Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

As próximas semanas

Iniciado por fisher, Abril 26, 2009, 21:17

Tópico anterior - Tópico seguinte

mica

Fisher:

Para que fique a constar não sou bear. De resto nem bull, porque com todo o respeito, por quem assume ser uma coisa ou outra considero um disparate a pessoa assumir ser uma dessa posições e esperar pelo melhor. Devemos assim ser bull ou bear de acordo com o que nos parecer melhor num determinado momento, comprando ou shortando.
Tenho interesses bolsistas. Confesso que num determinado momento considerei acertado apostar em alguns títulos do PSI20 numa perpectiva Bull e enganei-me redondamente. Já se me evaporou (virtualmente) uma quantia que à minha escala considero relevante.
Posto isto e feita esta declaração de interesses tenho que lhe dar os parabens uma vez mais pela analise. Isto vai descer mais na banca e não será pouco. Enquanto não se resolver a crise da dívida soberana isto vai descer continuamente e pelo andar da carruagem pelo menos em portugal a divida soberana não se resolverá em período inferior a 24 meses pelo que atendendo a que os mercados conseguem antecipar cenários com um prazo regra de seis meses posso com alguma segurança indicar que nos próximos 18 meses a banca nacional vai continuar a descer.
Considero provavel que o BCP e até o BES possam descer mais 50% o que atirará o BCP para os valores que falou. BCP a cinco cêntimos? Parece inimaginavel mas deverá acontecer. Serápossível comprar um milhão de acções do BCP por apenas 50.000€. Um milhão de acções. Imaginem o potencial de valorização. Infelizmente para os mais vorazes a valorização da banca demorará.

et

A queda que esta a dar se neste momento e a ultima deste movimento de correctivo.
A pequena subida de ontem foi uma onda 4 e hoje estamos a assistir a onda 5(sub ondas de uma onda 3).
A partir de aqui la vamos nos novamente para novos maximos.
Cumprimentos

fisher

Caro et
Esclareço que não mudei nada . Conto com boas subidas nos mercados internacionais nos próximos 2 meses . É claro que os mercados Americanos vão subir com alguns dias de queda pelo meio.

Em minha opinião não há espinhas, os mercados Americanos  estão em estado Bull ainda.
Apenas disse que não  acredito na bolsa Portuguesa . Em minha opinião a bolsa Portuguesa não tem grande futuro nos proximos anos, porque já está Bear e o Pais está muito roto , e as empresas também ( fecham muitas empresas por ano , diz-se na televisão), e não vejo um plano,  para acabar com a crise infelizmente, e parece   tão fácil.

O País parece não ter grande  futuro nos próximos tempos com os ordenados a baixarem,  feriados a desaparecerem,  e os bancos parece que estão a entrar  em  dificuldades. Repare que por estarem em  dificuldades prevê-se que  Estado  (vocês e Eu e todos ) vamos todos  injectar lá 12 biliões , diz-se na televisão . Isto em minha opinião não é nada bom para a bolsa portuguesa.

Nestas circunstancias a bolsa Portuguesa só pode acompanhar a queda das cotações  dos bancos, como tem vindo a acontecer nos ultimos meses,  e cair em simpatia. Opinião pessoal.

Se os mercados Americanos sobem amanhã ou depois eu não sei, mas posso garantir que vão subir muito brevemente, em minha opinião. Não esquecer que a América não é Portugal , ou a Grecia,  não tem nada a ver. A nossa bolsa desce  , a deles sobe. Os Americanos fazem invenções , nós copiamos ou compramos. A economia Americana não tem nada a ver com a nossa . As empresas Americanas não tem nada a ver com as nossas. A America tem uma economia mais pujante que nós.

Caro mica
Aceite os meus parabéns porque apresentou muito bem a sua ideia.
Se acha que não é importante saber se estamos bull ou bear eu respeito a sua ideia . Porém para mim  preciso de saber se os mercados vão subir ou descer ,saber se estão bull ou bear.
Concordo também, que a banca vai descer porque está mal e já se fala na televisão que o Estado deverá  lá pôr 12 biliões de reforço , porque  as coisas não estão a 100%.  

Os banqueiros têm que começar a ganhar mais dinheiro para os bancos , e aumentarem os lucros , se quiserem que as cotações subam, doutro modo é dificil.

Exper
tem razão, a imagem diz tudo, os bears  vão tomar banho e os mercados aproveitam o abandono e vão subir  sem dúvidas brevemente.

Caros amigos o caminho é para cima com algumas correcções pelo meio.
Esta é a minha opinião .
O que acham ???

Cumprimentos bons negócios
fisher

avluz

Olá, fisher.
Continua a ser frontal e a expor-se neste terreno __ que detesto ( para ser moderado...)__ a que chamamos bolsa. Admiro a sua coragem. E julgo que tem ajudado muita boa gente.
Além da bolsa, o fisher tem emitido opiniões próprias sobre a sociedade ou sociedades, sobre riqueza ou riquezas, sobre gestões, sobre políticas, sobre estadistas etc. Aqui, há alguns pontos em que não estou de acordo consigo. Mas não me quero alargar muito nestes domínios. Um dia poderei expor aquilo que penso e di-lo-ei em poucas palavras. O Medina Carreira, por exemplo,  também reconhecia que o sócrates era um puro charlatão sem vergonha quando enaltecia as  qualidades das novas oportunidades. Qualidades tão grandes que o próprio sócrates, à noite e em casa com a sua gajinha, se devia arrepiar de vergonha. Só que, sendo o Medina corajoso e frontal ao denunciar essa fraude, esquecia-se que este género de coisa são inevitáveis no tipo de sociedade que esse Medina defendia. O paleio de mais investimento, mais competitividade, mais produção, mais enovação etc, é palha para enfardar os ouvidos de quem ouve televisão, mas eu deixei de ver e ouvir televisão desde que o tresloucado do sócrates desandou.
Em relação a esta roleta, concordo com o fisher. Vai subir mas acredito que de forma atabalhoada. Acho que o fator psicológico vai ganhar espaço neste movimento de subida. Com isto quero dizer que haverá maior volatilidade que o normal. Os pequenos pânicos andam por aí...haverá dias difíceis para os medrosos. Far-se-ão vendas quando se devia comprar e compras quando se deveria vender. Por isso, para os menos fortes o melhor é entreterem-se a fazer uns pais natais em artesanato. Assim escusam de comprar bonequinhos no supermercado. Isso acarreta mais despesas e as coisas estão ruins.
Agora queria saber a opinião do fisher sobre os investimentos das pessoas nos bancos. Tendo eu 30 mil euros no banco, o que devo fazer? Deixá-lo lá a render 3,5%  ou trazê-lo para casa e pô-lo no colchão? Trazê-lo já ou esperar ainda meio ano...um ano?
Um obrigado antecipado.
Boa sorte e boa semana.
al.

fisher

Caro AVluz

Falou muito bem . Parabéns.

Desculpe que diga mas saber onde é que se deve por o dinheiro  é uma pergunta que muita gente coloca , e difícil de responder.

A questão vê-se assim em minha opinião . Onde é que o dinheiro hoje está mais seguro ? no banco ,ou debaixo do colchão ?. Responda quem souber. É  tudo uma questão de segurança, penso eu  !!!

Eu pessoalmente limitava-me a fazer a analise da situação . E o que a analise me diz é que temos uma crise  enorme que deverá começar daqui a algum tempo.

Esta crise veio mostrar que não temos gestores. Os gestores , maus, criaram esta crise de dividas insustentável que vai estoirar em breve. Não auguro nada de bom para o futuro.

Os bancos pelas cotações que vemos estão tesos como um barrote.  A avaliar pelo que diz a televisão estão a pedir emprestado ao Estado 12 biliões.

Eu pergunto então os bancos nunca pediram emprestado ao Estado porque é que o fazem agora ?.

Possivelmente  os particulares não lhe emprestam nada !!. Bom então se acções estão como estão , e se os particulares não lhe emprestam então só podemos concluir que bateram no fundo ! e se o Estado se recusar vão pelo cano abaixo ??. Bom e se o Estado for no engodo para salvar a honra do convento ,eu não sei se vai resultar porque os gestores são os mesmos que os levaram a esta situação.

Resumindo , parece que a banca está presa por arames. Mas se o Estado lhes empresta o dinheiro ,que não tem,vai ter que o pedir emprestado à Troika  , bom e esta só o empresta se o Estada aumentar a austeridade ,  sobre o povo, e aí eu não sei se  o povo aguentará mais impostos mais dificuldade de acesso à saúde , mais desemprego. E a coisa pode tornar-se feia ,e o exercito que já se manifestou ,recentemente em manifestação ,  pode vir ajudar o povo ,e aí as coisas podem vir a complicar-se muito, infelizmente . 

Neste espaço desculpe mas não lhe posso responder . Não posso responder à questão onde é que o dinheiro está mais seguro, se  no banco  ou debaixo do colchão ? Desculpe mas tem de ser você a decidir.

Quando se fala em dinheiro eu julgo que se deve falar em segurança.
Com a falta de dinheiro , e falta de soluções , e planos , porque ninguém quer organizar a economia para crescer 3 ou 4%, eu julgo que só um milagre vai evitar o pior, infelizmente.

A solução meus amigos como já disse muitas vezes é organizar a economia para crescer 3 ou 4%, e reduzir o desemprego jovem , e é fácil como já tenho dito.

È urgente que se façam planos para acabar com a crise . E é fácil . Qualquer mulher a dias o sabe fazer.

Cumprimentos e bons negócios
fisher

DUARTINI

E é só Portugal que está nesse estado miserável que descreve? Veremos onde pára o Dow Jones em relativamente pouco tempo.
http://strapon.pt    http://sersexy.net

Broker_Invest

Boa noite,

Bem que grande tareia que o Marechal Dollar deu aos Generais ultimamente, todos eles estão todos feridos e cheio de arranhadelas e nódoas negras por todo corpo, eles ainda continuam de pé e não deram esta a guerra como perdida, a honra de um soldado esta em jogo, neste momento estamos junto a linha de perigo caso essa linha seja ultrapassada, ai sim é melhor recuar uns bons metros atrás para ganhar novo folgo e carregar baterias para voltar atacar o Marechal! caso hoje foi ultimo dia de levar no pelo forte e feio poderemos ganhar algum folgo no "Reversal day" até dia 24 (Feriado nos EUA) para depois voltarmos a levar no pelo, mas menos, e depois poderemos voltar a ganhar terreno ao Marechal Dollar, vamos ver como é que as tropas dos Bravos Generais se comportam e se tem ainda alguma força para avançar neste campo de batalha sangrento!

Abraço.

Broker_Invest
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

mica

a)
Caro Fisher,
Temo que tenha percebido maal o que eu quis dizer sobre a problematica bear/bull uma vez que a meu pensamento não é o de não querer saber ou achar que não é importante descodificar em que movimento (altista/bull ou baixista/bear) se encontra a bolsa mas precisamente o inverso, ou seja, quis indicar que antes de investirmos na bolsa devemos reunir o máximo de informação possível para percebermos em que momento se encontra a bolsa e em função dessa conclusão comprar ou shortar.
Quanto ao resto já tive oportunidade de referir que concordo consigo em muitas questões que levanta. 

b) Caro Avluz,
Bem sei que a pergunta é dirigida ao fisher que muito sensatamente já respondeu não se comprometendo.
Tomarei a liberdade de dizer o que faria no seu lugar.

Se quisesse ter liquidez nos próximos 36 meses deixava o dinheiro no banco provavelmente verificando e procurando uma taxa de deposito um pouco superior (este não é um bom momento para alguém se aventurar com 30.000€ em qualquer bolsa mundial).

Se pudesse ter o dinheiro empatado 36 meses então perdia algum tempo a ver leilões imobiliários e tentava efectuar um negócio que fosse realmente interessante adquirindo um imóvel (T1 por exemplo) numa cidade e não na respectiva periferia. Colocava o imóvel no mercado de arrendamento por um valor médio/alto uma vez que o valor do arrendaamento vai subir exponencialmente em função da quase extinção dos contratos de financiamento no crédito à habitação o que vai aumentar e muito a procura de casas arrendadas e daqui a 36 meses como o mercado imobiliario irá nesse periodo se normalizar vendia realizando uma boa mais valia.

fisher

Caros amigos

O Dow desceu  hoje 2,05%. Possivelmente  muita gente estará a ver o pior.

Sei que muita gente , muitos crakes internationais já não acreditam em subidas.

Por agora quero reiterar a minha ideia de há cerca de um mês atrás quando  chamava a atenção que o perigo está se o Dow recuar aos 10.500(Bear Market), e presentemente ainda está longe (11.257).

Quando isto acontecer ninguém deverá ter acções porque virá coisa muito má, inimaginável.

Enquanto isso não acontecer conto com subidas nos mercados.

Esta correcção deverá estar muito próxima do fundo, e na próxima semana já devemos regressar às subidas.  

Cada vez nos aproximamos mais do perigo , mas eu julgo que ainda temos bastante espaço para subirmos.

De um modo geral os mercados devem subir brevemente , num futuro muito próximo. Talvez já na próxima semana , ou na seguinte.

Mica
As minhas desculpas porque não percebi a sua ideia acerca de se estar Bull ou Bear.

Os meus parabéns porque deu uma ideia excelente ao Avluz.

Isto porque eu prevejo um bear market do pior,  aterrador, depois dele chegar .

Até lá temos de ir gerindo as subidas.

Cumprimentos e bons negócios
fisher

DUARTINI

Mais uma vez andas totalmente aos papéis. lol. Acho piada aos seus  ziguezagues.
http://strapon.pt    http://sersexy.net

egas

Citação de: exper em Novembro 25, 2011, 21:40
8)

E eu estou impressionado com as subidas "no mather what!" que entretanto foram aqui vaticinadas.

A fezada nos bancos centrais para "resolver" as crises começa a ficar deslocada perante a avalanche de tanta desgraça financeira!

Cuidem-se!
mas devia.... ter sido o BCE a assumir as redias disto tudo e nao certos paises ;D foi o que fez o FED nos states na altura da crise dos bancos, agora andamos por ca a mando dos alemaes, nao querem que o BCE intervenha para o EURO nao descer para eles venderem bem vendidos os seus MERCEDES, BMW, PORCHES bem vendidos ;D mas se a europa for pelo cano de esgoto a baixo eu quero ver aonde eles vao vender os seus brinquedos ;D o ultimo leilao deles ja foi um fiasco e isso nao augura nada de bom ???

avluz

Boa noite.
Quero endereçar um muito obrigado ao fisher e ao mica pelas respostas que deram ao meu pedido de ajuda.
A bolsa esteve muito bear durante a semana. Já perspetivava esta hipótese mas, sinceramente,também tinha assimilado a ideia de que, após uns estoiros para fazer saltar fora os fracos, logo viriam os foguetes do touro. Muito frontalmente,as coisas correram pior do que o que eu pensava e, desta forma,estou a ponderar sair do mercado até melhor clarificação. Tenho stop nos mínimos de sexta feira. Caso os quebre irei de férias bolsistas. Acabo o ano de 2011 com alguns trocos no bolso. Caso se verifique uma subida na segunda, ela nunca pode ser inferior a três ou cinco dias. Se for o caso, as coisas vão tornar-se feias e a convicção de subida nas bolsas começa, para mim, a esfumar-se. É o que estou sentindo disto tudo. Sinto que as águas estão um pouco turvas. Nada melhor que deixar assentar a lama. O tempo está à nossa frente. A roleta continuará a girar e a angústia de tentar ir à la recherche du temps perdu é uma estratégia que não me agrada e que não sigo. Tenhamos calma. Muito atentos mas com calminha. Reconhecer alguma fraqueza é melhor do que nos metermos à toa nos cornos do...urso!
Fiquem bem e muita sorte.
al.

fisher

Caros amigos

Os mercados ontem subiram e muito bem na casa dos 5% ,uma maravilha.

O Dow subiu 2,59%.

Qualquer queda é uma boa compra.

os mercados ontem indicaram o caminho para as proximas 3 semanas embora os craques Americanos digam o contrario.

Estamos numa boa zona de compras .

O que acham ?

Fortunas vão ser feitas em commodities nas proximas 4 ou 5 semanas.

O petroleo também vai subir um bom bocado nas proximas semanas.

Comprimentos e bons negócios
fisher

fisher

Caros amigos

Dentro de 2 a 3 anos a crise financeira vai começar a sério.
O que se tem passado não é nada comparado o que obrigatóriamente vai acontecer dentro de 2 ou 3 anos . Os leders Europeus estão apostados em mandarem a economia para o buraco e eu acho que não lhes falta saber e coragem para atingirem o seu objectivo.

Se considerarmos que governar é fazer bem, é apresenar lucros ao fim do ano, o que vemos é grande incompetencia nos leaders Europeus que em vez de apresentarem lucros apresentam prejuizos , deficits, na sua gestão ruinosa dos dinheiros do povo,  com excepçaõ de muito poucos que sabem governar e apresentam lucros na sua gestão anual.

Vejam do que falo , falo de inteligencia para governar com lucros em vez de prejuizos , deficit.

Os nossos governantes vão apresentar um prejuizo outra vez de cerca de 15 biliões e no proximo ano igual vejam o prejuizo que o governo Holandês apresentou ao seu povo. Até dá gosto ver gente inteligente assim , até ultrapassam os chineses. Isto é que é inteligencia meus amigos.

http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2010/09/13/holanda-lidera-ranking-de-paises-onde-o-brasil-tem-superavit-comercial-maior-que-us-1-bilhao/

Nessa altura eu acho que vamos ter Bear market terrivel. Até lá devemos aproveitar as subidas.

Mas como não somos irresponsaveis vou reiterar o nosso plano de salvação já há dias anunciado.

O plano previsto pelo General Dow é o abandono puro e simples de todas as acções logo que os 10.500 sejam atingidos.

Porém já sabem o que penso , e o que penso é que as economias estão estaveis( estabilidade podre) e os mercados  vão subir na medida do possivel , uns mais outros menos mas de modo geral conto com boas subidas nos mercados Americanos e Europeus.

Caso esteja enganado , mas não estou, a porta das traseiras, de saída, está nos 10.500 para sairmos ainda com vida, o que não deverá acontecer este ano.

Cumprimentos e boas subidas

fisher

voodo

Fisher,

So para apimentar um pouco e dar mais "pica", não penses que os membros esqueceram-se da Aposta.

Muito honestamente, não sei o que vai acontecer, e concordo contigo em muitos pontos com excepção das subidas. A não ser que a Europa ganhe juízo, todos os lideres europeus, penso que a Alemanha faz bem a pressionar os outros membros a terem juízo, contudo não devia apenas olhar para o seu umbigo, e ser aberta e frontal e por propostas concretas para um Governo Europeu.