Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Sistema paralelo

Iniciado por Garfield, Outubro 06, 2011, 16:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

Garfield

Boas. Não estou.

Eu trabalho com o eur/usd quase sempre numa base intradiária, com um sistema que me estabelece pontos de saída específicos para cada sinal de entrada, o que não é este caso.

A posição aberta foi decidida após uma análise em que entendi que poderia estar perante uma inversão de tendência, logo, irei gerir a posição conforme a dinâmica que o par vá apresentando.
Dito isto, para já, estou à espera de um teste aos 1,28 e consequente ruptura do mesmo mas daqui a umas horas temos decisão sobre as taxas de juro por parte do BCE e tudo poderá ficar baralhado.

Já não sei se foi neste thread ou no Trading em que coloquei o que entendo seram os possíveis targets para o par caso a inversão se mantenha consistente.

De uma forma resumida, entendo existirem resistências a 1,282x, 1,286x e 1,294x, sendo esta última a mais forte já que tem origem na LTD de curto prazo.
Acima disto, já só vislumbro resistência próximo dos 1,31 e 1,326x (38,2% de Fibo)

Em termos de critérios de decisão, recorro à análise de padrões de candles no par e monitorização dos pares correlacionados mais relevantes, do SPX, crude e ouro. Como exemplo, faço notar que o SPX está, neste momento, acima da resistência que referi em análises anteriores e que ainda ontem sinalizei como iminente.
Como o dinheiro não é estúpido, creio que por trás de tudo isto estará um posicionamento que antevê boas notícias por parte do BCE. Já a cable parece-me sugerir a possibilidade de dados menos bons por parte do BoE.

Não sei se isto o esclareceu de alguma forma mas espero que sim.

Cumprimentos e bons negócios
Garfield
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Sr_reis

Compreendi a ideia, tks!
Eu tinha lido um outro post teu relativamente às resistências que agora referes, mas tendo em conta que falhou a última tentativa de romper a resistência na zona dos 1.28 (com a ajuda da fish), queria perceber se ias sair nos 1.28 e aguardar o desfecho ou se estava mais longo.
O resultado da emissão da divida pública de Espanha e Itália (apesar de com maturidade curta por parte da Itália) correu bem, poderá dar-lhe força suficiente para romper os 1.28 e testar a zona dos 1.29.
Esperamos boas noticias por parte do mario draghi à 13.30h

Obrigado pelo esclarecimento.
"Se se Perde uma oportunidade de compra, outras aparecerão; mas se se deixa fugir uma venda, pode perder-se dinheiro". Colbrun Hardy

Garfield

A explicação que eu dei foi a base argumentativa lógica. Na prática, é um pouco treta. Resumindo, o mercado já sabe para onde ir a apenas está a aguardar com alguma cautela não vá surgir algum dado importante e completamente inesperado porque o restante já está completamente incorporado.

Para os próximos tempos, o grande driver será a necessidade de liquidez que deriva do facto dos mercados estarem a ser sustentados por efeito da alavancagem. Logo, praticamente tudo gira à volta do euro e do dólar. Como os mercados americanos estão a preparar-se para um upmove, isto coloca pressão no dólar a favor do euro.

Com o euro em mínimos, uma inversão não só irá provocar uma mudança de sentimento de curto prazo, como potencia squeezes. Somando a tudo isto o tal cenário bullish de curto prazo para as stocks e commodities, temos aqui um potencial vulcão a ameaçar erupção.
Se reparar bem no gráfico do USD Index e comparar com a dinãmica do euro, irá verificar que a downtrend do usd em outubro implicou um rally de perto de 1.000 pips no euro no mesmo espaço de tempo...
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Garfield

Ou muito me engano ou vamos ter aí um squeezezito... ;D

Garfield

Garfield

Curto aud/usd - 1,0320

Garfield

curto eur/aud fechado.
Abertura de longo com baixa exposição - 1,2417

Garfield

Citação de: Garfield em Janeiro 12, 2012, 01:06
Posições abertas:

Longo

eur/usd - 1,2710
aud/usd - 1,0313

Setups:

Longo

eur/gbp - 0,8305
nzd/usd - 0,8005

Irei ponderar a hipótese de um longo em aud/cad acima dos 1,0540

Tal como tinha afirmado, iria monitorizar o mercado para tomar decisões. Divergência clara entre o eur/usd e o SPX. Somado a tudo isto, o facto das restantes majors não terem evidenciado follow-through. Mais grave será a tentativa de breakout do SPX aparentar ter sido gorada.

eur/usd - 1,2812 (+102pips)
aud/usd - 1,0321 (+8pips)
eur/gbp - 0,8054 (+49pips)
eur/jpy - 98,29 (+34pips)

O setup em nzd/usd nunca chegou a ser activado. Também optei por fechar um curto aberto em eur/aud. Foi aberto 20 pips abaixo do mínimo histórico, em finais de Dezembro. Fechado a 1,2405  ;D

Coloquei um setup curto em aud/usd a reforçar o já aberto, a 1,0278. Não sei porquê mas palpita-me que o circo ainda está para durar...

Opções meramente pessoais

Garfield

Colocado mais um setup curto em aud/usd a 1,0250. Assim de repente, está a ficar com muito maú aspecto...  ;D

Garfield

Citação de: Garfield em Janeiro 12, 2012, 16:18
Curto aud/usd - 1,0320

Fechado - 1,0313 (+7pips)

Não me estou a sentir confortável com o trade e os cenários ficaram um ouco turvos com toda esta agitação. Mais certa será a dinâmica do cross (eur/aud) que reforcei entretanto.
Pelo sim, pelo não, mantenho os setups curtos no aussie, não vá o tipo tecê-las...

Colocação de setup curto em nzd/usd a 0,7898.

O, para já, falso breakout do SPX está a deixar-me com a pulga atrás da orelha. Nem arrancou por ali acima e nem corrigiu... Huumm...

Sr_reis

EUR/USD
Está-se a portar bem em cima dos 1.28. O caminho está livre até à zona perto dos 1.29
Espero que essa pulga atrás da orelha seja sinal de subida!
"Se se Perde uma oportunidade de compra, outras aparecerão; mas se se deixa fugir uma venda, pode perder-se dinheiro". Colbrun Hardy

Garfield

Neste momento, para mim é-me indiferente. A única posição que mantenho em aberto é no cross eur/aud e, à partida, funcionará em qualquer direcção que o eur/usd venha a tomar.

Olhando, neste momento, para o SPX na TF 8h, a dinâmica das últimas horas está a produzir um padrão de candles que considero muito interessante e que consiste numa shooting star seguida de um hammer. Para mim, este padrão, dentro de uma uptrend, é bullish e sugere um retomar da tendência o que, por sua vez, sendo retomada a correlação directa SPX-eur/usd, indica que o movimento neste último terá continuidade. No entanto, chamo a atenção para o facto de que o padrão necessita de confirmação com uma 3ª vela que terá, obrigatoriamente, ultrapassar os máximos do hammer e cujo low terá que ser superior ao low do hammer, também.

Fazendo a correlação com o USD Index, seria extremamente significativo que este "fechasse" abaixo dos 9.940pts nas próximas 24 horas.
Relativamente às commodities de referência, vejo com alguma preocupação o facto de o ouro se preparar para fechar abaixo dos máximos de ontem e abaixo do S/R de referência para o curto prazo - 1.660.
O mesmo se aplica ao crude que, para além de também estar prestes a fechar abaixo dos máximos de ontem, está a produzir uma vela um tanto ou quanto bearish e com 3 lower highs sucessivos nas últimas 2 semanas.

Se somarmos a tudo isto o facto de amanhã sêr 6ª feira, vejo com alguma dificuldade o desenvolvimento de uma dinâmica consistente e o mais natural é que amanhã seja um dia "nim" o que, a acontecer, até poderá ser muito bullish. Embora com menos probabilidade, também poderá dar-se o caso do ónus da confirmação/continuação da uptrend ficar a cargo da sessão asiática. É raro acontecer mas quando resolve ir por aí...

Eu sei que isto pode parecer confuso mas a violência deste mercado obriga-me a tentar determinar cenários plausíveis a todo o momento.

Cumprimentos e bons negócios
Garfield

Garfield

Boas. O trade em eur/aud acabou por ser stopado (-28pips).

Entretanto, já vi que, afinal, as coisas até se desenrolaram um pouco mas não no sentido que muitos esperavam. Rumores de um downgrade iminente no rating francês está a funcionar como driver. Mas isto vale o que vale e não me espantaria que se assistisse a um sell-on-the news mas são casos em que abrir posições pode revelar-se difícil de gerir dada a volatilidade inerente ou até a possibilidade de se dar uma extensão do movimento contra as expectativas.

Por isso é que não me canso de insistir na necessidade de se estudar muito bem os mercados, a sua dinâmica, cenários e, acima de tudo, trabalhar com a confirmação dos sinais e não numa base de antecipação dos mesmos.

Garfield

Vou ponderar a possibilidade de entrar em aussie e kiwi caso a tendência intraday seja para ter continuidade.

Garfield

Setup longo eur/usd a 1,2995 e 1,3015, válido apenas para as próximas horas.