Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Análise dos mercados (SPX e DOW)

Iniciado por Sol Dado, Abril 30, 2005, 14:19

Tópico anterior - Tópico seguinte

Sol Dado

Em Março,17 afirmei:
Caso esta MM consiga funcionar como suporte para o NDX, as especulações abaixo indicadas deverão verificar-se. No entanto, caso o NDX não consiga reagir à força de suporte constituída pela MM200... provavelmente os índices SPX e INDU deverão corrigir até à proximidade da respectiva MM200 (cerca dos 1155±10 e 10390±40). Nesse caso o NDX deverá aproximar-se dos 1390±10 no espaço de 1 mês.
//forumbolsa/index.php?topic=1431.msg4456 

Em Abril, 4 afirmei:
O importante é seguir a reacção do Dow e sobretudo do SPX (por estar mais atrasado) na MM200. O SPX ainda não "tocou" nela. Aguardemos para ver o que acontece depois. Se ressalta para cima, se engana todos dando a ideia que "rompe em baixa" a MM200... mas depois volta logo para cima, ... ou se rompe mesmo e então teremos quedas medonhas (que não se justificariam a nível do estado da economia global).
//forumbolsa/index.php?topic=1610.msg5069

Mínimos efectuados:
Dow 10000
SPX 1136
NDX 1394

O SPX fechou a semana em 1156,85 acima da MM200 (1155,32), e pode ter estabelecido um "higher low" de curto prazo, aos 1139, na última sessão.

Caso o SPX consiga manter-se nas próximas sessões acima da MM200, então a correcção estará concluida sendo retomada a tendência ascendente de longo prazo em todos os mercados de acções.

Anexo os dois gráficos, com interpretação de ondas de Elliott.

Sol Dado

fisher

Sol Dado

As ultimas semanas foram muito más  para os Bulls.

O Nasdaq 100 parecia que tinha feito o fundo aos 1460 pontos , subiu um pouco e resolveu voltar atrás . Quebrou o suporte dos 1460 e veio aos 1400 pontos.

Estou muito convencido que  o fundo não estava nos 1460 mas estará nos 1400. Ou seja , parece-me que os mercados estão em condições de procederem a um pequeno rebound.

Vejo que está muito optimista . Vejo que está a apostar numa onda 3 quer no Dow quer no SP500.

Não quero contrariá-lo. Porém permita-me que deixe aqui a minha opinião/previsão.

Continuo Bull no longo prazo. Já quanto ao médio prazo estou Bear. Acredito que os mercados vão continuar a corrigir até fins de Julho/Agosto , mais ou menos. A correcção em minha opinião deve ser do tipo lateral, sideways, com inclinação para baixo.

Em termos de ondas , embora a situação não seja clara, parece-me que  a sua onda 2, quer no Dow , quer no SP500 , que representa a ultima correcção  de Março/Abril, poderá estar ainda a meio. Ou seja  ,eu aposto numa correcção clássica tipo ABC , sendo  que a A estará já concluída, será a sua 2 . Agora iniciar-se-á a B , e depois uma C  que como disse acabará por volta do fim de Julho/Agosto.

Quanto à minha estratégia devo confessar que fechei posições em Portugal , estou fora. Mantenho todavia posições longas no Dow e Nasdaq na esperança de negociar a próxima B ,já referida.

Embora ligeiramente diferente é a minha aposta que quis partilhar.  Espero que não considere esta opinião como uma afronta.

Atenção posso estar errado.

Cumprimentos e bons negócios

fisher

Sol Dado

Re:
Caro amigo fisher,

Jamais consideraria uma opinião sua como uma afronta. Pelo contrário, até agradeço o comentário.

Realmente a correcção do SPX poderá ainda estar a meio... mas no DOW parece uma onda 1-2, feita em /\/\, e que estaria praticamente concluida. Fez duas brancas semanais o que é bom sinal.

Quanto ao SPX, caso não consiga aguentar-se acima da MM200 então teremos ainda uma pernita para baixo. No caso contrário, será sinal de que o Bull não acabou, está apenas meio adormecido.

Também é verdade que normalmente entre Maio e Outubro os mercados não dão grande coisa... mas nem sempre é assim, como se pode verificar nos gráficos que anexei acima.

Cumprimentos e bons negócios.
Sol Dado

Antunes

"Caso o SPX consiga manter-se nas próximas sessões acima da MM200, então a correcção estará concluida sendo retomada a tendência ascendente de longo prazo em todos os mercados de acções."

Ai sim? Se fosse assim tão fácil e óbvio não acha que estariamos todos ricos num estante??  8) ;D
Cumprimentos,

Antunes

Waterman

Citação de: Antunes em Maio 02, 2005, 11:32
num estante?? 8) ;D

Não queres corrigir isto?

Ou deixaste ficar para manteres o nível dos posts onde está inserido o teu? ;D ??? :P

Um abraço rapaz!

Antunes

Cumprimentos,

Antunes

sim

Caro Waterman

É com tristeza que constato que, apesar da sua aparente inteligência e conhecimento, continua a ser vítima do seu ego e conflictos interiores, levando-o a deixar mensagens agressivas, sem conteudo ou propósito, e com pouco nível.

Por me parecer a mim que isto acontece por ainda não ter feito a evolução de que é capaz, venho dar-lhe força para que dê atenção a si mesmo, pois acredito que está ao seu alcance transforma-se numa pessoa melhor, depende apenas de si.

Peço-lhe que não se ofenda com as minhas palavras. Desejo-lhe toda a felicidade do mundo!

Boa noite.

Waterman

que não me ofendo, como também é óbvio que o reparo é genuíno e merecido, mas há coisas que são mais fortes do que eu!

Todos temos defeitos, este é um dos meus!

Cumprimentos...

Antunes

Bem, "mimos" à parte o Soldado esqueceu-se de referir o que disse em 19 Março:

//forumbolsa/index.php?topic=1457.0

E também se "esqueceu" de responder mas nao faz mal que eu responderei a seu tempo...
Cumprimentos,

Antunes

Sol Dado

;)

bruce

Caro Sol Dado,

Em primeiro lugar quero felicitá-lo pelos seus tópicos que sigo com grande interesse, porque apesar de ser apenas um curioso, - não me posso considerar mais do que isso -  sou um curioso bastante interessado e com vontade de aprofundar os conhecimentos.

Em segundo lugar queria pedir-lhe a amabilidade de me sugerir alguma literatura sobre o tema, uma vez que apenas possuo o Elliot Wave Principle do Frost e Prechter.

Finalmente espero que nos continue a presentear com as suas análises e talvez num futuro próximo possamos trocar ideias sobre as mesmas.

Cumprimentos.

Bruce

Sol Dado

Citação de: bruce em Maio 04, 2005, 10:27
Em primeiro lugar quero felicitá-lo pelos seus tópicos que sigo com grande interesse,
(...)
  Bruce

Caro Bruce,

Obrigado pelo comentário e pelo interesse manifestado. Eu considero que o "Elliott Wave principle" contém tudo o que é essencial para a correcta aplicação deste método de análise de mercados / indices. No entanto não se aprende apenas com uma leitura. É necessário treinar e manter actualizado um gráfico de médio-longo prazo com as contagens de ondas de várias escalas.

A informação básica apresentada em http://www.elliottwave.net/basictenets/basics1.htm é suficiente para apreender o "sumo" do método.

Pode ainda (recomendo!) estudar a "Teoria de Dow": http://stockcharts.com/education/MarketAnalysis/dowtheory2.html . Muitos membros deste fórum parecem desconhecê-la!

Depois, é uma questão de treino. A comparação e análise de interpretações feitas por outros também ajuda a compreender os pontos fortes e fracos da nossa própria interpretação.

Finalmente, uma certa habituação ao comportamento sazonal dos mercados, e conhecimentos correctos sobre o estado das variáveis económicas e do modo como se inter-relacionam ajuda a completar a análise.

Terei todo o gosto em trocar impressões sobre as interpretações que o Bruce aqui colocar, ou sobre as que eu coloco, desde que, evidentemente, seja possível o diálogo... o que implica que ambos os interlocutores saibam minimamente do que estão a falar. Isto é, se consigam mutuamente compreender ou explicar em termos técnicos fundamentados.

Bons negócios.

Cumprimentos.
Sol Dado

Sol Dado

Os sinais para estar de acordo com a tendência primária ou a metodologia correcta para os detectar ...estão bem descritos na página 3 do site da "Teoria de Dow":
http://stockcharts.com/education/MarketAnalysis/dowtheory3.html

An uptrend is defined by prices that form a series of rising peaks and rising troughs (higher highs and higher lows). In contrast, a downtrend is defined by prices that form a series of declining peaks and declining troughs (lower highs and lower lows).

Once the trend has been identified, it is assumed valid until proven otherwise. A downtrend is considered valid until a higher low forms and the ensuing advance off of the higher low surpasses the previous reaction high.

SPX e Dow acabam de fazê-lo... agora falta ver como termina a sessão.

Sol Dado

Sol Dado

Como a "Teoria de Dow" deve ser conhecida de cor e salteado por uma multidão, ... esta deve estar muito atenta para verificar se estes sinais da sessão de hoje se mantém no final da mesma e se são confirmados por outros indices!

Nesse caso a multidão entrará a comprar forte e feio... o que sustentará a subida (será a sub-onda de tipo 3, do movimento ascendente iniciado nos mínimos efectuados em Abril).

Sol Dado

Sol Dado

... batendo o anterior máximo estabelecido em 21 de Abril. Vamos ver se fecha a sessão assim...

Sol Dado