Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Altri - (ALTR.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 04, 2007, 08:54

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedro Miranda

Update:

A sessão de hoje foi das mais voláteis de sempre na ALTRI, gerou-se finalmente um volume significativo melhorando um pouco o panorama técnico deste papel. No entanto, o facto de se ter feito um mínimo substancialmente inferior aos mínimos de Agosto, trás algumas complicações a este padrão técnico…

O papel tem agora 3 resistências a salientar: 5.81, 6.20 e 6.35, e nas próximas sessões qualquer um destes valores parece-me possível de alcançar com relativa facilidade tendo em conta o grande aumento da volatilidade e as características deste titulo… De qualquer forma, o valor que poderá trazer alguma sanidade a este gráfico é uma ruptura em alta dos 6.66, pois até lá não será possível confiar neste gráfico para setups realmente sólidos.

Deixo um gráfico de curto prazo actualizado:

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

jpv28

Devido a esta análise ontem entrei na ALTRI e hoje estou entalado com -4,40% ???.
Perguntas: que fazer face a esta situação, vender ou manter?
Qual a data para a divulgação dos resultados do 3.º trimestre, já que vi + que uma data? Qual a previsão para os resultados, bons, assim-assim ou maus?
Agradecia resposta.

Pedro Miranda

Citação de: jpv28 em Setembro 20, 2007, 12:52
Devido a esta análise ontem entrei na ALTRI e hoje estou entalado com -4,40% ???.

Viva jpv28,

Penso que terá de encontrar outro motivo para a sua entrada na Altri, dado que na minha Análise não destaquei nenhum setup para este papel, muito pelo contrário:

Citação de: Pedro Miranda em Setembro 19, 2007, 06:35
o facto de se ter feito um mínimo substancialmente inferior aos mínimos de Agosto, trás algumas complicações a este padrão técnico…

Citação de: Pedro Miranda em Setembro 19, 2007, 06:35
... pois até lá não será possível confiar neste gráfico para setups realmente sólidos.

Cada análise técnica é sempre contextual, e o contexto desse último update foi elaborado com o mercado fechado e com a Altri a 5.35 euros, no dia seguinte o papel abriu em gap up nos 5.93 e não elaborei mais nenhum update ainda.

Citação de: Pedro Miranda em Setembro 19, 2007, 06:35O papel tem agora 3 resistências a salientar: 5.81, 6.20 e 6.35, e nas próximas sessões qualquer um destes valores parece-me possível de alcançar com relativa facilidade

Os 5.93 são valores já superiores à primeira resistência mencionada, tendo em conta o enorme gap que ficou em aberto nessa abertura, não entendo qualquer motivação de compra a esses preços baseada no meu acompanhamento....

Neste momento a Altri fechou violentamente o Gap, o que é positivo em termos de sustentabilidade do movimento de curto prazo.

Hoje mais tarde tentarei fazer um update mais elaborado.

Citação de: jpv28 em Setembro 20, 2007, 12:52
Perguntas: que fazer face a esta situação, vender ou manter?

Não lhe consigo responder a essa questão, pois é uma questão muito contextual, mas posso tentar ajuda-lo fazendo-lhe estas questões:
- Qual era o seu plano inicial para este trade ?
- Qual é a time frame deste trade ?
- Quais as razões concretas que o levaram a abrir esta posição em Altri ?
- Qual o plano de saida que elaborou previamente à execução desta compra ?

um abraço e bons negócios,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

jpv28

A minha entrada ontem neste título deveu-se ao facto do papel se aproximar do valor médio de 5,81; mas consoante o desenrolar dos acontecimentos poderia sair logo nos 5,71 ;). No entanto, hoje o título abriu a 5,60 (salvo erro), o que deixou sem qualquer estratégia bem defenida. Assim mantenho o título e aguardo pela saída de notícias +positivas, aumento da pasta de papel, possíveis resultados do 3.º trimestre, etc  :-\.

Pedro Miranda

Comentário:

Há gráficos voláteis, mas o da Altri atinge um nível extremo... só não o podemos considerar ainda caótico porque no geral tem obedecido a todos os conceitos básicos da Análise Técnica.
Vejamos:

- Depois de uma subida exaustiva, quebrou o seu canal ascendente em Julho, e fez um duplo topo em jeito de retest à LT quebrada
- Iniciou período de quedas (expectável depois do sinal anterior)
- Quebrou a sua EMA-50 e um suporte importante a 6.68... depois disso iniciou uma grande aceleração das quedas atingindo quase o target da projecção do canal (atingiu os 5.11... a projecção eram 5.05)..
- Inicia um forte rebound e só reage em baixa quando atinge as proximidades da resistência a 6.68 (atingiu os 6.66)
- Inicia novamente um período correctivo, acentuando as quedas depois de quebrar os 5.81 (que foram o mínimo relativo do swing...
- Quebrou o mínimo de Agosto no que aparentemente foi um movimento de exaustão vendedora, nessa mesma sessão imprimiu um enorme candle branco a sugerir inversão de curto prazo,
- No dia seguinte abriu num grande gap up com uma muita pressão compradora, normalmente quanto maior o gap maior as probabilidades de vir a ser fechado neste caso o gap começou logo a ser fechado desde a abertura, deixando uma feia vela preta a mostrar que apesar da abertura, os vendedores dominaram a sessão.
- Ontem muito rapidamente fechou o gap que estava em aberto, o que é bom em termos de consolidação.

Tudo isto são comportamentos bastante coerentes do ponto de vista técnico...

Que valores a ter em conta neste momento?
Basicamente os mesmos... os 5.11 deverão ser uma zona de suporte (custa-me a crer que a Altri volte tão cedo a testar os novos mínimos relativos), e para cima os 5.81 mostraram ser uma resistência (apesar da abertura de 4ª-feira ter sido nos 5.93, notou-se claramente a pressão vendedora a esses níveis), depois temos a EMA-50 nos 6.18, e a resistência descendente a 6.34... Sendo que o valor de confirmação para uma viragem deste gráfico continua a ser a zona dos 6.66.

Não esquecer o gráfico de longo prazo e a quebra do padrão mencionada na análise inicial, ou seja a Altri quebrou o seu comportamento habitual dos últimos anos, e enquanto não clarificar um novo padrão, é um papel de risco, onde os intervenientes estarão sempre «nervosos» e a volatilidade será provavelmente uma constante. Não esquecer também que desde o início da correcção, a Altri efectuou dois mínimos relativos consecutivos, e enquanto não superar os 6.66 o seu layout é de baixa (precisa de ultrapassar o seu máximo relativo para inverter este padrão).

Deixo dois gráficos actualizados:

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

areis1

Para mim estou à espera de uma lateral entre 5,35e 5,93. Dado ser afoita agrandes saltos up and down no mesmo dia acho que qualquer coisa acima de 5,93 ou similar não é credivel no curtomprazo. A não ser por notícias de "foguetes". A esperar e ter soluções de intraday ou dois a três dias.
Bons negócios

Pedro Miranda

Citação de: areis1 em Setembro 22, 2007, 00:02
Para mim estou à espera de uma lateral entre 5,35e 5,93. Dado ser afoita agrandes saltos up and down no mesmo dia acho que qualquer coisa acima de 5,93 ou similar não é credivel no curtomprazo. A não ser por notícias de "foguetes". A esperar e ter soluções de intraday ou dois a três dias.
Bons negócios

Nada de novo ontem... mais uma sessão com pouca volatilidade em termos relativos e a Altri a manter-se «apertada»...
Diria que a hesitação actual prende-se com o mínimo efectuado recentemente, ficou-se a saber que existe capacidade de downside, o que não dá grande confiança para rallies a partir desta zona... no entanto, penso que é mais provável um ataque às resistências do que um teste aos mínimos. Se a Altri continuar a consolidar num range apertado ficará mais fácil de estipular um setup de curto prazo, dado que neste momento o padrão é muito vago (e largo).

Deixo um gráfico actualizado:
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Greentrader

Boas Pedro,

É a primeira vez que escrevo neste fórum, embora já tivesse acompanhado o antigo Bolsa Investe. Sigo atentamente as suas opiniões, que considero excelentes. Em relação à Altri, fez hoje um minímo de 5,15, e mantem-se a esta hora a oscilar entre os 5,23 e os 5,25.O que fazer neste momento, é a minha questão.Entrei a 5,71 e a 5,38 :( !Onde poderemos considerar um suporte minimamente válido? O panorama, mete medo.O gráfico do PSI 20 é Assustador!!!

Melhores Cumprimentos,

Greentarder

Pedro Miranda

Boas Green October,

Antes demais (re) bem vindo ao fórum, tenho ideia do teu nickname há muitos anos atrás ;)

Sobre a Altri, o que fazer ? há uma máxima de bolsa que diz «In doubt... Stay out»... e penso ser a que melhor se aplica na Altri especificamente pelo padrão que apresenta: Quebra do padrão de longo prazo, inicio de período com máximos e mínimos consecutivamente inferiores e MUITA volatilidade.

Onde poderemos considerar um suporte minimamente válido? o problema é esse... ao contrário de outros papeis, como a Sonae ou até mesmo o BCP, a Altri não tem uma referência forte de downside... E como tem uma volatilidade extrema, muitos não a querem largar, pois ela com relativa facilidade pode atingir uma resistência num qualquer espasmo comprador... ;)

«Empiricamente», não penso que a Altri faça um novo mínimo, e acho que a Altri continuará a «viajar» de forma errática entre qualquer valor superior ao mais recente mínimo e as primeiras resistências referidas neste acompanhamento....

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Deixo um gráfico actualizado a pedido de um membro.

Não tenho nenhum update a acrescentar, nada se alterou ainda, nas últimas sessões a Altri limitou-se a visitar de novo os 5.11 (mínimo de Agosto), deixou um pequeno gap aberto mas fechou-o na sessão de hoje. O padrão continua com pouca nitidez e as referências mantêm-se.
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

domingos

Viva Pedro...

Podes continuar este acompanhamento...

Obrigado... Bons negocios...

Pedro Miranda

Update:
A sessão de hoje apesar de não ser ainda significativa comparativamente com outros papeis nacionais, mostrou alguma melhoria no padrão técnico de curto prazo da Altri.

Re-analisando o comportamento técnico deste papel nas últimas semanas, deveremos constatar uma divergência já apontada no DMI, com os últimos dois mínimos relativos na cotação a formarem uma divergência com o indicador, o segundo mínimo embora inferior ao primeiro gerou-se com um volume bastante superior ao primeiro, sugerindo um fundo.
Nas últimas sessões os 5.11 serviram de suporte a um estreito movimento de consolidação e alguma hesitação, mas na sessão de hoje a Altri rompeu a zona superior desse pequeno range novamente com o volume a aumentar.

Estes factores aliados com o comportamento geral do mercado e a volatilidade natural deste título, apontam na minha opinião para um potencial rebound eminente na Altri, que neste caso está de alguma forma «atrasado» em relação a outros papeis. Desta forma há que olhar para as referências de upside como potenciais targets num possível movimento de alta no curto prazo, sendo que essas referências são:
5.70 – EMA-200 que são um valor pouco reactivo neste contexto
5.81 – Possível zona de resistência de curto prazo
5.93 – Máximo relativo da última tentativa de rebound + EMA50 (valor reactivo neste contexto)
6.20 – Localização actual da resistência descendente e maior barreira técnica a apontar.

O gráfico de médio prazo continuará com padrão de baixa enquanto a Altri se mantiver abaixo da resistência descendente a 6.20, sabendo-se que apenas depois de um print de valores superiores a 6.66 teremos alguma confirmação de inversão de médio prazo. Mas para já a probabilidade de rebound até às resistências parecem-me altas para o curto prazo.

Deixo um gráfico actualizado:

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

domingos

Olá Pedro...

Depois de um dia como o de hoje para a Altri que fechou a valorizar 5,41% para 5,65€ em que o maximo do dia é de 5,68€... Queria saber de tua parte se merece uma actualizaçao ao dia de hoje....

Já que tambem a por cá "especuladores"  :D  ;D a dizer que este titulo vai chegar aos 10€... no sistema secreto que teem no pc...

---------------------------------------------------------------------------

Para Jonhy... "Especulador"  ;D loll... estou na brincadeira tens as tuas teorias que respeito.....
  Eu acredito neste titulo e espero.... como te disse poder entrar na melhor altura.... digo isto porque lembro me que quando estava em queda veio o responsavel da empresa falar para a comunicaçao a dizer  para os acionistas nao se preocuparem.... e de seguida vieram os resultados a dizer que mais do que duplicaram.... ainda ontem houve noticias que considero positivas para a empresa em relaçao ao investimento da conservaçao florestal.... considero uma empresa de risco pela forte valorizaçao em bolsa... mas que tem pernas para andar... agora gosto de ver analises tecnicas porque ainda sou novo por estas andanças.....

Jonhy Bigodes

Citação de: domingos em Outubro 04, 2007, 19:10
Olá Pedro...

Depois de um dia como o de hoje para a Altri que fechou a valorizar 5,41% para 5,65€ em que o maximo do dia é de 5,68€... Queria saber de tua parte se merece uma actualizaçao ao dia de hoje....

Já que tambem a por cá "especuladores"  :D  ;D a dizer que este titulo vai chegar aos 10€... no sistema secreto que teem no pc...

---------------------------------------------------------------------------

Para Jonhy... "Especulador"  ;D loll... estou na brincadeira tens as tuas teorias que respeito.....
  Eu acredito neste titulo e espero.... como te disse poder entrar na melhor altura.... digo isto porque lembro me que quando estava em queda veio o responsavel da empresa falar para a comunicaçao a dizer  para os acionistas nao se preocuparem.... e de seguida vieram os resultados a dizer que mais do que duplicaram.... ainda ontem houve noticias que considero positivas para a empresa em relaçao ao investimento da conservaçao florestal.... considero uma empresa de risco pela forte valorizaçao em bolsa... mas que tem pernas para andar... agora gosto de ver analises tecnicas porque ainda sou novo por estas andanças.....

O meu sistema não é secreto, simplesmente não é de dominio publico. ;D
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com/smf/index.php

Pedro Miranda

Viva Domingos,

Não há nenhuma novidade face ao que foi dito no último update aqui:
Citação de: Pedro Miranda em Outubro 03, 2007, 04:31
Apontam na minha opinião para um potencial rebound eminente na Altri, que neste caso está de alguma forma «atrasado» em relação a outros papeis. Desta forma há que olhar para as referências de upside como potenciais targets num possível movimento de alta no curto prazo, sendo que essas referências são:
5.70 – EMA-200 que são um valor pouco reactivo neste contexto
5.81 – Possível zona de resistência de curto prazo
5.93 – Máximo relativo da última tentativa de rebound + EMA50 (valor reactivo neste contexto)
6.20 – Localização actual da resistência descendente e maior barreira técnica a apontar.

A única alteração é que o rebound começou.

abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com