Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

GALP Acompanhamento.... "DowJones" continua no topico do "estudo com todos"....

Iniciado por domingos, Novembro 07, 2007, 05:51

Tópico anterior - Tópico seguinte

vs16214

Citação de: domingos em Dezembro 28, 2007, 18:46
Viva Amigo Xanosena.... Nao hade ser nada.....

Vamos ver que eu tambem lá estou a 19,05 embora de maneira diferente e espero dar tramanha a coisa que a proxima jogada é para fazer o mesmo que esta semana que passou.... pelo menos 20%.... vamos ver....

Caso seja correçao brutal ai é pensar mais do que bem...... >:(
que penso que nao será mas tudo é possivel....

Um grande abraço Amigo e BFS....
Saiste lá em cima entraste mais abaixo isso já é de um GENIO.... ;)

A ideia principal deve ser sempre a que referiste amigo domingos ;) ;)

Bom fim de semana a todos e 2ª cá nos encontramos (se não antes ;))

Um grande abraço amigo domingos ;)

egas

tenho algumas numa segunda carteira GALP e REN e estas estao-me a dar algumas alegrias, esta carteira so entra em privatizaccoes e fui a algumas que ocorreram e acabei so por ficar com estas duas e mais tarde ate reforcei e em boa hora o fiz, vou deixar andar para ver no que dao...........

bric

bom fim de semana a todos...!!!! e um bom ano 2008 aos galpistas!!!

um abraço amigo domingos... ;D
cumprimentos
bric

domingos

Citação de: bric em Dezembro 29, 2007, 13:46
bom fim de semana a todos...!!!! e um bom ano 2008 aos galpistas!!!

um abraço amigo domingos... ;D

Um Grande Abraço Amigo Bric....BFS

Segunda o mercado esta aberto.. ou nao.!?... ???

bric

viva domingos....  :)

olha estão abertos até ás 13H
cumprimentos
bric

domingos

Citação de: bric em Dezembro 29, 2007, 14:21
viva domingos....  :)

olha estão abertos até ás 13H

Obrigado Amigo Bric....
Entao na Segunda aqui estamos nós de novo das 8,00 as 13,00... ;D ;D
É para ganhar mais uns trocos para a passagem de ano.... :D :D

Já fica a minha leitura para segunde feira..... minimo para segunda ideal para continuaçao do movimento até aos 20,00 ou acima.... será de 18,60 e maximo proximo de 19,40....
suporte mais forte do movimento é de 18,50 quebrando mais que 5 tics abaixo  entradas só perto de 18,00.....

Caso queira avançar irá haver muitas resistencias de 19,00 para a frente.... o que se for mesmo para avançar nos proximos dias teremos que limpar tudo até proximo do maximo e dar suporte de 19,00 sem quebrar....

Um grande Abraço a todos..... ;) BFS

Um grande Abraço a todos.....

domingos

Citação de: tiagodandre em Dezembro 28, 2007, 17:38
;D  ;D  ;D ...era para fazer o post 1000#!!!!!

Previsões para segunda-feira?

Eu acho que isto virou lateral, porque as notícias de ontem não foram tão boas quanto o esperado....ou então...já tinham sido incorporadas antecipadamente na cotação.....

A minha previsão....é que isto abra segunda em queda e recupere no fim do dia....

BN.

Viva Amigo Tiago....

Benvindo ao topico.....
Só na segunda e mediante a abertura é que poderemos ter uma noçao de para onde vamos agora...

Um grande Abraço Amigo e BFS....

domingos

Citação de: egas em Dezembro 29, 2007, 00:42
tenho algumas numa segunda carteira GALP e REN e estas estao-me a dar algumas alegrias, esta carteira so entra em privatizaccoes e fui a algumas que ocorreram e acabei so por ficar com estas duas e mais tarde ate reforcei e em boa hora o fiz, vou deixar andar para ver no que dao...........

Benvindo ao topico Amigo Egas...... ;)

egas

boas festas pessoal........ estou neste titulo para aguentar uns tempos, as mais caras que tenho sao a 15.60, so se isto pender para baixo e que vendo vou bem a tempo de saltar fora.

bluexip

viva,

Citação de: domingos em Dezembro 28, 2007, 18:12
Shortar deve ser jogar ao contrario.... eu nao jogo ao contrario apenas seguro a rentabilidade que já tenho e rentabilizo por movimento.... mas isto é apenas um teste para ver se consigo bater um record de rentabilidade....

ainda não percebi uma coisa Domingos: onde está o teste? anda a fazer paper trading ou trading com dinheiro real?

é que se não shorta algo que está em queda clara e, pelo contrário, insiste em comprar, está a lutar contra a tendência de mercado. e por tendência de mercado entendo o lado para onde o preço se move com mais frequência num dado intervalo de tempo. não falo no caso da Galp mas sim da Sonae Industria. embora não seja o tópico sobre esse papel achei oportuno dada a afirmação clara que fez agora para entender as suas ideias.

desta forma, comprar em supostos suportes intradiários ou diários não é mal jogado mas é fundamental perceber que se está a apostar no lado com menor potencial de lucro e com maiores riscos de falha. e, como disse, hoje pode correr bem e amanhã corre mal e lá se vai o lucro de hoje e mais algum...

Para entenderes o que te estou a dizer em relaçao a este titulo caso ele desça ou suba é indiferente porque estou no jogo e nao ganho nem perco  estou com duas posiçoes contrarias vou deixar uma no maximo outra no minimo e vou tirar a rentabilidade a triplicar no movimento....  mas para fazer isto é preciso saber exatamente o que se esta a fazer... porque se nao ficas de imediato pendurado e mandas uma boa quantia de €€€€ ao ar.....

gostava de perceber, sinceramente, a sua ideia/método...

como é que não ganha nem perde estando no mercado só de forma longa? uma bracket order através de uma ordem de compra em máximo e outra de venda num mínimo, intradiário ou não, parece-me uma boa ideia. mas o que diz é meter uma ordem de compra num máximo e outra de compra num mínimo. ora, se o mercado está em queda, o mínimo pode passar rapidamente a máximo e isso acontece com probabilidades bem maiores do que 50/50...

finalmente, de onde vem essa "rentabilidade a triplicar"?

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

domingos

Citação de: bluexip em Dezembro 29, 2007, 23:45
viva,

Shortar deve ser jogar ao contrario.... eu nao jogo ao contrario apenas seguro a rentabilidade que já tenho e rentabilizo por movimento.... mas isto é apenas um teste para ver se consigo bater um record de rentabilidade....

ainda não percebi uma coisa Domingos: onde está o teste? anda a fazer paper trading ou trading com dinheiro real?

é que se não shorta algo que está em queda clara e, pelo contrário, insiste em comprar, está a lutar contra a tendência de mercado. e por tendência de mercado entendo o lado para onde o preço se move com mais frequência num dado intervalo de tempo. não falo no caso da Galp mas sim da Sonae Industria. embora não seja o tópico sobre esse papel achei oportuno dada a afirmação clara que fez agora para entender as suas ideias.

desta forma, comprar em supostos suportes intradiários ou diários não é mal jogado mas é fundamental perceber que se está a apostar no lado com menor potencial de lucro e com maiores riscos de falha. e, como disse, hoje pode correr bem e amanhã corre mal e lá se vai o lucro de hoje e mais algum...

Para entenderes o que te estou a dizer em relaçao a este titulo caso ele desça ou suba é indiferente porque estou no jogo e nao ganho nem perco  estou com duas posiçoes contrarias vou deixar uma no maximo outra no minimo e vou tirar a rentabilidade a triplicar no movimento....  mas para fazer isto é preciso saber exatamente o que se esta a fazer... porque se nao ficas de imediato pendurado e mandas uma boa quantia de €€€€ ao ar.....

gostava de perceber, sinceramente, a sua ideia/método...

como é que não ganha nem perde estando no mercado só de forma longa? uma bracket order através de uma ordem de compra em máximo e outra de venda num mínimo, intradiário ou não, parece-me uma boa ideia. mas o que diz é meter uma ordem de compra num máximo e outra de compra num mínimo. ora, se o mercado está em queda, o mínimo pode passar rapidamente a máximo e isso acontece com probabilidades bem maiores do que 50/50...

finalmente, de onde vem essa "rentabilidade a triplicar"?

cumprimentos,
bluexip

Viva Amigo Bluexip.....

Eu nao sei os termos agora se shortar é comprar opçoes para curto é assim que seguro a rentabilidade que tenho....
Quanto ao meu metodo ou teste já o disse como iria fazer no topico da SonaeInd.... quando estava a tentar fazer trade e expliquei quando sai e quando entrei no titulo da Sonae nao jogava com opçoes estava a aprender a lidar com o mercado... pois os movimentos fazem-se com duas posiçoes tanto a descer como a subir e por vezes com mais.... como disse no topico para aprendermos tem que ser com €€€€€ reais e era o que estava a fazer e ainda faço ( é com dinheiro que jogo pois assim obriga-me a estar mais atento... pois foi a perca do mesmo que me obrigou a estudar este mercado... pois comprei umas acçoes sem saber o que era isto em setembro e elas começaram a descer quando para mim elas deveriam subir... sendo assim aqui estou eu sem saber muito mais do que sabia... mas a saber o que faço....) iniciei o trade na sonaeind a 7,30 e ainda nao perdi a comprar e a vender acçoes e vou-me colocar lá outra vez porque o titulo estando a descer ou a subir podesse ganhar temos é que dar boas entradas e boas saidas... só assim é que entendemos verdadeiramente o mercado nao é ficar de fora.... pois nao gosto... apesar de muitas vezes ser o melhor para nao se perder... no meu caso em concreto mesmo que perdesse nesse trade nao me importava porque estava a estudar o movimento e se nao for a serio nao damos valor.... faz parte do estudo amigo Bluexip....

Para simplificar o que estou a fazer e respondendo a sua questao..... neste momento tenho uma carteira para fazer um teste de rentabilidade de 100.000% em pouco mais de um ano como já referi no topico da Sonae tenho opçoes de descida e de subida na GALP dai o movimento subindo ou descendo é indiferente para mim...... o que vou fazer é largar as que tenho de descida perto de um minimo do movimento e as de subida perto de um maximo ou do movimento ou do dia depende do movimento... para mim é o que der mais foi assim que fiz 32% no movimento na semana que passou só tenho 23% porque tinha dado umas ordens que nao sabia pois só lido com esta carteira ou corretora a uma semana e nao sabia lidar com o programa como ainda nao sei muito bem.... neste momento a carteira só esta com 20% porque quando se inicia uma jogada destas a uma certa % que vai ao ar... dai termos mesmo que saber o que estamos a fazer porque se nao..!? chegar a zero é num instante... jogar assim obriga-nos a segurar o movimento dai a % de perda quando se inicia uma jogada.... se nao o fizesse assim neste momento levaria o dobro da rentabilidade deveria estar com perto de 50% numa semana mas para perder tudo era em poucos dias... o meu estudo passa por uma rentabilidade menor mas mais segura e consistente.... se conseguir os 100.000% dou-me por feliz nao pelo dinheiro mas sim pelo estudo que estou a fazer e nao é um estudo de mercado é um estudo pessoal..... que talvez demore mais de um ano a faze-lo... pois só assim é que tem significado para mim.....

Um Grande Abraço Amigo Bluexip.... espero que tenha entendido o que lhe disse....
Vou-lhe deixar a minha jogada para segunda feira para lhe dar uma luz daquilo que estudo.... vou deixar as opçoes que tenho de descida a 18,60 e as que tenho de subida a 18,98 ou mais acima dependendo do movimento.... da um diferencial de 2% no movimento.... que me dá uma rentabilidade de 2% x 6,6 = 13,2% de rentabilidade no movimento.... embora estou a jogar só com metade que dá apenas 6,6% num dia na carteira pois posso ter que alterar essa jogada se o movimento nao se der como estou a espera e ai rentabilizo de outra forma é por isso que nao estou com tudo dentro jogo com segurança para a rentabilidade desta carteira ser consitente pois só assim consigo bater um record de um ano ou mais porque se ficasse sem nada nao poderia jogar.....

Quanto ao mercado forex... eu apenas li o que o Pedro tem cá no CI desconheço mas gostava de o estudar porque para aquilo que quero fazer talvez seja o melhor mercado porque pelo o que eu li é o que tem maior liquidez e rentabilidades diarias extronomicas.... e perdas claro mas isso só mesmo estudando... se me quiser ajudar coloque lá no topico a BD do eur/dol ou um que tenha melhor rentabilidade neste caso que o movimento seja maior mas sempre com liquidez....

Obrigado Amigo Bluexip e BFS.... ;)

bluexip

olá Domingos,

Citação de: domingos em Dezembro 30, 2007, 04:35
Eu nao sei os termos agora se shortar é comprar opçoes para curto é assim que seguro a rentabilidade que tenho....

shortar é:
1) vender a descoberto o activo. isto é, vender acções sem as ter. no fundo é um empréstimo que a corretora lhe faz. ela compra as acções e empresta a si para as vender. depois tem de fechar a posição comprando as acções que vendeu no mercado e devolvê-las à corretora. ganha/perde o diferencial na operação menos a corretagem e um eventual juro sobre o valor monetário emprestado;
2) comprar instrumentos derivados que valorizem com a queda. derivados podem ser opções, warrants, futuros, CFDs, etc.

a subir e por vezes com mais.... como disse no topico para aprendermos tem que ser com €€€€€ reais e era o que estava a fazer e ainda faço ( é com dinheiro que jogo pois assim obriga-me a estar mais atento... pois foi a perca do mesmo que me obrigou a estudar este mercado... pois comprei umas acçoes sem saber o que era isto em setembro e elas começaram a descer quando para mim elas deveriam subir... sendo assim aqui estou eu sem saber muito mais do que sabia... mas a saber o que faço....)

isso é muito bom que tenha percebido. negociar com dinheiro é *muito* diferente de negociar virtualmente.

iniciei o trade na sonaeind a 7,30 e ainda nao perdi a
comprar e a vender acçoes e vou-me colocar lá outra vez porque o titulo estando a descer ou a subir podesse ganhar temos é que dar boas entradas e boas saidas...

comprando e vendendo acções... com o título em queda e a fazer daytrading ou trading de muito curto prazo está a fazer então preços médios é isso? compra metade da posição a 7,3, ela cai, compra outra metade a 7 e depois vende a 7,15 num ressalto. é isto?

só assim é que entendemos verdadeiramente o mercado nao é ficar de fora.... pois nao gosto... apesar de muitas vezes ser o melhor para nao se perder... no meu caso em concreto mesmo que perdesse nesse trade nao me importava porque estava a estudar o movimento e se nao for a serio nao damos valor.... faz parte do estudo amigo Bluexip....

muitas vezes aprende-se ficando bem quietinho... já pensou que esta actividade é mais de espera do que de acção? as pessoas que têm sucesso nesta actividade são escassas e as que ganham dinheiro em scalping (apanhar micro-movimentos de forma intensiva) são ainda menos...

Para simplificar o que estou a fazer e respondendo a sua questao..... neste momento tenho uma carteira para fazer um teste de rentabilidade de 100.000% em pouco mais de um ano como já referi no topico da Sonae tenho opçoes de descida e de subida na GALP dai o movimento subindo ou descendo é indiferente para mim......

eu peço-lhe que tome bem noção do que se propõe. para seu próprio bem. como gosta de matemática faça umas contas simples: 100.000% se investir 50€ inicialmente dará no final 50.050€. isto sem comissões. quantos negócios terá de executar para atingir esta rentabilidade? quantos negócios pode falhar? qual a perda máxima que poderá ter para que ainda tenha tempo (para não falar de oportunidades) para atingir essa rentabilidade até ao final do ano de negociação?

a unica forma, na prática, para se atingir rentabilidades na ordem dos milhares de % é com alavancagem que tipicamente passa por uso de instrumentos derivados. parece que é o que sugere (opções). isto é muito bonito mas as perdas quando ocorrem também são elevadas. ainda se está para descobrir um método que ofereça rentabilidades desta dimensão que não esteja sujeito a perdas nessa dimensão ou aproximada...

depois tem outro problema mesmo que consiga isso (o que será ainda menos provável do que ganhar o euromilhões): é o crescimento exponencial do capital. se 50€ é uma areia no mercado, 500.000€ já provoca algum feedback no mercado e movimentar 5 milhoes € é quase como entrar com um elefante numa loja de porcelanas: provoca estragos e faz um estardalhaço do caneco. a não ser que o faça muito devagarinho... o que dificulta a frequência de trades necessárias para atingir os 100.000% de rentabilidade...

o que vou fazer é largar as que tenho de descida perto de um minimo do movimento e as de subida perto de um maximo ou do movimento ou do dia depende do movimento...

comprar no mínimo e vender no máximo portanto?  ::)

quando fala em opções está a falar de warrants suponho? é que não têm nada a haver uma com a outra... as opções permitem realmente estratégias altamente sofisticadas e com elevado controlo de risco: collars, butterflys, straddles, bull/bear spreads, etc.

se o que está a falar é abrir posições contrárias (puts e calls) e ganhar com diferenciais aconselho vivamente que leia primeiro este livro:

«Option Volatility and Pricing» de Sheldon Natenberg, 1994.

warrants, esqueça. nunca irá conseguir uma estratégia deste tipo pelo simples facto de os emitentes lhe disponibilizarem lixo na grande maioria de warrants emitidas.

mais ainda. para uso de opções é em activos à séria. sonaes e galps, desculpe-me, é brincadeira...

Vou-lhe deixar a minha jogada para segunda feira para lhe dar uma luz daquilo que estudo.... vou deixar as opçoes que tenho de descida a 18,60 e as que tenho de subida a 18,98 ou mais acima dependendo do movimento.... da um diferencial de 2% no movimento.... que me dá uma rentabilidade de 2% x 6,6 = 13,2% de rentabilidade no movimento.... embora estou a jogar só com metade que dá apenas 6,6% num dia na carteira pois posso ter que alterar essa jogada

desculpe Domingos mas não percebi nada...

pode colocar as opções/warrants que pensa usar e indicar os valores de compra e venda dessas warrants? e os valores que a galp deverá negociar para que essas opções possam atingir (mais ou menos) esses valores?

talvez assim seja mais claro para mim e para todos os que estejam a seguir a sua estratégia.

abraço,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

domingos

Viva Amigo Bluexip....

Como lhe disse é um teste.... o unico problema que posso ter é mesmo ir conseguindo a rentabilidade que pretendo e ter problemas de rentabilizar a mesma % daqui a algum tempo porque como voce disse e bem se for conseguido os meus objectivos para atingir essa rentabilidade daqui a alguns meses posso ser um elefante a negociar as opçoes que estou a negociar e ter problemas com a liquidez dai lhe ter pedido informaçoes sobre o mercado forex porque penso que pelo o que ouvi falar lá nao deve haver esse problema....

Quanto ao metodo que estou a usar nao é para as pessoas experimentarem porque considero super arriscado para quem nao ve o mercado da mesma forma do que eu....
respondendo ao que disse é simples vou-lhe dizer mais uma vez como o faço e como vou fazer esse teste.... as opçoes que jogo sao cfds porque pela informaçao que tenho é o produto que é mais fiavel no mercado assim como a sua liquidez....

um cfd é 15% do valor dá acçao logo se uma acçao tem um movimento de 1 % esse cfd tem 1 x 6.66.... o que equivale a um movimento de 6,66% tirando alguns custos poderá dar uma margem garantida de 5% se o movimento se der dentro de valores de 1 a 1,5%... a unica questao é só ter que estar do lado certo e como sabe a GALP em particular faz movimentos muito superiores a 1% logo facilmente se atinge a rentabilidade que pretendo a unica questao é num futuro ter liquidez para o que estou a fazer....

Como sabe e para todos que estejam a ler nao pensem que isto se faz porque queremos ganhar dinheiro e vamos a isso....!! porque como disse e bem para ficar sem nada é de um dia para o outro para quem nao sabe o que esta a fazer.....
Amigo Bluexip eu nao descobri nada apenas o meu estudo como lhe disse é um estudo pessoal nao é de bolsa.... dai ainda nao ter lido nenhum livro até a data nem o vou ler porque nao pretendo ganhar dinheiro com isto apenas pretendo saber uma coisa sobre mim mesmo... se nao tiver razao nao pretendo estudar o que outros escreveram para enriquecer..... porque o meu motivo nao é esse....

Ps.. Voce que joga..!! se algum dia chegasse a ser multi-milionario e no fim da sua vida lhe passa-se pela cabeça que toda a sua fortuna que possuia foi graças a miseria dos outros... morreria feliz!?....
Tem ai a minha questao... por isso mesmo eu quando estou consciente daquilo que estou a jogar detestar o jogo.... que é bem pior do que o que lhe acabei de dizer....

Caso tenha razao.... daqui a pouco mais do que um ano voce saberá exatamente como se joga porque é esse o motivo do meu estudo.... porque para eu conseguir o que lhe estou a dizer como deve saber raramente errarei num trade e irei quase buscar a rentabilidade maxima do movimento só assim é que consigo essa rentabilidade... porque se for para perder nuns e ganhar em outros a minha rentabilidade maxima podera nem chegar a 3% daquilo que pretendo... e caso seja isso considero-me um trader como qualquer um que tenha algum capital e saiba aquilo que anda a fazer....
A rentabilidade que pretendo passa por movimentos superiores a 3% por semana entre minimo e maximo.... para poder fazer 75% num mes isto sistematico ao fim de 13 meses dá os 100.000% embora o meu estudo possa durar até aos 24 meses (maximo)... porque terei que me ir actualizando com o mercado o que vai haver alturas que posso estar com a rentabilidade da carteira estagnada....
mas como disse isto é apenas um estudo e posso estar para aqui a dizer umas loucuras sem interesse nenhum....
dai pesso para os meus leitores nao considerarem este post como valido apenas para lerem e se rirem com umas ideias loucas... :D :D

Um grande Abraço a todos...
e Um Grande Abraço Amigo Bluexip.... gosto bastante das suas participaçoes e se conhecer produtos com menos diferencial entre o estar curto ou longo agradecia que exposse.... porque no caso dos cfds da GALP quando se entra já assumimos uma perca imediata porque se a quisermos despachar na hora de entrada vai logo mais de 0.5% que isto equival a perto de 3% da rentabilidade da carteira o que é bastante... Um Grande abraço Amigo.....

Pedro Miranda

Viva Domingos,

Já trocamos algumas mensagens privadas sobre este assunto e outros, e conforme disse vou deixar aqui algumas «notas» sobre rendibilidades anuais ;)

Atenção, o objectivo deste post não é o de te desencorajar nos teus «testes», mas apenas divagar um pouco sobre o que é possível, o que é razoável e o que é sustentável em termos de rendibilidades esperadas independentemente da metodologia utilizada.

Vou começar por uma tabela que descreve um objectivo comum de muitos investidores, que têm como objectivo começar de uma base razoável e conseguirem enriquecer verdadeiramente ao longo da sua vida nos mercados.

E o que é «conseguir enriquecer»?
Há muitas interpretações e é tudo contextual… mas para mim, alguém que consiga acumular mais de 5 milhões de euros durante a sua vida, é alguém que enriqueceu consideravelmente… Por isso vamos elevar a fasquia um pouco e ter como objectivo por exemplo 9 / 10 Milhões de euros no longo prazo (20 / 25  anos).

Eu enquadro-me neste perfil em termos de objectivos nos mercados a longo prazo, confesso que o meu sonho é conseguir ser consistente o suficiente para o cumprir, mas sem qualquer expectativa obviamente, sendo que o mais natural será nunca o conseguir.

Plano A:
Capital inicial: 50,000€
Objectivo: 30% de rendibilidade anual a longo prazo.
Maturidade: 20 anos de investimento capitalizado.

Ok, este exemplo do Plano A implicou começar com 50,000€, sei que para muitos é impossível começar desse valor, independentemente disso, no final dos 20 anos conseguiu-se «enriquecer» verdadeiramente nos mercados com os 30% anuais.

Mas é também possível começar por uma base muito mais baixa e atingir os mesmos resultados não em 20 mas em 25 anos, por exemplo com reforços do capital investido nos primeiros anos (poupando mensalmente e reforçando no final dos 10 primeiros anos por exemplo). Para isso deixo aqui um Plano B:

Plano B:
Capital inicial: 5,000€
Objectivo: 30% de rendibilidade anual a longo prazo.
Maturidade: 25 anos de investimento capitalizado com reforços nos 10 primeiros anos.
Método de reforço: Poupança mensal de cerca de 210 euros/mês com add-on dessa poupança no final de cada ano.

Ok… este investidor fez algumas poupanças, conseguiu juntar 5000 euros, começou e nos primeiros 10 anos comprometeu-se a poupar cerca de 200/250 euros por mês sempre para reforçar a sua carteira de investimentos no final do ano. Com isto não teve de esperar até ter 50.000 euros, começou mais cedo e demorou apenas mais 5 anos a ficar verdadeiramente «Rico» nos mercados.

Pessoalmente tenho 10 anos de mercados, só tomei consciência da relevância do valor mágico dos «30% ao ano» uns anos largos depois de ter começado… Mas mesmo que começasse agora… tenho 31 anos… poderia cumprir o meu objectivo com 51 ou 56 anos de idade… e penso que seria um homem concretizado nessa altura… falo por mim obviamente… a verdade é que há muito pouca gente que tenha concretizado alguma coisa semelhante nos mercados, o que pode ser desencorajador, mas não deixa de ser um objectivo.

Mas o meu objectivo em mostrar estes 2 planos é apenas o de enfatizar a relevância e a excelência de alguém no mercado conseguir uma rendibilidade média anual de 30% ao ano consistentemente ao longo de vários anos. Quem quer que tenha conseguido fazer tal proeza enriqueceu verdadeiramente no longo prazo, e há alguns (poucos) exemplos de pessoas que o fizeram.

Ok… agora vamos só dar uma espreitadela naqueles que são os senhores mais ricos do mundo, não como «benchmark» mas apenas para termos uma escala de valores:

Esta tabela está ligeiramente desactualizada, quer pela desvalorização do Dólar, quer pela flutuação de algumas acções como a MSFT. Penso que neste momento o Carlos Slim está já no topo da tabela ligeiramente acima dos 65$B (65,000,000,000 $USD).

Já agora e também só para uma questão de escala, quanto dinheiro há no mundo?
Segundo um estudo feito em 2005 com dados estimados, o dinheiro todo do mundo seria qualquer coisa como 45.5$T (45,500,000,000,000 $USD), este valor é apenas estimado e poderá está muito desactualizado por defeito, mas dá para ter mais ao menos uma escala.

Ok ;)

Domingos, agora vou deixar uma tabela com os tais 100.000% de valorização anual que estás a equacionar e vou começar com um capital inicial de apenas 500€:

Plano em «Testes»:
Capital inicial: 500€
Objectivo: 100,000% de rendibilidade anual
Maturidade: ?

Só deixei 5 anos, porque os valores seguintes rebentam com a tabela ;)
- Começando com 500 euros apenas, ao final do primeiro ano tens já meio milhão de Euros…
- No segundo ano fazes parte do TOP 5 dos homens mais ricos de Portugal.
- No terceiro ano não só és o homem mais rico do planeta, como és 15X mais rico do que que o Carlos Slim… tens mais dinheiro do que todo aquele TOP10 na tabela acima todo junto.
- No quarto ano tens 15X mais dinheiro do que todo o dinheiro da planeta Terra junto…
- No quinto ano…. Não sei interpretar os valores….

Conforme disse no inicio, não te quero desencorajar… e desejo-te boa sorte obviamente ;)
Acima de tudo, não me importava de investir apenas 1 euro no teu teste, e davas-me só 1% de comissão daqui a 5 anos... com essa pequena comissão eu teria mais dinheiro do que existe actualmente em todo o planeta, e tu 99X mais do que eu:

A minha pergunta é apenas uma:
- É razoável equacionar uma qualquer metodologia que tenha como objectivo 100,000% de retorno em 1 ano ? 2 anos? 3 anos?

Bem… este post ficou um pouco maior do que eu queria ;)

Um grande abraço a todos !
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

domingos

Bom Dia a todos.....

Com uma abertura destas confirma-se a correçao na minha forma de ver entradas hoje ou a valores proximos de 18,23 ou mesmo os 17,98......

Vamos ver que isto vai ser muito bom para analisar movimentos futuros....

Amigo Bluexip como ves tinha uma jogada para hoje e já a alterei... só saiu com os de descida a valores perto de 18,00 hoje quando fizer a jogada digo-te Amigo...
Um Grande abraço Amigo....