Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Disciplina e controlo emocional no trading

Iniciado por apache9000, Abril 26, 2011, 15:37

Tópico anterior - Tópico seguinte

apache9000

Regras para uma trade com sucesso:
-Ponto de entrada
-Objectivo de ganho
-Stop-Loss
-Gestão de carteira
-Controlo emocional e disciplina

Escrevo este post devido á minha guerra com várias batalhas vencidas neste campo, mas ainda com um longo caminho a percorrer até a vitória.
Para fazer uma entrada no mercado qualquer que seja (forex, indice, acçoes, ect), tem de se fazer uma análise cuidada ao activo, desde o seu historico, o seu presente e a previsão futura.
Nada no mundo vai dizer o que vai acontecer a 100%, nem os esquemas e estratégias ditas "infalíveis" que se vendem no mercado cibernautico o conseguem ditar, mas sim é possivel fazer uma previsão minimamente correcta com os seus 75% a 90% de certeza que pode acontecer no mercado.
Para ter essa previsão, temos de ter consciencia que uma parte do nosso capital vai estar em risco e temos de estar dispostos a isso com a possibilidade de o perder.
Então temos de o analisar o melhor possivel para reconhecer o "trigger", fazer a entrada, expor o menos possivel o nosso dinheiro ao risco, risco esse controlado com a Stop-Loss, para caso existir perda que seja a menos possivel.
É de extrema importancia saber onde colocar a Stop-Loss e saber qual a projeccção para o possivel profit da trade juntando as estes dois factores uma boa gestão de conta, á quem diga 2%, outros dizem 10% do capital ou mesmo que queiram um investimento de risco aumentar a parada mas depende de cada trader decidir.
Tudo isto é calculável e com treino as coisas ficam quase no automatico, mas existe algo que é mais dificil que tudo isto, o valor emoçional e a disciplina.
Pois é, segundo os grandes mestres e gurus do trading é o que leva 80% a 90% de trades serem perdedores.
Eu proprio sou ainda mancebo no trading com 2 a 3 anos de expeirencia com muitos furos dados e a maioria da culpa é exactamente deste valor.
Muito podemos dizer e repetir na cabeça 1000 vezes (tambem ajuda) que isto ou aquilo quando acontece certo tipo de situações mas no momento, como se diz na gíria, " é que se vê os herois" mas acredito que é possivel tanto que eu estou bastante melhor desde o meu inicio fazendo ja uns bons profits e tendo bons resultados.

Assim deixo aqui o post a meia água e gostaria de partilhar algumas opiniões com todos vós, desde a situações passadas e a conselhos ou mesmo uma pequena afirmação, pois penso que sabendo de várias situações de várias pessoas além de interessante será bastante proveitoso.

"Por vezes uma pequena perda apenas significa que o percurso para o sucesso apenas abrandou ao contrário de uma grande perda" ....palavras do Sr. Stop Loss

Obrigado

rafinhabrasil

Muito bem enumerado as regras para ter sucesso no mercado forex. O fator psicológico realmente interfere muito nas negociações tanto no mercado de ações quanto no forex. É preciso ter muita certeza, calma e tranquilidade ao negociar.

Além disso, é bom o trader não usar a sua renda mensal para investimentos. Qualquer forma de investimento deve ser feita a partir de um dinheiro extra que o trader possui. Assim ele não se compromete com possíveis perdas.

Fora tudo isso, realmente o mercado forex vale a pena. Se seguir a risca tudo isso, o trader pode ter muito sucesso e muito lucro!!!  ;)