Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Portucel - (PTI.LS)

Iniciado por tiagodandre, Janeiro 29, 2008, 03:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

Broker_Invest

Citação de: Broker_Invest em Setembro 22, 2008, 15:14
Citação de: Beagle em Setembro 19, 2008, 01:23
Boa noite,

Grande altura para comprar... este é daqueles títulos que vai voltar rapidamente onde esteve (acima dos 2.15).

Saudações.

Mais um dia a levar pancada a PTI, como isto é possível! uma Empresa que apresentou resultados abaixo 1.3% do previsto(é bastante bom face a conjuntura que vivemos), e com uma dívida minima e além do mais tem líquidez para fazer grandes investimentos, logo não precebo porque ela continua a cair?  A meu ver ela devia ser sem duvida alguma uma acção de réfugio para os fundos de investimentos porque o seu Dividendo é bastante bom (+-5%).
O mercado tem destas coisas esquezitas.

Continuo sem palavras.

Ela hoje chegou aos 2.15€ e veio para baixo, ela neste momento está nos 2.087€  :( , o crude e o euro a subir é bastante penalizador para este papel. Esta subida do crude e do Euro sem fundamento deixa-me sem palavras!.

Abraços
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

Broker_Invest

Porque???? é que a PTI é tão castigada nas quedas e nas subidas não tão beneficiado com as outras, porque???

Raios o parta mais ao sentimento negativo geral, ainda querem comprar mais barato possível, Viva a pura irracionalidade geral.

abraço e bons trades.

bp1511

Bastava teres acompanhado o movimento da Semapa e podias ter antecipado este movimento.

A Semapa tem 75% da Portucel.

Fica bem

Broker_Invest

Citação de: bp1511 em Setembro 24, 2008, 16:40
Bastava teres acompanhado o movimento da Semapa e podias ter antecipado este movimento.

A Semapa tem 75% da Portucel.

Fica bem

Não te esquecas que a maior parte do Lucro da SEMAPA VEM da Portucel, e para mim a PTI é que deveria andar nos valores da Semapa e não o contrario.
Hoje temos mais um dia de castigo a esta menina, mas que vida!.

abraços e bons trades.

npl

Citação de: Broker_Invest em Setembro 25, 2008, 13:29...
Não te esquecas que a maior parte do Lucro da SEMAPA VEM da Portucel, e para mim a PTI é que deveria andar nos valores da Semapa e não o contrario.

Broker,
não te esqueças que cada acção da Semapa controla quase 5 da Portucel...
Deve ser este o elemento que te está a escapar.
E ainda tens que adicionar à Semapa a posição que detém no negócio lucrativo da Secil. Eu próprio tenho interesse na Portucel, mas prefiro estar na Semapa.
Cumprimentos.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

bp1511

Broker só te tentei ajudar quando te que "A Semapa tem 75% da Portucel".

Espero que agora tenhas percebido, com a ajuda do npl.

Eu apenas te posso dizer que a Semapa está mais barata que a Portucel. Isto a nivel fundamental.

A nivel técnico, não percebo nada, mas os movimentos da Portucel são mais interessantes.

Fica bem.

bp1511

Avaliação à Semapa/Portucel
Ora vejamos :

A portucel tem 537.250.000 acções, como a Semapa tem 75% destas, quer dizer que a Semapa tem 402.937.500 acções da Portucel.

Se o capital da Semapa é constituído por 118.332.445 acções, então isto quer dizer que cada acção da Semapa tem 3,41 acções da Portucel .

Em que cada acção da Portucel vale no mercado 1,981 euros, então cada acção da Semapa vale 3,41 acções vezes 1,981 euros. O que avalia cada acção da Semapa em 6.76 euros.
Mas ainda falta a valorização da Secil, o qual o mercado avalia, hoje, por 16 cêntimos. 

A mim parece-me pouco o valor da Secil, ou muito o valor da Portucel.

Desculpem lá estar a chatear com isto!!!

artista

Citação de: Broker_Invest em Setembro 24, 2008, 16:28
Porque???? é que a PTI é tão castigada nas quedas e nas subidas não tão beneficiado com as outras, porque???

Raios o parta mais ao sentimento negativo geral, ainda querem comprar mais barato possível, Viva a pura irracionalidade geral.

O que é incrivel são as tuas reacções perante isto... a Portucel até teve um comportamento melhor que o mercado ultimamente, mas nos últimos dias foi pior... enfim, olhando para as quedas da Portucel e do mercado podemos facilmente concluir que, relativamente aos máximos, o mercado deve ter caído um pouco mais que a PTI mas não andam longe!!!!

Afinal não as tens a longo prazo?! então esquece e deixa-as estar... agora falar em "Irracionalidade"????!!!!!!!!!!

um abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

aleixon

Citação de: bp1511 em Setembro 25, 2008, 18:43
Ora vejamos :

A portucel tem 537.250.000 acções, como a Semapa tem 75% destas, quer dizer que a Semapa tem 402.937.500 acções da Portucel.

Se o capital da Semapa é constituído por 118.332.445 acções, então isto quer dizer que cada acção da Semapa tem 3,41 acções da Portucel .

Em que cada acção da Portucel vale no mercado 1,981 euros, então cada acção da Semapa vale 3,41 acções vezes 1,981 euros. O que avalia cada acção da Semapa em 6.76 euros.
Mas ainda falta a valorização da Secil, o qual o mercado avalia, hoje, por 16 cêntimos. 

A mim parece-me pouco o valor da Secil, ou muito o valor da Portucel.

Desculpem lá estar a chatear com isto!!!

Com este tipo de dedução devias dedicar-te à análise técnica :)- (apenas uma pequena provocação aos ATs).

Agora a sério: esse raciocinio seria de considerar se a Semapa tivesse adquirido a participação da Portucel através de, unicamente, capitais próprios. "capicsi"?

já agora aproveito para perguntar se estão preparados para o rally de amanhã? os gaps foram praticamente todos fechados e com as notícias de optimismo de uma plano miraculoso que vai salvar tudo e todos, lá vamos nós para um novo rally.
amen.
só nos resta rezar :)
NA

bp1511

Tenho que te dar razão, mas mesmo assim eu acho a Semapa mais interessante a nivel fundamental.

Quanto à análise técnica, já começo a perceber alguma coisa. Professores é coisa que não falta por aqui. ;D

Rally!!!, gosto de ver. Mas acho que o terreno está muito deficil. É cada saída de Pista...

A crise já não é só financeira, e alguem vai ter que a pagar. Só espero não sermos nós!!!

npl

Citação de: bp1511 em Setembro 25, 2008, 18:43
Ora vejamos :

Se o capital da Semapa é constituído por 118.332.445 acções,...

Bp,
Julgo que estás equivocado,
o número correcto de acções da Portucel, corrigiam-me se tiver errado por favor, é 767.500.000 !
O número que adiantaste é mais parecido com o número de acções da Portucel detidas pela Semapa.
Cumprimentos.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

bp1511

Boas npl

Usei a informação do clubeinvest, na ficha da portucel.

Mas o valor que referes é o capital social, esse sim é de 767.500.000 euros.

Vou fazer uma investigação no site da Portucel.
Mas se assim fosse ainda era melhor!!!

Fica bem.

bp1511

Aqui estou eu novamente, para dar a mão à palmatória.

Fui ao site da portucel e aqui está:

"Capital social

O capital social está dividido em setecentas e sessenta e sete milhões e quinhentas mil acções, com o valor nominal de um euro cada uma.

De acordo com os Estatutos da empresa, e sem prejuízo do direito de agrupamento, contar-se-á um voto por cada mil acções.

Número total de acções: 767.500.000
Acções admitidas à negociação 537.250.000
Acções adquiridas na 2ª fase de reprivatização - imobilizadas por um período de 5 anos, até 27/04/09 (artº 5º do DL 6/2003 de 15 de Janeiro, aplicável de acordo com o previsto no nº2 do seu artº10º) 230.250.000 "

Agora só me resta fazer como o outro ... façam as contas.

Muito obrigado npl

numero1

Boas

Que grande rally......estes analistas sabem tanto como eu............é um rally mas é a descer...nao é aleixo

abraço

npl

Citação de: numero1 em Setembro 26, 2008, 12:37
Boas

Que grande rally......estes analistas sabem tanto como eu............é um rally mas é a descer...nao é aleixo

abraço

Quem é que ainda dá ouvidos aos analistas?
Façam como eu, ignorem-nos!

Bp, obrigado pela informação extra também.
É sempre bom consolidar e nossa informação.

A Sempa acabou de descer para os 6.8€, lá tive que por outra ordem de compra... :)
Claro que é um pouco arriscado fazê-lo, porque ainda se poderá assistir a mais descidas.
Todavia o grande potencial de longo prazo está lá.
Cumprimentos.