Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

BCP - (MBC.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 03, 2007, 06:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

DUARTINI

Quando um boato destes chega a público eu não sei. MAs é complicado, sem dúvida dar a volta.

One thing: There is no fire without smoke ..:)
http://strapon.pt    http://sersexy.net

badboytrader

Eu já avisei com o BCP acima de 0.80€, fui gozado, fui expulso de fóruns, mas eu digo que o BCP vai estar insolvente é só questão de esperar:
http://badboytrader.blogspot.com/2010/03/comunicado-em-7-de-marco-de-2010.html

Cubriclas

Citação de: Cristina80 em Julho 10, 2010, 05:09
Até porque estas a ofender algumas pessoas deste fórum que talvez não devessem ter escrito um boato no forum, 

Nada de exageros por favor. ;)

.angel.

A discussão de rumores não é algo inútil... quer se queira quer não, são factos/acontecimentos do mercado... e como tal, poderão ter interesse a uma comunidade como a nossa. Quem estiver mais centrado em AT, isto não deveria ser importante, uma vez que tudo está nos gráficos (e os rumores acho que não são fáceis de serem lá representados). Para quem gostar mais de AF... já um rumor poderá ter mais importância, porque para quem estuda os fundamentais, os ditos rumores, a serem verdade, poderão alterar os mesmos, mas mesmo assim, quem for bom em AF, estudando bem os seus activos, se calhar consegue antecipar estes cenários.

Seja como for... e relendo todo o post, não me parece que aqui no fórum se tenha exagerado... falou-se sobre o rumor, e debateu-se sem pânico.
E... parece-me que agora, também se secou este assunto.... mas tinha uma sugestão que me parece ter muito interesse para um fórum como o nosso. E transformássemos este post num exercício?

Por exemplo... na insolvência de um banco (obviamente que é um exercício para banco genérico), o que é que acontece?

• O que acontece ao banco?
  • O que acontece aos accionistas?
  • O que acontece com o que as pessoas possuem no banco?

Eu confesso a minha ignorância nestes assuntos devido à minha não formação na área... mas acho que são coisas que têm um interesse muito prático e com muita utilidade. Fica a proposta! ;) :)

skygod

E' uma questão pertinente .angel.. Alguém que se chegue 'a frente porque eu também sou completamente ignorante nesta matéria.  :P
Nunca discutas com um idiota, ele arrasta-te ate' ao nivel dele e ganha-te em experiencia.

NoPanic

Como disse ontem recebi telefonemas de familiares de todo o país em pânico a dizer que havia rumores que o BCP iria declarar falência segunda-feira. Cedi ao pânico e mandei transferir todas as poupanças ontem pela internet para o Totta. Sim o site internet do BCP estava a funcionar perfeitamente.

Realço que só transferi para o Totta porque a minha mulher tinha conta do Totta, não por gostar do Totta, por ser espanhol. Assim que o dinheiro esteja disponível no Totta, volto a colocá-lo no BCP caso esses rumores não passem de mentiras de especuladores para fazer baixar as acções do banco e comprar barato. O que é certo é que o tal rumor estava espalhado pelo país todo já que tanto familiares de Aveiro como de Lisboa estavam todos com medo desse rumor. Ontem à noite o único site na net a falar deste rumor de falência após pesquisa no Google era este forum. Hoje já apareceram mais sites a citar as críticas e queixas de Joe Berardo. É verdade que o Jardim Gonçalves tem 40 seguranças privados pagos pelo BCP ? Isto é um escândalo, tem uma armada privada só para ele paga pelo banco, dava para pagar salários de quantas agências bancárias ? Rumores não passam de rumores e é preciso ter cuidado com eles.

Mas uma advertência vos deixo a todos. Devemos estar todos unidos e não colocar dinheiro em bancos controlados por estrangeiros. O Barclays já fez saber que quer aproveitar as dificuldades dos bancos ibéricos para ganhar quota de mercado. COMPREM português, metam o vosso dinheiro em instituições nacionais. Comprar estrangeiro é empobrecer Portugal, cada vez que compram um produto estrangeiro estão a criar desemprego e endividamento em Portugal.

O BCP é um bom banco comercial, eficiente, gosto do netbanking deles e sou cliente há 10 anos. Se tudo não passar de uma mentira, voltarei sem dúvida a recolocar as minhas poupanças no BCP. Se entrarmos em pânico só nos estamos a prejudicar a todos. É preciso ter calma. Vamos ver o que se passará para a semana.

Russ

Meus caros,

é mesmo um boato, e o que consta é que fora lançado por pessoas de outro banco o que se vier a verificar é a meu ver muito grave.
Não faria sentido o banco estar em risco de falência e aumentar os salários do trabalhadores em 1%, além disso quem conhece minimamente o banco, este está a distribuir rendimentos(incentivos) trimestrais ao colaboradores.

Vejam apenas a entrevista no Jornal de Negócios do nosso administrador Antonio Ramalho. Sim trabalho nesta instituição da qual me orgulho muito. Sim vão ser vendidos mais jornais. Tambem vão ser transferidos pequenos montantes que rapidamente vão voltar. Sim as acções possivelmente vão baixar um pouco, para que os especuladores façam dinheiro.
Um dos problemas de viver num mundo globalizado que está à distância d 1click ou sms é tb os rumores..vivemos hoje em dia realmente numa aldeia global...que se é similar a uma selva.
yes smoke but not even a spark...much less a fire
Sim vou ter de ir trabalhar na 2A..:))

Abraço a todos e bons investimentos
Russ
SKY IS THE LIMIT - "Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not."

andrerib

Boa tarde,

Por haver pessoas como o NoPanic, que mal sabem de um boato retiram logo o dinheiro é que os bancos vão à falência. É lógico muita gente tira o seu dinheiro e é assim a bola de neve...

Caro NoPanic mude de nickname por favor... o sr. é o yespanic.

Cumprimentos
André

andrerib

Caro YesPanic,

Não venha com essa lenga-lenga dos bancos nacionais... Fala fala e o que faz é transferir para o Santander (um dos maiores bancos mundiais - o que vale é que é portugês!!!) Tenho dinheiro em 3 instituições nacionais (uma grande CGD e duas pequenas FINIBANCO e BIG) e estou seguro e à vontade para lhe dizer isto.

Cumprimentos
André

skygod

Russ, nao me parece que se va' vender mais jornais so' por causa desse boato, ate' porque se repararmos, praticamente nao tem sido divulgado nada acerca do assunto, so' isso diz tudo quanto ao valor do boato.  ;)
Nunca discutas com um idiota, ele arrasta-te ate' ao nivel dele e ganha-te em experiencia.

xnorte

Inacreditavel que se diga pro exemplo que "O BES e o BPI" estão a tentar salvar o BCP.... Um boato atrás de outro boato. Todos os bancos do Sul da Europa estão a sofrer com a falta de liquidez no mercado. A banca Portuguesa é solida e é uma das que está melhor preparada para enfrentar problemas destes. Alguem se lembra por ex que a Irlanda nacionalizou em 2008 todos os seus bancos? Que o Comerzbank (um banco Alemão!!!) foi intervencionado?
Meus caros é bom que isto não tenha acontecido nem venha a acontecer  em Portugal. Quem ia á falencia era o Estado Portugues... O BCP liquidou recentemente um emprestimo de 2,3  mil milhoes de  Euros e não tem mais nenhum para reembolsar durante 2010. No entanto a banca Portuguesa tem 3 mil milhoes de Euros para reembolsar ainda em 2010. Se calhar quem está aflito é outro...

Cubriclas

Citação de: xnorte em Julho 10, 2010, 22:02
No entanto a banca Portuguesa tem 3 mil milhoes de Euros para reembolsar ainda em 2010. Se calhar quem está aflito é outro...

Outro boato em cima de boato? Salsada de boatos! ???

Buysantander

Citação de: badboytrader em Julho 10, 2010, 06:30
Eu já avisei com o BCP acima de 0.80€, fui gozado, fui expulso de fóruns, mas eu digo que o BCP vai estar insolvente é só questão de esperar:
http://badboytrader.blogspot.com/2010/03/comunicado-em-7-de-marco-de-2010.html

Viva badboytrader, há quanto tempo. Buysantander deixou de comentar sobre o BCP faz muito tempo.
Buysantander apenas avisa que tenham cuidado com o que dizem sobre o BCP pois o BCP apresentou queixa contra desconhecidos sobre os boatos que correm.

Caros amigos não se pode lançar este tipo de boatos, pois se todas as pessoas acorrerem ao banco para pedir os seus depósitos o banco não vai ter capacidade de pagar a toda a gente, isto acontece para todos os bancos não é só para o BCP. Um falso boato tem também consequências nefastas para a economia pois se um banco onde todas as empresas têm conta entra em incumprimento, como vão as empresas pagar os salários de todos.

Este momento sobre os boatos é oportunista, pois coincide com os stress tests á banca europeia e vai reavivar o debate sobre se o BCP pode ou não usar as obrigações de divida perpetua para o cálculo do rácio Tier 1 e este é que parece ser para Buysantander o calcanhar de Aquiles do BCP, aliado ao desgaste que os últimos escândalos causaram na credibilidade junto dos investidores.

Buysantander acredita que o problema está na bolsa e na especulação e não existe problema no banco. No entanto os acionistas vão sofrer inevitávelmente...

skygod

"A mais forte das armas"

Haruki

Amigo NoPanic, o que precisamos mesmo é de calma!!!
;D ;D ;D

Gostei mais das partes: "Cedi ao pânico e mandei transferir todas as poupanças ontem pela internet para o Totta."

"Realço que só transferi para o Totta porque a minha mulher tinha conta do Totta, não por gostar do Totta, por ser espanhol."

"Rumores não passam de rumores e é preciso ter cuidado com eles."

"Mas uma advertência vos deixo a todos. Devemos estar todos unidos e não colocar dinheiro em bancos controlados por estrangeiros."

"Se entrarmos em pânico só nos estamos a prejudicar a todos. É preciso ter calma. Vamos ver o que se passará para a semana."

Foi um post fantástico, Sr. NoPanic. Obrigado pelo momento de humor!