Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

BCP - (MBC.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 03, 2007, 06:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

p3k

Apenas uma possibilidade... entre tantas outras! :)

PS: Ninguém é obrigado a concordar com ninguém! Mas aprende-se na troca de opiniões, mesmo que contrárias ou discordantes das nossas. As criticas podem ser boas quando nos fazem aprender algo que nos estava a escapar...  Dediquem-se ao que interessa: não perder dinheiro!

AnaLucescu

Citação de: bp1511 em Fevereiro 26, 2009, 16:32

PS. Só para ficar uma visão diferente da tua e como tal deves respeitar (se quiseres, claro).
PS2. Qual a tua profissão? Se não quiseres não respondas.

Fica bem

Concordo com o facto dos objectivos diferentes e visões diferentes.
Eu estou aqui a aprender a como fazer fortuna na bolsa, compreendo que a maioria não esteja, de facto é preciso correr riscos maiores, e se desta acertei no minimo noutra altura posso falhar, no entanto quanto mais treinar melhor saberei dominar a minha arte...

Eu sou ginasta artistica, normalmente trabalho para companhias internacionais de circo...
Tambem trabalho como professora de dança ou educação fisica...

Movimento, Magia, Arte e conhecimento...Por isso nunca poderia passar o meu tempo á espera que o BCP passe os 0.87 para entrar seria contra a minha natureza, seria não correr o risco de arriscar um mortal em cima de um muro, paredes meias entre a morte e a glória efemera de um movimento que se conseguiu para coisa nenhuma...
Fazer tal movimento nos mercados só se justifica para conseguir uma grande fortuna e dizer adeus á bolsa, caso contrário não vale o esforço exigido...

Take care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

bp1511

OK.  ;D

Fiquei a perceber a tua maneira de ser e estar no mercado.
Só te posso desejar que consigas atingir os teus objectivos rápidamente.

Fica bem

aquilinovale

Citação de: AnaLucescu em Fevereiro 26, 2009, 14:11
Citação de: aquilinovale em Fevereiro 25, 2009, 22:53

ALERTA/ AVISO, ...

O B.C.P. está a comprar acções próprias com dinheiro da C.G.D.  ???, antes do Verão, a C.G.D. fica com as acções por um preço (25%)superior  ao Mercado, ;D ;D ;D

CumPrim/
AquilinoVale

O BCP sobe 5% para 0.639 neste momento eu apresentei uma projecção de Fibonacci onde aconselhava a arriscar uma compra a 0.57 centimos, o zloty polaco atingiu um valor perto do seu minimo registado em Fevereiro de 2004 e poderá estar perto de uma zona de inversão, onde os especuladores cambiais poderão não encontrar mais razões para apostarem na desvalorização da moeda...

http://finance.yahoo.com/echarts?s=EURPLN=X#chart5:symbol=eurpln=x;range=19990102,20090224;indicator=volume;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=on

E o aquilino vem com estas conversas da CGD, o que tem a CGD a ver com o caso?
Não se admirem de ver o BCP 25% acima do minimo mas é porque pessoas inteligentes como o CEO do BCP se atrevem a arriscar compras com base em fundamentos, e o fundamento mais certo é de que as acções do BCP estão fortemente subavaliadas.
Independentemente de no futuro os minimos de 0.557 serem quebrados ou não por qualquer outra razão, este momento que assinalei era o  momento de arriscar e não vir com conversas de a CGD isto ou aquilo...

O aquilino perdeu foi a oportunidade de fazer 25% no mercado em acções do BCP, é isto o que custa passar a vida a dizer mal da CGD  ao invés de procurar o conhecimento e a verdade...

bp1511, ... obrigado pela tua intervenção, foste correto e oportuno.

analucesco, ... se a "belisquei" na sua sensibilidade de "analista", "defensora da C.G.D./B.C.P.", desde já apresento as minhas desculpas.
Será esta conversa assim tão "escandalosa", ... estava a tentar tirar o MONOPÓLIO ao buysantander, mas já vi que é ele que tem a exclusividade.

O aquilino perdeu foi a oportunidade de fazer 25% no mercado em acções do BCP, é isto o que custa passar a vida a dizer mal da CGD  ao invés de procurar o conhecimento e a verdade...

Em "bolsa" nem o Aquilino, nem a analucesco, nem o melhor do mundo aproveita todas as oportunidades. Portanto eu aproveito as oportunidades que posso, e prefiro perder uma oportunidade de ganhar, a ganhar uma oportunidade de perder.

Quando entrei em BOLSA, já lá vão MT anos, tinha a ambição de enriquecer depressa, ... e empobreci em espirito, embora já tenha ganho mais que na minha vida profissional durante TRINTA ANOS.

Quanto à CGD, eu nunca disse mal "dela", PORQUE QUANDO SE DIZ A VERDADE NÃO SE DIZ MAL, pode é custar a ouvir, isso Sim.
Se a CGD me causou prejuizus de mais de 80.000 €, eu estou a dizer a verdade. OU TENHO que me calar para não ferir a sua sensibilidade???
Se eu me sinto prejudicado, como contribuinte, com o "negócio" da CGD/ Sr. Manuel Fino, também tenho que me calar por causa da sua sensibilidade ??? PORQUE ACHA QUE ESTOU A DIZER MAL ... ???

... ao invés de procurar o conhecimento e a verdade ...
... se a analucesco tiver a amabilidade de dizer a "um pobre velho", onde deve " ... procurar o o conhecimento e a verdade..." , não se faça rogada, pois eu penso ainda ter capacidade para aprender e procurar essa verdade.

Faço votos para que continue a "dançar" bem e que a vida lhe corra pelo melhor, e que enriqueça depressa pois parece-me ser uma sua ambição.

A minha "ambição", é: continuar a gozar a reforma, divertir-me o que poder sem prejudicar os outros, e com MT pena minha, e por MT que lhe custe as minhas humildes intervenções neste Forum, continuar por cá enquanto me deixarem.

CumPrim/
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

MikeC

Aquilinovale, desta vez concordo com o que dizes. Com o devido respeito pela Ana, a verdade é que isso de advinhar fundos depende só da sorte, assim como entrar numa empresa porque "se acha" que está sub avaliada. Portanto das duas uma, ou es um génio de Análise Fundamental (são poucos e até há quem ache que não existem), ou então estás a advinhar ao acaso.
Que o BCP estava com demasiada pressão vendedora sei eu, basta olhar para os indicadores, mas a questão é que podia perfeitamente ter descido mais 10 cêntimos antes de fazer o ressalto. Já assisti a muita gente gabar-se de ter entrado no mínimo e dai conclui duas coisas:
1. As pessoas, quanto à bolsa, são bastante mentirosas (não estou a dizer que o és, como é óbvio);
2. As pessoas tendem também a alterar as coisas, ou seja, acertaram agora...então e as vezes que já falharam? Será que compensou?

É muito bonito dizer que somos risk lovers mas, no final de contas, os heróis na vida real morrem sempre.

Abraço,
Miguel Costa

bancario

Boa noite aos participantes, aos quais agradeço as opiniões que me permitem aprender mais, muitas delas com valia, outras sem qualquer conteudo, provavelmente apenas para participares e passarem um pouco de tempo. O comentario sobre BCP/CGD  não tem qualquer sentido mas, já é habito neste titulo. No actual clima de mercado as acções do BCP podem vir a qualquer valor, vão até onde o mercado quer.  Quem conhece o Banco e essencialmente confia nele, compra , quem não acredita e não conhece, escolhe outros titulos, é assim a vida, escolhas, escolhas e mais escolhas. A exposição internacional, a capitalização bolsista, a quebra de carteiras/subscrições de fundos e os "apertados" conhecidos, motivam a pressão vendedora. Não tenho é qualquer duvida que se trata do melhor banco nacional, especialmente num segmento, só quem conhece o sector terá esta sensibilidade.  O futuro niguem o conhece, esta crise mosta isso mesmo, é uma apostav(exemplo analucesco), é uma questão de confiança (a minha).

Dansousa

Citação de: aquilinovale em Fevereiro 26, 2009, 19:10
Citação de: AnaLucescu em Fevereiro 26, 2009, 14:11
Citação de: aquilinovale em Fevereiro 25, 2009, 22:53

ALERTA/ AVISO, ...

O B.C.P. está a comprar acções próprias com dinheiro da C.G.D.  ???, antes do Verão, a C.G.D. fica com as acções por um preço (25%)superior  ao Mercado, ;D ;D ;D

CumPrim/
AquilinoVale

O BCP sobe 5% para 0.639 neste momento eu apresentei uma projecção de Fibonacci onde aconselhava a arriscar uma compra a 0.57 centimos, o zloty polaco atingiu um valor perto do seu minimo registado em Fevereiro de 2004 e poderá estar perto de uma zona de inversão, onde os especuladores cambiais poderão não encontrar mais razões para apostarem na desvalorização da moeda...

http://finance.yahoo.com/echarts?s=EURPLN=X#chart5:symbol=eurpln=x;range=19990102,20090224;indicator=volume;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=on

Não se admirem de ver o BCP 25% acima do minimo mas é porque pessoas inteligentes como o CEO do BCP se atrevem a arriscar compras com base em fundamentos, e o fundamento mais certo é de que as acções do BCP estão fortemente subavaliadas.
Independentemente de no futuro os minimos de 0.557 serem quebrados ou não por qualquer outra razão, este momento que assinalei era o  momento de arriscar e não vir com conversas de a CGD isto ou aquilo...

bp1511, ... obrigado pela tua intervenção, foste correto e oportuno.

analucesco, ... se a "belisquei" na sua sensibilidade de "analista", "defensora da C.G.D./B.C.P.", desde já apresento as minhas desculpas.
Será esta conversa assim tão "escandalosa", ... estava a tentar tirar o MONOPÓLIO ao buysantander, mas já vi que é ele que tem a exclusividade.

Em "bolsa" nem o Aquilino, nem a analucesco, nem o melhor do mundo aproveita todas as oportunidades. Portanto eu aproveito as oportunidades que posso, e prefiro perder uma oportunidade de ganhar, a ganhar uma oportunidade de perder.

Quando entrei em BOLSA, já lá vão MT anos, tinha a ambição de enriquecer depressa, ... e empobreci em espirito, embora já tenha ganho mais que na minha vida profissional durante TRINTA ANOS.

Quanto à CGD, eu nunca disse mal "dela", PORQUE QUANDO SE DIZ A VERDADE NÃO SE DIZ MAL, pode é custar a ouvir, isso Sim.
Se a CGD me causou prejuizus de mais de 80.000 €, eu estou a dizer a verdade. OU TENHO que me calar para não ferir a sua sensibilidade???
Se eu me sinto prejudicado, como contribuinte, com o "negócio" da CGD/ Sr. Manuel Fino, também tenho que me calar por causa da sua sensibilidade ??? PORQUE ACHA QUE ESTOU A DIZER MAL ... ???

... ao invés de procurar o conhecimento e a verdade ...
... se a analucesco tiver a amabilidade de dizer a "um pobre velho", onde deve " ... procurar o o conhecimento e a verdade..." , não se faça rogada, pois eu penso ainda ter capacidade para aprender e procurar essa verdade.

Faço votos para que continue a "dançar" bem e que a vida lhe corra pelo melhor, e que enriqueça depressa pois parece-me ser uma sua ambição.

A minha "ambição", é: continuar a gozar a reforma, divertir-me o que poder sem prejudicar os outros, e com MT pena minha, e por MT que lhe custe as minhas humildes intervenções neste Forum, continuar por cá enquanto me deixarem.

CumPrim/
AquilinoVale

Bem...........bem...........Sr Aquilino tenha lá calma, não se chateie com estas coisas...............continue a gozar a sua reforma, que não duvido que esteja a fazer muito bem, mas ir embora daqui é que não, as suas opiniões são sempre muito bem-vindas e eu pelo menos espero vê-las por muito mais tempo................como diz o meu "mestre".............CALMA..........MUITA CALMA..............

Abraço

Daniel Sousa

AnaLucescu

Qual é o problema de tentar adivinhar fundos, quando as compras têm um objectivo puramente especulativo?

Não estou a investir no BCP, tentei investir com uma compra a 1.145 mas rapidamente desisti da ideia e vendi a 1.18, poderia ter vendido mais alto...
Tambem comprei BCP a 1.50 anteriormente e saí sem perder...
Não é a primeira vez que tento adivinhar um fundo tambem o fiz na Portugal Telecom com sucesso. Na Seagate Technology fui incapaz de agarrar a acção no fundo..Acertei tambem na compra de S&P500 a 755 pontos em Novembro (minimo 741)...Acertei na impresa...
Tive algumas falhas como na Sonae.com a 2.20, essencilamente devido a fazer conjecturas sobre coisas que eu não sei...
Pessoalmente não vejo problemas em tentar adivinhar fundos, sei que é contra as regras  dos investidores ajuízados, como o Ulisses Pereira que escreve no Jornal de negócios...Se eu tenho essa capacidade devo fazer uso dela, mas não quero dizer que os outros o devam fazer, nem aconselho ninguem a fazer...

O Aquilino diz que empobreceu em espirito bem eu concordo, que talvez a bolsa não seja um mundo muito bom para o espirito, sendo um jogo a dinheiro pode gerar depêndencia ou vicio
Até gosto das intervenções do aquilino e penso que são proveitosas e trazem interesse para o forum, longe de mim estar a dizer para o aquilino ir embora, o forum já tem tão poucos participantes que sem o aquilino seria mais uma perda. Concordo com o não investir no BCP porque não se acredite no BCP, mas quando á conversa dos 25% de prémio que a CGD poderia pagar penso que o Aquilino e todos os que criticam isso devem pensar melhor no assunto, pois não deve ser fácil comprar lotes grandes de acções em bolsa. Nada existe de fácil nesta vida...

Mas na verdade não sei se este fundo do BCP é definitivo ou não, mas para mim isso não interessa muito porque pretendo desprender-me dessa preocupação rapidamente, 10% de ganho para mim são suficientes...Esses 10% para mim poderiam ser 100% se tivesse usado uma alavancagem grande...Por isso para mim prefiro esse tipo de jogo, com maior risco para que eu possa sair deste mundo da bolsa o mais rápido possivel. Não estou na bolsa para investir...Estou na bolsa como jogadora, posso perder eu sei, mas se eu investir no conhecimento tenho menos probabilidade de perder do que qualquer outro jogador, não posso é cair na tentação do gnósticismo (busca do conhecimento completo), pois essa é uma das grandes falhas de muitas pessoas...

Segue-se o gráfico do tabuleiro de jogo, alguem sabe como vai ser a vela de amanhã? Eu não sei, mas sigo em jogo até que me decida a sair, ou seja a dúvida vai perseguir-me toda a vida e quando assim não for estou mais perto da ignorância...

Take care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

wamaral

Citação de: MikeC em Fevereiro 26, 2009, 22:10
É muito bonito dizer que somos risk lovers mas, no final de contas, os heróis na vida real morrem sempre.
Abraço,
Miguel Costa
Os outros também morrem sempre, mas ninguém quer saber deles.
Boa sorte para amanhã Ana, pode ser um dia decisivo e/ou chato.

MikeC

Quando o herói morre a tentar ser herói ninguém se vai lembrar dele, vai ser mais um no meio de milhões. Não estou a dizer que arriscar não compensa, nem faria sentido dizer isso quando estou nos mercados financeiros, mas a gestão do risco é tudo, isso não tenho dúvida nenhuma.

Ana a minha crítica foi com a melhor das intenções, e esse erro (eu considero erro claro) é um que já cometi, assim como quase todos julgo eu. Conheço muitas pessoas que diziam a mesma coisa e acabaram por se retirar desse "segmento".

CitaçãoConcordo com o não investir no BCP porque não se acredite no BCP, mas quando á conversa dos 25% de prémio que a CGD poderia pagar penso que o Aquilino e todos os que criticam isso devem pensar melhor no assunto, pois não deve ser fácil comprar lotes grandes de acções em bolsa. Nada existe de fácil nesta vida...

Acho que isso não é muito relevante. Deve-se conhecer minimamante a empresa, mas eu não acredito na GM e, no entanto, posso shortá-la à vontade (é um exemplo, nem sei se se pode shortar na GM).  Na segunda parte da citação concordo a 10000%.

Abraço,
Miguel Costa

talexandre

mais um excelente post da AnaLucescu. Tem estado imparável...

aquilinovale

Vou tentar dizer aqui mais qualquer coisa, ... mas sem querer alimentar qualquer polémica e/ou mal entendido.

Citação de: AnaLucescu em Fevereiro 24, 2009, 22:40
A minha projecção falhou por pouco mais de um centimo, o BCP poderá ter feito hoje um martelo de inversão, aguardo com interesse as próximas sessões para confirmar a possivel inversão.

Take care
Ana Dacia Lucescu

Quem há mais tempo está em Bolsa, mais hipoteses tem de ser ter enganado, e quem por mais tempo por cá continuar, ... aumenta essas hipoteses. ::) Com isto creio que estamos de acordo, a não ser "os supra-sumos". 8)

Ana, ...  já vi MT vezes um matelo de "eventual" inversão, enganar Mt gente, eu incluido.
O martelo vira marreta e faz mossa a quem estiver por baixo.

Citação de: MikeC em Fevereiro 26, 2009, 22:10
Aquilinovale, desta vez concordo com o que dizes. Com o devido respeito pela Ana, a verdade é que isso de advinhar fundos depende só da sorte, assim como entrar numa empresa porque "se acha" que está sub avaliada. Portanto das duas uma, ou es um génio de Análise Fundamental (são poucos e até há quem ache que não existem), ou então estás a advinhar ao acaso.

1. As pessoas, quanto à bolsa, são bastante mentirosas (não estou a dizer que o és, como é óbvio);
2. As pessoas tendem também a alterar as coisas, ou seja, acertaram agora...então e as vezes que já falharam? Será que compensou?

..., os heróis na vida real morrem sempre.

Abraço,
Miguel Costa

Olá Miguel, ...
...è bom quando concordamos, ...mas também quando discordamos com respeito mutu-o.

Não dou "génio" em nada. O único génio de que me lembro é o do "Aladino" o tal que saia de dentro dum bule de chá. Mas acredito que esse já morreu há muito tempo.

Mas também não me ponho a "adivinhar ao acaso", ... tento, é verdade tento, aproximar-me do que acredito.
Como não domino as novas tecnologias, ... digo que me socorro das minhas "bolas de cristal".
Espero que isto também não me seja levado a mal.

È verdade depois das coisas passadas MT gente acerta em tudo.
Eu costumo dizer: O Diabo sabe MT mais, não por ser mais esperto, mas por ser mais velho e por cá já andar à MT tempo (não sou eu)  >:(

Às veses quase acerto perto dos mínimos/máximos,... mas nunca fiz a "carambola", e bem gostava.

[quote author=bancario Boa noite aos participantes, aos quais agradeço as opiniões que me permitem aprender mais, muitas delas com valia, outras sem qualquer conteudo, provavelmente apenas para participares e passarem um pouco de tempo. O comentario sobre BCP/CGD  não tem qualquer sentido mas, já é habito neste titulo. No actual clima de mercado as acções do BCP podem vir a qualquer valor, vão até onde o mercado quer.  [/quote]

bancário, ...

... "o últimoa rir é que ri melhor"

Espero para nosso bem, ... (eu não tenho lá dinheiro nem acções) que o BCP saia por cima.

... mas o primeiro "balão de hoxigénio" já lhe foi dado,  ???

Bem...........bem...........Sr Aquilino tenha lá calma, não se chateie com estas coisas...............continue a gozar a sua reforma, que não duvido que esteja a fazer muito bem, mas ir embora daqui é que não, as suas opiniões são sempre muito bem-vindas e eu pelo menos espero vê-las por muito mais tempo................como diz o meu "mestre".............CALMA..........MUITA CALMA..............

Abraço

Daniel Sousa
[/quote]

Daniel, ...
... espero que tenha um bom "mestre", ... aprenda com ele,... e deixe que ele aprenda também com o Daniel.

Neste Forúm não falta, Graças a Deus, gente boa.

...agradeço o apoio  ;)

Citação de: AnaLucescu em Fevereiro 27, 2009, 00:13
Qual é o problema de tentar adivinhar fundos, quando as compras têm um objectivo puramente especulativo?

O Aquilino diz que empobreceu em espirito bem eu concordo, que talvez a bolsa não seja um mundo muito bom para o espirito, sendo um jogo a dinheiro pode gerar depêndencia ou vicio
Até gosto das intervenções do aquilino e penso que são proveitosas e trazem interesse para o forum, longe de mim estar a dizer para o aquilino ir embora, o forum já tem tão poucos participantes que sem o aquilino seria mais uma perda. Concordo com o não investir no BCP porque não se acredite no BCP, mas quando á conversa dos 25% de prémio que a CGD poderia pagar penso que o Aquilino e todos os que criticam isso devem pensar melhor no assunto, pois não deve ser fácil comprar lotes grandes de acções em bolsa. Nada existe de fácil nesta vida...

Segue-se o gráfico do tabuleiro de jogo, alguem sabe como vai ser a vela de amanhã? Eu não sei, mas sigo em jogo até que me decida a sair, ou seja a dúvida vai perseguir-me toda a vida e quando assim não for estou mais perto da ignorância...

Take care
Ana Dacia Lucescu

Ana , ...
... tentar adivinhar "fundos/ picos", não tem nada de mal, aliás que não gostaria de fazer isso meia duzia de veses ?!?!?!

Para mim o dinheiro não é o mais importante, ... embora me dei MT geito. Mas prefiro ter uma mente mais limpa e disponível.

Nalgumas coisas até concordamos, ... mas neste negócio da CGD/ Sr. Manuel Fino, ... vai ser MT difícil.
Depois não se mete no Mercado, num dia 10% da Cimpor.

Quando se contrai um crédito para comprar papel, ele vai sendo executado à medida do seu incumprimento, :'( :'(,  como MT bem sabemos.

È este o funcionamento "normal" dos Bancos.

Apraz-me registar, ... que não lhe sou assim tão desagradavel neste Forúm, ...
Então por cá vamos "andando com a cabeça entre as orelhas"

... Por fim, o que todos temos garantido logo à nascença " é que morremos ", cada um à sua maneira.
Mas o importante não é como se morre MAS SIM COMO SE VIVE.

Fica aqui uma frase do nosso amigo António Maria Bocage:  " ... saiba morrer, quem não soube viver".

E com esta penso acabar este episódio que se tornou frutírero, pelo menos para mim.

CumPrim/
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

artista

O problema é que a grande maioria não tenta encontrar fundos com um objectivo puramente especulativo, a grande maioria nem sabe bem o que isso é, não tem qualquer estratégia de trading, não usa stops, entram apenas porque estão convencidos de que as cotações não vão cair mais...

Não estou a investir no BCP, tentei investir com uma compra a 1.145 mas rapidamente desisti da ideia e vendi a 1.18, poderia ter vendido mais alto...
Tambem comprei BCP a 1.50 anteriormente e saí sem perder...
Não é a primeira vez que tento adivinhar um fundo tambem o fiz na Portugal Telecom com sucesso. Na Seagate Technology fui incapaz de agarrar a acção no fundo..Acertei tambem na compra de S&P500 a 755 pontos em Novembro (minimo 741)...Acertei na impresa...
Tive algumas falhas como na Sonae.com a 2.20, essencilamente devido a fazer conjecturas sobre coisas que eu não sei...

Olhando para os trades que referes a rentabilidade não deve ser nada de especial, e na realidade correste riscos que penso elevados...

Estou à vontade para escrever isto porque eu também fiz alguns trades desse género neste bear market, para manter a adrenalina como costumo dizer. Mas não fosse por isto penso que estes não compensam, ou se consegue definir uma boa estratégia que permita conseguir uma boa rentabilidade "apanhando" estes fundos de curtissimo prazo, ou então é mesmo só para a adrenalina!  :)

Pessoalmente não vejo problemas em tentar adivinhar fundos, sei que é contra as regras  dos investidores ajuízados, como o Ulisses Pereira que escreve no Jornal de negócios...Se eu tenho essa capacidade devo fazer uso dela, mas não quero dizer que os outros o devam fazer, nem aconselho ninguem a fazer...

Exacto!  ;)

Citação de: AnaLucescu em Fevereiro 27, 2009, 00:13...mas quando á conversa dos 25% de prémio que a CGD poderia pagar penso que o Aquilino e todos os que criticam isso devem pensar melhor no assunto, pois não deve ser fácil comprar lotes grandes de acções em bolsa. Nada existe de fácil nesta vida...

Aqui não consigo concordar com nada... a CGD não comprou uma posição dominante, comprou apenas 10%!! Mas ainda se poderia aceitar, seria duvidoso mas eventualmente aceitável, tendo em conta que o Sr. Fino provavelmente não tem capacidade para pagar a dívida, pressupondo que a administração da CGD até acha o preço justo da Cimpor aquele que pagou por essa posição, mas não consigo compreender que fique com os títulos e dê uma opção de compra ao vendedor, ou seja, a CGD está a assumir riscos sem potencial, porque se os títulos valorizarem a opção será obviamente accionada!

Bom fim de semana

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

tiagopt

Quando faço uma análise semanal, gosto de reler o que havia escrito na última análise feita à empresa em causa . Dá-me oportunidade de aprender com os erros, aperfeiçoar as análises e, claro, ver se o que disse há algum tempo ainda faz sentido hoje.
Ao reler as análises passadas ao BCP, tive novamente a sensação de que a análise técnica é um caminho que não deve ser desprezado. Quanto mais a utilizo, mais penso que é um instrumento fiável e completo, indispensável na tomada de decisões de investimento.
Claro que há excepções, mas o facto de as empresas "tecnicamente correctas" seguirem comportamentos expectáveis não pode deixar de me surpreender.

O BCP mantém-se previsível, tecnicamente bem comportado. Não há grandes novidades no longo prazo, mantém-se a negociar num canal descendente válido. Tem desenvolvido sucessivos lower-highs (setas vermelhas) e lower-lows (setas verdes). Sinal claro de que o bear mode se mantém e que os sinais de inversão estão longe de aparecer.
Nos últimos meses, por duas vezes pareceu querer criar suporte e inverter a tendência de queda. A mais flagrante foi junto ao suporte dos 1,12€, quando pareceu estar a desenvolver um round bottom.

Lembro-me de ter contado na altura que alguns amigos (pessoais, não virtuais) meus entraram "porque estava barata". Felizmente consegui-os convencer a sair na quebra do suporte. A perda foi mínima, se a compararmos com os 50% possíveis que se lhe sucederam em poucos meses.
Depois de ter atingido um mínimo perto dos 68 cêntimos, iniciou uma recuperação efusiva que fez novamente acreditar na inversão definitiva. Quando recomeçou a escorregar, veio a teoria do duplo fundo. Era uma possibilidade, mas depressa foi desfeita. As cotações passaram pelo suporte como uma faca quente na manteiga.

Não poderia pedir melhor comprovativo de que as coisas estão feias para o BCP. Quando a passagem pelo mínimo histórico não deixa a mais pequena réstia de esperança, só podemos esperar mais quedas. A sombra da vela do dia 24 foi quase tocar à base do canal, e a forte reacção por parte dos compradores demonstra que podemos ter atingido nesse dia um mínimo relativo. Eu não o assinalei no gráfico como tal, pois num bear market os toques devem ser mais sólidos na base do canal. Como neste caso ficou um ligeiro espaço por preencher, é muito possível que tenhamos novo lower-low antes de mais uma tentativa de assalto ao topo do canal.

De qualquer forma, mesmo as entradas junto à base do canal são de um risco tremendo. Especialmente num título ligado à banca, onde um novo escândalo pode surgir de onde menos se espera, atirando as cotações para o abismo.
Para mim, entradas longas só serão viáveis depois de o topo do canal ser quebrado de forma válida. Sim, daqui aos 80 cêntimos (actual topo do canal) é um longo caminho de subida não aproveitada. Mas a cada dia que passa esse valor fica mais baixo, aumentando a margem de ganho potencial. Aguardemos, a paciência há-de ser recompensada...

Disclaimer
Este comentário é uma opinião pessoal, não deve ser confundido com uma recomendação de compra ou venda. As compras e vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas resultantes.
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

tiagopt

Surfar a Tendência - Actualizações Diárias