Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

BCP - (MBC.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 03, 2007, 06:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

Nuno Pereira

OS ANALISTAS, AS SUAS PREVISÕES E A COTAÇÃO DAS ACÇÕES

:D ;D ??? :D ;D ??? :D ;D ??? :D ;D ??? :D ;D ???

BCP dispara 4% em dia de resultados "fracos" e corte no "rating"
Num dia em que os analistas classificaram de "fracos" os resultados do Banco Comercial Português e a agência de notação financeira Standard & Poor's cortou o "rating" do banco, as acções fecharam em forte alta e com um volume superior ao habitual.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno  Carregueiro
[email protected]
Raquel Godinho
[email protected]

Num dia em que os analistas classificaram de "fracos" os resultados do Banco Comercial Português e a agência de notação financeira Standard & Poor's cortou o "rating" do banco, as acções fecharam em forte alta e com um volume superior ao habitual.

As acções do BCP fecharam a subir 3,80% para 0,764 euros, o valor mais elevado deste mês, aliviando de um ganho máximo de 5,30%. Os títulos estiveram em baixa durante a primeira metade da sessão, chegando a cair 1,9% para 0,722 euros.

Com o ganho de hoje o BCP conseguiu reduzir as perdas do ano, estando agora a descer 6,26%. O mercado está agora a avaliar o BCP em 3,58 mil milhões de euros.

A subida foi repentina, teve início por volta das 15h00 e foi acompanhada de um forte volume. Foram negociadas 34,3 milhões de acções, quando a média diária de seis meses é de 15,6 milhões de títulos. Ontem o BCP movimentou 4,9 milhões de acções.

As acções estiveram em baixa toda a manhã depois dos resultados do banco, ontem apresentados, terem ficado abaixo do esperado, com os analistas a classificaram os números de "fracos", salientando a queda da margem financeira e a deterioração da qualidade dos activos.

Rácios de capital e "short selling"

Nos resultados, pela positiva os analistas destacaram o corte de custos e a melhoria dos rácios de capital, que levaram o CEO do banco a afirmar que este já não é um problema. O BCP terminou o semestre com um Tier I de 8%, conseguindo atingir o mínimo exigido pelo Banco de Portugal.

Um operador contactado pelo Negócios adiantou que este movimento de forte subida das acções estará relacionado com o "desfazer de posições curtas depois da apresentação de resultados", uma vez que havia muito pressão sobre os números, o que terá levado os investidores que apostavam na queda das acções, a anularem a posição.

Outro operador afirma que "apesar de os rácios de capital continuarem fracos, estão em níveis mais elevados do que se esperava, dissipando a ideia de que o banco terá que aumentar o capital para já".

Corte da S&P não afecta

As acções continuaram em forte alta mesmo depois da S&P ter anunciado que reviu em baixa a classificação da dívida do banco liderado por Carlos Santos Ferreira.

A agência de notação financeira cortou o "rating" de A para A-, citando as "condições operacionais adversas" que o banco enfrenta em Portugal e na Polónia. Após este corte o BCP passou a deter um "rating" inferior ao do BES e do BPI, a quem a S&P continua a atribuir uma classificação de "A".

Numa nota divulgada esta tarde – altura em que as acções do BCP disparavam 4% - a S&P explica a revisão em baixa com a "perspectiva adversa das condições operacionais em Portugal e na Polónia".

Segundo a S&P, estas perspectivas estão a colocar uma "pressão significativa nos resultados – antes e depois de provisões – numa extensão que já não suporta um 'rating' de A".

O analista da S&P, Renato Panichi acrescenta que o novo "rating" reflecte " as nossas expectativas de uma performance financeira mais fraca". Refere que a rentabilidade operacional do BCP, "uma das forças do banco nos últimos anos, está a enfraquecer significativamente".

filpina

A subida foi repentina, teve início por volta das 15h00 e foi acompanhada de um forte volume. Foram negociadas 34,3 milhões de acções, quando a média diária de seis meses é de 15,6 milhões de títulos. Ontem o BCP movimentou 4,9 milhões de acções.

Serão os Tubarões a entrar no BCP ???

Mais algumas subidas destas e com volume, e virão bons tempos para estas acções.

Bons Negócios.

Diogo Castro

Nova Análise publicada:

- Análise BCP (2009-08-05)

bons negócios !
Diogo Castro
www.clubeinvest.com

ZAHO

Interesse do maior banco chinês no BCP justifica recente subida das acções

07-08-2009 09:11 por Canal de Negócios

A recente valorização dos títulos do BCP poderá estar sustentada num investidor asiático do sector bancário com interesse em construir uma posição accionista no grupo liderado por Carlos Santos Ferreira, avança hoje o "Público".

Ontem as acções do banco fecharam a disparar 5,43%, impulsionando a bolsa nacional, que acabou também o dia a subir 0,17%.

Tudo indica que por detrás deste movimento estará o maior banco comercial chinês, o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), com o qual o BCP assinou, recentemente, em Macau, um acordo de parceria estratégica. 

Pedro Damas

-

MikeC

Pedro,

Se deves trocar o investimento que tens no BCP por outras acções não posso nem devo aconselhar-te, devido à complexidade no número de alternativas existentes. Quanto ao BCP encontra-se por enquanto abaixo da resistência dos 0,85 euros, até agora inultrapassável a qualquer tentativa dos bulls. Por outro lado tens o suporte de médio prazo dos 0,75 euros. Enquanto a acção cotar entre estes dois valores o cenário é o de "aguardar".
Mais claro, tudo depende das alternativas, que devem partir de ti e da tua noção de risco/retorno.

Abraço,
Miguel Costa

Pedro Damas

-

Broker_Invest

O BCP vai meter o PSI20 na zona do BULL-market nos 8000 pontos está próximo, optimismo paria nos mercados fim de recessão já se falam nos telejornais e os PIB dos países Europeus já está a dar sinal de retoma. vamos ver se não é verdade.

Bons negócios.

P.s Não esquecer que os Chineses (Banco Industrial e Comercial da China (ICBC)) andam a comprar muito papel do BCP.

Não há mal que perdure e bem que dure sempre

musicbox

será que é desta que passa a resistencia dos 0,85 ???
ou nao tem volume suficiente..

tenho algumas em carteira e penso em fechar bcp e investir noutras com mais dinamica ....

porque no bcp é só sofrer...

qual a vossa opiniao ?   amanha pode chegar a que valores???

um abraço

musicbox

smallinv

Olá a todos,
Após ter-me retirado destas lides por algum tempo, comecei a reparar há algumas semanas no BCP, tendo adquirido um pequeno lote de acções a 0,864 na passada sexta-feira.
Neste dia quebrou claramente a resistência que se situa por volta dos 0,86€. Hoje aguentou-se muito bem no balanço. Foi aliás bastante clara a recuperação após ter feito um mínimo a 0,876€, tendo mesmo atingido os 0,917€.
Posteriormente acabou por não se aguentar mas, apesar de tudo, parece-me que teve um comportamento bastante razoável.
Gostaria de pedir um comentário a quem tem acompanhado o BCP, sobre qual a evolução mais provável nos próximos dias.
Abraços e BN,
Smallinv

MikeC

smallinv,

O BCP encontra-se em estado bull desde a quebra da segunda LTD de longo-prazo assinalada no meu gráfico. Contudo, desde essa quebra a subida foi vertiginosa, abrindo espaço a uma possível correcção ou, quem sabe, lateralização. Este é um movimento típico nos mercados, principalmente por estarmos perante uma subida tão agressiva. Desde que se mantenha acima dos 0,85 (suporte de médio prazo a preto sublinhado) euros ficarei bastante contente.

Os meus cumprimentos,
Miguel Costa

Diogo Castro

Nova Análise Publicada:

- BCP - Update (2009-08-18)

Bons negócios,
Diogo Castro
www.clubeinvest.com

Nyk

Alguem  tem titulos do bcp ou já todos estão de fora á espera da possivél correcção?

Estou dentro a 0,941 e decidi vender se quebrar os 0,930, achão que será uma boa estratégia ou a esse valor ainda é de aguentar? A que valor vos parece que devo saltar fora?

Cucas

Olá Nyk!

A resposta a essa pergunta tem muito a ver com o tempo que estás disposto a estar no título e o que esperas ganhar com ele. Eu também estou investido no BCP, a um valor um pouco mais baixo que o teu, e pelas observações que tenho feito constato o seguinte:

a) O 1º suporte da cotação deverá estar na casa dos 0,86€ que era a anterior resistência.

b) As próximas verdadeiras resistências deverão estar em 1,06€ e 1,12€. Acredito também que o nível psicológico de 1€ possa também funcionar.

c) O sector financeiro está de momento em alta a nível mundial e o BCP que foi dos mais penalizados está com certeza a beneficiar desse facto. Além do mais o banco conseguiu recentemente equilibrar os rácios bancários o que foi do agrado de muita gente.

d) A cotação não está ainda definitivamente em modo "bull" apesar da valorização de 30% nas últimas semanas. Como é possível ver no gráfico anexo a MM exponencial de 50 dias ainda não cruzou a de 200. Parece-me natural uma pequena correcção depois de uma valorização tão expressiva. Há muita gente a ganhar bom dinheiro com esta valorização...

Da minha parte, e como entrei ainda à relativamente pouco tempo, estou disposto a esperar mais algumas semanas e avaliar a força compradora que venha a existir e o estado do mercado em geral. Estou, no entanto, convencido
que não será necessário esperar muitas semanas para o BCP atacar a próxima resistência.

Esta é a minha opinião. Espero ter ajudado.

1 abraço, Cucas
Mail e msn: [email protected]

areis1

Boas noites
É de esperar. É de esperar que está o ganho, pelo menos para os longos.
Concordo com as resistências acima e acho que o 1€ vai ser mágico. O resto é mais fácil.
Não esquecer que é ou pretende ser o maior banco privado nacional. Tem peso.
E vai ter que o mostrar. Estou longo e a reforçar. Contudo não considerem este comentário qualquer recomendação.
Bons negócios

AR