Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Reverse stock split

Iniciado por Dias, Setembro 22, 2012, 00:52

Tópico anterior - Tópico seguinte

Dias

Olá pessoal sou novo aqui! E sou um amador que se aventurou nos mercados norte-americanos.

E tenho um embróglio para resolver com o meu banco/corretora. E gostaria que alguém me desse uma opinião acerca do assunto. Então aqui vai:

Tinha cerca de 3000 ações, ao preço de 1.2d cada, de um titulo cotado no Nasdaq. Algures no mês de Junho essa cotada fez um reverse stock split de 4:1, nesse dia e sem estar ao corrente desta operação, consultei a minha carteira e para verifiquei para meu espanto que o preço estava a 2,89d, o que me dava um retorno de 41%, decidi na hora dar ordem de venda de 2500 ações a esse preço. A plataforma da corretora aceitou a ordem de venda e eu encantado com o negócio (não sabendo da existencia do reverse stock split).
No dia seguinte voltei a consultar a carteira e o dinheiro da venda do dia anterior, estava disponivel para outras compras e foi o que fiz fiz. Dei uma nova ordem de compra de um outro titulo do NYSE. No dia seguinte voltei às compras e adquiri ações de mais 3 titulos (um do Nasdaq e 2 do NYSE).
Todas estas compras foram feitas com o dinheiro resultante da primeira venda e ainda sobraram 1000€. Passaram 8 dias voltei a entrar na conta e transferi os 1000€ para uma outra conta à ordem (dentro do mesmo banco).
Ao 9 dia recebo um e-mail do banco a informar que no dia em que eu tinha efectuada a venda das 2500 ações, tinha havido um Reverse Stock Split, de 4 para 1, que tinham feito a regularização resultante desta operação, que passava a deter apenas 125 ações (em vez das 500) em carteira deste titulo e que a venda não tinha sido de 2500, mas sim de 625 ações. E pior, para repor o saldo negativo que passei a deter na conta. Justificaram o atraso, com o atraso no custodiante (deve ser um intermediário financeiro), que não os tinham informado atempadamente. Nquele momento caiu-me tudo aos pés, fiquei a saber da existência do reverse stock split e fiquei com um grande problema para resolver.

Gostaria de saber se já aconteceu alguma vez uma coisa parecida a alguém, e como é que resolveu a situação.

Também gostaria de saber se acham que legalmente o banco pode exigir 9 dias após a venda a reposição do saldo.

Cumprimentos,
Jose Dias
Obrigado,
Pela ajuda

Buysantander

Fica com o dinheiro e não passes cartão a esses gajos...

Dias

Citação de: Buysantander em Setembro 22, 2012, 12:24
Fica com o dinheiro e não passes cartão a esses gajos...

Isso foi o que fiz até agora, mas eles querem que lhes devolva a massa.

hollies

A mim já aconteceu, um título que tinha em carteira fez um Reverse Stock split (RSS). Nesse dia em que concretizaram o RSS, o Back office do Banco Best não reduziu o número de acções, ficando assim em carteira com o mesmo número de acções com um valor mais elevado, obviamente fiquei com uma aparente mais valia de tipo 200%, eu não soube que tinha havido o tal RSS e tratei de vender as acções, passado dois dias telefonaram-me do Banco Best a dar conta do sucedido, e que teriam de regularizar a situação, pq o broker deles que lhes disponibiliza os títulos do mercado americano, estava a pressioná-los. Tiraram o valor da aparente mais valia, pq não foi uma mais valia real que obtive, eu concordei, só disse que não tinha percebido que tivesse havido o tal RSS, e o erro de qualquer modo tinha sido deles. Na minha opinião vais ter de concordar em devolver o que fizeste de 'mais valia' com essa operação, não tiveste de facto uma mais valia... agora não sei se és obrigado a fazê-lo, só sei que alguém vai ficar a perder esse valor, ou o teu banco/corretora ou o broker, mas a verdade é que esse dinheiro que obtiveste a mais não te pertence, houve um erro(atraso) do banco/corretora ou broker, pq no próprio dia do RSS deveriam ter reduzido o nº de acções é assim que normalmente acontece, mas às vezes acontecem esse tipo de situações.  

Dias

Ok, agradeço desde já a tua experiencia e opinião,
A diferença para o meu caso, é que o meu banco só me avisou 9 dias depois da venda, por e-mail e depois de eu já ter gasto o dinheiro com outras aquisições bolsistas, validadas e aceites pela própria aplicação deles.
E ainda levanto outra questão, se não houvesse a falha deles, no atraso da actualização da plataforma informática ao RSS, eu não teria dado ordem de venda, porque na realidade a cotação na altura era inferior á de compra, quem é que assume o meu prejuizo?

hollies

Escrevo em relação ao meu caso... dois ou três dias depois de ter vendido as acções e o meu banco contactar-me, eles para regularizarem a situação deram-me a escolher se queria optar pela venda das acções com o Reverse Stock Split feito, ou manter as acções, com o RSS feito. Eu escolhi a opção de venda, preferi a venda depois do RSS com o número de acções correto. É uma questão de contactares com o teu Banco, penso que no teu caso,como não sabias, e o erro foi deles, em não fazerem no momento certo O RSS, poderão dar-te a escolher, se preferes continuar com as acções que vendeste em carteira, ou se preferes a venda com o número de acções e valor da altura de Venda corretos.Terão é de retirar-te aquele valor que 'ganhaste' a mais... Tem uma conversa com alguém  do teu Banco e vê quais as melhores opções. Diz-lhe que, muito bem, vamos regularizar a situação, mas não quero ficar prejudicado...eles também quererão que continues como cliente deles, irão ver a melhor opção.