Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

Jerónimo Martins - (JMT.LS)

Iniciado por Jesse, Novembro 02, 2007, 00:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

vidinha

Citação

"Mr Pontes:Jerónimo Martins: Millennium IB insuflou cotação JM com conclusão ERRADA e GRAVE. Provavelmente para próxima semana vou avançar com novo downgrade. VENDER FORTEMENTE.----------- No dia 26 de Agosto de 2008, há três dias atrás, o Millennium IB divulgou a informação que tinha saído estatistica de que as vendas a retalho na Polónia tinha crescido 14,3% no mês de Julho de 2008 versus Julho de 2007, e comentava que "Estes dados parecem-nos positivos para Jerónimo Martins, uma vez que não só as taxas de crescimento permanecem em níveis elevados, como também ultrapassaram aquilo que o mercado esperava". Ora esta estatística está correcta, mas que ela seja positiva para a Jerónimo Martins, é ERRADO. O certo é que a cotação da Jerónimo Martins disparou nesse dia de 6,21 € para 6,37 €, com imenso entusiasmo dos investidores, que por exemplo a meio da sessão compraram em cerca de apenas 5 minutos, uma posição vendedora de cerca de 280 mil acções a 6,25 €.

E assim o Millennium IB influenciou ERRADAMENTE o mercado, fazendo a cotação disparar para cima, quando devia ter descido acentuadamente nesse dia 26-08-2008. Aparentemente mais uma manobra, porque o dia em que tal informação do Millennium IB saiu, eu tinha saído com uma avaliação do target em 6,00 €. E agora, para quem comprou Jerónimo Martins até aos 6,37 €?!.

E agora pergunto.
O que andam a fazer os reguladores deste pais??
Será isto uma pratica legal??
Bons negocios

tiagopt

Terminada a semana, a Jerónimo Martins foi a mais recente vencedora da sondagem no blogue. Votação renhida, com vários votos nas últimas horas que quase causavam uma reviravolta decisiva. Pela segunda semana consecutiva, o BPI ficou a um ponto do primeiro lugar. Se isso se repetir para a semana, vou analisá-lo juntamente com o título vencedor da sondagem.

Agora a JMT. Como já tinha dito há alguns meses atrás, a JMT era uma das poucas candidatas a afirmar-se neste bull market. Não só pela qualidade que possui enquanto empresa, mas também pelo sector em que se integra. A atravessar um bull market que se iniciou no ano 2002, não mostrou para já quaisquer sinais de fraqueza, pelo menos sinais suficientes para indiciarem uma alteração de tendência. Como podemos ver na imagem de longo prazo, a tendência está perfeitamente definida, com uma LTa religiosamente respeitada. Sempre que existe um toque, ou sequer uma aproximação, ela reage em forte alta.

Em relação aos últimos meses, tem sido um refúgio para os investidores. A zona dos 5,6 andou bastante tempo a servir de resistência, o que impediu que as subidas se exacerbassem. Quando finalmente rompeu essa resistência, fê-lo de forma determinada. Após a aproximação à LTa que aconteceu em Julho, reagiu de forma fantástica, com uma galopante subida.
Pelo caminho foi delineando uma pequena LTa de curto/médio prazo. Há duas sessões atrás, quando desenhei essa LTa, apercebi-me que a subida estava a ser demasiado apiculada. 72 Graus, para ser mais preciso. Como sabemos, quanto mais angulada for uma LTa mais probabilidade tem de ser quebrada. Acabou por ser quebrada ontem, dando um mau sinal, sinal de alguma fraqueza. Fez uma vela muito feia, com um pico de volume ainda mais feio. O que significa isto? Pois, aí reside a questão fundamental. Parece-me volume a mais para serem apenas tomadores de lucros das sessões mais recentes.
No fundo nem interessa. O que interessa é que existe um fortíssimo suporte nos 5,6 que provavelmente será testado na próxima semana. Para quem está fora, será uma boa altura para entrar. Dificilmente este suporte será quebrado num futuro próximo. O ideal seria entrar junto da LTa de longo prazo, mas com toda a força ascendente que se tem verificado nos últimos meses, só um descalabro a trará novamente à LTa no curto prazo.

Pessoalmente, tenho algumas dúvidas se entrarei. Como já referi no passado, não gosto de negociar em acções com sombras muito grandes, isso faz com que seja muitas vezes stopado (curiosamente, a JMT foi o título que mais prejuízo me causou devido a uma ordem stop). Andar sem stops é um mau princípio, mas talvez seja o mais "seguro" num título como este (no mercado português!).
Aos que estiverem a pensar em shortar, livrem-se! Mesmo que tenha aspecto de queda (como tinha no final daquela LTa de curto prazo), contrariar a tendência é puro suicídio. O que parece dinheiro fácil rapidamente se pode transformar em prejuízo fácil. The trend is your friend ;)
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

tiagopt

Deixo aqui uma pequena justificação da minha entrada na JMT.
Para começar, já tinha decidido entrar se houvesse aproximação do suporte dos 5,6. A queda de ontem pareceu-me exagerada e comprei algumas no fecho. Hoje acabei por reforçar nos 5,6. Como eu já disse anteriormente o suporte é muito consistente. Pode andar a "marinar" à volta do suporte por uns tempos mas não acredito que o quebre facilmente.
Sobre a efectivação da quebra, é importante salientar que a JMT tem muita volatilidade intraday. Para mim, o suporte só é quebrado se for violado em fecho. Como se pode ver no gráfico, a anterior resistência dos 5,6 foi diversas vezes comprometida intraday mas não foi isso que lhe retirou validade. A JMT é como a Portugal Telecom, prefiro negociar sem stops físicos, pois estes são facilmente activados.
Em relação ao volume, estava à espera de mais. A queda de 29 de Agosto não foi tão acentuada e o volume foi o triplo. Até à sessão de ontem, os volumes eram crescentes e esta sessão não inverteu essa tendência. Se os volumes são crescentes e uma sessão de quedas tem um volume mais baixo, isso não é tecnicamente preocupante. Pode ser considerado uma tomada de lucros, já que foi despoletada pelo toque na nova resistência dos 6,4.
A relação risco/benefício para este trade é bastante favorável, já que existe um grande suporte como protecção e a compra foi mesmo por cima dele. Resta esperar...
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

bp1511

Alguém sabe o significado de CMVM.

Aquilo a mim parece-me:

Cambada de Morcões, Vão à M****. >:(

Só posso pensar isto, depois do que vi ontem !!!

Hoje o Sr. Tavares ou finge que não viu ou diz que vai investigar.

tiagodandre

(Actualização Gráfica)

Após mais um toque na LTA de longo prazo, da nossa única resistente...

Cump.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

DTeles

Parece que a euforia desapareceu na JM... Vai em queda livre nos ultimos dias...

Quando é a apresentação dos resultados?

PedroSoares

Resultados do 3º Trimestre 2008: 30 de Outubro de 2008

tiagodandre

A JM quebrou a LTA de longo prazo com grande volume (acima de 7Milhões de acções)...era importante que nos próximos dias a JM voltasse a cotar acima dos 4,50€..caso contrário podemos sentir uma correcção mais pronunciada nesta acção.

Resistência: 4,50€

Suporte: 4,00€

Cump.

"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

tiagodandre

Distribuição 2008-10-21 17:16
Jerónimo Martins desmente problemas de liquidez

O CEO da Jerónimo Martins (JM), Luís Palha da Silva, negou hoje que a empresa esteja a sentir dificuldades em obter liquidez para financiar os seus investimentos, tendo reiterado os objectivos da firma até 2010.

Pedro Duarte

Ao falar em entrevista à agência Reuters, Luís Palha da Silva afirmou que "fomos travando, em devido tempo, todas as necessidades de investimento que tínhamos e, neste momento, não sentimos qualquer dificuldade em relação aos nossos planos de investimento e em relação à nossa liquidez normal de financiamento."

Este responsável adiantou que se encontra optimista em relação à evolução da economia polaca e do consumo privado neste país, tendo reafirmado o investimento de 350 milhões de euros na sua subsidiária Biedronka.

Relativamente à nota de análise emitida na semana passada pelo banco norte-americano Goldman Sachs, no qual este reviu em baixa para 'vender' a sua recomendação para a JM, prevendo uma diminuição em 40% da abertura de novas lojas na Polónia, Luís Palha notou que "há uma diferença muito grande em relação aos pressupostos que estão na análise da Goldman Sachs e que é o investimento que eles imaginam que vai reduzir-se 40% na Polónia, coisa que nunca foi dita por nós, nunca foi transmitida e não tem nenhuma ponta de verdade relativamente às nossas intenções."

Assim, o CEO da Jerónimo Martins adiantou que "aquilo que estava pensado [no investimento na Polónia], que era manter um crescimento de 150 lojas por ano, pelo menos, manter-se-á, está neste momento completamente definido e não teremos o mínimo problema em concretizar esse programa."

A Jerónimo Martins encerrou a sessão de hoje na Euronext Lisbon a perder 8,49% para os 4,255 euros.

portela

JM a 3,75€  ???

Serão os resultados do 3º trimestre assim tão maus?
Serão efeitos correctivos da "engenhosa" avaliação do Millenium?

BN

PSIFD001

e que tal a desvalorização da moeda?
:-\

AnaLucescu

Podem dar mil justificações, mas a mais certa parece-me ser que a JMT estava cara em relação ao sector e em relação a todas as acções do PSI

noi sîntem unul

psimoes

Citação de: AnaLucescu em Outubro 23, 2008, 15:03
Podem dar mil justificações, mas a mais certa parece-me ser que a JMT estava cara em relação ao sector e em relação a todas as acções do PSI

Tal como a Brisa, sempre serviu de refúgio de outras acções, pois costumavam andar sempre em contra-ciclo.

Agora já nem isso lhes vale, no entanto esta acção a este preço também não é de deitar fora como investimento de médio/longo prazo!
Bons negócios!

egas

todas mais tarde ou mais cedo sao apanhadas na rede ;D esta menina tem que vir para a casa dos 2€ comecaram a desancar nela e agora tem que voltar a terra depois de andar no ceu :'(

psimoes

Citação de: egas em Outubro 23, 2008, 15:58

todas mais tarde ou mais cedo sao apanhadas na rede ;D esta menina tem que vir para a casa dos 2€ comecaram a desancar nela e agora tem que voltar a terra depois de andar no ceu :'(

Mas a JM nem era das mais inflacionadas!! 2€?? o "preço justo", se é que isso existe, dela já anda acima do que está hoje... acho que 2€ seria castigo a mais!
Bons negócios!