes o TOPO (com maiúsculas), e voltou mais tarde ao chão, para voltar novamente ao topo... Só esta profecia é por si só digna de admiração, já que na maior parte das vezes, um Titan quando cai nunca mais se levanta, JL levantou-se, para subir ainda mais alto e fê-lo varias vezes.
No final, em 1940 cometeu suicídio, e «por acaso» foi numa fase de baixa... mas não tenho duvidas que se tal não tivesse acontecido JL faria parte do top 10 dos mais poderosos do mundo algures antes da década de 50 ;) Possivelmente em 1960 estaria falido ;) e se vivesse tempo suficiente nos anos 70 estaria novamente no topo... O dinheiro não era importante para ele, ele estava num patamar superior a isso, o objectivo dele era uma aprendizagem constante da arte de especulação, arte essa que envolve alguns riscos ;)

Sobre os seus ganhos, foram na maior parte feitos do lado short, ficou também conhecido como «Wallstreet's Greattest Bear», durante o crash de 1907 ganhou uma fortuna enorme (mais de $3M), e teve o próprio do J.P.Morgan a pedir-lhe quase de joelhos que parasse de shortar o mercado... O bullmarket que se seguiu deu-se apenas e só apenas no momento em que JL decidiu fazer «stop&reverse» das suas posições curtas... teve o mundo a seus pés... e tinha apenas 29 aninhos nessa altura...

Durante o crash de 1929 ganhou qualquer coisa como 100 Milhões de dólares (que actualmente seriam vários Biliões de Dólares)... E iniciou-se na grande depressão em que o mundo todo passava fome, como um dos homens mais ricos do mundo (numa escala actual, não há ninguém com quem se possa comparar em termos de trading especulativo... só mesmo Warren Buffet, mas estamos a falar de proezas completamente diferentes)

Em termos de legado, JL é um dos pais da Análise Técnica sem ele mesmo saber, «comprar alto e vender ainda mais alto», linhas de menor resistência, momentum e outros conceitos especulativos que são usados por especuladores profissionais hoje em dia tem base nas teorias de JL... numa altura em que um gráfico era só para alguns e não existiam computadores.

Sobre as actividades manipulativas de JL, diz-se que foi muitas vezes acusado de manipulação do mercado, nada que não seja feito hoje em dia por quem tem esse poder (institucionais)... Não diria que foi ai que JL teve os melhores lucros, mas teve algumas grandes perdas associadas a algumas posições extravagantes em derivados. O seu problema era perder o sentido de Money manegement ao assumir riscos por vezes inacreditáveis numa altura em que poderia consolidar a sua fortuna... JL negociava da mesma maneira $100,000,000 ou $500.

No final suicidou-se.... Um homem que já tinha conhecido o Topo do Mundo várias vezes na sua vida, não teria nada de interessante a motiva-lo num momento pior da sua vida... «Been there... done that...nothing else to do here» devem ter sido dos seus últimos pensamentos ;)

Dia 28 de Novembro será o 66º aniversário da sua morte e sei que me vou lembrar dele como aliás me lembro quase todos os dias em que estou no mercado ;)

Um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

fisher

Caro Pedro

Os meus parabéns pela iniciativa da discussão sobre  o companheiro Jesse Livermore .

É muito interessante analisar onde é que Jesse Livermore errou para não voltarmos a cometer os mesmos erros

Pela iniciativa que acho interessante +1 ponto.

Voltarei a colocar algumas questões mais tarde.  Vem aí mais um dia de Day trading que é preciso acompanhar.

Cumprimentos e bons negócios

fisher

tojo

O grande risco muitas vezes de se perder capital, dá-se porque os investidores estão tão confiantes, que não utilizam as regras do money management e entram no chamado ( overtrading ). Eu tb falo contra mim.
Seria um bom tópico explorar precisamente este tema de money management. Eu pessoalmente reforço as posições quando estou a ganhar, mas quase sempre dou por mim 100% investido. (bem sei que é com lucro) mas é um stress...

Camisa

acho que os problemas no trading do Jesse Livermore não foram overtrading, aliás ele foi sempre apologista que há n períodos de tempo em que não se deve tradar tendo dito qualquer coisa como que foi a paciência em ficar quieto a aguardar a melhor oportunidade que lhe dava os lucros

O que terá acontecido ao Jesse Livermore é o que acontece inevitavelmente a todos os que conseguem valorizações astronómicas das contas de trading: a alacancagem excessiva...

Porque não há milagres: se o Jesse Livermore conseguia transformar em ouro tudo em que tocava piramidando pequenas quantias em enormes fortunas era porque estava a alavancar enormemente o capital inicial

E ele era muito bom nisso, quiça o melhor de sempre, mas nem o melhor de sempre consegue o holy graal de nunca ter trades negativos e os drawdowns fazem miséria de posições excessivamente alavancadas

Mr. Turn

De facto o Jesse era excepcional como trader.
Viveu provavelmente um pouco antes do tempo certo, se ele se tivesse apercebido das técnicas de estatística, risco de drawdowns e optimização de alavancagens em função das regras de trading que usava, que no fundo constituíam o seu sistema de trading adaptável à experiência que ía acumulando, tendo em conta as publicações de reputados matemáticos nos dias de hoje jamais teria corrido os riscos de piramidagem que correu. Mas também nesse caso não teria amealhado as fortunas enormes que chegou a acumular...
Abraços ao pessoal.
Turn

J.Bond

Pode-se saber como se suicidou? com arma, enforcamento, afogamento...?

Mr. Turn

Se calhar comprou umas PADs no pico, estou a brincar, claro!
Penso que foi com uma pistola, tenho pena dele, perante toda a carreira brilhante não merecia um fim tão triste.
Abraço.
Cem

Pedro Miranda

Citação de: J.Bond em Outubro 11, 2006, 20:05
Pode-se saber como se suicidou? com arma, enforcamento, afogamento...?

Foi com uma pistola, deu um tiro na cabeça :(

This photo was taken on November 26, 1940, two days before "The Great Bear" of Wall Street committed suicide by putting a bullet through his brain

In actuality, when he died he had an irrevocable trust worth $1 million, and his wife reputedly removed about $3 million in cash and $1 million in jewelry from their apartment hours after he died. Livermore's trading skills would have always allowed him to trade himself back to significant wealth. It was his lifelong battle with clinical depression that was most likely the reason behind his suicide, not his trading results.

Jesse Livermore, also known as the "Boy Plunger," the "Great Bear," the "Wall Street Wonder," and the "Cotton King," was one of the most flamboyant and successful market speculators in the history of Wall Street. During his three-decade career as the King of the Speculators he reportedly made (and lost) four separate multi-million-dollar fortunes, was the subject of a best-selling biography (Reminiscences of a Stock Operator) and authored the classic 1940 work How to Trade Stocks. He was also one of the prominent speculators later blamed for having precipitated the Great Crash of 1929, during which he claimed to have made over $100 million.

Livermore committed suicide at New York's Sherry-Netherland Hotel a week after Thanksgiving in 1940.

Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

J.Bond

Bem, dessa forma está claro que se suicidou. Chega-se à conclusão que mais vale ganhar pouco consistentemente e passar despercebido do que ganhar muito sem consistência e ser muito conhecido.
Também não é muito normal voltar a cair repetidamente no mesmo erro.
Talvez penso eu quando lhe aconteceu perder tudo a última vez teria já uma idade avançada que não lhe permitiria recuperar as perdas e teria que se sujeitar a um simples emprego ficando desta forma muito sujeito à vergonha e ao empolar da situação  que a comunicação social faria.
Pode-se dizer que não seria então um exemplo a seguir.

James32C

Para mim o melhor de todos os tempos.

Não nos podemos esquecer que, não existia computadores, nem graficos, nem indicadores,  nem a AT que hoje conhecemos, ele desenvolveu a Analise Tecnica na sua cabeça , ele tinha 14 ANOS!!!

Ele era um supradotado, um genio, mas sofria de uma doença que ainda hoje é dificil de curar e naquele tempo internavam as pessoas e lhes davam choques electricos na cabeça, ele sofria de Depressão, Quem sabe desta doença sabe que a depressão pode surgir na pessoa com mais sucesso no mundo até ao mais pobre.

Ele adorava os mercados pela competição intelectual e não pelo dinheiro.

Podem lhe chamar tudo, e é normal deitarem abaixo qualquer pessoa de sucesso, mas acho que até hoje ninguem conseguiu ganhar em poucos dias o que este homem ganhou. 100 milhões de dolares em 1929 devérá ser triliões hoje em dia.

Ok, ele se matou, mas ninguem sabe o dia de amanhã. ( não julgar!)

Um abraço

James33C

Pedro Miranda

Citação de: J.Bond em Outubro 11, 2006, 21:05
Bem, dessa forma está claro que se suicidou. Chega-se à conclusão que mais vale ganhar pouco consistentemente e passar despercebido do que ganhar muito sem consistência e ser muito conhecido.
Também não é muito normal voltar a cair repetidamente no mesmo erro.
Talvez penso eu quando lhe aconteceu perder tudo a última vez teria já uma idade avançada que não lhe permitiria recuperar as perdas e teria que se sujeitar a um simples emprego ficando desta forma muito sujeito à vergonha e ao empolar da situação que a comunicação social faria.
Pode-se dizer que não seria então um exemplo a seguir.

J.Bond,

Não leves a mal, mas isso é uma forma demasiado simplista de analisar o Jessie ;)

«Repetiu os seus erros, não foi consistente, e matou-se... logo não é um exemplo a seguir» ;)

Como muitos outros génios, Livermore não era uma pessoa normal...
Obviamente que quando se olha para o seu exemplo, não é suposto seguir a parte negativa da sua genialidade, muito menos o seu temperamento depressivo... mas sim as suas capacidades de trading, bem como a sua capacidade estratégica (operacional, não o seu money management).

Talvez penso eu quando lhe aconteceu perder tudo a última vez teria já uma idade avançada que não lhe permitiria recuperar as perdas e teria que se sujeitar a um simples emprego ficando desta forma muito sujeito à vergonha e ao empolar da situação  que a comunicação social faria

Discordo... ;) JL estava-se nas tintas para «vergonhas», «comunicações sociais», etc... Nem nunca teria de se sujeitar a «qualquer emprego normal»... Ele era um especulador puro, e tinha multidões de pessoas dispostas a darem-lhe capital para investir se assim o desejasse... (para além de que elenão faliu verdadeiramente, já que teria ainda alguns Milhões de sobra)

Ao contrário do que se possa pensar, ele não se matou por ter falhado no trading... provavelmente ficou desmotivado com outros assuntos de caracter sentimental que sempre o assombraram, e dado que para ele não era novidade nenhuma ser dos mais ricos do mundo, e porque sabia que estava ao seu alcançe, «fartou-se» de viver (tinha já atingido o topo diversas vezes e tinha já provado as suas capacidades nesse sentido).

As razões da sua morte não estão provavelmente ao nosso alcançe para as compreender... podemos especular... mas no fim são mesmo algo intimo e privado que só mesmo a ele dizem respeito.
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

J.Bond

Retiro o que disse, tatando-se de problemas de ordem depressiva, e claro incontroláveis, é possivel num momento de especial fraqueza ter cometido tal acto não por ter perdido muito dinheiro ou qualquer outro motivo realista e materialista, mas sim por outras "razões que a razão desconhece".

PekenoBuda

Na mouche, por acaso na semana passada saquei um livro que todos já devem ter lido, mas eu ainda não li.

Para quem também ainda não leu livro, deixo-o em formato pdf.

ps: caso a administração do forum considere um post abusivo já sabe... ;D

Cumprimentos
"O verdadeiro carácter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que vai dar-lhe absolutamente nada"

Pedro Miranda

Citação de: PekenoBuda em Outubro 11, 2006, 23:54
Na mouche, por acaso na semana passada saquei um livro que todos já devem ter lido, mas eu ainda não li.

Cumprimentos

Boas Buda ;)

Não é nada abusivo, é excelente ;) Investiguei há uns tempos, e tenho ideia que essa versão em PDF é legal e está disponiveis em muitos outros sites.

um abraço
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Francisco Monjardino

Citação de: Pedro Miranda em Outubro 12, 2006, 00:01
Citação de: PekenoBuda em Outubro 11, 2006, 23:54

Cumprimentos

Boas Buda ;)

Não é nada abusivo, é excelente ;) Investiguei há uns tempos, e tenho ideia que essa versão em PDF é legal e está disponiveis em muitos outros sites.

um abraço

;D ;D ;D

Bem, por norma tenho apagado todos os anexos que possam estar protegidos por direitos de autor. Foi por isso mesmo que apaguei o anexo do Buda e ia agora explicar o porquê.

Se o Pedro investigou e neste caso está tudo ok, pedia ao Buda que voltasse a publicar o anexo uma vez que é-nos tecnicamente impossível recuperar o que apaguei. :-)

Francisco Monjardino