Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

BCP - (MBC.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 03, 2007, 06:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

siraiva69

Os resultados do Banco Comercial Português (BCP) ficaram praticamente em linha com as estimativas dos analistas que, entre as preocupações com o banco destacam os seus rácios de capital e a exposição ao mercado polaco. O Espírito Santo Research (ESR) vai revisitar as estimativas e avaliação para o banco enquanto o Caixa BI destaca que o reforço dos rácios de capitais é algo a concretizar este ano.

O BCP anunciou ontem que obteve um resultado líquido de 201,2 milhões de euros em 2008, um valor que representa uma quebra de 64,3% face ao obtido em 2007 e que ficou em linha com o estimado pelos analistas. As perdas relacionadas com a participação no BPI, que atingiram 232,6 milhões de euros, explicam parte da quebra.

KBW destaca "fracos" rácios de capital e exposição à Polónia

A equipa de "research" do Keefe, Bruyette & Woods (KBW) considerava, numa nota de investimento divulgada ontem, que os "fracos" rácios de capital e a exposição à Polónia continuam a ser preocupações-chave relativamente ao BCP. A casa de investimento frisa que os resultados registados pelo banco ficaram "em linhas gerais" em linha com as suas estimativas.

A equipa de analistas liderada por António Ramirez acrescenta que o BCP anunciou "um fraco core Tier 1 de 5,8%" e provisões e outras imparidades "muito mais elevadas do que o esperado, na nossa opinião, parcialmente relacionadas com a acentuada depreciação do zloty no quarto trimestre".

A casa de investimento frisa que o "BCP beneficiou da alteração nas regras de contabilidade em Portugal", pelo que as perdas calculadas em 2008 serão diferidas gradualmente até 2012. "Isto significou um impacto de 293 milhões de euros relacionado com o fundo de pensões em 2008, com uma amortização anual de 134 milhões de euros nos próximos quatro anos", refere o KBW.

O KBW atribui ao maior banco privado nacional um preço-alvo de 0,90 euros por acção e uma recomendação de "underperform".

ESR alerta para riscos à qualidade de activos

O Espírito Santo Research (ESR) aponta "a qualidade de activos como um dos principais itens a monitorar daqui para a frente, particularmente tendo em conta o agravamento das perspectivas macroeconómicas em Portugal (e no estrangeiro)". O banco qualifica o conjunto de números apresentados pelo BCP de "relativamente neutrais". Como positivo, o ESR destaca o "bom" desempenho em termos de custos.

"Pensamos que o mercado vai continuar consciente quanto à posição de solvência do BCP, à evolução do seu fundo de pensões daqui para a frente bem como ao aumento dos riscos à qualidade de activos no mercado doméstico e no estrangeiro", refere o ESR que acrescenta que vai revisitar os números e avaliação para o BCP após estes resultados.

O banco de investimento tem um "rating" de "neutral" para as acções do banco que avalia em 1,00 euro.

Caixa BI considera reforço dos rácios de capital uma realidade a concretizar este ano

Já o analista André Rodrigues do Caixa BI avança que "de uma maneira geral, os resultados apresentados não surpreendem". "No que se refere aos rácios de capital, e apesar do aumento de capital de 1,3 mil milhões de euros efectuado em 2008 consideramos que existem alguns focos de pressão", acrescenta o analista do Caixa BI.

O banco de investimento sublinha que o fundo de pensões do BCP "coloca ainda maior risco nesta matéria na medida em que o banco apresenta já um total de desvios actuariais negativos fora do corredor de 1,6 mil milhões de euros".

"Julgamos compreensível a gestão do processo de reforço dos rácios de solvabilidade apresentada pelo BCP numa conjuntura em que muitos dos seus principais accionistas poderiam ter dificuldades em acompanhar um (eventual) aumento de capital com emissão de novas acções", adianta André Rodrigues que ressalva que "fica todavia claro que (...) o reforço dos rácios de capital do BCP é uma realidade a concretizar durante o ano de 2009".

O analista chama também a atenção para a "degradação acentuada" das condições macroeconómicas na Europa de Leste que "poderão vir a influenciar de forma significativa a actividade do Bank Millennium (Polónia)", um dos assuntos mais sensíveis em relação à actividade do banco no futuro.

O analista André Rodrigues avalia as acções do banco liderado em 1,40 euros, sendo a recomendação de "comprar".

As acções do banco seguiam a descer 1,38% para os 0,715 euros, depois de terem iniciado a sessão a subir 0,69%. Na sessão de ontem, o BCP desvalorizou mais de 6%.

siraiva69

O Banco Comercial Português fechou a cair mais de 5%, uma queda que atirou o valor das acções para um mínimo de sempre e o valor do maior banco privado português para pouco mais de 3 mil milhões de euros. A desvalorização surgiu na sequência de um "research" do JPMorgan, que avaliou os títulos em 0,58 euros.

Os títulos do BCP fecharam a cair 5,34% para 0,692, tendo registado uma queda máxima de 7,8% para 0,674 euros. Esta foi a primeira sessão de sempre em que o BCP fechou abaixo da fasquia dos 0,70 euros.

A queda de hoje atirou o valor de mercado do BCP para 3,24 mil milhões de euros, o que compara com os 3,82 mil milhões de euros do final de 2008. Ou seja, desde o início do ano a capitalização bolsista caiu 577 milhões de euros.

Em 2009 as acções do maior banco privado português recuam mais de 22%, um desempenho que só não é o pior do PSI-20 porque a Teixeira Duarte recua 23,41%.

JPMorgan avalia acções em 0,58 euros

A forte queda de hoje foi motivada por um "research" negativo do JPMorgan. A casa de investimento, que cortou o preço-alvo do maior banco privado português de 71 cêntimos para 58 cêntimos, adianta, numa nota de "research" hoje divulgada, que "os múltiplos actuais do BCP não reflectem totalmente o enfraquecimento da geração de resultados e um provável desconto de acontecer um 'rights issue' [emissão de acções]".

O banco de investimento mostrou-se ainda preocupado com os resultados futuros do BCP, que deverão reflectir a descida do zloty [moeda da Polónia], uma desaceleração do volume, uma queda gradual das margens e um esforço adicional de corte de custos.

Esta semana, o banco liderado por Carlos Santos Ferreira anunciou uma quebra de 64% dos lucros em 2008, para os 201,55 milhões de euros.

A instituição informou ainda que vai emitir valores mobiliários num montante de 1,2 mil milhões de euros para melhorar os rácios de capital, mas não prevê um aumento de capital através da emissão de novas acções.

Em relação aos rácios de capital, os analistas Ignacio Cerezo e Andrea Unzueta destacam que o banco terminou o quarto trimestre com um core Tier 1 de 5,8%, "uma queda de 75 pontos base, devido a: 50 pontos base das deduções com o fundo de pensões e 20 pontos base com a depreciação do zloty.

Esta semana, a moeda polaca, onde o BCP controla o Bank Millennium recuou para mínimos históricos, penalizada pelas preocupações em torno das economias da região.

Para o JPMorgan, estes factores de pressão em termos de capital deverão permanecer ao longo do primeiro trimestre deste ano.

siraiva69

O Espírito Santo Research (ESR) reduziu as estimativas de lucros do Banco Comercial Português (BCP) para 2009 e 2010, em 46 e 49%, respectivamente, e actualizou o preço-alvo de 0,95 euros para 0,7 euros. As acções do banco estão a cair mais de 3% e a negociar em mínimos recorde.

Após do BCP ter apresentado os resultados de 2008, o banco de investimento reduziu o preço-alvo do banco em 35,7%, para reflectir a revisão em baixa das estimativas de lucros para 2009 e 2010.

Os analistas Tiago Dionísio e Jaime Escribano estimam um lucro de 326 milhões de euros em 2009 (face à anterior previsão de 603 milhões de euros) e de 358 milhões de euros em 2010 (face à anterior previsão de 705 milhões de euros).

"Actualizamos as nossa estimativas de forma a reflectir um ambiente económico e empresarial mais desafiante para o banco. A nível domestico, esperamos que a actual recessão económica atinja os níveis de actividade do BCP, nomeadamente, o crescimento dos volumes e das receitas", explicam os analistas do ESR.

O banco de investimento ajustou, ainda, as estimativas de resultados das operações internacionais do grupo, "de forma a reflectir o ambiente duro do sector bancário". O ESR baixou em 40% os resultados das operações internacionais em 2009 e em 42% em 2010, "principalmente devido às operações na Polónia".

vitorrslopes

Acções a fazer minimos históricos, cotação a reagir em queda face a noticias negativas, volumes em alta

Haja alguém que ajude!

cyborg

boa tarde

O BCP quebrou o suporte dos 0,70€ que o segurou da ultima vez, com bom volume, está um pouco sobrevendido, poderá fazer uma pausa para descançar, quebra da moeda na polónia, maus dados económicos  etc etc... com mais um aumento de capital os 0,50€ ficam próximos ;D

um abraço
www.dreamtech.pt

bons negócios

MikeC

Só para actualizar o gráfico. Cyborg donde é que tiraste o suporte dos 0,7 euros?

Abraço,
Miguel Costa

cyborg

boa noite

Tens razão Miguel, o suporte não era 0,70€ mas 0,75€ que eu devia ter escrito, obrigado pela correcção, isto é o que dá morar numa zona onde se vive intensamente o carnaval em folia, bailes de máscaras, amigos, copos ,noitadas depois dá nisto ;D

um abraço
www.dreamtech.pt

bons negócios

AnaLucescu

Devaluation of the polish zloty, problems in Eastern Europe..
Capital increase, and blá blá blá...

The time has come for Ana Dacia Lucescu to give one more lesson to the markets, as the fear grows across the globe with the fall of the DJIA, it´s time for the fearless to step into the market and grab the stocks from the week hands.

The 0.57 cents complete the 1.272 Fibonacci extension, given that the RSI indicator points to a very oversold condition with a value around 21, we intend to buy agressively in the market after our price projection is met...After that I am expecting a 30% run up in the price of Millennium BCP shares quotes in Euronext Lisbon

Take care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

AnaLucescu

A minha projecção falhou por pouco mais de um centimo, o BCP poderá ter feito hoje um martelo de inversão, aguardo com interesse as próximas sessões para confirmar a possivel inversão.

Take care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

aquilinovale

ALERTA/ AVISO, ...

O B.C.P. está a comprar acções próprias com dinheiro da C.G.D.  ???, antes do Verão, a C.G.D. fica com as acções por um preço (25%)superior  ao Mercado, ;D ;D ;D

CumPrim/
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

cyborg

boa noite

Não faz o meu genero musical mas aqui fica para quem gostar ;D

um abraço
www.dreamtech.pt

bons negócios

AnaLucescu

Citação de: aquilinovale em Fevereiro 25, 2009, 22:53

ALERTA/ AVISO, ...

O B.C.P. está a comprar acções próprias com dinheiro da C.G.D.  ???, antes do Verão, a C.G.D. fica com as acções por um preço (25%)superior  ao Mercado, ;D ;D ;D

CumPrim/
AquilinoVale

O BCP sobe 5% para 0.639 neste momento eu apresentei uma projecção de Fibonacci onde aconselhava a arriscar uma compra a 0.57 centimos, o zloty polaco atingiu um valor perto do seu minimo registado em Fevereiro de 2004 e poderá estar perto de uma zona de inversão, onde os especuladores cambiais poderão não encontrar mais razões para apostarem na desvalorização da moeda...

http://finance.yahoo.com/echarts?s=EURPLN=X#chart5:symbol=eurpln=x;range=19990102,20090224;indicator=volume;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=on

E o aquilino vem com estas conversas da CGD, o que tem a CGD a ver com o caso?
Não se admirem de ver o BCP 25% acima do minimo mas é porque pessoas inteligentes como o CEO do BCP se atrevem a arriscar compras com base em fundamentos, e o fundamento mais certo é de que as acções do BCP estão fortemente subavaliadas.
Independentemente de no futuro os minimos de 0.557 serem quebrados ou não por qualquer outra razão, este momento que assinalei era o  momento de arriscar e não vir com conversas de a CGD isto ou aquilo...

O aquilino perdeu foi a oportunidade de fazer 25% no mercado em acções do BCP, é isto o que custa passar a vida a dizer mal da CGD  ao invés de procurar o conhecimento e a verdade...
noi sîntem unul

bp1511

Citação de: AnaLucescu em Fevereiro 26, 2009, 14:11

E o aquilino vem com estas conversas da CGD, o que tem a CGD a ver com o caso?
Não se admirem de ver o BCP 25% acima do minimo mas é porque pessoas inteligentes como o CEO do BCP se atrevem a arriscar compras com base em fundamentos, e o fundamento mais certo é de que as acções do BCP estão fortemente subavaliadas.
Independentemente de no futuro os minimos de 0.557 serem quebrados ou não por qualquer outra razão, este momento que assinalei era o  momento de arriscar e não vir com conversas de a CGD isto ou aquilo...

O aquilino perdeu foi a oportunidade de fazer 25% no mercado em acções do BCP, é isto o que custa passar a vida a dizer mal da CGD  ao invés de procurar o conhecimento e a verdade...

Não sou advogado de defesa de ninguém, mas se o Aquilino achou interessante dizer aquilo da CGD o que é que tu tens a ver com isso?
Se ganhas muito dinheiro, melhor para ti, outros podem não querer ganhar mais...

Faz as tuas análises e deixa os outros membros negociarem como quiserem.

PS. respondo-te assim porque esta é a 2ª vez que te vejo a criticar alguém. Da outra vez foi o Tiagopt.

Fica bem.

AnaLucescu

Eu não estou a criticar ninguem o que estou é a tentar ajudar as pessoas a serem melhores, e para serem melhores têm que saber reconhecer os seus erros.
Eu também tenho defeitos ninguem é perfeito, mas é mais fácil para mim reconhecer os erros dos outros do que os meus.

Se eu quero vencer tenho que ouvir a voz do meu mestre, quando me encoraja em momentos dificeis, nos quais eu não saí vencedora devido aos meus defeitos...
Se eu passar o tempo todo a odiar os meus adversários porque eles fazem isto assim e assim, nunca vou ter tempo de tentar perceber a sua técnica...Olhando para a técnica do adversário, eu consigo melhorar a minha e estou melhor preparada para vencer.

E quando critiquei o Tiago, critiquei por causa da sua falta de ambição em vencer. O Tiagopt tem potencialiades e tem de facto evoluído no seu conhecimento, tal como eu procuro evoluir. Mas se eu não tiver em mente a vontade de ser melhor do que todos, se eu não tiver a vontade inabálavel de vencer eu não vou ganhar nada, e se eu não ganhar nada apenas estou a perder o meu tempo a estudar algo que não vai ter benficios para a minha vida...E se não me traz beneficios o melhor será afastar-me e procurar fazer outra coisa...

Evitar o sofrimento e sobreviver são palavras que pouco parecem ter a ver com vitória e felicidade, mas esse é o caminho...

Sobre o BCP tenciono sair da posição perto de 0.68 centimos
A natureza da compra é especulativa no curto prazo.
noi sîntem unul

bp1511

"Eu não estou a criticar ninguém o que estou é a tentar ajudar as pessoas a serem melhores, e para serem melhores têm que saber reconhecer os seus erros."

"Identificar os seus erros", para saberes se se está a errar tens que saber qual a estratégia de cada um. A tua estratégia pode ser diferente da minha e nenhum de nós está a errar. Tu com a tua estratégia ganha mais do que eu, tudo bem, mas também arriscas mais do que eu. Lembra-te que ao entrares longo estas a ir contra a tendência. Não será mais fácil esperar que o ressalto termine e depois shortar?

"Se eu quero vencer tenho que ouvir a voz do meu mestre, quando me encoraja em momentos difíceis, nos quais eu não saí vencedora devido aos meus defeitos..."

Nem te vou perguntar quem é o mestre... mas vou-te dizer isto quando se tem outra actividade, pode-se ver os mercados com mais calma. Não se precisa de ser o melhor para ganhar algum.

"Se eu passar o tempo todo a odiar os meus adversários porque eles fazem isto assim e assim, nunca vou ter tempo de tentar perceber a sua técnica...Olhando para a técnica do adversário, eu consigo melhorar a minha e estou melhor preparada para vencer."

Quem são os teus adversários?
Na bolsa, sou eu e o meu dinheiro, mais nada.

"E quando critiquei o Tiago, critiquei por causa da sua falta de ambição em vencer. O Tiagopt tem potencialiades e tem de facto evoluído no seu conhecimento, tal como eu procuro evoluir."

Tem potencial???
Mas se calhar não tem o teu dinheiro, logo tem que ter mais cuidado do que tu.

"Mas se eu não tiver em mente a vontade de ser melhor do que todos, se eu não tiver a vontade inabálavel de vencer eu não vou ganhar nada, e se eu não ganhar nada apenas estou a perder o meu tempo a estudar algo que não vai ter benficios para a minha vida...E se não me traz beneficios o melhor será afastar-me e procurar fazer outra coisa..."

Vou-te dizer isto eu na bolsa até hoje já ganhei 2 anos de trabalho e não sou o melhor, nem tenciono ser, nem andar lá perto. Quero ganhar uns trocos arriscando pouco.

"Sobre o BCP tenciono sair da posição perto de 0.68 centimos
A natureza da compra é especulativa no curto prazo."

Sobre o BCP só entro quando passar os 0,86 centimos. E conto ganhar bom dinheiro.

PS. Só para ficar uma visão diferente da tua e como tal deves respeitar (se quiseres, claro).
PS2. Qual a tua profissão? Se não quiseres não respondas.

Fica bem