Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

BCP - (MBC.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 03, 2007, 06:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

anonimo111

Ok. muito obrigado a todos ( Berafo   vs    Tiagodandre ) , tambem concordo com as vossas opinioes, fico-vos agradecido e ao mesmo tempo tambem um pouco mais informado sobre possiveis comportamentos do BCP em bolsa nos proximos dias ( previsoes claro ), Tambem prevejo uma forte pressao vendedora amanha pelo facto de algumas noticias vindas hoje a publico ( apresentação de contas ) , as quais  """nao estavam ainda descontadas""" na cotação das acçoes...Como por ex: A nao distribuição de dividendos e um aumento de capital maior que o previsto.
Prevejo muita gente a vender amanha, por estes dois factos, mas no curto prazo o valor deverá establizar.......voltando á carga na data do previsto aumento de capital.....obrigado

cachucho

Será que me podem explicar como vai funcionar o aumento do capital?
Como se processa em termos de preço de quantidade de acções? Já sei que está apenas direccionado para os accionistas mas não sei como se processa.

Obrigado

Pedro Miranda

Citação de: cachucho em Fevereiro 19, 2008, 20:47
Será que me podem explicar como vai funcionar o aumento do capital?
Como se processa em termos de preço de quantidade de acções? Já sei que está apenas direccionado para os accionistas mas não sei como se processa.

Obrigado

Viva Cachuco,

Não sei ainda os detalhes, mas serão distribuidos direitos aos accionistas, onde normalmente por cada X direitos poderão subscrever 1 nova acção do BCP. Depois o accionista pode optar por exercer esses direitos e subscrever novas acções (implica um investimento), ou vender em bolsa esses mesmos direitos caso não queira participar.
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Jesse

Já existe uma data para os direitos do bcp? talvez me aventure na especulação desses mesmo direitos, por norma afasto-me de direitos por caminharem para zero mas como é o bcp talvez abra uma excessão porque no passado sem saber exactamente o ano, talvez entre 2000 a 2002, tive uma boa experiência com os direitos do bcp, talvez a história se repita.
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

Pedro Miranda

Update:

Desde o último update, o BCP não manteve o fôlego para continuar o rebound, tendo corrigido novamente nos últimos dias.

A confirmação de um aumento de capital de 1,000 milhões de euros por si só é uma noticia negativa, embora fosse já aguardada pelo mercado, no entanto hoje deram-se actualizações e o aumento de capital será ainda maior, confirmando-se que será de 1,300 milhões de euros:

In Jornal de Negócios:
«Banco Comercial Português (BCP) anunciou hoje um aumento de capital em 1,3 mil milhões de euros, um valor que supera as estimativas dos analistas (...) Vai arrancar já em Março, poderá ter um desconto entre 10 e 20% e deverá estar terminada em Maio.»

Considerando por exemplo, que as novas acções poderão ter um desconto perto de 20%, e seguindo a cotação actual de 1.87 euros, estaríamos a falar de 1.50 euros, ou seja, para o BCP aumentar 1300M€, iria emitir qualquer coisa como 866 milhões de novas acções.
Neste momento o banco tem 3611 milhões de acções emitidas, o que significa que este aumento de capital corresponde a uma nova diluição de +24%... Para nos situarmos em termos da diluição histórica do capital do banco:

A média das expectativas dos analistas (neste caso de 17 analistas) para 2007 e 2008 era a seguinte:

Estes dados podem ser encontrados aqui no clubeinvest na página de empresa do BCP onde vão sendo actualizados.

Só para dar um exemplo, há poucos dias a poll de estimativas do EPS para 2008 estava nos 0.23, e neste momento já está em 0.21, e temos de ter em conta que muitos dos 17 analistas que constituem esta poll não actualizaram as suas estimativas com base neste novo share count depois da diluição do aumento de capital.
O Aumento de capital vai melhorar os rácios de capital do banco, mas obviamente que vai ser feito em detrimento das condições fundamentais e da atractibilidade do mesmo em termos de investimento.

Voltando para a análise técnica, algumas actualizações:

Citação de: Pedro Miranda em Fevereiro 13, 2008, 01:00Para trás o BCP tem deixado alguma referências de upside:
- 1.90 - mínimo relativo
- 2.19 – resistência de curto prazo
- 2.45 2.33 – EMA50 (com grande declive negativo)
- 2.68 – mínimo relativo
- 2.90 2.85 – resistência descendente + EMA200

No caso de um rebound técnico, e dependendo da volatilidade, o BCP poderá vir a ter fôlego para testar alguns destes valores, sendo que tipicamente costuma-se apontar a EMA50 como possível referencia, mas como referi atrás, não foi dado qualquer sinal de inversão.

Podemos ainda considerar os 2.00 como resistência de curto prazo, por ter sido para já o valor que travou o BCP há uns dias atrás.
Como suporte não temos mais nenhuma referência além dos 1.67 euros que representam o mínimo de curto prazo, e podemos considerar exteriormente os 1.50 euros que não sendo um valor técnico correspondem aos 20% de desconto expectáveis para as novas acções no dia do anuncio.

Resta pouco a dizer, o BCP continua pressionado tecnicamente o que é corroborado por uma péssima conjectura fundamental do banco, mesmo com uma queda como a registada nos últimos meses. Tendo em conta que supostamente a análise técnica antecipa os dados fundamentais, poderemos considerar que parte dessa mesma conjectura fundamental estará já incorporada na cotação, mas concretamente não existem ainda sinais que sugiram que o fundo foi já encontrado.

Deixo 2 gráficos actualizados em anexo:

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Citação de: Jesse em Fevereiro 19, 2008, 21:28
Já existe uma data para os direitos do bcp? talvez me aventure na especulação desses mesmo direitos, por norma afasto-me de direitos por caminharem para zero mas como é o bcp talvez abra uma excessão porque no passado sem saber exactamente o ano, talvez entre 2000 a 2002, tive uma boa experiência com os direitos do bcp, talvez a história se repita.

Jesse, depende da vontade que o mercado tem em participar nesse mesmo aumento de capital... diria que não é muita...
Mas obviamente que depois de sabermos as regras desse AC, será simples equacionar um formula para avaliar os direitos. Tipicamente fica-se com o valor de ajuste face ao desconto das novas acções e joga-se com isso...

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

tiagodandre

Custos com reformas de administradores do BCP ascendem a 80 milhões

Os custos com as reformas e rescisões de administradores que saíram do Banco Comercial Português (BCP) ascenderam a 80 milhões de euros, um valor que será assegurado com o aumento de capital.

Carlos Santos Ferreira, presidente do BCP, afirmou esta tarde que os custos com as reformas e rescisões dos ex-administradores do banco devem atingir os 80 milhões de euros.

O presidente do banco adiantou que este valor será assegurado pelo aumento de capital, cuja operação deverá ser iniciada em Março.

...ou seja...não há dividendo para pagar a estes coitadinhos!...(só este valor dava para pagar quase 50% do dividendo!)  :o

cump.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Kim

Aumentos de capital, uns atrás dos outros faz lembrar o canal do Panamá.

Vou adormecer sobre os meus livros, escutar o vento, olhar as árvores e reflectir que a ambição do homem não tem fim. No final nasce uma bela cidade, onde florescem os negócios, há ricos e pobres. Pessoas honestas e desonestas, mas haverá sempre uma prostituta numa porta e um ganancioso a comprar acções com dinheiro que não é seu...

Quando ele tombar, os negócios vão prosperar...
Mas a minha amiga continua lá porque ninguem lhe diz que devia comprar as acções do ganancioso.
今人々が幸福な時です

anonimo111

Se eu bem entendo de aumento de capitais, quero dizer que  qualquer empresa que proceda a um aumento de capitais, esta a diluir o seu valor PATRIMONIAL, ou seja a sua capitalizaçao bolsista aumenta e o valor das acçoes desce e tende a ajustar  ao valor real da empresa,penso que tecnicamente é assim....(Mais capitais pelo mesmo valor ou valor inferior ..? )
SE uma empresa que procede a um aumento de capitais, pressupoe-se que nao esteja de "boa saude", logo o valor de ajuste da cotação será sempre pela negativa......em certos casos pode ser bastante negativo, situação que se poderá aproximar á situação actual do BCP.

Mr. Warrant

BCP chama-e a esta nova estratégia  um Comando de seriedade. Sem promessas. Sem off-shores. Sem dividendos. Resolver os problemas dos pequenos accionistas. Internacionalização de 80% em novas agências, etc. Chama-se a isto estratégia a LP. Isto dá confiança a investidoes a longo prazo pois agora starão a comprar barato...muito barato e mais tarde beneficiarão de grandes e mais valias. eu estou dentro e não saio por dá cá aquela palha ou com velhas máximas invertidas ou extrovertidas. Os especuladores saírão e os Investors entrarão que é isso precisamente que o Bcp quer e precisa que é ESTABILIDADE de uma vez por todas.

Pedro Miranda

Citação de: anonimo111 em Fevereiro 19, 2008, 22:48
Se eu bem entendo de aumento de capitais, quero dizer que  qualquer empresa que proceda a um aumento de capitais, esta a diluir o seu valor PATRIMONIAL, ou seja a sua capitalizaçao bolsista aumenta e o valor das acçoes desce e tende a ajustar  ao valor real da empresa,penso que tecnicamente é assim....(Mais capitais pelo mesmo valor ou valor inferior ..? )
SE uma empresa que procede a um aumento de capitais, pressupoe-se que nao esteja de "boa saude", logo o valor de ajuste da cotação será sempre pela negativa......em certos casos pode ser bastante negativo, situação que se poderá aproximar á situação actual do BCP.

Sim, é mais ao menos isso...

Podem existir varias motivações que levam uma empresa a aumentar o seu capital, embora todas tenham algo em comum, a necessidade de dinheiro... mesmo assim nem todas essas motivações são necessariamente más...

Se por exemplo, uma determinada empresa em crescimento numa determinada área de negócio também em crescimento, se propuser a fazer um aumento de capital para angariar fundos para ampliar a sua capacidade produtiva, ou proceder a aquisições, etc... independentemente da diluição, o efeito pode até ser positivo, embora outras formas de obtenção desse mesmo capital pudessem ser mais positivas ainda...
Agora em exemplos como este do BCP, em que o aumento de capital, serve apenas efeitos de combate ao estrangulamento de rácios por falta de capacidade orgânica da empresa em gerar esse capital, o efeito é genericamente negativo, dilui-se a empresa sem propósitos válidos de crescimento...

Um exemplo provavelmente muito estúpido:
Imagine um trabalhador, que numa determinada altura da sua vida toma um medicamento para melhorar a sua capacidade de concentração e ser mais produtivo para talvez vir a ser promovido no seu emprego...
Imagine outro trabalhador, que numa determinada altura da sua vida toma um medicamente para conseguir sair da cama e levantar-se para ir trabalhar...
Qualquer um dos dois trabalhadores em primeiro lugar não deveria tomar medicamentos... mas vejo mais «saúde» no primeiro... ou melhor, se tivesse de apostar num deles, apostava no primeiro ;)

Um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

chicoatento

... talvez me aventure na especulação desses mesmo direitos, por norma afasto-me de direitos por caminharem para zero mas como é o bcp talvez abra uma excessão porque no passado sem saber exactamente o ano, talvez entre 2000 a 2002, tive uma boa experiência com os direitos do bcp, talvez a história se repita.

Saudações
Caro Jesse vá dando notícias ao pessoal, pois tavez me aventure.
Bons negócios.
O que de mais importante aprendi com as mulheres foi... saber esperar.

tiagodandre

Ainda não tinha dado a minha opinião pessoal sobre os resultados e nova estratégia do BCP...por isso irei fazer um breve comentário:

1) Aumento de capital de 1,3 mil milhões de euros - Achei um valor razoável...aliás, nunca pensei que fosse inferior a 1,0 MM €, e obviamente que esta nova administração iria "exigir" capital para cumprir o seu mandato...aqui a dúvida estaria em encontrar um valor consensual, que garantisse financiamento para expansões no exterior (o grande motor do BCP nos últimos anos, uma vez que o seu comportamento em Portugal está a ser penalizado por uma forte concorrência do BPI e BES!); para estabilizar o Rácio de solvabilidade do banco; para incorporar o cenário mais negativo das trafulhices da anterior administração; para deixar margem de manobra nestes tempos difíceis de liquidez para a banca, sem que seja necessário recorrer a um novo aumento de capital; ...mas que não penalizasse muito severamente os actuais accionistas!

2) Cancelamento do dividendo remanescente de 2007 - Na minha opinião, boa estratégia!...Antes isso que um aumento de capital de 1,5 MM €, ou venda de activos que têm gerado elevado retorno ao banco...aliás, o reforço na estratégia de internacionalização, poderá ser entendido como um sinal positivo, pois basta olhar para os resultados, para ver que a Polónia e a Grécia foram apostas ganhas, que necessitam de ser consolidadas...sem deixar de ter em atenção Angola e Roménia!

3) As "trafulhices" - Ligações a 'offshores' com impacto negativo de 300 milhões de euros; Possíveis contra-ordenações fazem disparar provisões; ...enfim!...sem palavras!  :-X

Resumindo: Obviamente que interessava ao Carlos Ferreira registar nas contas toda a latitude e longitude dessas trafulhices...nada como limpar a casa!...só assim poderia recuperar a confiança dos seus accionistas, ao mesmo tempo que identifica e responsabiliza os verdadeiros culpados por esta vergonha!...Abrindo caminho para que a sua gestão registe resultados "limpos" destes acontecimentos, logo, bem mais atractivos...

Quanto ao comportamento em bolsa...achei estranho um fecho tão pouco "movimentado"...e estou deveras curioso pelo dia de amanhã...(ou de hoje ;))...

Cump.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Pedro Miranda

Citação de: tiagodandre em Fevereiro 20, 2008, 01:02
1) Aumento de capital de 1,3 mil milhões de euros - Achei um valor razoável...aliás, nunca pensei que fosse inferior a 1,0 MM €

Eu também nunca pensei que fosse inferior a 1B€... mas considerar razoável é que não ;) penso que é quase escandaloso... sempre que há um problema qualquer, não faz mal... faz-se um aumento de capital...

Há menos de 10 anos atrás, o BCP tinha 1000 milhões de acções emitidas... este ano depois do AC, o BCP vai-se aproximar dos 4500 milhões de acções emitidas... Imaginemos que o BCP tinha conseguido ao longo destes 10 anos crescer organicamente em vez de crescer à custa de injecções de capital... ou nem isso... à custa de menos injecções de capital? aonde estaria a cotação neste momento?

Pior do que o AC em si... é o histórico dos ACs... para quando o próximo assim de grandes dimensões? daqui a 2 anos? 3?
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com