Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Trading

Iniciado por Garfield, Setembro 28, 2011, 17:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

Garfield

Volatilidade tem sido a ordem do dia e como reflexo, temos a dinâmica que as últimas sessões americanas têm oferecido.

Mesmo assim, contas feitas, o euro continua a prosseguir o seu caminho para sul e, apesar de manter o seu nível de correlação com as commodities e SPX, demonstra uma desvalorização inerente marcada face aos mesmos.

Crude com resistência nos 102,5-103,5 que aparenta apontar para sul durante este mês. 93, 89 e 73 parecem-me ser os níveis críticos a vigiar.

Paralelamente, SPX não conseguiu romper a R/S de referência de curto prazo - 1294 pts - e a lutar para se manter nos actuais níveis. Rupturas e quebras, nesta altura, serão, à partida, acompanhadas de muita volatilidade e falsos sinais embora não exclua a possibilidade de um movimento mais amplo e homogeneo durante este mês, dado sêr o último do ano fiscal.

A lógica seria do se-não-sobe-devia-descer e o inverso também tem a sua lógica mas  como se costuma dizer, a lógica da batata é igual à da cebola excepto na casca.

Mesmo assim, a minha opinião é de que o rumo para estes 3 está dirigido para sul, pelo menos, durante este mês e, obrigatoriamente, com o usd a rumar para norte, talvez com menor expressão.
As restantes majors estão a demonstrar alguma resiliência, em especial o aussie e kiwi, e o iene está a pressionar mais o dólar do que o euro mas o franco suiço está a apontar baterias com maior intensidade ao euro. Por exemplo, o suissie está numa uptrend clara, supostamente fez um H&S invertido com neckline nos 93, que também é uma R/S de referência de médio prazo e apesar de hoje a ter rompido, o movimento foi muito pouco expressivo. Claro que pode ser prematuro avaliar já este caso em particular. Os próximos dias dirão de sua justiça.

Tudo somado, creio que se terá que olhar para os 1,29 e 1,26 como destinos prováveis para o euro, não pondo de parte a possibilidade de os atingir ainda este mês. Abaixo disto, os 1,21 são a referência mais próxima.

Opinião meramente pessoal
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Garfield

Já agora, chamo a atenção para o facto se ter assitido a um aumento de volume expressivo no usd/jpy, na passada 5ª feira e hoje. Tendo em conta o facto de que o BoJ pretende continuar a efectuar intervenções "surpresa" na usa moeda, creio que não será de todo descabido colocar a hipótese de uma intervenção a muito curto prazo.
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Garfield

Curto euro, cable e kiwi

Garfield

Citação de: Garfield em Dezembro 13, 2011, 10:02
Curto euro, cable e kiwi

fechados.

Longo eur/jpy e curto usd/chf

Garfield

eur/usd -4 pips
gbp/usd -15 pips
nzd/usd -14 pips

fechado curto usd/chf +3 pips

Mantenho o longo em eur/jpy embora o possa fechar a qualquer momento. Veremos o que nos reserva a sessão americana já que, a menos que surja algum elemento-surpresa, a manhã já não deverá mexer muito mais do que isto.

Garfield

Euro abaixo dos 38,2% de Fibo, algo que já não acontecia desde Janeiro deste ano, próximo de testar os mínimos anuais - 1,287x e, caso consiga suportar nestes valores, confirmará também um canal descendente de médio prazo.
Abaixo destes valores, como referências para suporte existe um intervalo entre os 1,26-1,267x e abaixo disso, os 50% de Fibo - 1,213x.

Conforme já tinha afirmado, a estatística apontava para uma correlação negativa entre os mêses de Outubro e Dezembro de cada ano e, pelo menos para já, tal se está a confirmar.

Paralelamente, o eur/jpy está a testar mínimos de 10 anos, muito próximo da barreira psicológica dos 100 (os mercados estabelecem empatias por números redondos, vá-se lá perceber porquê), valôr esse que já funcionou como suporte de um movimento de correcção de 1300 pips que ocorreu em 2001.

O eur/aud encontra-se em mínimos históricos e apesar de se ter verificado uma consolidação entre os 1,30 e os 1,40 durante os últimos 12 mêses, uma quebra do limite inferior não está fora de questão embora o mais natural será sempre o de se manter dentro deste intervalo.

O eur/cad aparenta apontar para sul no médio prazo e encontra-se, neste momento, a testar o suporte de curto prazo nos 1,34 depois de ter reconfirmado os 1,43 como resistência de referência e mantido uma consolidação dentro destes 900 pips desde Fevereiro deste ano. Muito próximo já da LTA de médio prazo que intersecta o actual suporte já no próximo mês. Este par não é dado a precisões milimétricas mas creio que abaixo dos 1,32 abre caminho quase certo para os 1,28 e, abaixo deste valõr, os mínimos históricos nos 1,24.

Quanto ao eur/gbp não há muito a dizer. Mantém a uptrend de longo prazo apesar de apontar para sul no curto, sobretudo depois de ter quebrado, esta semana, o canal ascendente de médio prazo, possivelmente em direcção a um retest aos 38,2% de Fibo. No entanto, este par também não é muito dado a precisões milimétricas e, mais uma vêz, os 0,80 deverão funcionar com suporte de referência como um bom número redondinho se presta a sêr.

Apesar de tudo isto poder ser extrapolado como uma consequência de um possível cenário de catástrofe para o Euro e Zona Euro, nada como dar uma vista de olhos aos gráficos de longo prazo do usd e gbp para se perceber que se tal significa estarmos condenados, implicaria que estes 2 já estivessem a caminho do inferno. Se calhar até estão...

Opinião meramente pessoal  

joaoftd

Boas caro colega ;D

Vim dar aqui um saltinho e reparei que havia novidades aqui na thread Trading. Mais uma boa análise  ;)
Tenho andado pelo erugbp e subscrevo o que apontas. Acrescento, se me permites claro está, o canal descendente tf daily que, até ver, tem se mantido o suficientemente forte. Ver se o par o respeita até algo pelos 0.8. Se bem que agora com o "camarão" a gerar confusão para ajudar a festa...

Bons trades e posts  ;)

"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

Garfield

Boas João. Isto está mesmo um caldinho bonito...  :D

O euro acabou de quebrar os 1,30 mas a dinâmica da quebra sugere que se tenha cuidados redobrados. Ao aproximarmo-nos dos 1,29, sobretudo com a sessão americana a aproximar-se, uma de 2 coisas podem acontecer: ou o euro acelera as quedas de forma vertiginosa, ou teremos um throwback que poderá sêr bastante expressivo.
O mercado aparenta estar em extremos o que pode ser um contrarian signal. E, para já, aprece-me que os curtos poderão estar algo esgotados. Veremos.

Para já mantenho os meus curtos numa very tight leash...  ;D

Garfield

Abertura dos mercados americanos. Para já, tudo com pezinhos de lá. 1.219 pts são o nível a vigiar no intraday do SPX.

Quebra deste valor pode despoletar um sell-off.

Garfield

Citação de: Garfield em Dezembro 14, 2011, 15:36
Abertura dos mercados americanos. Para já, tudo com pezinhos de lá. 1.219 pts são o nível a vigiar no intraday do SPX.

Quebra deste valor pode despoletar um sell-off.

Níveis:
1.207 - 1.188 - 1.150

joaoftd

Não tarda e sai um: "gentlemans start your engines"..
Neste momento so tenho uma posição curta no gbp a fechar daqui por 15pips. Quanto ao resto acho que me vou encostar para trás e observar e sequela..
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

Garfield

Talvez João mas pelo que estou a assistir, não sei não. A palavra de ordem nos mercados quase parece sêr "Não-se-mexa-muito-senão-estraga-a-coisa"...

A evolução do intraday deveria estar a sêr bem mais ampla mas, para já, nem para um lado, nem para o outro.
Pelo sim, pelo não, já diminuí a alavancagem dos curtos e, não vão os gajos tecê-las, coloquei um setup longo a 1,3020.

Logo se verá.

joaoftd

Em que pares te encontras curto neste momento? Esse setup não é de todo descabido não..

Garfield

Eur/usd e aud/usd...  ;D

Garfield

Citação de: Garfield em Dezembro 14, 2011, 17:17
Eur/usd e aud/usd...  ;D

Curtos fechados. Já não foi maú e quero evitar surpresas desagradáveis.
Ou, pelos menos, torná-las agradáveis.

Possibilidade de inversão intraday.

Curto usd/cad, longo eur/usd, eur/jpy, aud/usd