Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

Off-Topic-Tópicos

Iniciado por sabugalense, Fevereiro 21, 2010, 21:34

Tópico anterior - Tópico seguinte

sabugalense

Gostaria de fazer uma sugestão, espero não ser levado a mal. Quando quiserem falar de um assunto, incluam os post relacionados entre si no mesmo tópico. Não sei se me acontece só a mim, mas faz-me um pouco de confusão ver a pagina inicial do forum preenchida por análises a acções do Dax, por exemplo. Não quero de maneira nenhuma menosprezar o preciosissimo contributo que o fenício trás ao fórum, mas não seria possível fazer um tópico com o título "análises a acções do Dax" e depois dentro desse tópico incluir as várias análises aos titulos do Dax.
Da mesma maneira o viriatos colocou no forum 3 ou 4 tópicos que se referem a Medina Carreira, não seria preferível colocar tudo dentro do mesmo tópico?
É sugestão, mas acho que poderia beneficiar o forum.... é só uma opinião, que vale o que vale.
Rafael Bragança

69COR69

Concordo ... mas tem de ser o pessoal do site a fazer isso, o fenicio limita-se e mto bem a fazer as suas analises

Abraço

DUARTINI

Eu também concordo. Por exemplo se é para falar no medina porque não criar somente um tópico para postar o que se quizesse sobre..
http://strapon.pt    http://sersexy.net

sabugalense

69COR69, acho que pode ser o autor do tópico a faze-lo, basta colocar tudo no mesmo tópico em vez de abrir um tópico novo
Rafael Bragança

Fenicio

sabugalense, o objectivo é incentivar a discussão e a troca de ideias acerca de cada um dos títulos analisados. Se eu fizer um "mega" tópico com 30 análises do DAX metidas lá dentro, como é que os outros foristas poderão discutir uma ou outra em especial?

Em todo o caso, podes sugerir aos administradores do fórum a criação de um sub-fórum específico para as cotadas européias, ao estilo do que já existe para os mercados norte-americanos.

Um detalhe, os tópicos notam-se mais na segunda-feira pq ao fins de semana tenho por hábito actualizar as análises e como o tráfego de posts é menor nesses dias, as ATs acumulam-se todas umas ao pé das outras. :)
Mercado Fenício

Análises Técnicas sobre os principais títulos europeus e norte-americanos. Actualização diária!

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

DUARTINI

Sim Fenicio tens toda a razão. Seria uma grande confusão. :)

No teu caso.... :) lol. Tou a reinar Fenicio. Tens toda a razão.

Fenicio

Citação de: DUARTINI em Fevereiro 23, 2010, 00:25
Sim Fenicio tens toda a razão. Seria uma grande confusão. :)

No teu caso.... :) lol. Tou a reinar Fenicio. Tens toda a razão.

:D

Agora só falta irem lá comentarem as ATs!  ;D
Mercado Fenício

Análises Técnicas sobre os principais títulos europeus e norte-americanos. Actualização diária!

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

DUARTINI

Pois. Mas sabes que o pessoal é muita cusco pah. :) Vai lá, tiras as notas que lhe interessa e vai-se embora sem dar cavaco.

Eu tou a pensar fazer um programa de trading em que a cotação é um carro. Numa pista. Em que se vê o dito, a fazer grandes derrapagens e tal.
O pessoal (não todos claro, não quero ofender ninguém), também gosta é do básico.
Lembro-me de um programa que um colega nosso divulgou num outro fórum de bolsa existente em portugal, em que o sistema para investir é um semáforo. E ele tem desenvolvido muito bem o programa. Tem conhecimentos para tal. Conhecimentos desses que eu não tenho. Tenho outros. Mas é um semaforo. As massas gostam é disto amigo. Tudo muito visual.

Se o teu sistema de investimento fôr tal e qual como dizes pelas tuas análises, então tens um sistema vencedor. Aprecio a tua disciplina. Eu posso dizer X e fazer Y. É algo que tenho que trabalhar.
Mas por acaso estou dentro da AIG.

Bom trabalho Fenício, vais longe.
Abraço.

Fenicio

Duartini, sabes que esse meu trabalho de "postar" as minhas análises no fórum e no blog está ainda muito no início. Durante muitos anos as minhas análises eram pessoais e intransferíveis pq simplesmente não tinha paciência para as publicar num site web.

Entretanto, há algum tempo atrás pensei melhor nisso e, por considerar tremendamente valioso o feedback recebido, acho que vale a pena experimentar compartilhar com as outras pessoas o pouco que eu sei.

Estamos sempre a aprender e nada melhor para aprender do que a ouvir o que as outras pessoas tem a dizer sobre o nosso trabalho, não concordas?

Como ainda estou no começo disso de divulgar as minhas ATs, também estou a experimentar os tais métodos mais visuais que mencionaste. No domingo passado não sei se reparaste na análise que fiz ao DAX. Por debaixo dessa análise eu fiz uma lista com todas as cotadas do DAX e, ao lado de cada uma delas, uma pontuação. :)

Para a próxima vez posso pensar em "estrelinhas", por exemplo. Enfim... são muitas possibilidades. :)

Abraço!
Mercado Fenício

DUARTINI

Claro que sim Fenicio. Muito importante receber feedback por parte de quem nos lê. Falem bem, falem mal. Muito importante, porque existem sempre aspectos nos quais podemos nem sequer nos lembrar. E aparece alguém que diz por exemplo o que o forense Knucles me disse, mais ou menos por estas palavras:

- Duartini, para os teus resultados de rentabilidades, serem mais fiáveis deves considerar periodos de tempo mais alargados. Ideal: 10 anos.
E eu, claro. Tem toda a razão. Se não fosse ele, ainda agora, talvez estaria a pensar que o melhor sistema a longo prazo seria um, enquanto que na realidade é outro.

Não reparei na pontuação para cotadas no dax Fenicio. Durante o dia não tenho muito tempo para poder vir ao site, devido ao trabalho. E durante a noite, tenho andado ocupado com as minhas coisas. Mas vou passar mais atenção aos teus posts. Porque sim, os teus gráficos são limpos e directos. Muito perspicazes.
Costumo rapidamente, sacar rectas com muitos toques e tal. O problema será em como criar a minha disciplina por exemplo para umas 5 ou 6 acções. E em que se no dia bateu no respectivo suporte, será o ponto que implica menor risco.
Investir nessa altura.
É isso. :) Umas estrelas e tal é um bom sistema de apresentação. Mesmo para ti visualmente se puderes condensar todas as tuas análises numa folha A4, a partir de um sistema de tratamento de dados, seria excelente não seria?
Mas claro, acredito que te dê mais pica ires à busca. Pelo menos comigo funciona assim. Tal como o outro que morreu com todas as suas obras inacabadas, pois cada vez que voltava ao quadro, retocava sempre certos pontos. A meu ver não existem quadros perfeitos.
É uma analogia. Mas enquanto uma pessoa busca a perfeição, pelo menos está entretida. E sempre aprende mais um pouco.

sabugalense

Tens razão, mas se vires bem os teus post do Dax por exemplo têm muitas "views" mas poucas replyes, tive só a dar uma vista de olhos e não encontrei nenhum (dos últimos) que tivesse mais de 4 ou 5 respostas.
Pelo que se colocasses tudo no mesmo Post, ou mesmo dividido por 4 ou 5 posts diferentes, acho que a confusão não iria ser muito grande , desde que deixasses alguns minutos entre cada análise para as pessoas fazerem os seus comentário.
Mas é só a minha modesta opinião. Por vezes a 1ª pagina está cheia de análises a acções do Dax ou do Cac, não digo que seja mau, pelo contrário, é excelente. Mas (e falo apenas por mim) por vezes para encontrar os posts que me interessam, por exemplo sobre acções nacionais (visto que não tenho nenhum titulo que não seja portugues) tenho que ir 3 ou 4 páginas para trás mesmo que o post seja relativamente recente. Acredito que isto aconteça com mais alguem além de mim , pois a tendência deve ser a de que as pessoas tenham mais titulos nacionais do que estrangeiros.
Rafael Bragança

Fenicio

Citação de: sabugalense em Fevereiro 23, 2010, 14:29
Tens razão, mas se vires bem os teus post do Dax por exemplo têm muitas "views" mas poucas replyes, tive só a dar uma vista de olhos e não encontrei nenhum (dos últimos) que tivesse mais de 4 ou 5 respostas.
Pelo que se colocasses tudo no mesmo Post, ou mesmo dividido por 4 ou 5 posts diferentes, acho que a confusão não iria ser muito grande , desde que deixasses alguns minutos entre cada análise para as pessoas fazerem os seus comentário.
Mas é só a minha modesta opinião. Por vezes a 1ª pagina está cheia de análises a acções do Dax ou do Cac, não digo que seja mau, pelo contrário, é excelente. Mas (e falo apenas por mim) por vezes para encontrar os posts que me interessam, por exemplo sobre acções nacionais (visto que não tenho nenhum titulo que não seja portugues) tenho que ir 3 ou 4 páginas para trás mesmo que o post seja relativamente recente. Acredito que isto aconteça com mais alguem além de mim , pois a tendência deve ser a de que as pessoas tenham mais titulos nacionais do que estrangeiros.

Claro, sabugalense, percebo o que estás a dizer, é por isso que eu te sugeri que faças uma sugestão aos administradores do fórum para que criem um sub-fórum só para as cotadas na Europa (à excepção do PSI 20, é claro!), assim como já existe para os mercados norte-americanos.

É que se eu colocar várias AT's num mesmo tópico, não estarei a "convidar" os foristas à discussão e à troca de ideias.

E sim, para já a participação tem sido pequena, mas é uma questão de tempo até as pessoas habituarem-se à "ouvir falar" das acções do CAC e do DAX. Quando isso acontecer, então a participação será certamente maior.

Eu não quero apenas "exibir" o meu trabalho. Se fosse assim, bastava actualizar o meu blog e esquecer o fórum. :) O que eu quero é receber feedback, ouvir comentários, críticas, discutir notícias. É para isto que serve o fórum.
Mercado Fenício

Diogo Castro

Vamos seguir a sugestão, e hoje à tarde será criado um fórum para acções europeias, para onde serão movidos os tópicos recentemente abertos pelo Fenício.

Concordo que cada acção merece um tópico especifico em vez de as aglomerar todas dentro de um tópico, e para isso é de facto melhor haver um fórum especifico para a temática de acções europerias.

Citação de: sabugalense em Fevereiro 23, 2010, 14:29
Mas (e falo apenas por mim) por vezes para encontrar os posts que me interessam, por exemplo sobre acções nacionais (visto que não tenho nenhum titulo que não seja portugues) tenho que ir 3 ou 4 páginas para trás mesmo que o post seja relativamente recente.

Sabugalense, em relação a tópicos sobre acções nacionais, estes não se encontram neste fórum geral, todos eles estão devidamente organizados de forma fácil de encontrar aqui:
/forumbolsa/euronext-lisboa/

bons negócios!
Diogo Castro
www.clubeinvest.com

Fenicio

Diogo, o "move" dos tópicos vai exigir alguma intervenção da minha parte ou será tudo feito por vcs?
Mercado Fenício

Diogo Castro

Citação de: Fenicio em Fevereiro 23, 2010, 15:18
Diogo, o "move" dos tópicos vai exigir alguma intervenção da minha parte ou será tudo feito por vcs?

Tudo deste lado ;) dont worry!
Diogo Castro
www.clubeinvest.com