Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Portucel - (PTI.LS)

Iniciado por tiagodandre, Janeiro 29, 2008, 03:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

Broker_Invest

Mas ela tem fechado acima dessa LTD nas ultimas sessões, ontem (4ªfeira) fechou nos 1.93€ e na 3ª feira fechou mais uma vez acima dos 1.9€. Acho que já era altura de ela romper de uma vez por todas a LTD  >:(  isto já não sai do sitio já algum tempo, vejamos o caso da ALTRI que esteve a cotar abaixo dos 1.9€ e vejam onde ela está neste momento. Sei que ambas empresas são do mesmo sector, mas uma está mais exposta do que a outra e uma tem maior divida do que outra.

Vamos ver se isto agita para os proximos dias.
Continuo a Longo nesta acção.

Abraço
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

wamaral

Acho que estás a misturar alhos com bugalhos.
A Altri e Portucel podem ser empresas do papel, mas o desempenho destas duas na bolsa são completamente diferentes.
Estás na Portucel?

Broker_Invest

Citação de: wamaral em Julho 24, 2008, 15:09
A Altri e Portucel podem ser empresas do papel, mas o desempenho destas duas na bolsa são completamente diferentes.
Estás na Portucel?

Estou  na PTI, a longo, porque acredito que a mesma vá dar os seus frutos. ALTRI é uma empresa mais explosiva e logo tem maior volatilidade, mas acho que a PTI podia ter um pouco de dinamite devez enquando, para animar o pessoal, quando ela cai, cai a serio, quando sobe é bastante mais timida.

Abraço

wamaral

Quando a Altri cai, cai a sério e a subir também.
A PTI?? É assim, de vez em quando, a tartaruga cruza primeiro a meta que a lebre, o pior é os outros dias quando fica não sai da carapaça.
Deves saber qualquer coisa, e como te disse ontem, isso da queda não é verdadeito, de 3.18 para 1.90(até podes meter os mínimos) não se perde sequer 50%.Erro meu, 1,63€ perdes-se pouco mais de 50%, big deal comparado com outros.
Só se estiveres a falar num dia negro qualquer, mas depois os outros compensam, sinceramente não me parece, mas não a sigo que chegue.
Boa sorte com o teu investimento.

Broker_Invest

Uma queda de 3.1% mas que "treta" caiu 0.06€cts  :-\ isto assim não dá ela anda neste patamar 1.8-1.99€ o que eu acho que alguem anda acumular para mais tarde despachar, mas ela nunca mais arranca a serio, devia ser umas das estrelas do PSI20, mas o mercado não está para brincadeiras.

Abraço.

Nuno Pereira

Citação de: Broker_Invest em Julho 24, 2008, 14:52
Mas ela tem fechado acima dessa LTD nas ultimas sessões, ontem (4ªfeira) fechou nos 1.93€ e na 3ª feira fechou mais uma vez acima dos 1.9€.
...

Boas. Muito embora tenha fechado ontem a 1.93 e no dia anterior também acima dos 1.90, não encontro nenhum rompimento na LT DESCENDENTE.
A pressão desta tem nitidamente imperado e o suporte mais credivel que encontro sinceramente volta a se a casa dos 1.75.
Previsões não faço, mas a parte técnica dá-me essa indicação.
Abraço
Nuno Pereira

talexandre

Citação de: wamaral em Julho 24, 2008, 15:09
Estás na Portucel?

Caros,
para que não restem dúvidas, a ALTRI não produz papel... faz pasta para papel, o que não deixa de estar "um passo atrás", na cadeia de valor, face à Portucel.
A Portucel tem fábricas de pasta para papel e papel em Setúbal e na Figueira da Foz, mais uma fábrica de pasta para papel em Cacia.

Cumprimentos,
Tiago Alexandre

adgabi

boas, sou novo por estas bandas, e ainda percebo muito mas muito pouco disto e ainda não tou a perceber como é que a maioria esta a subir e a portucel sobe muito lentamente com algumas baixas logo de seguida, alguém pode dizer algo para entender desde já obrigado e bons negocios dentro do possivel.
adgabi

artista

Citação de: adgabi em Julho 27, 2008, 23:23
boas, sou novo por estas bandas, e ainda percebo muito mas muito pouco disto e ainda não tou a perceber como é que a maioria esta a subir e a portucel sobe muito lentamente com algumas baixas logo de seguida, alguém pode dizer algo para entender desde já obrigado e bons negocios dentro do possivel.

adgabi, isso só acontece com a Portucel?! os títulos variam todos de forma igual?! obviamente que não, basta olhares para as variações diárias, semanais ou mensais dos títulos do psi-20...

bons negócios

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

Broker_Invest

Parece impossivel mas é pura das verdades, a PTI quando é para cair está sempre a frente, agora o contrario é já é mentira, a ALTRI sobe muito, mas também caiu muito, a PTI também já caiu bastante e continua a cair.... isto assim não há condições.
Porcaria do Subprime mais ao Crude demasiado caro e do medo em geral, uma perfeita tempestade de três frentes,ia esquecendo da inflação. "raios parta a isto que nunca mais tem fim a vista!"   :'(

Abraço e bons negocios.

Broker_Invest

Citação de: Broker_Invest em Julho 28, 2008, 17:22
Parece impossivel mas é pura das verdades, a PTI quando é para cair está sempre a frente, agora o contrario é já é mentira, a ALTRI sobe muito, mas também caiu muito, a PTI também já caiu bastante e continua a cair.... isto assim não há condições.
Porcaria do Subprime mais ao Crude demasiado caro e do medo em geral, uma perfeita tempestade de três frentes,ia esquecendo da inflação. "raios parta a isto que nunca mais tem fim a vista!"   :'(

Abraço e bons negocios.

Estou a ver que esta menina é do contra! subiu +4% em contra-ciclo com PSI20, vai-se lá preceber o porquê?

abraços

artista

A tua impaciência cansa Broker, onde é que a Portucel cai mais que o mercado?? basta olhar para os gráfico e comparar... ainda há pouco tempo salientei no meu blogue o facto de a PTI ter sido das poucas que não fez novos mínimos no último movimento de queda, o mercado caíu cerca de 20% abaixo dos mínimos de Março!!!

Ainda por cima hoje contrariou as tuas teorias à séria!

um abraço e acalma-te! ;)

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

Broker_Invest

Citação de: artista em Julho 29, 2008, 22:40

A tua impaciência cansa Broker, onde é que a Portucel cai mais que o mercado?? basta olhar para os gráfico e comparar... ainda há pouco tempo salientei no meu blogue o facto de a PTI ter sido das poucas que não fez novos mínimos no último movimento de queda, o mercado caíu cerca de 20% abaixo dos mínimos de Março!!!

Ainda por cima hoje contrariou as tuas teorias à séria!

um abraço e acalma-te! ;)

artista

Artista tens razão, é que as vezes fico sem respostas as minhas perguntas e desabafo aqui no forum, não fiquei triste por a PTI ter subido pelo contrario, fiquei é que ela andou em contra-ciclo com o mercado, e ja tenho reparado nisso nela, espero que na recuperação da conjuntura mundial, ela suba também e não ande em contra-ciclo nessa altura.

Abraço e bem haja.

Nuno Pereira

Boas.
Sim, acaboou com desempenho positivo mas... atenção!
Observou-se hoje:
Abriu em queda e foi direitinha ao seu suporte junto a casa dos 1,75.
Arrancou em seguida e acaba por fechar nos 1,88.
O volume observado não foi nada de especial, o que não lhe garante uma força por aí além no que diz respeito a um possível sinal de inversão,
Continua a cotar abaixo da LTD de Curto prazo e neste momento encontra-se  muito próxima desta. Dada essa proximidade, nas próximas sessões podemos ter um sinal que rompimento em alta ou uma confirmação da tendencia descendente.
Em todo caso o triangulo está formado a aguardar decisões... ;)
Um aspecto técnico positivo, é a margem de progressão que tem a nivel de momentum.
Foi só uma peq. chamada de atenção para um titulo que tem prometido muito e no entanto....
Bons negócios
Nuno

dam

Quanto à AT não sei ... por isso não posso acrescentar mais nada!

Aqui vão alguns números comparativos tendo em conta os resultados do 1º semestre das principais papeleiras europeias (escandinavas). Para os dados anuais simplesmente multiplico o 1º semestre por 2 (muito grosseiro); para a PTI faço uma estimativa também grosseira (espero que por baixo!)...

Stora-Enso:
EBITDA: 512.4M€
Resultado Líquido: 96.4M€
Dívida Líquida: 2898.8M€
Cotação Bolsista (CB) (29/07/2008): 4595M€
CB/RL(anual estimado)=23.8
EV(Enterprise Value)/EBIDTA (anual estimado)=7.3

UPM-Kymmene:
EBITDA: 650M€
Resultado Líquido (RL): 193M€
Dívida Líquida: 4478M€
Cotação Bolsista (29/07/2008): 5200M€
CB/RL(anual estimado)=13.5
EV(Enterprise Value)/EBIDTA(anual estimado)=7.4

M-Real
EBITDA: 228M€
Resultado Líquido : negativo
Dívida Líquida: 1888M€
Cotação Bolsista (29/07/2008): 1380M€
CB/RL(anual estimado)=SS
EV(Enterprise Value)/EBIDTA(anual estimado)=7.2

PTI
Dívida Líquida: 350M€ (estimada para final 1S2008!?)
Cotação Bolsista (29/07/2008): 1443M€ (767.5Mx1.88€)
CB/RL=10.3 (Estimando 140M€ anuais!!?)
EV(Enterprise Value)/EBIDTA=6.0 (Estimando 300M€ anuais para EBITDA!!?)

A PTI compara muito positivamente com as grandes do sector europeu (todas elas apresentam grande regressão nos resultados operacionais nos últimos trimestres) e apresentam DL bem significativas. A PTI  apresenta uma competividade notoriamente superior e uma subavaliação de pelo menos 20% ...

Neste momento não me atrevo a comparar com Altri mas a conclusão continua a ser semelhante... veremos quando apresentarem os resultados após cisão da Ramada!!!

Pessoalmente acho que a PTI está a ser castigada na bolsa injustificadamente... está a ir simplesmente com a maré! Como não é um título especulativo as oscilações são comparativamente mais pequenas...

Em termos de fundamentais (actuais e esperados) os valores actuais da cotação são baixos... Se ela pode cair? Pode sempre!!
Estou dentro, à espera dos resultados Semestrais (20 de Agosto) para repensar a minha posição. Um EBITDA / RL inferior a 75M€ / 35M€, em termos recorrentes, para o 2ºT2008 poderão deixar-me pessimista (dependendo dos restantes dados).

BN

...
Os dados/informação apresentados estão sujeitos a erros de cópia/cálculo e têm como único objectivo informar e apresentar a minha opinião pessoal.
Os valores referentes ao 1S2008 foram retirados dos relatórios das respectivas empresas...