Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Dúvidas e Questões de Iniciação.

Iniciado por Pedro Miranda, Março 05, 2008, 19:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiagodandre

Citação de: bagosv em Março 26, 2008, 20:15
Obrigado pelo esclarecimento.

Tenho outra questão que julgo ainda não foi posta por aqui, e na vista de olhos que dei pelo KIT também não encontrei resposta.
Então aqui fica a dúvida: Qual a influência dos price-targets no comportamento dos titulos, e quais os factores que determinam o cálculo dos mesmos? Vale a pena ter em conta as recomendações das casas de investimento?

Obrigado pela atenção e Bons negocios pra todos

É assim,...por exemplo, quando sai uma nota de research positiva sobre um título, a cotação sobe no imediato, pois acaba sempre por traduzir-se num catalisador (um dado novo que tem de ser digerido pelo mecado), ainda por cima se for da UBS...::)...(ou seja, existem equipas de research que provocam maior impacto no mercado, assim como existem opinion makers, e outras entidades cujos comunicados tendem a influenciar mais os investidores e traders em geral)...no entanto, estes efeitos são de curta duração, e não é isso que determina o desempenho dos títulos a médio/longo prazo...

No meu entender,...um research não deve ser atirado para o lixo, pois é sempre relevante analisar o modo como a avaliação é feita...ainda para mais, existem notas de research que fornecem informações bastante interessantes, que doutra maneira seria difícil ter acesso...

Mas se me perguntares se eu me guio pelos PT, a minha resposta é não...mas não os ignoro!  ;)

Cump.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

bluexip

sim, o Tiago tem também razão nesse aspecto.

há notas de research com valor (tal como em qualquer outra actividade) na medida em como dissecam alguns fundamentais ou factos relacionados com as empresas. mas os price targets em si dizem-me muito pouco e acho que qualquer pessoa nesta actividade deve ignorá-los, a não ser na forma como tentei transmitir.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

Jesse

tiagodandre, acho extremamente dificil se ter sucesso a negociar atráves research, quando se tem acesso a ele já a empresa subiu ou desceu, porque se tem acesso depois, a noticia chega muitas vezes atrasada, e por vezes a subida é apenas momentânea porque se for contrário à tendência volta na mesma para onde estava, por isso na practica noticias ou research nao interessam  ;) com poucas excepções, uma delas a Fed.

Digo mesmo que em Portugal, com base em noticias, no ultimo ano e meio so consegui ganhar dinheiro com as acções do benfica graças ao berardo...
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

Lac

Boas...
Pois é essa questão dos price-targets acaba por ter a sua piada para mim... ou melhor foi devido aos price-targets que eu levei o maior rombo na minha conta bancaria... não entendia nada disto pensei que era algo muito importante e que tinha q ser levado em conta, afinal era analista competente que estava a dar essas informações ... e la fui eu investir na Soni e todos sabem quais eram os price-targets que davam para esse papel... por isso acho que podem ter a sua importancia mas so quando saem e tb concordo com o Tiago se forem da UBS o impacto é sempre grande....

Aproveito no entanto para dar a minha opinião sobre os analista... eles passam metade do tempo deles a dar palpites e a outra metade a justificarem-se porque erraram.

PAFS

Bom dia forum, ja que o tópico é de duvidas e questões agradecia a quem possa esclarecer pois para aqui estou enervado e nao durmo sempre a pensar na mesma questão  ???
pois acho que fui enganado e iludime na questão das mais valias o bcp enviou-me a pouco tempo a relação mais valias do ano transacto para declaraçao fiscal bom por um lado fiquei contente pois houve algumas generosas mas estou em pânico pois tendo de as declarar vai doer imenso :o
eu que ate era costume receber ja estou em stress so de ter de pagar batelada sobre esse montante e ser primeiro ano a pagar em vez de receber, mas a injustiça que considero ter sido enganado é nas acçoes da galp ao qual fui a privatizaçao onde me concederam 600 accçoes o maximo que consegui e na portucel 900 eu como sou muito minucioso durante o ano 2007 deu mais umas ordens de compra para galp e para portucel ate na altura para ir aos dividendos  mas depois vendi com mais valia as acçoes adquiridas á posterior da privatizaçao

mas tive sempre o cuidado de nao vender as primeiras acções da privatizaçao as 600 para a galp e as 900 para a portucel só com a intençao de as vender passado 12 meses para nao ter de pagar mais valia pois quando se tem a mais de um ano nao temos de pagar so temos de as declarar no g1 por sinal mas na minha ingenuidade pensava eu que ao vender so a quantidade comprada á posterior e para minha surpresa segundo o que o banco informa  o sistema fifo primeiras a entrar primeiras a sair acho injusto pois tive sempre o cuidado de manter em carteira as 600 e as 900 e agora sou confrontado com as mais valias >:( da uma revolta para quem cumpriu com elas 12meses em carteira nao deveria ter pagar nada
pois o sistema fifo é injusto desculpem lá pareco um calimero mas nao há forma de contornar o problema alias comentei com um colega de trabalho este tem conta na caixa cgd e tinha galp e ren fez mais valias e diz que nem sequer vai declarar 8) pois o banco disse que nao tem de lhe enviar nada nem enviou ..
acham isto possivel sera que os bancos declaram ´
ás finanças todas a transaçoes de acçoes com mais valias ou só alguns bancos como o bcp por ter lá trabalhado o paulo macedo  ex boss das finanças ou sera que se eu me esquecer de alguma das várias transações serei chamado por as finanças ja existe cruzamento de dados destas situaçoes ??? de mais valias de bolsa .desculpem ser um tema melindroso e que o forum pode nao querer dar opiniao por algum receio mas agradecia a vossa sinceridade e experiencia que possam ter em situaçoes passadas pois custa ter sido penalizado numa coisa que nao tenho culpa
Afinal de consta cumpri mas nao sabia desta surpresa se acham que a resposta nao pode ser dada no forum digam algo em codigo tipo dar um email para ler respostas em private desculpem a extensao da documento .

Grato pela atenção

Lac

Penso que so a partir de determinado valor é que se tem q declarar as mais valias ( 2500 euros) mas preciso confirmar, de qualquer forma penso que as tuas mais valias foram superiores... em relação a tributação em IRS ela está sujeita a uma taxa especial de 10%, vou informar-me e logo que tenha mais alguma coisa informo.

cumprimentos

mibusiness

Boa noite

Estou com umas dúvidas em AT. no primeiro grafico da dryships pode ser considerado um duplo fundo? se sim, em principio, qual o range do movimento de subida?

No segundo grafico (SDTH) há uma formação em "M". essa formação existe e tem um significado importante em AT, se sim começou e acaba em 1 e 4 ou em 2 e 3?

Cumprimentos

bluexip

olá mibusiness,

na primeira situação talvez seja um duplo fundo (variante higher low) mas ainda é muito cedo para se confirmar. tem um problema que é o movimento de subida entre os dois minimos ter sido muito grande.

é preciso que o preço suba acima dos 70/75 para melhorar a situação técnica e mesmo assim não sei se será um duplo fundo para valer (médio/longo prazo) ou se fará parte de um movimento maior que poderá levar á continuação da queda daqui a umas semanas/ poucos meses. só a partir dos 90 o duplo fundo entra formalmente em "funcionamento" e mesmo aí poderá ocorrer uma failure (e é por isso que em situações deste tipo eu prefiro entrar bem antes).

como guia costumo medir a distância desde o topo da recuperação entre os minimos até à linha de suporte que passa pelos dois mínimos e aplicá-la ao topo dessa recuperação. neste caso, ter-se-ia cerca de 35$ que aplicados ao topo nos 90$ daria 125$.

no segundo caso o M é um duplo topo e é uma formação típica em topos mas não sei se terá acabado ou apenas começado :)  é uma acção com variações muito grandes para se tirar uma conclusão.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.

Cucas

Caro companheiro Pafs,

Em relação á questão das + valias confesso que também é a 1ª vez que as vou declarar dado só ter actividade de compra e venda de acções desde 2007. Vou tentar transmitir o pouco que sei e que fui lendo:

1º Em relação á declaração das + valias se fizer a declaração por internet é provável que os campos já estejam preenchidos (o que até facilita). O que é importante é a forma como vão ser declarados: Englobados ou não-englobados? Pelo que li, desde que existam ganhos, é vantajoso para o contribuinte declarar não englobados pois a taxa é mais favorável (10%) e não obriga o contribuinte a dar autorização ás finanças para verificar outros rendimentos financeiros como por exemplo Dep. a Prazo.

2º Em relação a pagar mais valia eu vejo esta questão pela positiva (apesar de doer.... >:(;, se eu tiver 1 depósito a prazo o estado cobra-me 20% de imposto de capitais á cabeça no pagamento de juros, as + valias de acções são tributadas á taxa de 10% e só na declaração de IRS. Como tal vejo como vantajoso a tributação das acções... ;)

3º A questão do banco utilizar o sistema de "first in first out" não posso comentar porque desconheço.

4º Como também gosto de dormir tranquilo eu vou fazer a declaração de + valias. É k durante 5 anos as finanças podem "convidar" a justificar a não declaração e então terá de o fazer adicionando 1 multa e juros de mora....não gostamos da ideia.

Apesar de a informação não ser muita espero ter contribuido para k durma um pouco melhor...

Abraço, Cucas

peterpint

PAFS , boas..

pouco posso ajudar, mas:

1. recebi a relação do banco (BES), e vou declarar + valias.
2. 10% sobre + valias d acções compradas vendidas ha menos de 1 ano.
3. Qt às 600 acções da GALP..(curioso q eu tinha pensado fazer o mesmo..antes de as vender lol) acho que deves reclamar no teu banco..MAS talvez o pessoal + conhecedor te consiga responder.

(Relativamente ao ponto 1 e 2 surge uma outra questão: tens 2 hip, optar pleo englobamento dos rendimentos ou não.. 2º o q li, apenas será vantajoso optar pelo englobameno se tiveres menos valias)
BN
Pp

mibusiness

Boa tarde

Estive a ver as imagens de formações que o bluexip disponibilizou neste tópico, na segunda página, e no tipo de triângulos semelhantes ao que está no gráfico em anexo (TKC) havia uma quebra para baixo. Eu pergunto: Se ocorrer uma quebra para cima então é possivel que seja de entrar longo com um risco/ rentabilidade interessante?

Cumprimentos

bluexip

olá mibusiness,

teria de ver melhor o gráfico desse activo mas pelo pequeno snapshot parece-me forçado identificar um triângulo aí.

desse gráfico, se tivesse de identificar um triângulo, seria com base na linha pelos mínimos de out07 e jan08 e a linha pelos maxs de Dez07 e Fev08.

os triângulos são figuras habitualmente de continuação de movimento. quer dizer que importa sempre identificar primeiro a trend, o lado para onde o preço tem evoluido de forma mais persistente. depois de identificada a trend, se houver uma consolidação que forme um triângulo (especialmente os simétricos) é de esperar que a quebra seja do lado da trend.

no entanto, quando a quebra é contra a trend isso é muitas vezes uma oportunidade ainda melhor (!). isto é algo que passa despercebido à maioria dos traders em início de "carreira". se a quebra é contra a trend quer dizer que, por algum motivo, e independente da duração do impacto desse motivo, há uma força relevante que entrou em acção no mercado e apanhou ou vai apanhar o mercado de surpresa (um triângulo em alta não é apenas uma figura geométrica. existe uma lógica por detrás do movimento que explica porque se forma e porque tem mais probabilidade de quebrar num sentido do que noutro).

cumprimentos,
bluexip

tiagodandre

Sobre as questões de tributação das valias em bolsa...

IRS - Declaração de mais-valias
/forumbolsa/index.php?topic=29239.msg79460#msg79460

Cump.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Pedro Miranda

Citação de: bagosv em Março 26, 2008, 20:15
Obrigado pelo esclarecimento.

Tenho outra questão que julgo ainda não foi posta por aqui, e na vista de olhos que dei pelo KIT também não encontrei resposta.
Então aqui fica a dúvida: Qual a influência dos price-targets no comportamento dos titulos, e quais os factores que determinam o cálculo dos mesmos? Vale a pena ter em conta as recomendações das casas de investimento?

Obrigado pela atenção e Bons negocios pra todos

Olá bagosv,

Os Price Targets por si só não têm relevância nenhuma na minha opinião, são um número como outro qualquer. Mais importante do que um Price Target é a metodologia utilizada para se chegar até ele, que deverá estar minimamente expressa nas notas de research de quem os emitiu.

Sobre a influência dos Price Targets no comportamento dos títulos, depende de quem os emitiu, depende da liquidez e visibilidade dos títulos, etc, mas genericamente são apenas efeitos de curto prazo, «ruído» de mercado...

É preciso entender o que é um Price Target para se retirar conclusões (se é que se deve retirar alguma), normalmente um Price Target é meramente a aplicação de um determinado múltiplo aos dados fundamentais da empresa onde se fazem comparações com o sector, certos e determinados catalizadores e certas e determinadas estimativas. Por outras palavras chega-se a um determinado Price Target depois de aplicar um determinado modelo de avaliação fundamental da empresa.

Pessoalmente não dou qualquer valor a nenhum Price Target, no entanto gosto de ler atentamente todas as notas de research que são emitidas para as empresas que acompanho (e dentro das notas de research existem alguns emitentes que gosto mais de ler do que outros), dado que nas mesmas está muitas vezes a «papinha toda feita», a parte do Price Target é uma das muitas conclusões que se podem retirar depois de analisar uma série de informações fundamentais. Pondo um analista diferente a olhar para os mesmos dados poder-se-á em teoria ter vários targets diferentes, dado que as metodologias aplicadas podem ser radicalmente diferentes, focadas em time-frames distintos, denotando maior ênfase em alguns factores, dando mais importância a determinados catalizadores... enfim, é muito pessoal…

Se vale a pena ter em conta as recomendações das casas de investimento? Essa é uma questão muito subjectiva… por exemplo: valerá a pena ter em conta o que dizem nos fóruns? … eventualmente existem membros que vale a pena ter em conta, outros que não tanto… não se pode agrupar tudo e retirar conclusões… o mesmo se passa com as casas de investimento, algumas acertam consistentemente outras pelo contrário… não são algo que está no «mesmo saco» ;)
Pessoalmente diria que não vale a pena seguir recomendações de casas de Investimento, vale a pena é cada investidor criar a sua metodologia de análise e decidir por si depois de definir as suas estratégias, nesse contexto vale a pena ler os researchs dos analistas, não para saber price targets, mas para ganhar uma sensibilidade sobre: estimativas, catalizadores, preocupações dos analistas, etc … desta forma pode-se facilmente interpretar a dinâmica da empresa e saber o que realmente poderá alterar estimativas, alterar o mood, etc…
Digamos que a Análise Técnica ou Fundamental não é nenhuma matéria complicada, não está reservada às pessoas com formação em Economia ou Gestão, é algo que está facilmente ao alcance de qualquer mortal minimamente interessado no tema. Nesse contexto acho interessante ler notas de Research, visto que concordando ou não com os métodos de avaliação utilizados se pode aprender e ganhar sensibilidades importantes para a «nossa» própria metodologia.

Um abraço !
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Bruno Branco

Viva Pedro,

Será que poderias avançar um pouco na tua opinião e partilhares quais as casas de investimento em que mais confias e que, portanto, têm maior notoriedade no mercado (em termos de acertividade e metodologia)? Outra questão que me surge em relação ao tema, é como podemos saber qual a metodologia usada pelos analistas quando saiem para a rua com um price target?

Obrigado e abraço,

BB