Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Portucel - (PTI.LS)

Iniciado por tiagodandre, Janeiro 29, 2008, 03:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiagodandre

Publicado 05 Dezembro 2008  12:28
Lucros das empresas do sector do papel vão crescer acima de 10% em 2008

Os lucros do sector do papel em Portugal deverão crescer a uma taxa de dois dígitos em 2008 e, apesar do abrandamento económico mundial, não se perspectiva uma crise no sector em 2009, afirmou Armando Goes, director-geral da Celpa - Associação da Indústria Papeleira, em entrevista à Reuters.

Em 2007, as dez empresas associadas da Celpa registaram vendas de 1,7 mil milhões de euros, mais 7,4% do que em 2006 e resultados líquidos de 232 milhões, mais 26,6% do que no período homólogo, segundo os dados da associação.

"Obviamente que (2008) não será idêntico a 2007. (...) (os lucros) não vão crescer mais de 20% mas vão crescer e o valor médio será concerteza de dois dígitos", disse Armando Goes, em entrevista à Reuters.

"O ano de 2008 ainda está simpático, o de 2009 naturalmente será em baixa, mas esperamos continuar a ganhar dinheiro, não com dois dígitos, mas daí a dizer que estamos em crise há uma grande diferença", acrescentou.

O responsável pela Celpa acrescentou que os investimentos de reforço de capacidade que estão a ser realizados pela Portucel e Altri não deverão ser afectados pela conjuntura macroeconómica internacional.

O sector florestal tem um peso de cerca de 5,6% no PIB português. Portugal é actualmente o sétimo maior produtor de pasta Europeu e 16º maior do mundo. É também o 10º maior produtor europeu de papel e cartão e 28º maior mundial.

As empresas associadas da Celpa são a Portucel, Portucel Florestal, Portucel Viana, Soporcel, Renova, Silvicaima, Caima, Celbi, Celtejo e Aliança Florestal. A Soporcel é da Portucel e Caima e a Celbi são da Altri.

Quanto à possibilidade da Portucel vir a instalar uma nova fábrica de papel em Portugal, como já foi avançado pelo 'Chairman' da empresa, Pedro Queiroz Pereira, o responsável da Celpa afirma que dificilmente se conjugarão os factores ideais para uma nova unidade no país.

"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Broker_Invest

Estamos perante a um sector anti-crise, mas as acções não dizem o mesmo.  :-\
Esta noticia é optimista para o sector do papel.

ENTREVISTA1-Sector papel mantém lucros dois dígitos 2008-Celpa
(05 Dec 2008)

--------------------------------------------------------------------------------

* Lucro indústria papel 2008 previsto crescer dois dígitos

* Reforço Altri e Portucel aumenta 400 ME facturação sector

* Sector bem preparado para suportar crise internacional

(Acrescenta citações e informação)

Por Ruben Bicho

LISBOA, 5 Dez (Reuters) - Os lucros da indústria papeleira portuguesa deverão crescer a uma taxa de dois dígitos em 2008 e, apesar do abrandamento económico mundial, não se perspectiva uma crise no sector em 2009, afirmou Armando Goes, director-geral da Celpa - Associação da Indústria Papeleira.

Em 2007, as dez empresas associadas da Celpa registaram vendas de 1,7 mil milhões de euros (ME), mais 7,4 pct do que em 2006 e resultados líquidos de 232 ME, mais 26,6 pct do que no período homólogo, segundo os dados da associação.

"Obviamente que (2008) não será idêntico a 2007. (...) (os lucros) não vão crescer mais de 20 pct mas vão crescer e o valor médio será concerteza de dois dígitos", disse Armando Goes, em entrevista à Reuters.

"O ano de 2008 ainda está simpático, o de 2009 naturalmente será em baixa, mas esperamos continuar a ganhar dinheiro, não com dois dígitos, mas daí a dizer que estamos em crise há uma grande diferença", acrescentou.

O responsável pela Celpa acrescentou que os investimentos de reforço de capacidade que estão a ser realizados pela Portucel <PTI.LS> e Altri <ALSS.LS> não deverão ser afectados pela conjuntura macroeconómica internacional.

A Portucel tem em curso um investimento de 900 milhões de euros (ME) na construção de uma nova fábrica de papel em Setúbal, com capacidade de 500 mil toneladas anuais, enquanto a Altri está a ampliar a capacidade da fábrica de pasta da Celbi para 600 mil toneladas anuais.

Armando Goes referiu que estes projectos permitirão um aumento de 400 milhões de euros (ME) na facturação do sector a partir de 2010, altura em que as novas fábricas terão a produção estabilizada.

"A situação não vai inviabilizar nem de perto nem de longe toda uma estratégia que está delineada a longo prazo, obviamente será uma fase mais complexa, mas as condições da indústria em Portugal são suficientemente confortáveis para não se ter de pedir ao banco avais como outras actividades", disse. "A indústria de pasta e papel rapidamente vai representar duas 'Autoeuropas', com o pormenor de que a matéria-prima da indústria de papel é nacional", acrescentou.

O sector florestal tem um peso de cerca de 5,6 pct no PIB português. Portugal é actualmente o sétimo maior produtor de pasta Europeu e 16º maior do mundo. É também o 10º maior produtor europeu de papel e cartão e 28º maior mundial.

As empresas associadas da Celpa são a Portucel, Portucel Florestal, Portucel Viana, Soporcel, Renova, Silvicaima, Caima, Celbi, Celtejo e Aliança Florestal. A Soporcel é da Portucel e Caima e a Celbi são da Altri.

DIFÍCIL INSTALAR NOVA FÁBRICA PORTUCEL EM PORTUGAL

Quanto à possibilidade da Portucel vir a instalar uma nova fábrica de papel em Portugal, como já foi avançado pelo 'Chairman' da empresa, Pedro Queiroz Pereira, o responsável da Celpa afirma que dificilmente se conjugarão os factores ideais para uma nova unidade no país.

"Uma nova fábrica de pasta de papel terá de ter uma dimensão próxima de um milhão de toneladas, o ideal seria fazer em Portugal, mas haver matéria-prima para uma fábrica com uma dimensão do sec. XXI é uma situação complexa", disse.

"Há duas hipóteses, que é montar a fábrica, com a dimensão certa, na localização certa, que é na América do Sul, ou baixar a dimensão da fábrica para a realidade portuguesa", afirmou.

Armando Goes referiu ainda que as principais preocupações do sector para os próximos anos não estarão centradas na crise financeira mas sim no objectivo de aumentar a produtividade do eucaliptal em Portugal.

"A indústria papeleira em Portugal é um sector com uma 'musculação' que permite ultrapassar esta crise, com mais ou menos dificuldade, não é uma questão que esteja na primeira linha de preocupações", disse.

"O grande objectivo é a consolidação, não o aumento da área mas o aumento da produtividade dos eucaliptais portugueses", concluiu.

(Editado por Sérgio Gonçalves)

((---Lisboa Editorial, 351-21-3509206, [email protected]; Reuters Messaging : ruben.bicho.reuters.com@reuters.net))

Não há mal que perdure e bem que dure sempre

artista

Citação de: Broker_Invest em Dezembro 05, 2008, 14:40
Estamos perante a um sector anti-crise, mas as acções não dizem o mesmo:-\

Estás a referir-te às cotações das acções!!! No fundo, em última análise, é isso que importa...

Se a crise não se prolongar por muito tempo pode ser que ela não venha a baixo do mínimos que fez, caso contrário até o price target da Goldman "Sucks" pode fazer sentido!

abraços e bom fim-de-semana

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

TESTINHA

O BPI reviu em baixa as avaliações da Portucel e da Semapa. Os "targets" recuaram em cerca de 15%, mas o potencial de valorização de ambas as empresas continua a ser elevado, o que leva o banco de investimento a manter a recomendação de "comprar". A Portucel é a preferida do BPI.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo  Moutinho
[email protected]

O BPI reviu em baixa as avaliações da Portucel e da Semapa. Os "targets" recuaram em cerca de 15%, mas o potencial de valorização de ambas as empresas continua a ser elevado, o que leva o banco de investimento a manter a recomendação de "comprar". A Portucel é a preferida do BPI.

O "target" da Portucel desceu dos 3,10 euros para 2,65 euros, uma quebra de 14,5%. O novo preço-alvo confere aos títulos um potencial de valorização de 82,9% face à cotação actual de 1,449 euros. A Semapa tem margem para avançar 50,5% dado novo "target" de 9,80 euros. A anterior avaliação era de 11,70 euros.

A revisão negativa dos preços-alvo traduz o corte nas previsões efectuado por parte do BPI. Para a Portucel, o banco reviu em baixa as estimativas de EBITDA em 9%. A Semapa sofreu corte de 7% nas previsões de EBITDA, sendo que o BPI estima uma quebra de 2% no EBITDA entre 2007 e 2011.

O próximo ano será difícil para a Portucel. Segundo o BPI, a empresa de pasta e papel será penalizada pelo mercado do BEKP, onde se assiste a uma quebra na procura e a um aumento da capacidade de produção, e pela queda dos volumes de papel UFW. A Semapa será afectada pelas perspectivas para o mercado do cimento.

Apesar das perspectivas para os resultados serem "desafiantes", o BPI salienta que "estas são duas empresas cíclicas de qualidade", apresentando "níveis de rentabilidade superiores" e que "deverão cristalizar o valor dos investimentos em curso", acrescenta a equipa de "research" liderada por Eduardo Coelho.

"A Semapa está a negociar a prémio face ao valor líquido dos activos, levando-nos a preferir a Portucel". Os "triggers" de curto-prazo para a Portucel "são limitados, mas pensamos que a Portucel poderá desbloquear mais valor com a maior resistência dos preços do papel UFW, o encerramento de unidades de UFW e com a queda dos preços da madeira".

artista

Lá andam eles a reboque das cotações!  :) De qualquer forma faz algum sentido ajustar PT's a uma crise!

abraços

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

Broker_Invest

Pelo menos é a menos que cai no nosso PSI20, espero que os dividendos não sejam prujudicados, acho que existem 3 acções no pis20 que são boas apostas para os dividentos, PT, ZON ,e Portucel, não devem mexer com os valores dos premios.

Abraços

tiagopt

Tal como tinha prometido, aqui fica uma curta análise à Portucel. Da última vez que a analisei (http://surfaratendencia.blogspot.com/2008/09/anlise-semanal-portucel.html), realcei a forte zona de resistência em que se encontrava e a probabilidade de não ultrapassar a linha de tendência desenhada, por ser significativamente consistente. Assim foi, e o rally acabou logo no dia seguinte. Desde esse momento, já caiu mais de 30%.
Nesses três meses de quedas, acabou por construir um triângulo simétrico. Como se pode ver é um padrão consistente, contém todos os elementos-chave na sua formação. Encontra-se actualmente a caminhar para a projecção. Já agora, permitam-me uma nota em relação às projecções.

Por vezes sou criticado porque as projecções que traço não são atingidas com rigor. Uma projecção não passa de uma estimativa, é óbvio que as cotações não param no ponto traçado e depois invertem. Se assim fosse era fácil demais!
Daí a importância da entrada no pullback e do money management. Ao entrarmos perto da zona de stop-loss estamos:
- A evitar perdas avultadas caso o trade se vire contra nós;
- A assegurar a possibilidade de poder concretizar ganhos parciais onde os outros traders estão a iniciar a negociação.
Neste caso concreto, se eu estivesse curto (não estou) aproveitaria esta zona de indecisão onde nos encontramos para encerrar parte da posição e materializar alguns lucros (10% de lucro desde o pullback em 16% possíveis até à projecção).

Perdoem-me o desvio, regressemos então à Portucel. Como referi acima, estamos agora numa zona de indecisão. A última sessão foi o mais claro exemplo disso, com um doji a ser formado. Aquele pequeno suporte marcado a verde está a mostrar-se uma zona de forte pressão compradora. Nas últimas duas semanas, todas as velas têm sombras inferiores, algumas até bastante longas.
Já o referi anteriormente, volto a referir: Se durante duas semanas assistimos todos os dias a forte pressão compradora e as cotações não sobem, isso é um mau sinal. Mais tarde ou mais cedo os compradores esgotam-se e o suporte acaba por quebrar. A menos que haja uma sacudidela para cima nos próximos dias, é o que vai acontecer. Num bear market, a inércia é Rainha.

Deixem-me referir apenas mais um dado que considero muito relevante. Os volumes estão miseráveis, há dois anos que não tínhamos volumes tão baixos. Só esta semana, houve dois dias em que apenas foram transaccionados cerca de 100 mil titulos. À actual cotação, a Portucel é facilmente manipulável, o que nunca é muito bom (a menos que a manipulação nos favoreça).
Entradas longas: Para mim, só quando a LT for quebrada. Estamos a mais de 30% dela, mas antes disso só por adivinhação. E como os meus erros do passado já me mostraram que sou fraco nessa área, prefiro "jogar" pelo seguro...
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

Broker_Invest

Tiago concordo plenamente com aquilo que escreves-te, é pena ver uma acção de uma empresa tão solida a nivel financeiro chegar a estes valores, estou longo até 2010 a pensar criar mais-valias, mas agora neste momento estou bastante arrependido devido ao facto quando chegarmos a 2010 ela deve estar a cotar ao preço que comprei 2.84€, logo estou a perder tempo e dinheiro. :-[

Abraços e bons negocios.

voodo

Citação de: Broker_Invest em Dezembro 15, 2008, 15:28
Tiago concordo plenamente com aquilo que escreves-te, é pena ver uma acção de uma empresa tão solida a nivel financeiro chegar a estes valores, estou longo até 2010 a pensar criar mais-valias, mas agora neste momento estou bastante arrependido devido ao facto quando chegarmos a 2010 ela deve estar a cotar ao preço que comprei 2.84€, logo estou a perder tempo e dinheiro. :-[

Abraços e bons negocios.

Caro Broker_Invest,

Caso possas já pensaste em reforçar a posição de forma a abaixar o preço médio? Eu tenho a portucel a um preço medio de 2.33€, tenho seguido o titulo de forma assim que possivel reforçar o titulo, como tu estou neste papel a longo prazo.

Caro Tiago e restantes membros do Clube, acho de louvar o facto de serem tão participativos no Clube, e darem a vossa opinião pois penso que todos temos a ganhar e aprender uns com os outros.

Broker_Invest

Citação de: voodo em Dezembro 15, 2008, 15:40
Citação de: Broker_Invest em Dezembro 15, 2008, 15:28

Abraços e bons negocios.

Caro Broker_Invest,

Caso possas já pensaste em reforçar a posição de forma a abaixar o preço médio? Eu tenho a portucel a um preço medio de 2.33€, tenho seguido o titulo de forma assim que possivel reforçar o titulo, como tu estou neste papel a longo prazo.

Caro Tiago e restantes membros do Clube, acho de louvar o facto de serem tão participativos no Clube, e darem a vossa opinião pois penso que todos temos a ganhar e aprender uns com os outros.

O Problema e falta de liquidez, estava a espera de fazer algumas mais valias, mas não tem sido possivel. :-[ sem cheta não se faz milagres.

Bons negocios.

L-O-K-I

Preço-alvo revisto em baixa
Portucel colocada na lista de acções a vender da Goldman Sachs
A Portucel está no último lugar da lista das preferências da Goldman Sachs entre as empresas de pasta e papel e a recomendação foi revista em baixa, para "conviction sell". O preço-alvo passou de 1,15 para 1,14 euros, o que lhe confere um potencial de desvalorização de 21,5% face aos 1,45 euros do valor de fecho de sexta-feira.
Carla Pedro
[email protected]

A Portucel está no último lugar da lista das preferências da Goldman Sachs entre as empresas de pasta e papel e a recomendação foi revista em baixa, para "conviction sell". O preço-alvo passou de 1,15 para 1,14 euros, o que lhe confere um potencial de desvalorização de 21,5% face aos 1,45 euros do valor de fecho de sexta-feira.

A Goldman Sachs justifica o facto de a Portucel ser a sua empresa "menos preferida" neste sector pelo facto de a considerar sobreavaliada face às suas congéneres e dada a sua exposição aos mercados da polpa e do papel fino não revestido – dois sectores nos quais a casa de investimento prevê que haja uma queda de preços em 2009.

"Apesar da nossa previsão de que as empresas de papel e embalagem poderão registar algum alívio em termos de margens, devido à redução de custos e aumento de preços do papel, mantemos a nossa estimativa de 'neutral' para o sector, porque consideramos que a diminuição da procura e dos preços no segundo semestre de 2009 e inícios de 2010 irá colmatar os ganhos de curto prazo nas margens", refere a nota de análise da Goldman Sachs.

"Estamos igualmente convictos de que a valorização do sector no contexto do mercado não é suficientemente atractiva para fazermos um 'upgrade' para 'atractivo'. A nossa 'top pick' é a Norske Skog, sendo a Portucel a que menos preferimos", segundo o documento.

A Portucel foi colocada pela Goldman na lista de "conviction sell", apesar das estimativas de redução dos custos nas fibras e na energia. "Estamos 'bearish' nos preços da polpa em 2009, que representa 68% do EBIT da Portucel", salienta a nota de "research". "Incorporámos as perspectivas dos nossos analistas dos EUA relativamente aos novos preços da polpa, que deverão descer 14% em dólares, contra uma redução de 12% prevista anteriormente", adianta a análise.

Além disso, "as nossas projecções para o preço do papel fino não revestido em 2009 na Europa apontam para uma queda de 7%, ao passo que a procura deverá diminuir 6%", sublinha a Goldman Sachs. "Consequentemente, as nossas previsões para o EBITDA de 2009 foram reduzidas em 5%. A nossa actual estimativa para o EBITDA de 2009/2010 está entre 13% e 29% abaixo do consenso e o medíocre desempenho dos títulos da Portucel desde o início do ano tornam esta acção cara, na nossa opinião".

A Goldman prevê que os resultados do ano de 2008, que deverão ser divulgados em Fevereiro de 2009, confirmem as tendências observadas no terceiro trimestre, período em que o "outlook" apontava para a continuação de uma diminuição da procura, especialmente no sector da polpa, devido à redução da capacidade e produção de papel.

"Além disso, como os preços da polpa continuam a enfraquecer devido à menor procura e ao aumento da capacidade mundial, reduzimos em 9% a nossa previsão para o EBITDA de 2008, reflectindo a possível debilidade do quarto trimestre", adianta a nota de análise.

"Prevemos que a diminuição dos preços da polpa pressione ainda mais o desempenho dos títulos da Portucel", realça o documento da Goldman.

A casa de investimento refere ainda os principais factos que podem mudar a opinião negativa que tem actualmente sobre a Portucel: encerramentos de capacidade no sector do papel fino não revestido; a procura não ser tão fraca como se espera; a valorização do dólar face ao euro; e um aumento da participação da Semapa (casa-mãe) na Portucel.

L-O-K-I

sinceramente perdi as palavras para qualificar este banco ...

artista

Citação de: L-O-K-I em Dezembro 15, 2008, 18:03
Preço-alvo revisto em baixa
Portucel colocada na lista de acções a vender da Goldman Sachs

Isto já parece "desespero", duas revisões em baixa em duas semanas consecutivas?!?!? e agora a revisão foi de... 1 cêntimo!?!!!!!! menos de 1%?!?!

vê-se com cada coisa...  ;D ;D ;D

abraços

artista

MikeC

Eu nem quero acreditar nessa revisão de preço. Alguma coisa tem de estar mal nesse artigo porque assim caiem no ridículo...ainda se fosse a CaixaBI ou a Lisbon Brokers (os meus ódios de estimação).

Em termos técnicos acredito sempre na tendência dominante em alturas de indecisão. Por um lado temos um (frágil) suporte nos 1,4 cêntimos e por outro uma LTD de médio prazo. Vamos ver que ponto os Bears dominam.
Fica ai o gráfico.
Abraço

cyborg

boas noites

1,14??? eh pá a esse preço também quero pah ;D ;D ;D

ps: pago ao preço antigo (1,15) e não digam que não sou amigo... lol

cunps
www.dreamtech.pt

bons negócios