Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Bull Market 2009

Iniciado por JoseABMachado, Agosto 09, 2009, 13:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

Gekko

Olá JoseABMachado, desde que vi o gráfico do Dow Jones Industrial com as condições demasiado comprado e vendido que ando para dizer e perguntar se o gráfico é seu ou se tem o histórico para o metastock desde 1925 ? mas o gráfico que deixou não parece estar correcto.. em 1930 o Dow Jones recuperou +/- 50% da queda de 1929 e depois caiu de novo e o fim da queda só foi em 1932 mas no gráfico que deixou, o fim da queda foi em 1929. Já tinha reparado no erro? 
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

Gekko

Bem.., tive a olhar de novo para o gráfico que deixou e o fim da queda parece ser  também em 1932, não é esse o problema, não tem é os movimentos todos, não tem a recuperação de 50% em 1930 antes da queda até 1932 ...
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

artista

O gráfico da Semapa está em escala linear e dá uma noção errada do que caiu,  do que já recuperou e da distância a que está dos máximos de 2007... na realidade está menos de 50% abaixo desses máximos e já subiu cerca de 50% em relação aos mínimos!

abraços

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

aleixon

Citação de: artista em Setembro 16, 2009, 03:02
O gráfico da Semapa está em escala linear e dá uma noção errada do que caiu,  do que já recuperou e da distância a que está dos máximos de 2007... na realidade está menos de 50% abaixo desses máximos e já subiu cerca de 50% em relação aos mínimos!
abraços
artista

Caro Artista, peço desculpa mas não percebi, talvez seja do adiantado da hora, mas o mínimo da semapa foi 5,65 x 1,5 = 8,48. Se a cotação está em 7.0x, como pode afirmar que já subiu 50% desde os minimos?!
1A
NA

JoseABMachado

Para onde vai o Mercado?

Existe um problema emocional subjacente à tomada de posições no Mercado de Capitais. Em movimentos consistentes e definidos de alta ou baixa as pessoas tendem a ficar condicionadas pela tendência de subida ou de descida.

Na subida e perante a escalada constante dos preços, agarram-se à ideia de que no dia seguinte ou muito em breve as cotações voltarão a descer e ficam por isso na expectativa de uma possibilidade que nunca acontece perdendo significativos ganhos de capital e entrando normalmente muito tarde e já quando o mercado após longos meses ou até anos de ganhos se prepara para inverter. Normalmente esta posição é alimentada por sites e indivíduos tendenciosos que sem qualquer tipo de escrúpulos condicionam sistematicamente a posição do público e cujo único objectivo é ou vender noticia ou posições totalmente desfasadas da realidade.

Na descida, por outro lado agarram-se ao papel assumindo percas constantes sempre na expectativa de que o mercado volte a subir e de que tudo volte ao normal.

Esta é uma abordagem errada e que conduz a percas sistemáticas. Quando se instala uma tendência, não se deve degladiála. Antes pelo contrário, deve-se quanto antes participar no movimento e aproveitar sobretudo as fazes de correcção e consolidação para tomar e reforçar posições.

Estamos num Bull Market e este pode durar meses ou anos. Aproveitá-lo e ignorar comentários tendenciosos e opiniões irrealistas é uma prerrogativa de todos.

Nesse sentido a questão que se coloca no imediato é para onde vai neste momento o Mercado e em que posição está.

O Gráfico anexo talvez possa permitir que as pessoas se possam situar de forma mais clara. Para isso usamos o S&P 500 na medida em que é um índice de referência global.

O nosso Target imediato para o S&P 500 está neste momento situado entre os  1120 e os 1226 pontos e não consideramos que se registe grandes movimentos de correcção antes desses valores.

Consideramos ainda dois cenários, A e B, sendo que o mais provável é do nosso ponto de vista e com os elementos disponíveis no momento o cenário A.
Cumprimentos
José AB Machado

JoseABMachado

EDP

A Sonangol está interessada em adquirir uma participação no capital da EDP e deverá fazê-lo assim que houver uma oportunidade, disse hoje em Lisboa o presidente da Sonangol, Manuel Vicente.

"Se houver oportunidade lá estaremos", afirmou Manuel Vicente, quando questionado pelos jornalistas sobre o interesse da Sonangol em entrar no capital da EDP, depois de já este ano ter firmado uma parceria com a eléctrica nacional para a prospecção de oportunidades de investimento conjunto no mercado angolano.

Fonte : Jornal de Negócios
Cumprimentos
José AB Machado

artista

Citação de: aleixon em Setembro 16, 2009, 03:17
Citação de: artista em Setembro 16, 2009, 03:02
abraços
artista

Caro Artista, peço desculpa mas não percebi, talvez seja do adiantado da hora, mas o mínimo da semapa foi 5,65 x 1,5 = 8,48. Se a cotação está em 7.0x, como pode afirmar que já subiu 50% desde os minimos?!
1A
NA

Não subiu, o adiantado da hora funcionou foi comigo :)

Eu queria transmitir a idéia de que o gráfico na escala linear dá uma idéia errada da realidade, quando falei nos 50% foi por não ter olhado com olhos de ver para o gráfico e fiquei com a idéia de que tinha feito os mínimos nos 5,00 e que já tinha feito máximos perto dos 7,5.... não foi bem assim, a subida ronda apenas os 30%, de qualquer forma a idéia mantêm-se válida!

Jose Machado, é verdade que devemos estar dentro quando os mercados sobem mas o teu texto é demasiado optimista, não se deve entar sem perceber bem porque se entra, e com um plano bem definido... os mercados também corrigem num bull market e ás vezes corrigem fortemente. E, embora eu também considere que estamos em bull market, na boa das verdades ninguém sabe bem onde ele acaba, para todos os efeitos tudo pode acontecer nos mercados...

abraços

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

Mister Peter

JoseABMachado exacto, tenho seguido a sua ideia.. sou novato neste forum, tenho vindo a uns dias atras e tenho lido os seus comentarios. sendo todos muito interessantes! os meus parabens! :D

Bons negocios.

JoseABMachado

Cumprimentos
José AB Machado

RMendonça

Caro JoseABMachado:

Na ultima vez que escrevi no forum alertei para o facto de haver muitos analistas ( a maior parte ) com opinioões erradas sobre a direccao dos mercados, e reforço o que escreveu anteriormente. Não nos deixemos levar pelos comentarios dessa gente, quem dedica algum tempo a isto e sabe alguma coisa, isole-se destes comentarios e va por si.

Mais vale irmos pelo que achamos e errarmos, do que irmos pelos outros e dar mau resultado. Eu tenho em atenção dois ou tres individuos, em relação ao que dizem, o resto é paisagem.

Concordo consigo que isto vai mesmo continuar a subir, tenho estado comprado, mas sem reforçar nem entrar em novas posições, mas é altura de reforçar/entrar.

A subida vai longa mas deve continuar, em termos de entrada eu sigo a teoria de Dow, e neste momento se nos proximos um dois dias continuar a subir, é sinal de entrar, ou seja estão a ser quebradas resistencias importantes, e aproveito para dar uma palavra ao Sol Dado e Fisher de felicita-los porque devem estar certos, não deve cair em Setembro e deve continuar a subida.

Não entro/reforço já já porque considero que deve-se esperar um pouco ( +-3% ) para que se consolide as resistencias, mas acho que é de entrar nos proximos dias para não perder o comboio.

Cumprimentos e bons negocios,

PS: Machado, continue a "postar" neste forum porque tem qualidade no que nos apresenta, e la por pessoas não comentarem todos os seus posts não quer dizer que não os tenham em consideração, lembre-se disso.

RMendonça

Artista:

Tem razão em dizer que ninguem sabe onde o bull market acaba, mas ha bibliografia que aprofunda isso mesmo, e um deles é o " Methods of a wall street Master" de Victor Sperandeo.

Este Sr, alem de gerir fundos é um estudioso na materia, e fez um estudo desde que há bolsa na America sobre duração de Bull e Bear Markets.

Já li o livro á algum tempo e não lhe posso dar a info com toda a certeza, mas a duração dos bull markets são entre 8 meses e mais de dois anos. Este é o intervalo, mas ele apresenta a media de duração.

Se tiver tempo de folhear o livro apresento com mais exactidão nos proximos dias.

Cumprimentos,

egas

Citação de: RMendonça em Setembro 16, 2009, 21:38
Artista:

Tem razão em dizer que ninguem sabe onde o bull market acaba, mas ha bibliografia que aprofunda isso mesmo, e um deles é o " Methods of a wall street Master" de Victor Sperandeo.

Este Sr, alem de gerir fundos é um estudioso na materia, e fez um estudo desde que há bolsa na America sobre duração de Bull e Bear Markets.

Já li o livro á algum tempo e não lhe posso dar a info com toda a certeza, mas a duração dos bull markets são entre 8 meses e mais de dois anos. Este é o intervalo, mas ele apresenta a media de duração.

Se tiver tempo de folhear o livro apresento com mais exactidão nos proximos dias.

Cumprimentos,
esistem varias maneiras de ver quando o mercado esta muito esticado e se prepara para dar o estoiro e inverter ;D uma delas na minha mera opiniao e quando tiver a maior queda diaria da fase de maior volatilidade da crise e isso foi entre OUTUBRO, NOVEMBRO do ano passado que os mercados anderam com quedas de 8 e 9% e quando isso acontecer esta dado o sinal para nos meses seguintes se martelar num assunto e ai comeca nova crise ;D

artista

Citação de: RMendonça em Setembro 16, 2009, 21:38
Artista:

Cumprimentos,

Olá RMendonça, há com toda a certeza Bull markets que duraram mais do que 2 anos, o último por exemplo  :)

De qualquer forma isso não nos ajuda em nada, é só estatistica constatável à posteriori, se por acaso o mercado já não subir mais e até vá fazer novos mínimos um dia dirão que em 2009 houve um bear market rally e não um bull market, se continuarmos a subir, mesmo que com algumas correcções pelo meio, estaremos em breve com um Bull market que já dura há um ano (terá começado em Março de 2009)...

O que quero dizer é que na realidade em cada situação é possível acontecer tudo, subir muito ou pouco, cair muito ou pouco... obviamente que se seguirmos tendências colocamos as probabilidades a nosso favor, podemos ainda utilizar muitas ferramentas que nos podem ajudar a estabelecer um plano de investimento nos mercados, mas é preciso algum cuidado, em todos os casos é preciso uma estratégia de trading bem delineada e muita disciplina...

Eu digo isto quando estou longo no mercado, por isso estou a apostar na continuação da subida... mas sei que na bolsa nada é garantido  ;)

abraço

artista

alphasil

ola ppl

Parabéns a todos por partilharem as vossas opiniões
eu ando com umas dúvidas acerca do sp500, com essas súbitas subidas...ando à espera de uma correcção..e não sei quando entrar.

alguma sugestão??

cumps

RMendonça

Artista:

Quando escrevi no Post anterior falei em mais de dois anos...

Não concordo consigo quando diz que é so estatistica constatavel a posteriori e explico porquê.

Imagine que já estamos em Bull Market á mais de dois anos, e a media de um Bull Market é vamos supor ( estou a supor apenas atenção, pq não verifiquei esta informação ) 1 ano e 8 meses, eu redobraria a atençaõ neste caso, e precavia-me contra uma inversão de tendencia.

Isto para concluir que o estudar, ou prever o comportamento dos mercados tem tudo a ver com o conseguir ter probabilidades a nosso favor, no caso que dei exemplo anteriormente, já era não ter este possivel indicador a nosso favor...

Mas concordo plenamente consigo, no que diz respeito a fazer o possivel para ter a probabilidade a nosso favor a nosso favor ;)

Cumprimentos,