Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

EDP - (EDP.LS)

Iniciado por Jesse, Outubro 01, 2007, 00:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

zefontelo

Foi pena estava num bom caminho...

Cucas

Boa noite, Malta!

Pessoalmente acho que a EDP está a ficar a um preço bastante interessante.

a) Está próxima do valor mais baixo dos últimos 5 meses.
b) Apresentou bons resultados

Como é óbvio o facto de todo o mercado estar a fazer ski nos Alpes não ajuda nada a cotação mas se a barreira dos 2,24€ aguentar pode dar para ganhar uns "cobres". Não esquecer é o Stop Loss.

Aqui fica um boneco do semestre (aprox.)

Abraço, Cucas
mail: [email protected]
msn: [email protected]

tiagopt

A análise desta semana tem como protagonista a EDP. Curiosamente, a EDP também foi uma das protagonistas da "semana económica", após ter anunciado resultados acima do esperado e um dividendo de 14 cêntimos.
Quem costuma ler o que eu escrevo, sabe que sou um acérrimo defensor da política de não distribuição de dividendos, porque considero que o benefício potencial que daí advém é mínimo. Quando uma empresa distribui dividendos aos accionistas, o seu valor corrige na sessão seguinte de forma automática. Imaginemos que a distribuição de dividendos é feita hoje, com a cotação a 2,44€. Na segunda-feira, a cotação abriria a 2,30€, corrigindo automaticamente os 14 cêntimos que foram distribuídos aos accionistas! E o que acontece a esses 14 cêntimos? São distribuídos depois de sujeitos a uma taxação de 20%. Como sabemos, as mais-valias em bolsa são taxadas a 10%. Nos dividendos, sofremos o dobro da taxação! Então, o que ganha o accionista com a distribuição de dividendos? Na minha modesta opinião, nada... O grande beneficiado com essa política é mesmo o Estado.
Se o capital produzido pela empresa não tem onde ser reinvestido de forma a criar mais-valias para os accionistas (eu tenho sérias dúvidas, neste caso concreto), então que se proceda à recompra de acções próprias com esses excedentes, beneficiando assim muito mais os accionistas.
Perdoem-me esta pequena palestra sobre dividendos, é que eu continuo sem entender muito bem o porquê das entradas especulativas para a caça ao dividendo...
Sigamos então para a análise técnica!

Mais uma vez optei por fazer a análise desta semana no gráfico semanal. Tem sido uma prática regular nas últimas análises, já que o período de lateralização traz poucas novidades e tende a fazer-nos esquecer que estamos em pleno bear market.
Como é visível na imagem, também na EDP se tem vindo a formar um triângulo simétrico nos últimos meses. A falta de força ascendente durante a sua constituição foi notória pelas poucas abordagens à linha limite superior. Também os volumes foram concisos durante a consolidação, sempre decrescentes.
Estes factos permitiam antever uma quebra em baixa. Infelizmente não quebrou antes dos 3/4, o que lhe retira alguma fiabilidade. No entanto, a literatura é clara neste aspecto. Se um triângulo simétrico não quebrar antes do último 1/4 mantém a validade, apenas a projecção não é tão rigorosa já que o movimento perde fulgor.

Após a quebra, produziu 4 velas negras, com volumes crescentes. As últimas três produziram longas sombras inferiores, o que nos mostra a força compradora abaixo destes valores. Mesmo assim as cotações continuam a cair, e estas velas têm-se regido por lower-lows e lower highs. Até que esse padrão bearish seja contrariado, não podemos sequer pensar num ressalto.
Esse ressalto pode aparecerem em breve (a notícia da distribuição de dividendos pode ajudar a um ressalto, à semelhança do que aconteceu com a REN), mas não deverá ser esquecido que estamos em pleno bear market e todas as subidas são oportunidades para shortar. Uma subida até ao vértice deste triângulo constituiria uma óptima oportunidade de entrada curta, já que fica imediatamente antes do último máximo relativo. Este factor, aliado à resistência que o vértice dos triângulos simétricos proporciona, prometeria uma entrada com muito potencial. Quanto a entradas longas, ainda me parece muito cedo para falar sobre isso. Nada do que vejo actualmente me leva a pensar que estejamos perto de um ponto de viragem. Aguardemos, chegará o dia, mais cedo ou mais tarde.

Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

Buysantander

Citação de: tiagopt em Março 08, 2009, 17:47

Quem costuma ler o que eu escrevo, sabe que sou um acérrimo defensor da política de não distribuição de dividendos, porque considero que o benefício potencial que daí advém é mínimo. Quando uma empresa distribui dividendos aos accionistas, o seu valor corrige na sessão seguinte de forma automática.

Se o capital produzido pela empresa não tem onde ser reinvestido de forma a criar mais-valias para os accionistas (eu tenho sérias dúvidas, neste caso concreto), então que se proceda à recompra de acções próprias com esses excedentes, beneficiando assim muito mais os accionistas.
Perdoem-me esta pequena palestra sobre dividendos, é que eu continuo sem entender muito bem o porquê das entradas especulativas para a caça ao dividendo...

O porquê da caça ao dividendo é o mesmo porquê de qualquer entrada especulativa, é  para caçar o ultimo a entrar e não para caçar o dividendo.

Porquê as empresas pagam dividendos? Porque tambem os investidores têm melhores aplicações para o seu dinheiro se as empresas não distribuirem os lucros  pelos acionistas.
Se a gestão é tão boa, e os lucros bem reinvestidos,porque é que em anos de história em bolsa a cotação da EDP não sai dos mesmo intervalo?
Resposta de Buysantander: É tudo uma mentira, até a análise técnica que publicas é mentira, não tua mas mentira dos especuladores e os gestores também são uns belos especuladores...

Osprey

Um péssimo dia para a EDP que voltou a bater na resistencia dos 2,8 e a descer com ajuda de um banco  >:(, mas existe uma diferença o volume hoje hoje o mais elevado dos ultimos 6 meses não sei se acham isto importante, e se talvez seja um dos primeiros passos para a edp passar a barreira dos 2,8. Deixo este pergunta para os mais intendidos na matéria.

Daqui a pouco a EDPR vale mais que a EDP em bolsa.  :o

tommypt

Numa análise á Edp (amadora) o Directional Movement parece estar a querer inverter
desde Novembro a Edp parece uma Montanha com alguns declives descidas acentuadas com subidas tb acentuadas, com o suporte a 2,51  para a semana tanto pode ir a 2,39 como subir a 2,80 de novo , a ver vamos  ???
A V/Opinião

MikeC

A formar um padrão bastante interessante, vale a pena esperar por uma definição do mercado sobre o rumo a tomar.

Abraço,

Miguel Costa

MikeC

Para já, ainda nada a dizer.

Abraço,
Miguel Costa

Cucas

Boa noite,

Aqui fica a minha análise a este título:

A EDP está neste momento numa situação interessante.

Pontos a favor:
Cruzou a MM 50 dias.
Rompeu o canal descendente iniciado em 2008.
Tem um sólido suporte em 2,35€

Pontos contra:
Forte resistência na casa dos 2,81€ (aprox.)
Volumes consistentes mas bastantes fracos para revelar um "panic buy"

Na minha opinião a EDP irá testar novamente a resistência dos 2,81€. Caso consiga furar com volumes então temos novidades pode embalar até aos 3,5€. Caso falhe novamente o ataque então poderemos estar a assistir a uma tendência lateral onde poderá navegar por um período razoável entre as bandas de resistência e suporte.

Aguardemos pelas próximas sessões....

Mais um "boneco"....

Abraço, Cucas
Mail: [email protected]
msn:  [email protected]

tiagopt

A análise desta semana é à EDP, uma das referências da nossa praça.
Ao contrário de outras cotadas, o entusiasmo na EDP tem sido moderado, encontrando-se actualmente mais em lateralização do que em subida ou descida. A última análise feita á EDP foi em gráfico semanal, para termos uma perspectiva da situação de longo prazo. Desta vez será feita no gráfico diário, até porque existem alguns dados interessantes a analisar. De qualquer forma, deixei ficar o triângulo simétrico que tinha desenhado na última análise, traçado com base no gráfico semanal. É normal que existam pequenas incongruências quando é olhado a partir do gráfico diário, mas para o efeito isso não é importante.

Na última análise tinha realçado a importância da resistência baseada no vértice do triângulo simétrico e o seu relevo veio a confirmar-se com nova aproximação em meados de Abril. Repare-se que existe outra resistência quase coincidente com a do vértice do triângulo simétrico. Esta outra resistência só vem confirmar que a zona em causa é de grande importância para o destino no médio prazo da EDP. Mesmo tendo uma política de distribuição de dividendos atractiva, que sempre vai convencendo alguns investidores a comprar, não parece estar para já com força suficiente para ultrapassar os 3€, zona do anterior lower-high.

Terá obrigatoriamente de ultrapassar esse marco antes de se decretar o fim (ou uma pausa) no seu bear mode. Além do lower-high, seria também conveniente uma quebra em alta da LTd que, embora não tenha muita relevância técnica, é uma referência válida. O dia de distribuição de dividendos, que já se encontra próximo, pode marcar definitivamente o rumo desta cotada no médio prazo. Ou quebra a resistência dos 2,8 e avança para a quebra dos 3€ ou inverte definitivamente e caminha para novos mínimos. Se tivesse de me posicionar de um dos lados, entraria curto na resistência (invertendo a posição em caso de quebra). A tendência continua a ser de baixa e este factor não pode ser ignorado.

Caso os 2,8€ não aguentem a pressão compradora, aí o caso muda de figura. Existe a possibilidade de estar actualmente a ser desenhado um triângulo horizontal, que seria activado com a quebra em alta deste valor. A ser quebrado, projectaria as cotações para os 3,4€, 20% acima da resistência, e para um assumido bull market. Mas ainda é cedo para colocar essa possibilidade em cima da mesa, até porque enquanto não for validado, o padrão não passa mesmo de uma possibilidade.

Disclaimer
Este comentário é uma opinião pessoal, não deve ser confundido com uma recomendação de compra ou venda. As compras e vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas resultantes.
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

arb.bunker

Boas

Definitivamente esta cotada parece estar para ali sentada sem sair do sítio. Nem se afirma acima dos 3.0€ nem abaixo dos 2.8€. Deixo aqui mais um boneco, não sei se mais alguém já tinha reparado nisto. Será que vamos ter um movimento forte a seguir a este "estado de coisas" ???

Normalmente, não são estes os parametros que utilizo, quis confirmar o que via pelos parametros standard para os indicadores. Aquele ADX, abaixo dos 25 há tanto tempo parece estar a confirmar a falta de convicção no movimento ascendente do preço....

enfim, a-ver-vamos

comments, anyone?

Bons negócios ;)

Cucas

Boa noite, malta.

Caro Arb,

A EDP tradicionalmente não é uma acção para muitas "correrias" seja no sentido ascendente ou descendente.
É uma das chamadas acções de refúgio. Pelo que retiro do gráfico a EDP iniciou um período de recuperação no inicio de Março tal como a maioria do mercado (ver canal ascendente), só que encontra-se numa situação de preço muito complicada em termos técnicos. Para começar levou quase 2 meses para conseguir vencer a  resistência na casa dos 2,82€ (e de forma não muito convincente). Agora que a cotação está acima desse nível depara-se com outra sequência de resistências que demovem os investidores a arriscar uma entrada. Resistências: 2,95€ - 3,05€ - 3,14€. Estas são resistências imediatas e muito próximas entre si. Para vencer estas resistências os volumes de transacção teriam de ser bastante superiores e a verdade é que desde 19 de Maio os volumes estão miseráveis para a média da EDP.
Nem a EDPR parece servir de catalisador com a performance que tem tido.

Na minha opinião a EDP deverá voltar a testar o suporte dos 2,60€ para depois voltar a atacar as  resistências seguintes. Anexo o gráfico que utilizei.

Bons negócios!

Abraço, Cucas
mail e msn: [email protected]

arb.bunker

Boas

Cucas, boa intervenção, +1 point ;). A minha questão era se esta correcção iria ser forte, tipo testar os 2.4, ou até mesmo os 2.0; mas o argumento apresentado pela falta de volumes tem peso e justifica tudo. Já vi que não :(

a-ver-vamos

Bons negócios ;)

Nuno Pereira

Boas...
Meio esquecida por aqui, a nossa maior blueship...
Como o disse o amigo Cucas, este é um titulo de refugio, de M/L prazo e tendo em conta a instabilidade dos mercados, esta menina parece estar a começar a estabelecer um padrão interessante.
Com um suporte ascendente desde os minimos de Outubro, a nossa energética, tem pautado uma subida sem grandes euforias mas ao que me parece consistente com os dias que correm.
Se o Bear Market, realmente ficou para trás, esta poderá ser muito bem a inclinação de uma recuperação modesta e à medida da crise em que ainda estamos.
Com algumas resistências próximas, acredito que se os mercados ajudarem, a edp passará por elas sem grandes sobressaltos e poderá caminhar para valorizações interessantes.
Os volumes têm sido mais ou menos constantes revelando um interesse estável no que diz respeito ao investidores por este titulo.
O cruzamento da MM200 será o passo seguinte para que se assuma como uma acção em crescimento de preço e a contar para uma quiçá aplicação de longo prazo.
Boa Noite
Nuno Pereira

Diogo Castro

Nova opinião publicada:

- EDP - Análise (2009-08-24)
Acesso Limitado

bons negócios,
Diogo Castro
www.clubeinvest.com