Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Buenaventura (g.a.) Paciente

Iniciado por Francisco Monjardino, Junho 14, 2005, 19:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

Francisco Monjardino

Boas Paciente,

Estava aqui a analisar alguns títulos de Ourivesaria  :) e saltou-me à vista esta Compania Minas BuenaVentura (Ticker: BVN). Conheces? (será que é pergunta que se faça a ti... ;D)

Fica bastante interessante, caso quebre a linha descendente a encarnado com forte volume a acompanhar.

Aí está o gráfico actualizado até ao fecho de ontem...

Francisco Monjardino

Paciente

Oi Francisco,

Sim, conheço bem e faz parte da minha "watch list". A Compañia Minas Buenaventura (BVN) é uma empresa peruana que é detentora de uma das maiores minas sul-americanas em parceria com a Newmont (NEM).

É uma boa empresa, mas tem a desvantagem de ser uma empresa que detém contratos "hedge" associados à sua produção.

Em termos gráficos, chamava a atenção para um H&S invertido, com ombros na zona dos $21 e cabeça nos $20. A neckline situa-se à volta dos $22,50 - $22,60 e um fecho acima destes valores projecta a cotação para os 25 dólares, zona onde se situa o último máximo relativo alcançado em MAR05.

Como já referi noutro post, existem várias acções do sector com figuras semelhantes (H&S invertidos). Assim de repente, estou-me a lembrar da NEM, BVN e AU. O $HUI também apresenta este padrão.

Abraço.
"In the absence of the gold standard, there is no way to protect savings from confiscation through inflation."

Francisco Monjardino

Bom dia Paciente,

Obrigado pelo feed-back!

Bem visto esse H&S invertido, a neckline confunde-se com a linha a tracejado magenta que inseri no zoom de curto-prazo. Vamos acompanhando...o target é como disseste na casa dos 25 dólares, o que significaria a ruptura em alta da resistência descendente.... ;)

Abraço,
Francisco Monjardino

Paciente

Boa tarde Francisco,

Ainda em relação aos H&S invertidos, para além das já referidas AU, BVN e NEM este padrão também está presente nos gráficos das seguintes acções do sector:

AUY, CDE, FCX, KRY, NG e PAAS.

Abraço
"In the absence of the gold standard, there is no way to protect savings from confiscation through inflation."

Antunes

Boas,

Sem querer agoirar ;), penso que um possível triângulo descendente com target para perto dos 10 USD não será de menosprezar e poderá confirmar, de certa forma, a minha opinião de médio prazo para as "commodities": a correcção a que temos assistido ultimamente não terá ainda acabado...

PS: excelentes fundamentais esta também...

Cumprimentos,

Antunes

Paciente

Oi Antunes,

Existem sempre duas hipóteses para a cotação de um título: valorizar ou desvalorizar.

Isto para dizer, que essa tua hipótese de triângulo descendente é, óbviamente válida. Mas o que interessa é pôr nos pratos da balança as razões que nos levam a sugerir determinado movimento.

Como sabes, o OURO quebrou em alta a Ltd bem como um triângulo ascendente no gráfico em Euros. Isto são factos! Sem querer ferir susceptibilidades, a minha opinião é de que vamos ter (já está a acontecer) umas belas valorizações nas acções dos metais preciosos. 

Quanto à correcção a que te referes nas commmodities, não estou tão certo disso. Temos o Cobre a fazer novos máximos, o Crude parece indicar que vai seguir o mesmo caminho, tal como o Gás Natural. A PRATA e o OURO quebraram as suas LTd's e também parecem querer atacar os anteriores máximos.

Acabaram de saír os dados dos inventários de Crude nos EUA:

Inventários: Crude:  -1780k (esp: -1000k);
Gasolina:  -905k (esp: +675k);
Destilada:  +2430k (esp: +1500k).

A cotação, para já, reagiu em alta.

O que se passa é que não há uma semana em que tenhamos os inventários todos (crude, gasolina, destilados) a subir. Isto acontece porque existe uma enorme restrição do lado das refinarias: estão a operar próximo do seu máximo e não conseguem fazer face à procura.

Isso faz com que existam semanas onde é dada primazia à produção de crude (em detrimento da gasolina e dos destilados), para na semana seguinte se centrarem na produção de destilados (fazendo com que os stocks de crude e gasolina baixem). Foi o que aconteceu a semana passada e que se reflectiu nos dados de hoje.

Parece-me que para já não há grandes sinais (embora os mídia falem muito nessa hipótese) de que estamos numa inversão do ciclo de subida das commodities.

Mas isto foi apenas um pequeno aparte. No caso das "Gold Stocks" o que interessa mesmo é o preço do OURO. E este não tem nada a ver com commodities. Tem a ver com a saúde das diversas moedas (leia-se risco de incumprimento) do sistema financeiro mundial.

Abraço

NOTA: Acho que foi contigo que uma vez troquei impressões sobre a GSS. Acabou mesmo por ir aos $2,40. Se puderes dá uma vista de olhos no gráfico: está interessante.

Antunes

Citação de: Paciente em Junho 15, 2005, 17:14
Oi Antunes,

Existem sempre duas hipóteses para a cotação de um título: valorizar ou desvalorizar.

Isto para dizer, que essa tua hipótese de triângulo descendente é, óbviamente válida. Mas o que interessa é pôr nos pratos da balança as razões que nos levam a sugerir determinado movimento.

Como sabes, o OURO quebrou em alta a Ltd bem como um triângulo ascendente no gráfico em Euros. Isto são factos! Sem querer ferir susceptibilidades, a minha opinião é de que vamos ter (já está a acontecer) umas belas valorizações nas acções dos metais preciosos. 

Quanto à correcção a que te referes nas commmodities, não estou tão certo disso. Temos o Cobre a fazer novos máximos, o Crude parece indicar que vai seguir o mesmo caminho, tal como o Gás Natural. A PRATA e o OURO quebraram as suas LTd's e também parecem querer atacar os anteriores máximos.

Acabaram de saír os dados dos inventários de Crude nos EUA:

Inventários: Crude:  -1780k (esp: -1000k);
Gasolina:  -905k (esp: +675k);
Destilada:  +2430k (esp: +1500k).

A cotação, para já, reagiu em alta.

O que se passa é que não há uma semana em que tenhamos os inventários todos (crude, gasolina, destilados) a subir. Isto acontece porque existe uma enorme restrição do lado das refinarias: estão a operar próximo do seu máximo e não conseguem fazer face à procura.

Isso faz com que existam semanas onde é dada primazia à produção de crude (em detrimento da gasolina e dos destilados), para na semana seguinte se centrarem na produção de destilados (fazendo com que os stocks de crude e gasolina baixem). Foi o que aconteceu a semana passada e que se reflectiu nos dados de hoje.

Parece-me que para já não há grandes sinais (embora os mídia falem muito nessa hipótese) de que estamos numa inversão do ciclo de subida das commodities.

Mas isto foi apenas um pequeno aparte. No caso das "Gold Stocks" o que interessa mesmo é o preço do OURO. E este não tem nada a ver com commodities. Tem a ver com a saúde das diversas moedas (leia-se risco de incumprimento) do sistema financeiro mundial.

Abraço

NOTA: Acho que foi contigo que uma vez troquei impressões sobre a GSS. Acabou mesmo por ir aos $2,70. Se puderes dá uma vista de olhos no gráfico: está interessante.

Pois, o gráfico do ouro em Euros deve estar mais bonito logicamente porque o Ouro sempre teve, tem e deverá continuar a ter correlação inversa com o USD...

Olha para o $XAU e a primeira coisa que vês é um duplo fundo/topo que vai se resolver em breve. Quanto a mim será confirmado um duplo topo com target nos 50 USD...

PS: deixei de acompanhar a GSS pelos seus fracos fundamentais. Estou a ponderar uma entrada NUM SÓ título relativo às commodities mas sinceramente ainda não escolhi qual (são tantos: BHP, AAUK, NUE, ...).
Cumprimentos,

Antunes

Paciente

Citação de: Antunes em Junho 15, 2005, 18:30
Pois, o gráfico do ouro em Euros deve estar mais bonito logicamente porque o Ouro sempre teve, tem e deverá continuar a ter correlação inversa com o USD...

Não percebi o que quiseste dizer com esta frase...

Quanto ao $XAU, de facto temos no gráfico um duplo topo e um duplo fundo. Mas, ao contrário de ti, eu penso que vamos quebrar em alta esse canal lateral. Target nos $140-$145, lá para o primeiro trimestre de 2006.

Não sei qual de nós terá razão (isto são apenas previsões, como tal falíveis) mas isso também não interessa. O que é preciso é irmos ganhando dinheiro pelo caminho, seja ele qual fôr...

Abraço

Antunes

Citação de: Paciente em Junho 15, 2005, 20:16
Citação de: Antunes em Junho 15, 2005, 18:30

Não percebi o que quiseste dizer com esta frase...

Quanto ao $XAU, de facto temos no gráfico um duplo topo e um duplo fundo. Mas, ao contrário de ti, eu penso que vamos quebrar em alta esse canal lateral. Target nos $140-$145, lá para o primeiro trimestre de 2006.

Não sei qual de nós terá razão (isto são apenas previsões, como tal falíveis) mas isso também não interessa. O que é preciso é irmos ganhando dinheiro pelo caminho, seja ele qual fôr...

Abraço

Quero dizer que há uma correlação inversamente proporcional entre o $USD e o $XAU. O que tem acontecido nos últimos 3 anos ao $XAU e ao $USD? Simples: o $XAU tem subido e o $USD tem descido, correcto? Logo podemos afirmar que existe uma correlação inversamente proporcional entre este 2 índices.

Sim, o importante é ganhar. Se quebrar em alta terei de me apressar a entrar numa "commodity"...

Um abraço,

Antunes
Cumprimentos,

Antunes

Paciente

Mas tu referiste-te ao OURO em euros, não ao XAU.

O que eu não percebi foi porque é que dizes que "o gráfico em euros deve estar mais bonito porque o OURO tem uma correlação inversa com o USD".

Antunes

Citação de: Paciente em Junho 16, 2005, 11:07
Mas tu referiste-te ao OURO em euros, não ao XAU.

Não, referia-me ao Ouro em USD, ou seja ao XAU ou mais correctamente ao $GOLD visto que o $XAU é também sobre a Prata...

Citação de: Paciente em Junho 16, 2005, 11:07
O que eu não percebi foi porque é que dizes que gráfico em euros deve estar mais bonito uma vez que o OURO tem uma correlação inversa com o USD.

Porque como quando o Ouro desce, o USD sobe, essa decida será mais notada no gráfico em USD porque no gráfico em EUR ela será camuflada visto que este último não passa do gráfico em USD convertido para EUR. Exemplificando:

Na penúltima semana de 2004 o $GOLD fechou a 456,87 USD ou 334,48 EUR à cotação na altura.

Na 1º semana de Fevereiro de 2005 fez mínimo a 410.4 USD ou 322,24 EUR à cotação na altura.

Ou seja, em Dólares o Ouro caiu uns 12.3% mas em Euros a queda nem chegou aos 4%...

Um abraço,

Antunes

Cumprimentos,

Antunes

Paciente

Pois, mas isso é no caso do OURO estar a caír. Em condições normais, a descida em euros não costuma ser tão acentuada como em USD.

Mas não é isso que está a acontecer. O OURO está a subir e como tal (seguindo a mesma lógica) seria de esperar uma subida em euros menor do que em USD. Mas não é isso que se está a verificar.

Por isso mesmo é que o gráfico do OURO em euros não deveria estar tão bonito como efectivamente está!

Com esta valorização no USD, em condições normais, o OURO já deveria estar na casa dos $390. O que se passa é que o OURO está claramente a beneficiar com os problemas que o euro está a sentir depois do NÃO da França e da Holanda à Constituição Europeia. Mas isto explica apenas (e só parcialmente), o breakout em euros.

Isso está bem patente no breakout visível no gráfico semanal do OURO em Euros, onde os 350 € constituem claramente uma importante resistência.

Mas não é só em relação ao Euro que o OURO está a subir. É em relação a todas as moedas! O gráfico do OURO em Yenes também mostra um breakout na zona dos 46500 JPY. Idem em Francos Suíços.

Abraço

Antunes

Nas subidas é exactamente a mesma coisa:

E Maio de 2004 fez mínimo a 371.3 USD ou 315,22 EUR

Na penúltima semana de 2004 fez máximo* a 456,87 USD ou 334,48 EUR à cotação na altura.

Ou seja subiu 23% em USD mas apenas 6% em EUROS

* - não fechou aí, como disse no último post...

Um abraço,

Antunes
Cumprimentos,

Antunes

PekenoBuda

Antunes,

Durante este últimos anos a valorização do Ouro tem estado inversamente correlacionada com a evolução do dolar, isto é um facto reconhecido por todos.

Mas o que está a acontecer ultimamente?
Deixou de haver essa correlação negativa, e o ouro parece que ganhou vida própria!

O que seria de esperar face a este forte rebound no dolar?!?!
Uma boa queda no ouro concerteza, mas não, não é isso que está a acontecer!
Um novo facto é que o ouro desligou do dolar e até tem subido em conjunto com o dolar,ao contrario dos ultimos anos como seria de esperar.
Esta situação é extremamente bullish, visto que o ouro tem-se valorizado quando cotado em outras moedas, aliás cotado em euros está neste momento em máximos.

Como já aqui disse anteriormente, este Bull Market é dividido em 3 fases:

1ªFase: O ouro vai-se valorizando consoante as quedas do dolar, é a tal correlação negativa proporcional que existia neste ultimos anos.
Era por este facto que a maioria não acreditava no Bull dos metais.

2ªFase: O ouro começa a valorizar também em relação a outras moedas que não o dolar, e a procura pelo metal começa a aumentar a nivel global.
Parece que estamos a entrar agora nesta fase, mas vamos ver se não é uma situação atipica e esperar pela confirmação.

3ª Fase: É a Gold Mania, no qual o "povão" começa a entrar em força, formando uma bolha como no Nasdaq.

cumprimentos,

PekenoBuda

"O verdadeiro carácter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que vai dar-lhe absolutamente nada"

Antunes

Citação de: PekenoBuda em Junho 16, 2005, 15:00
Antunes,

Durante este últimos anos a valorização do Ouro tem estado inversamente correlacionada com a evolução do dolar, isto é um facto reconhecido por todos.

Mas o que está a acontecer ultimamente?
Deixou de haver essa correlação negativa, e o ouro parece que ganhou vida própria!

Parece, disse e bem.

Citação de: PekenoBuda em Junho 16, 2005, 15:00
O que seria de esperar face a este forte rebound no dolar?!?!
Uma boa queda no ouro concerteza, mas não, não é isso que está a acontecer!
Um novo facto é que o ouro desligou do dolar e até tem subido em conjunto com o dolar,ao contrario dos ultimos anos como seria de esperar.
Esta situação é extremamente bullish, visto que o ouro tem-se valorizado quando cotado em outras moedas, aliás cotado em euros está neste momento em máximos.
...

Essa correlação inversa é mais notória no longo prazo! Se reparar eu tive o cuidado de comparar movimentos superiores a 1 ano porque é óbvio que no curto prazo há desvios...
Cumprimentos,

Antunes