Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Sonae Indústria - (SONI.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Dezembro 19, 2007, 09:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

aquilinovale

Citação de: Jesse em Junho 03, 2008, 00:40
Lac, eu posso ganhar dinheiro com a descida da Soni, por exemplo vendo na abertura a 4.50 e compro no final do dia a 4.30. Ganho a diferença... isto é um exemplo hipotéctico mas funciona assim.. estou a vender o titulo sem o ter para depois o comprar.
Em Portugal não é oficialmente permitido deixar posições de venda curta (short) para o dia seguinte, apenas se pode fazer em intraday e a posição é fechada automaticamente ao final do dia se não a fecharmos mas acho que algumas correctoras facilitam isso a alguns clientes e podem continuar para os próximos dias com o short, nos outros paises não existe qualquer restrição, na pratica ganhar dinheiro com a descida é exactamente igual à subida. O jogo é o mesmo.
Muitas ordens de venda na Soni passa-se isso, não estão necessáriamente a perder, e pelo que tem visto a Soni não tem sido um mau short, e isso também pode justificar a descida mas é este o jogo....

Caro Lac, a resposta está dada pelo Jesse.

Há dias o Jesse referiu que antigamente, ainda não havia computadores, e por isso os investidores anotavam em caderno (quadriculado) os valores de Máximos e Mínimos (e de fecho) das acções. Eu enchi resmas de cadernos. E garanto-lhe que o "vender a descoberto" era o pão nosso de cada dia. Mas não é obrigado a acreditar, e é normal que não esteja de acordo comigo. Respeito a sua discordância, mas em bolsa fazem-se coisas que... "nem ao diabo lembra".  8)

Cump.
AquilinoVale

"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

dam

O objectivo era apenas mostrar de uma forma grosseira que a cotação da Soni não era completamente irracional... E por isso também incluí a comparação com os resultados de 2007 que serão de longe optimistas para o corrente ano.

1) a estimativa do EBITDA baseado no 1T2008 claramente é grosseira... mas por isso é que não peguei nos resultados líquidos, que no final é o mais importante. Neste caso alguma melhoria operacional pode ser absorvida pelo incremento dos custos de crédito... uma correcção final de 20% não altera as conclusões.

2)Tudo isso é verdade,  e por isso é que os cálculos são tão difíceis. Neste caso a recuperação das fábricas não está a ser devidamente aproveitada devido ao não escoamento dos stocks...
"Ao longo do 1T de 2008, conseguimos baixar os stocks, através de paragens de produção. Apesar disso, o Fundo de Maneio aumentou, resultado do efeito sazonal proveniente de saldos de Clientes e de Fornecedores."
Todos os resultados, incluindo os não recorrentes, devem ser claramente tidos em conta.

Para mim é claro que a Soni vai mais uma vez atravessar um período de maus resultados. Crise imobiliária em Espanha, Alemanha, Europa de Leste (pelo menos em parte, não sei se significativa para Soni), Inglaterra, USA,... A fraca exposição ao Bazil, claramente em forte expansão, não será suficiente para equilibrar... Crédito mais difícil e mais caro.

A única questão é saber quão longa será esta crise. Do meu ponto de vista mesmo que passe o mercado da Soni não vai voltar à condição anterior para a qual a empresa tinha sido dimensionada (em relação à produção). A solução poderá ter de passar por encontrar mercados alternativos e os mais lógicos estão bem longe (Ásia)...
E não concordo com os que dizem que toda a economia vai atrás do sector imobiliário... uma casa é para toda a vida.

Por tudo isto do ponto de vista pessoal a cotação não estará certamente cara, mas também não tão barata como à 1ª vista pode parecer. Certamente que o risco de decida já é bem mais limitado. No último ano negociei-a na casa dos 8€ e depois nos 7€, não ganhei para os feijões mas não me deixei impressionar.

BN

dam

Só para justificar melhor que a economia não vai obrigatoriamente atrás do sector imobiliário. A Alemanha que já à uns anos apresenta um sector imobiliário fraco, por via do não crescimento demográfico, conseguiu ainda no passado trimestre apresentar um crescimento económico acima do esperado pelos analistas.

Outro ponto acerca da recessão eminente dos USA devido à crise do subprime. Para mim era claro que eles iriam sofrer mais tarde ou mais cedo uma recessão devido ao consumo interno excessivo em relação à sua produção. Desde 2006 que os USA apresentam défices comerciais mensais superiores a 40 000 M$. Se não estou em erro no início de 2007 estavam constantemente a bater recordes chegando a passar os 50 mM (valor em torno do qual ainda se mantêm). E sempre a serem financiados por China, Japão, Coreia,... É lógico que situações destas não podem ser perpetuadas:  crescimento económico quase exclusivamente às custas de investimento puramente financeiro e de um consumo interno exorbitante (seja de imóveis ou de outros bens).

Isto nem tem directamente a ver com a Soni!!

BN

nupy

Citação de: dam em Junho 03, 2008, 15:08
A única questão é saber quão longa será esta crise. Do meu ponto de vista mesmo que passe o mercado da Soni não vai voltar à condição anterior para a qual a empresa tinha sido dimensionada (em relação à produção). A solução poderá ter de passar por encontrar mercados alternativos e os mais lógicos estão bem longe (Ásia)...
E não concordo com os que dizem que toda a economia vai atrás do sector imobiliário... uma casa é para toda a vida.

A crise imobiliária conjectural ....e o impacto na SONI.....!!!!

É consensual q a exposição da SONI ao mercado imobiliário mundial....é um risco q desde Agosto tem sido incorporado no papel.....!!!

Fazer projecções futuras de resultados.....racios fundamentais...comparações históricas....em nada nos fazem concluir se a SONI está...ou não está barata....pelo simples facto q ninguém pode dizer ....qdo é q este mercado vai voltar a estabilizar.....!!!!

Sentimentalismos à parte....olhemos um pouco para o cerne dos problemas que afectam alguns dos principais mercados do "core" da SONI:

1-EUA temos um problema de correcção de preços....motivado pelo excesso de produto no mercado....resultante da liquidação de hipotecas....!!!!...Esta conjuntura aliada à bolha especulativa de preços.....faz prever segundo os gurus....uma correcção até o final de 2009....!!!

2-RU tem um problema colateral com o mercado dos EUA devido à securitização dos créditos hipotecários.....e vive uma correcção na bolha especulativa de preços....q dve chegar aos 20%.....!!!

3-Alemanha tem um problema de exposição à securitização dos créditos hipotecários dos EUA...mas não vive uma bolha especulativa....!!!!....A procura não tem crescido devido a questões demográficas e questões de posicionamento social....!!! Não será espectável um grande "rombo" nas contas da SONI....nos próximos tempos....!!!

4-Espanha é provavelmente o país q tem a crise mais grave para resolver....!!!!Nos últimos 2 anos a Espanha construiu mais casas q a Alemanha e a Inglaterra juntos.....está com um problema de absorção ....cerca de 650.000 fogos novos sem procura.....!!!...Por incrível q pareça já há pessoas a rifarem casas....como nas quermeses dos "bailaricos"....!!!...Os gurus pensam q vai demorar pelo menos até 2010 a escoar este excesso de produto....!!!

Ninguém sabe o q vai acontecer.....mas os dados económicos q têm saído ultimamente em nada contrariam q o "ponto de inflexão"....nos mercados mais "regenerativos"...possa ocorrer no final de 2009.....!!!!

O subprime foi o móbil para se fazer uma correcção do mercado imobiliário q será saudável para o futuro....e no ínicio da próxima década ele voltará a ser provavelmente ainda mais pujante daquilo q foi até aqui....!!!!

Em suma.....tranquilidade....há alturas em q estar dentro do mercado ....nas alturas erradas....obrigam-nos a ter paciência.....!!!!

Boa sorte e bons negócios ....a todos!!!

Lac

Citação de: Jesse em Junho 03, 2008, 00:40
Lac, eu posso ganhar dinheiro com a descida da Soni, por exemplo vendo na abertura a 4.50 e compro no final do dia a 4.30. Ganho a diferença... isto é um exemplo hipotéctico mas funciona assim.. estou a vender o titulo sem o ter para depois o comprar.
Em Portugal não é oficialmente permitido deixar posições de venda curta (short) para o dia seguinte, apenas se pode fazer em intraday e a posição é fechada automaticamente ao final do dia se não a fecharmos mas acho que algumas correctoras facilitam isso a alguns clientes e podem continuar para os próximos dias com o short, nos outros paises não existe qualquer restrição, na pratica ganhar dinheiro com a descida é exactamente igual à subida. O jogo é o mesmo.
Muitas ordens de venda na Soni passa-se isso, não estão necessáriamente a perder, e pelo que tem visto a Soni não tem sido um mau short, e isso também pode justificar a descida mas é este o jogo....

Boa tarde,

Jesse, é obvio que se pode ganhar com as descidas, existem mesmo muitos investidores que preferem este tipo de mercados (bearmarket), o que eu não concordo é com o facto de, para alguém estar a ganhar outro tem que estar a perder e volto a afirmar que muitos vezes estão muitos a ganhar como em outras ocasiões são muito a perder foi nesse sentido que disse que não concordo nada com o Aquilino quando ele diz:

"Também já deveria saber que em bolsa, os que ganham, só ganham porque outros perdem. E é preciso saber-se perder, antes pouco do que muito"

Isto não é verdade, e penso que o Jesse tem essa noção, em relação ao restante do seu comentário não tenho nada a opor.

Em relação á soni não tenho a menor duvida que está muita gente a perder, alias vender ao valor de 3.65 tem que estar a perder, ou então teremos que recuar a 2004 para comprar a esse valor.

Lac

Boa tarde,

Jesse, é obvio que se pode ganhar com as descidas, existem mesmo muitos investidores que preferem este tipo de mercados (bearmarket), o que eu não concordo é com o facto de, para alguém estar a ganhar outro tem que estar a perder e volto a afirmar que muitos vezes estão muitos a ganhar como em outras ocasiões são muitos a perder, foi nesse sentido que disse que não concordo nada com o Aquilino quando ele diz:

"Também já deveria saber que em bolsa, os que ganham, só ganham porque outros perdem. E é preciso saber-se perder, antes pouco do que muito"

Isto não é verdade, e penso que o Jesse tem essa noção, em relação ao restante do seu comentário não tenho nada a opor.

Em relação á soni não tenho a menor duvida que está muita gente a perder, alias vender ao valor de 3.65 tem que estar a perder, ou então teremos que recuar a 2004 para comprar a esse valor.

xubi2

Desculpem a minha pergunta..! Mas estão sempre a falar de imobiliário, quais são os derivados que a sonae tanto produz  para o imobiliário??? É assim tanta a fatia de mercado nesta área?
A Sonae Industria constrói fora do pais? Em que países constrói?

Deixo aqui as tabelas par poderem tirar duvidas...

Cumprimentos a todos!

Jesse

Lac depende do mercado que estamos a falar, se falarmos em futuros, a afirmação até está correcta, em acções pode não ser necessáriamente assim mas também não é assim tão errado pensar isso... é melhor pensar desse modo do que ser ingénuo e pensar que todos querem que os mercados subam e não ter a noção que a bolsa é um jogo...

Aproveito a ocasião que estou a escrever no post para dizer para se voltar a ter cuidado com a soni... não parece que seja uma subida para continuar, mesmo no JN está a dizer que foi uma "subida técnica", teve uma correcção prolongada e é normal depois ter um rebound, pode também ter sido para investidores que tiveram short nos ultimos dias fazerem algumas mais valias, cobrindo o short... às vezes quando isso ocorre os titulos sobem porque estão a compra-lo.... mas pode voltar tudo à mesma já amanha... acho que tudo o que disse está valido e acredito que a soni pode ter uma correcção maior, não só a soni como quase todas as acções do psi20, mas a soni é a que tem estado pior... é o que acho mas posso não ter razão.  :)

(*) Utilizador banido do Clubeinvest

talexandre

Vamos ver se estas notícias começam a animar o título....

"Crescimento da Zona Euro no 1º trimestre foi maior do que previsto"

"O crescimento foi mais forte do que previsto no primeiro trimestre na Zona Euro, atingido 0,8 por cento face aos três meses anteriores, segundo os dados hoje publicados pelo Eurostat, o departamento de estatísticas europeu."

xubi2

...pinta o quadro direitinho!

EconomiaEm Abril de 2008
Volume de negócios na indústria cresce 12,7%
O volume de negócios na indústria aumentou 12,7%, em Abril, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado, acrescentando que o emprego diminuiu 0,8%, enquanto as remunerações e as horas trabalhadas (corrigidas do efeito de variação dos dias úteis) aumentaram, respectivamente, 2,4% e 4,7%.
--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
[email protected]

O volume de negócios na indústria aumentou 12,7%, em Abril, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado, acrescentando que o emprego diminuiu 0,8%, enquanto as remunerações e as horas trabalhadas (corrigidas do efeito de variação dos dias úteis) aumentaram, respectivamente, 2,4% e 4,7%.

Segundo a mesma fonte, todos os Grandes Agrupamentos Industriais apresentaram

taxas de variação positivas para o volume de negócios, destacando-se o de Bens Intermédios que, com uma variação homóloga de 12,5% e um contributo de 5,4 p.p., revelou uma influência determinante para a variação do índice total.
Na variação do emprego, o agrupamento de Bens de Investimento, embora

tenha apresentado a única taxa de variação positiva (1,1%)registou a desaceleração mais intensa (-0,2 p.p.). O agrupamento de Bens de Consumo apresentou o contributo mais influente para a variação negativa do índice total (-0,6 p.p.) que resultou de uma taxa de variação de -1,2%, valor idêntico ao registado em Março.
Em termos homólogos, as remunerações efectivamente pagas na indústria aumentaram 2,4%, traduzindo uma desaceleração de 0,3 p.p. face ao observado em Março.

As horas trabalhadas na indústria, corrigidas dos dias úteis, aumentaram 4,7% face ao mesmo mês do ano anterior, traduzindo um crescimento de 8,9 p.p. face ao observado em Março.

cumprimentos

xubi2

Acho que já bateu no fundo,  agora estamos numa altura de inversão! Com uma batida acima dos 3.80€ seria um bom indicador a curto prazo!
Vamos ver como fecha hoje!

cumprimentos

talexandre

Concordo que bateu no fundo.

Acho que o pior já passou. A seguir à tempestade...

Lac

O pior já passou, por enquanto penso que vai voltar a lateralizar, mas é muito difícil tentar "adivinhar" o que vai acontecer... apenas podemos ter a certeza que a sua tendência é de descida...

xubi2

lac um bocado mais cuidado com o que diz..

Citação de: Lac em Junho 06, 2008, 00:01
O pior já passou, por enquanto penso que vai voltar a lateralizar, mas é muito difícil tentar "adivinhar" o que vai acontecer... apenas podemos ter a certeza que a sua tendência é de descida...

Que queira vir dizer mal tudo bem mas com alguma convicção também.. concordo com a parte de lateralizar... mas não ira ser a vida toda porque esta cotada tem meio mundo a olhar para ela! Ja agora se poder ajudar:

Citação de: xubi2 em Junho 03, 2008, 20:21
Desculpem a minha pergunta..! Mas estão sempre a falar de imobiliário, quais são os derivados que a sonae tanto produz  para o imobiliário??? É assim tanta a fatia de mercado nesta área?
A Sonae Industria constrói fora do pais? Em que países constrói?

Deixo aqui as tabelas par poderem tirar duvidas...

Cumprimentos a todos!

com os melhores cumprimentos

S.Costa

tiagodandre

Xubi2....aquilo que tinha a dizer sobre a Sonae Ind. já o disse... ;)

/forumbolsa/index.php?topic=26065.msg89971#msg89971

Podes também consultar na página da empresa:
http://www.sonaeindustria.com/page.php?ctx=2,0,73

Cump.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)