Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Sonae Indústria - (SONI.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Dezembro 19, 2007, 09:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

domingos

Nem me acredito que ando a perder trades destes.... :o :o

Como já o disse só entrarei em Setembro...

Viva Zefontelo... ;)

aquilinovale

Citação de: sergio2089 em Julho 18, 2008, 21:13

Sr aquilino, dei-lhe um pontinho nao porque ache que o sr seja o melhor trader do mundo ou o mais simpatico ou ate aquele que mais acerte neste mercado. tendo dito isso tudo dou-lhe um ponto pela sinceridade de nao se esconder de ninguem, eu tambem nao utilizo nics, nao tenho nada a esconder,  2089 e o meu numero na corretora e tambem o do meu e-mail. acho q mesmo quando somos casmurros, e eu tambem o sou, ao sermos sinceros ja temos algum merito. quanto ao ganhares muito dinheiro, eu espero  q seja verdade, mas a verdade e que o capital nao da para comprar tudo... e alem do mais muito valente foi aquele que nao entregou tudo no minimo.. eu fiz isso muita vez. felizmente estou no canada e a vida corre-me mais ou menos. nao somos ricos mas tambem nao tenho que vender accoes para comer. desculpem o meu desabafo. bom fim de semana a todos. e bons negocios para a semana.
[/quote]

Caro Sergio,
agradeço sinceramente a maneira como expôs a discordância. Se fosse-mos todos da mesma opinião era por sermos "tolos".
Quando se é frontal, merece-se respeito e não posso deixar de responder.
Não sou, nem tenho pretensões, de ser o melhor trader do mundo (e arredores), nem tão pouco disse alguma vez que ganhava muito dinheiro, até porque o pouco e o muito são relativos.
" Rico não é o que tem muito, mas o que precisa de pouco " e de qualquer maneira "O muito sem DEUS é pouco e o pouco com DEUS é muito". È mais ou menos assim que eu me rejo e tenho-me dado bem.

Costumo dizer aos amigos "... que o que tenho, nem que viva mais 500 anos sou capaz de comer".  É que herdei dos meus Avós camas de ferro e não há dente que entre com elas.

Fico satisfeito por saber que se encontra emigrado no Canadá, e que felizmente está bem.
Eu estou na terra que mais emigrantes tem dado ao Canadá, e para aí (Ontário/Quebeq) tenho mais de metade da familia.
Pelo que acabei de escrever, certamente já localizou onde me encontro.

Quanto à "minha estratégia que nunca falha", vou explicar o porquê, e não é por ser mais esperto que os outros, é talvez por não ter tanta preça em ganhar dinheiro.
Num ciclo de descida como este que se iniciou em Agosto, e para mim se confirmou em finais de Dezembro. (comecei a vender a minha Carteira em finais de Agosto, e na primeira semana de Janeiro vendi tudo "ao melhor" e resgatei todos os fundos).
Nunca entro no mercado, seja em que acção for, enquanto ela não cair no mínimo 50/60% (cinquenta/sessenta por cento) e só depois de ponderar muito bem (e é frequente enganar-me), é que entro no papel.
Se ele cair 5/7%, dependendo da sua volatilidade, vendo sem olhar para tras e só recompro quando ele cair 30/40%, em relacção à minha compra. Assim as minhas eventuais menos valias ficam limitadas.
Só fiz médias a descer quando comecei a andar na bolsa, levei no nariz e ficou-me de emenda.
Quando compro uma acção, o meu objectivo é mantê-la por três/quatro anos. Não quer dizer que não faça com elas algum trading, mas duas/tres vezes quanto muito. Assim diminuo o risco e evito descontar 10% das mais valias para o FISCO.
Se me enganar no trading , ganho algum, mas se a acção sobe, não vou atrás dela. Ou espero que ela caia para recomprar mais barato do que vendi, e se assim não for: boa viagem para ela e para quem ficou no papel.

Não vou falar mais nas Sonaes/Azevedos, elas já cairam ~50%, desde que eu comecei a falar, mas ainda há quem não acredire, não falando não transmito azar aos papéis.

Vejamos a GALP: só a vendi na descida, acreditava que ela passaria dos 20€ e depois seria "SPLITADA", enganei-me e acabei por ganhar menos, paciência.
Mas vou recomprar o papel, se ele se comportar conforme a "minha estratégia" a 9€ compro duas pelo preço que vendi uma, mas acredito que o seu verdadeiro suporte seja pouco antes dos 7€. Atenção isto é "adivinhação especulativa".

Tendo uma estratégia adequada ao perfil de cada um, e sendo-se disciplinado com a estratégia, os negócios serão muito mais rentáveis. Mas para tudo há que contar com o factor sorte.

Agora a verdade É QUE NUNCA FALTA PAPEL no Mercado, e por isso não tenho medo de ficar sem as acções que pretendo.

Cada um tem a sua estratégia, a minha já há muito que é assim e tenho-me dado bem. Qualquer um pode fazer este exercício, não dói nada, não custa muito e certamente dará lucros.

Mas quem sou eu para tentar influêncial alguém???

CumPrim/
AquilinoVale

"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

aquilinovale

Citação de: domingos em Julho 22, 2008, 22:22
Nem me acredito que ando a perder trades destes.... :o :o

Como já o disse só entrarei em Setembro...

Viva Zefontelo... ;)

Setembro de 2009, ... ???

CumPrim/
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

Jesse

domingos, setembro do ano passado se calhar foi quando comecei a dizer nos teus tópicos que a  Soni era um titulo arriscado, terá sido?

Via-se a euforia nos teus tópicos da Soni e Galp e era só preços médios a saltar, certamente alguns virão que essa estratégia não dá resultado (num ciclo de descida), mas muitos outros não. :)
Alguns deixaram de escrever no forum, já passaram alguns meses e deixei de ver alguns nicks mas é normal e regressaram outros.
A bolsa é mesmo assim.

A Soni nessa altura já tinha máximos e minimos sucessivamente inferiores, e a Galp estava a valores perto do máximo, só se via escrito que ia a 20, uma ou duas semanas antes da queda o bluexip perguntou quanto é que era preciso subir para venderem e depois lá deu um trambolhão mas nem foi muito porque o petróleo continuou a subir... a euforia vê-se quando se escreve no forum também, e a euforia é sinal de queda, do mesmo modo que pânico é sinal de subida. Mas isto são histórias.

Apenas para dizer que Setembro estatisticamente é o pior mês das bolsas.
A percentagem de subida nesse mês é a mais reduzida, o melhor mês é o de Dezembro, é conhecido o rally de natal.  :)

Em Portugal dizem que o "Sell in may go away" Vender em maio e ir de férias" resulta muito bem, ou seja, fechar as posições em maio e regressar 6 meses depois.
Mas sinceramente não verifiquei isto, li apenas um artigo da net da revista carteira.  :)

Deixo a estatistica (já deixei antes) mas é apenas uma estatistica e nada mais. (cada mês é um mês e depende de muita coisa, se é um bull market, um bear market, etc)
Mas não marques um mês para regressar, escolhe o mês com base nos gráficos, tu até sabes ver gráficos.

Mas novembro e dezembro acho que têm tudo para ser positivos este ano, eleições na América e o famoso rally de natal ;) mas se vão ser ou não, não sei.  :)

(*) Utilizador banido do Clubeinvest

Buysantander

Buysantander drops SONI

Depois da compra a 2.52 Buysantander começa a abandonar SONI nos 3.30 porque se mantêm fiel ao principio:
- O dinheiro pelo dinheiro

Efectivamente Buysantander não sabe se o titulo vai subir mais ou não, mas os 30% eram a sua meta. Agora se subir mais Buysantander deixa para os outros.
A Generosidade faz parte do jogo...

sergio2089

Citação de: Jesse em Julho 22, 2008, 23:01
domingos, setembro do ano passado se calhar foi quando comecei a dizer nos teus tópicos que a  Soni era um titulo arriscado, terá sido?

Via-se a euforia nos teus tópicos da Soni e Galp e era só preços médios a saltar, certamente alguns virão que essa estratégia não dá resultado (num ciclo de descida), mas muitos outros não. :)
Alguns deixaram de escrever no forum, já passaram alguns meses e deixei de ver alguns nicks mas é normal e regressaram outros.
A bolsa é mesmo assim.

A Soni nessa altura já tinha máximos e minimos sucessivamente inferiores, e a Galp estava a valores perto do máximo, só se via escrito que ia a 20, uma ou duas semanas antes da queda o bluexip perguntou quanto é que era preciso subir para venderem e depois lá deu um trambolhão mas nem foi muito porque o petróleo continuou a subir... a euforia vê-se quando se escreve no forum também, e a euforia é sinal de queda, do mesmo modo que pânico é sinal de subida. Mas isto são histórias.

Apenas para dizer que Setembro estatisticamente é o pior mês das bolsas.
A percentagem de subida nesse mês é a mais reduzida, o melhor mês é o de Dezembro, é conhecido o rally de natal.  :)

Em Portugal dizem que o "Sell in may go away" Vender em maio e ir de férias" resulta muito bem, ou seja, fechar as posições em maio e regressar 6 meses depois.
Mas sinceramente não verifiquei isto, li apenas um artigo da net da revista carteira.  :)

Deixo a estatistica (já deixei antes) mas é apenas uma estatistica e nada mais. (cada mês é um mês e depende de muita coisa, se é um bull market, um bear market, etc)
Mas não marques um mês para regressar, escolhe o mês com base nos gráficos, tu até sabes ver gráficos.

Mas novembro e dezembro acho que têm tudo para ser positivos este ano, eleições na América e o famoso rally de natal ;) mas se vão ser ou não, não sei.  :)

jesse apenas para corrigir um pequeno pormenor, a teoria do " sell in may AND go away" nao e necessariamente vender tudo ao melhor e voltar em seis meses, mas sim um aliviar de posicoes por volta dessa altura e em dois meses comecar a pensar outra vez a recomprar. isto q tenho visto por ca. pelo menos o que tenho visto ninguem esta fora de bolsa seis meses, nem um amigo meu chines q me vende fruta esta fora da bolsa tanto tempo. portanto so esse "time frame" e q esta um pouco exagerado. agora compra umas sonaes para ela subir ta?......

AlexB

Citação de: Buysantander em Julho 23, 2008, 12:08
Buysantander drops SONI

Depois da compra a 2.52 Buysantander começa a abandonar SONI nos 3.30 porque se mantêm fiel ao principio:
- O dinheiro pelo dinheiro

Efectivamente Buysantander não sabe se o titulo vai subir mais ou não, mas os 30% eram a sua meta. Agora se subir mais Buysantander deixa para os outros.
A Generosidade faz parte do jogo...

Pois é. Eu comprei a 2,47 e não penso vendê-las antes de atingirem um valor bem acima dos 5. Espero e desejo que, até ao natal, elas cheguem lá. Não me contento só com 30%. Quero muito mais.

Cumps.

Lac

Atenção...

A soni está a fazer um rally... arrancou muito depressa e em 5 dias já subiu 34% ... quando descia era o pessimismo geral, ela acabou por recuperar... agora muita atenção à euforia...pode-se estar a fazer a festa e levar com as canas dos foguetes em cima.

Bons negócios

Eric

sergio2089, cada um utiliza a estratégia que quiser.
Sell in may and go away, é apenas um provérbio antigo na América, não é própriamente uma estratégia, é um ditado popular dos mercados na América e talvez funcione se calhar melhor em Portugal mas sinceramente não perdi o tempo a confirmar, é apenas o que foi dito na revista, mas não é dificil confirmar basta consultar um gráfico de vários anos e verificar. Deixei um artigo no inicio de Maio ou fim de Abril sobre isto, está no forum mas agora não o vou procurar.
Mas seguindo-o à letra é mesmo estar fora 6 meses.

Quanto aos membros estarem no forum ou não estar, fazer preços médios ou não, ter posições longas ou não, cada um faz o que quer, acredite que muitos que estão no forum ganharam dinheiro com as quedas.

Apenas não é habitual dizer isso porque a maioria apenas está do lado longo.

É melhor fazer a sua análise (se souber) do que seguir os outros, isso é o mesmo do que dizer que vê uma pessoa a atirar-se a um poço e depois vai ver como é o fundo do poço apenas porque a maioria também o faz.
Não deve seguir o maior número de pessoas na bolsa, certamente já ouviu dizer que na bolsa a maioria costuma estar errada.

Quanto aos mercados, inverteram na quarta-feira passada, por acaso escrevi na shoutbox que o natal podia ter começado.
Natal - rally de natal, foi uma indirecta engraçada e certamente quase ninguém entendeu.  :)

Eu acho que o bear market vai ser muito mais longo mas há quem ache o contrário. Que o bear market está no final.
Não podemos dizer que o bull market já começou, os indices (principalmente o S&P-500 que é o mais usado pelos investidores para servir de comparação, está muito longe de quebrar as linhas de resistência do inicio da queda e pela regra da EMA(50) e EMA(200), estão muito longe ainda de voltar a cruzar. Com o PSI-20 é a mesma coisa.
Acho que já disse isto dezenas de vezes, fica mais uma...

Neste momento os bulls  vencem (Isto dos bulls e bears é também treta porque todos podemos ser uma coisa e outra  :),) e não existe ainda nenhum sinal em como vai descer mas  acho que os bears vão acabar por aparecer e como se sabe na bolsa as coisas não costumam ser evidentes.
Quanto estiver quase tudo a pensar que vai subir e estiver de novo muita gente dentro do mercado é que vai acabar por descer, na minha opinião...

Ao contrário do joseabmachado, eu ligo mais ao passado porque é com ele que vejo o presente, o futuro não ligo demasiado nem consigo fazer futurologia com certezas, mas com o que vejo dos gráficos, principalmente o duplo topo do indice S&P-500 (SPX) em 2000 e 2007,  acho que todo o ciclo de subida será corrigido, por isso dá para ver o quanto pessimista estou no futuro.
Se o mercado quiser que eu mude de opinião terá que subir ainda muito mais. Por exemplo, os indices dax, spx, nasdaq, têm que quebrar as resistências e se fizerem um máximo superior ao de Maio antes das quedas, posso começar a achar possivel que inverta mas como disse não acredito muito.

Mas isto não quer dizer que não abra posições longas, mas penso primeiro no curto prazo, por exemplo, não faço preço médio, uso stops, etc,etc, posições de médio e longo prazo (aquelas que compro e esqueço durante um tempo) penso apenas quando um ciclo de subida é evidente e está longe ainda de o ser.

Ops, o eric é o jesse, é um nick antigo, queria escrever com o jesse e vi que usei este...
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

talexandre

Hoje, ao contrário dos dias anteriores, foi um fecho algo pacato, mas não é nada de que não se estivesse à espera...

Vamos ver a reacção dos próximos dias. Pode haver alguma correcção, mas continuo com sentimento 100% Bullish!

Cumprimentos.

Cubriclas

Citação de: AlexB em Julho 23, 2008, 12:36

Pois é. Eu comprei a 2,47 e não penso vendê-las antes de atingirem um valor bem acima dos 5. Espero e desejo que, até ao natal, elas cheguem lá. Não me contento só com 30%. Quero muito mais.

Fear/greed é a dicotomia dos traders nos mercados. Independentemente de ir lá ou não, cerca de 30% em bolsa é mais do que optimo e deixa qualquer um a dormir descansado pelo excelente trade que fez. Só te posso dar os parabéns quando passares de lucro potencial a lucro real.
Abraço. ;)

domingos

Viva Jesse...

Se me conheces sabes que eu fazia trade online diario.... entrava e saia no dia...

entrando em Setembro é por considerar que esta euforia já deve ter passado...
o que me permite analisar os movimentos melhor....

caso tivesse aproveitado esta viragem ( 30% ) seria optimo.....
sao ralys que me interessam pois o meu objectivo quando entrar para o mercado é bater uma rentabilidade alta num ano e vou precisar de ralys assim ou parecidos.... vamos ver... isso é o futuro agora apenas me preparo para ele....

Um grande abraço e BN Amigo....

tiagodandre

Bem zefontelo, apenas foi uma actualização gráfica...Mas sempre que houver dúvidas não tenho problemas em tirá-las... ;)

Posso legendar um pouco:

1) Tens um canal descendente formado desde os 11€ (faz agora 1 ano), que foi quebrado no início do ano, com o acentuar da desvalorização da Soni. A LTD desse canal (Resistência), continua válida e bastante longe ainda.

2) O rectângulo formado entre os 5,14€<->4,18€ quebrado em baixo, com projecção nos 3,40€ (em percentagem). Era um possível duplo fundo que não chegou a ser confirmado, como podemos constatar.

3) Uma LTD de curto prazo que foi rompida no dia 17 no início deste rally, após uma tentativa falhada.

4) Tens os Fibonacci Retracements do último swing point high até ao swing point low.

5) Tens 4 EMAs, 200, 100, 50, 25...para diferentes time-frames.

PS: Hoje a EMA50 demonstrou a sua força, apesar da abertura em alta...

PS.1: No KIT existe muita informação sobre AT...
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

sergio2089

Citação de: Eric em Julho 23, 2008, 14:03
sergio2089, cada um utiliza a estratégia que quiser.

Jesse, ou melhor,ERIC, OU ENTAO OS DOIS, e evidente que cada um vai utilizar a estrategia que mais lhe convem. nunca eu iria querer influenciar alguem em algo que acha-se de maldade, mas isso acho que e obvio. em relacao a este ralli de cerca de 30% e bom de ter, nao vou negar, mas para ser sincero e ter sonae nas maos e ainda nao poder realizar mais valias, eu pessoalmente acho que ainda vou comprar sonaes este ano nos 50 centimos. posso estar errado, mas algo me diz que mal o pessoal fique seguro que ja nao cai, ai vem ela e desta vez nao para nos .60$. isto e o que eu penso. nao sei a que valor vendo o que tenho, porque nao tenho certezas. e quando vender ainda e a perder uns bons trades q fiz no bcp e na sonae capital. como veem, a coisa nao e nada facil. uma coisa e certa, se a sonae estiver nos .50 ou mesmo .60 em dezembro ou janeiro, quem vai comprar um camiao tir dessa porcaria sei eu bem quem e! ate la e esperar e vela subir 2 e 3 % e isso pessoalmente nao me faz grande coisa. e a mesma treta do costume. ja estou habituado bons negocios a todos.

zefontelo

Estava a brincar!Tu entendeste pk disse akilo...

Citação de: tiagodandre em Julho 24, 2008, 00:44
Bem zefontelo, apenas foi uma actualização gráfica...Mas sempre que houver dúvidas não tenho problemas em tirá-las... ;)

Posso legendar um pouco:

1) Tens um canal descendente formado desde os 11€ (faz agora 1 ano), que foi quebrado no início do ano, com o acentuar da desvalorização da Soni. A LTD desse canal (Resistência), continua válida e bastante longe ainda.

2) O rectângulo formado entre os 5,14€<->4,18€ quebrado em baixo, com projecção nos 3,40€ (em percentagem). Era um possível duplo fundo que não chegou a ser confirmado, como podemos constatar.

3) Uma LTD de curto prazo que foi rompida no dia 17 no início deste rally, após uma tentativa falhada.

4) Tens os Fibonacci Retracements do último swing point high até ao swing point low.

5) Tens 4 EMAs, 200, 100, 50, 25...para diferentes time-frames.

PS: Hoje a EMA50 demonstrou a sua força, apesar da abertura em alta...

PS.1: No KIT existe muita informação sobre AT...