Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

ZON Multimédia - (ZON.LS)

Iniciado por tiagodandre, Fevereiro 04, 2008, 14:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paulo35

Obrigado pela resposta Miguel,

Também tenho a mesma visão de longo prazo, mas penso ter-me expressado mal quando disse "todos os indicadores".

Estava apenas a pensar em curto ou muito curto prazo numa tentativa de aproveitar os ressaltos que têm existido nestes últimos meses, pois como muito bem disse e estou plenamente de acordo, a acção no longo prazo tem-se mantido a lateralizar desde Outubro de 2008.

Após a descida que demorou mais de um ano, é de esperar uma recuperação após este movimento de lateralização, estou também neste momento à aguardar sinais para o início desse movimento.

Mas falando agora só no curto prazo, se de facto aproximarmos o gráfico, o que se pode ver é que houve uma tentativa de quebra da resistência nos 4,26 que fracassou e que acabou inclusivamente por quebrar em baixa a linha de tendência que se vinha a formar desde o dia 3 de Março (zona assinalada com o circulo vermelho – 13/05/2009).

Foi aqui que detectei o início de correcção da subida dos últimos 3 mêses e onde acabei por sair deste papel no dia 14/05 a 4,10€ pois estava investido nele desde 18/03 a 3.80€ (dia em que se tinha dado o rompimento de 1 triângulo ascendente embora com pouco volume).

Entretanto, já no dia 18, e com as notícias avançadas que estaria mais próxima uma possível fusão com a Sonaecom, parece que se viveu uma semana de euforia com os volumes a aumentarem e o valor da acção a recuperar novamente. Só que, pelo que estava a ser indicado pelos ROC 7, 14 e 20 dias ao manterem-se sempre abaixo de 100, não chegou a ter força suficiente para passar as duas linhas de resistência  que se estavam a cruzar (a horizontal de 4.26 e linha de tendência ascendente que nesta altura já funciona também como resistência).

No dia 25 abre a 4.25 e fecha em baixa nos 4.226 tendo formado uma "evening doji star", padrão este só confirmado no fim do dia 26.

Nota: Evening Doji Star (formação assinalada no rectângulo que cobre os dias 22, 25 e 26)
As "Doji Star são consideradas formações mais significativas de inversão que as estrelas normais. No caso de uma "Evening Doji Star" a psicologia subjacente a esta formação é a seguinte. Durante o movimento de alta, o lado da procura é superior ao da oferta e os bulls estão no comando do mercado. Assiste-se à longa candle branca. No dia seguinte, criando um gap surge um pequeno corpo, indicando a existência de incerteza quanto à força de mecado que está a comandar o movimento. A procura começa a perder capacidade de fazer subir mais os preços, fechando estes a um nível mais baixo e próximo da abertura. No terceiro dia, surge com um novo gap uma longa candle vermelha, confirmando que a oferta conseguiu controlar o mercado, levando os preços a descer.

Consequências para os dias seguintes (27, 28, ...):

1-O valor da acção voltou a cair;
2-Voltou a quebrar a média móvel exponencial de 60 dias;
3-O "parabolic Stop Reversel" (SAR) voltou a dar indicação de venda;
4-O indicador estocástico, também dá a mesma indicação de venda ao fim do dia  28.

Vi aqui no final deste dia, tudo negativo em relação aos próximos dias e, numa tentativa de prever o futuro próximo (embora não goste de fazer adivinhação), pensei inclusivamente numa queda mais acentuada que podia ir novamente até próximo dos 3.64 onde novamente entraria no título esperando nova recuperação e continuação deste tal movimento lateral iniciado em Outubro do ano passado.

:oEis que surge o dia 29 com uma subida (para mim inesperada), acompanhada de um volume excepcionalmente elevado para este título! Com um volume destes, o que será que estará para acontecer??? Penso que só os fundamentais possam responder!

Volto a referir que esperava um movimento de queda apenas no curto prazo e que mantenho a expectativa de uma recuperação no final do movimento lateral que se está a viver no momento.

Espero desta forma ter contribuído para uma visão do que tem acontecido no curto prazo e para chamar a atenção da forte resistência que se verifica na casa dos 4.26. Quanto ao futuro, e como não sou adivinho, vou aguardar por mais sinais pois de momento não tenho certezas algumas.
Abraço,
Paulo Órfão

Buysantander

Zon pediu 100 milhões de euros ao BEI
A Zon pediu um financiamento de 100 milhões de euros ao Banco Europeu de Investimentos (BEI) para financiar o projecto de rede de nova geração, contabilizado em 307 milhões de euros. O BEI já estava a analisar este pedido de financiamento, tal como o Negócios avançou há semanas, mas não se sabiam os montantes. Agora, fica-se a saber que o investimento, a longo prazo, da Zon no up-grade da sua rede de cabo em complemento com fibra óptica custará 307 milhões de euros. O BEI está também a analisar o pedido de financiamento da PT de 200 milhões de euros. Normalmente o BEI financia 50% dos projectos.

A saga do endividamento continua, fica aqui para atenção do grupo Sonae:
- Aguentem uns 2 anos que a ZON faça a rede e depois compram acções da falida ZON por 1 euro...

areis1

Boa Buysantander
Até que nem é uma má aposta. Ou vai à falência ou é um negócio de futuro (futuro quero eu dizer longo prazo).
Vou esperar pelo 1 €....
Mas se se lembram da bolha das tecnológicas, ou vai ou racha.
Se rachar é melhor, limpa o mercado.

Bons negócios, e o Buysnatander não precisa de pontos por esta marvilha. mas se precisar, eu dou.

AR

Paulo35

Boa tarde,

No passado dia 30 de Maio, tinha deixado aqui em dúvida a queda que previa para este título até ao suporte dos 3.64€ devido ao altíssimo volume transacionado no dia anterior.

Pelos vistos, e passado pouco tempo, confirmou-se de facto uma inversão da tendência de curto prazo.

Estando o valor da acção a chegar perto do suporte que referi, penso ser altura de fazer mais uns pequenos comentários, todos eles baseados apenas na AT.

Muito embora ainda estejamos com volumes muito baixos e a EMA30 (Média Móvel Exponencial de 30 dias) tenha cruzado em baixa a EMA60, e sem que nenhuma delas, esteja ainda a dar sinais de reversão, penso que devemos estar alerta para os movimentos dos próximos dias, principalmente o dia de amanhã.

O dia de hoje ficou marcado por uma grande indecisão entre os investidores bull e os bear, o que ficou referenciado no gráfico por uma formação chamada de "Spinnig Top", formação esta que ocorre quando o corpo da candle é mais pequeno que qualquer uma das sombras, e que pode ser tradutora de uma inversão de tendência.

Perante a formação de hoje e a aproximação ao suporte, leva-me a crer, que poderá ser mesmo possível, uma inversão que nos leve novamente até à resistência dos 4.26€, mantendo desta forma a lateralização iniciada em Outubro de 2008.
Também não é de descartar a possibilidade de uma pequena lateralização entre o valor do suporte (3.64) e, a potencial resistência nos 3.78 que desenhou o topo do pequeno triângulo ascendente em Março.

Atenção aos próximos movimentos e aqui fica a actualização gráfica.

Bons Negócios,
Paulo Órfão

inforinvest

Olá, boa tarde a todos, este acho ke é o meu primeiro tópico, já me registei há alguns dias e tenho sobretudo observado o site, acho-o um sitio muito bom e muito completo para os investidores tirarem ideias, discutirem e claro tirarem as suas prórias conclusões. Os meus parabens a esta comunidade.

Ora bem, no que respeita aqui à Zon, concordo com muito do ke aki foi dito mas tb discordo, vou por isso deixar tb a minha análise a este papel, o qual tenho vindo a seguir há já algum tempo.

Conforme se pode ver na análise ke fiz ao gráfico, a Zon iniciou uma linha de tendencia ascendente a partir do dia 3 de março, tocando e reagindo positivamente por várias vezes nessa tendencia, tendencia essa kebrada de forma bastante clara (diria até violenta) no dia 14 de Maio, no entanto reagiu bem à zona da média móvel de 100 dias e superou até a resistencia então situada nos 4,05, embora ao evoluir até à linha de tendencia ascendente ke havia criado anteriormente e a funcionar agora tb como resistencia, não teve força para superar e caiu sem parar até onde se encontra neste momento (quase nos 3,76), notando-se neste precurso de keda uma reação (ke não aguentou) na zona dos 4,05 que funcionou desta feita como suporte.

Neste momento a Zon está a testar o suporte dos 3,37, e embora tenha fechado ligeiramente a baixo do suporte, teve um volume embora fraco (tímido) mas positivo que aliado a um sinal tb positivo do indicador "Stochastic", apresenta boas condições de reagir positivamente e evoluir até à resistencia dos 3,94 ou (conseguindo superar esta) evoluir até à resistencia dos 4,05, e caso a Zon tenha força pra iniciar uma nova tendencia ascendente vencendo estas duas resistencias ke se encontram perto do valor do papel, ficaria aí sim com caminha aberto até à resistencia dos 4,56.

Ao contrário, se neste momento o papel não reagir positivamente a este suporte dos 3,77, vai cair muito provávelmente perto dos 3,62 (suporte base da acção), caso kebre este tb, aí ficaria em keda livre, mas isto obviamente no pior cenário o ke sinceramente não me parece muito provável.
estou em ker ke o papel pelos factos ke já descrevi tem boas condições para inverter a keda neste momento até porke desenhou no dia de hoje um candlesticks bastante interessante, sinónimo tb ele de reação positiva em breve. Mas kem não kiser arriscar pra já, pode aguardar uma entrada mais próximo dos 3,62.

Um abraço a todos. :)

Dansousa

Boa noite Inforinvest, primeiro lugar quero dar-te os parabéns pela analise e em segundo quero pedir desculpa mas não entendo porke é ke eskreves axim ??? ???
Desculpa o meu desabafo mas não consigo ver a lingua portuguesa tão mal tratada, que se dê erros até aceito, só não entendo porque é que se escrevem palavras com o mesmo numero de letras mas com troca de algumas delas.....devo estar a ficar velho  ;D ;D.

Abraço  ;)

Daniel Sousa

Paulo35

Citação de: Paulo35 em Junho 18, 2009, 21:18
Boa tarde,

No passado dia 30 de Maio, tinha deixado aqui em dúvida a queda que previa para este título até ao suporte dos 3.64€ devido ao altíssimo volume transacionado no dia anterior.

Pelos vistos, e passado pouco tempo, confirmou-se de facto uma inversão da tendência de curto prazo.

Estando o valor da acção a chegar perto do suporte que referi, penso ser altura de fazer mais uns pequenos comentários, todos eles baseados apenas na AT.

Muito embora ainda estejamos com volumes muito baixos e a EMA30 (Média Móvel Exponencial de 30 dias) tenha cruzado em baixa a EMA60, e sem que nenhuma delas, esteja ainda a dar sinais de reversão, penso que devemos estar alerta para os movimentos dos próximos dias, principalmente o dia de amanhã.

O dia de hoje ficou marcado por uma grande indecisão entre os investidores bull e os bear, o que ficou referenciado no gráfico por uma formação chamada de "Spinnig Top", formação esta que ocorre quando o corpo da candle é mais pequeno que qualquer uma das sombras, e que pode ser tradutora de uma inversão de tendência.

Perante a formação de hoje e a aproximação ao suporte, leva-me a crer, que poderá ser mesmo possível, uma inversão que nos leve novamente até à resistência dos 4.26€, mantendo desta forma a lateralização iniciada em Outubro de 2008.
Também não é de descartar a possibilidade de uma pequena lateralização entre o valor do suporte (3.64) e, a potencial resistência nos 3.78 que desenhou o topo do pequeno triângulo ascendente em Março.

Atenção aos próximos movimentos e aqui fica a actualização gráfica.

Bons Negócios,
Paulo Órfão

Esqueci-me de referir que a candle de hoje em conjunto com a de ontem formam também um padrão (Bullish Harami) que nos reforça ainda mais a ideia de inversão.

O gráfico pode ser consultado no post anterior.

Bons negócios,
Paulo Órfão

inforinvest

Ora cá esta...!

Conforme referi na minha análise de 18/6/2009, um dos cenários possíveis era este papel não reagir ao suporte dos 3,77, e ao não ter conseguido reagir positivamente a esse suporte (ke se encontrava a testar na altura), caiu como também previ perto dos 3,62, mais precisamente aos 3,65 chegando a tocar no minimo de 3,61. Ponto este ke constituiu sem duvida um exelente ponto de entrada no papel, aliás como também havia referido na análise, ke uma entrada perto dos 3,62 era bem mais segura. Para quem esteve atento à minha análise e aproveitou, isto traduziu-se num ganho no dia 24JUN09, pois o papel tocou nos 3,80.

Neste ligeiro momento de subida, parece ter "empancado" na resistencia localizada em torno dos 3,77; 3,80 (vamos aguardar pra ver), de qualquer das formas o ponto ideal de entrada a meu ver foi perto dos 3,62 (conforme disse).

Caso o papel volte a recuar (o ke não está fora de kestão), o EXCELENTE ponto de entrada volta a ser os 3,62 com risco máximo de entrada até aos 3,57. ATENÇÃO que qualquer fecho nas sessões seguintes abaixo dos 3,57 é alerta vermelho e constitui perigo máximo, pois o papel entra em keda livre. Sinceramente e como também disse na minha análise, não estou a ver que este cenário aconteça, mas é preciso ter atenção, porque embora remoto pode ser possível.

Portanto, seja kual for a estratégia nunca eskecer os devidos STOP's Loss.

Paulo35

Boa Noite,

aqui fica uma pequena actualização gráfica à ZON.

Já agora reparem bem na fiabilidade da Análise Técnica japonesa!
Para mais fácil visualização, coloquei os indicadores de inversão para descida a vermelho e os de subida a verde.

Quanto aos próximos movimentos no curto prazo, continuo a apostar numa lateralização entre os 3.64 e os 3.78.

Bons Negócios,
Paulo Órfão

MikeC

Actualização!

Osprey

Pelo comportamento das acçoes da ZON e da Sonaecom hoje fiquei com a ideia que alguem sabe "demais", ou sera apenas um movimento normal??

Paulo35

Citação de: Osprey em Julho 23, 2009, 00:11
Pelo comportamento das acçoes da ZON e da Sonaecom hoje fiquei com a ideia que alguem sabe "demais", ou sera apenas um movimento normal??

Se aguém sabe "demais" ou não, não faço a mais pequena ideia, mas os movimentos da ZON estão dentro do que seria de esperar, ou seja, lateralizou durante alguns dias em cima da resistência/suporte dos 3,78€/3,80€, formou um pequeno hammer na passada sexta-feira, e com as subidas dos mercados a nível internacional nos últimos dias, também a ZON iniciou a sua escalada para eventualmente fazer novo teste à resistência dos 4,26€ (resistência esta que não é mais que o topo do canal de lateralização iniciado em Outubro do ano passado).

Até lá, este título encontra-se em movimento lateral.

NOTA:
A psicologia presente num hammer é a seguinte:
Quem acredita nas descidas (os ursos) faz o título descer muito ao longo do dia desde o seu valor de abertura, mas no final do dia, os touros conseguem recuperar a força de tal forma, que a acção volta a subir e fecha no máximo ou muito perto deste, o que nos indica que os ursos perderam a batalha e os touros passaram a comandar.   

Foi o que se passou no dia 17.
No dia seguinte (segunda-feira) ocorreu a  formação de um doji que, não nos indica apenas a existência de alguma incerteza quanto a movimentos futuros, mas também nos veio confirmar a perda de força dos ursos e o aumento das dos touros. Terça-feira o título disparou!

Para amanhã penso que será de esperar a continuação desta subida.

Bons Negócios,
Paulo Órfão

SwingTrader

Sistema fecha Short na ZON mas tendência continua Bear

SwingTrader

Sistema volta a shortar Zon

SwingTrader

Sistema fecha short com perda