Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

EUR/USD

Iniciado por Piloto, Outubro 13, 2005, 23:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

MikeC

Bluexip, tiago e aleixon queria só agradecer por tornarem este tópico MUITO interessante. A sério, é provavelmente o tópico que mais gosto tenho em ler e analisar. Um ponto para cada e o meu muitooo obrigado.

Abraço

PS- Bluexip tenho estudado, lido e analisado o mais que posso de forex. Não sou tão bom como no resto mas vou aprendendo quando posso.
PS2-já estou no lucro e mais optimista relativamente ao meu futuro forexiano ;D ;D ;D ;D

tiagodandre

MikeC...

Podes muito bem agradecer ao bluexip, aleixon, p3k, bem como outros membros que têm comentado a paridade deste câmbio ultimamente...agora eu realmente pouco ou nada tenho contribuído sobre forex... :-\ ;)

Cump.

(Deixo apenas um gráfico diário)
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

p3k

Mais um comboio em sentido contrário!  :)
Alguém tirou a matricula....?

Citação de: aleixon em Dezembro 17, 2008, 00:51
P.S. p3k, neste caso ainda bem que colocou SL bem apertado (40 pips), mas dada a volatilidade do momento e estas mudanças de sentido tão bruscas, não acha que SL tão próximos não aumentam a probabilidade de perdas? A volatilidade diária aproximava-se dos 200 pips antes desta escalada, ou seja, num momento pode subir/descer 100 pips como no momento seguinte está a descer/subir 200 pips.

Aleixon, o preço tinha batido nos 1,3740 e estava a começar um movimento descendente. Para além que tinha subido demasiado e tinha (deveria) que descer qq coisita face ao tamanho da subida. Tb estávamos numa anterior àrea de congestão. Tinha tudo para cair...
mas não caiu o desgraçado ($%%#$!!)!

Se reparar, após ter disparado acima dos 1,3740, nunca mais veio abaixo desse valor. Logo não adiantava meter um stop mais alto, pq apenas seria um prejuizo maior.

Acredito que os stop têm que ser colocados antes ou depois de resistências/suportes. Colocar um stop de valor fixo (20 ou 50 pips) da posição de abertura, não faz muito sentido, pq pode calhar no meio da zona de guerra: entre um suporte e uma resistência.

A volatilidade é grande, mas normalmente salta de suporte em suporte. Se saltar um, é melhor saltarmos fora tb antes que salte mais dois ou três suportes...!

Gráfico mensal
Com tanto subir e descer, vale a pena deixar o gráfico mensal. Apesar de toda esta volatilidade, o preço tem respeitado (ao pip!) as resistências/suportes.
Pode ser que agora andemos por aqui durante alguns meses... we will see!  :P

NIVADIL

Bom dia, meus caros

Chegámos finalmente há zona de decisões importantes. Falo da MME50 semanas.
Ou a cotação ultrapassa a MM e vai subir muito mais, ou o fecho semanal fica abaixo e vamos para mais quedas.
Esta é a minha opinião, e é desta forma que estou a investir no par.

Bons trades e bom ano.

bluexip

viva,

MikeC, da minha parte obrigado pela simpáticas palavras.

neste momento há uma oportunidade de short. entre 1,41 e 1,42. os 50% foram atingidos durante a noite de forma quase milimétrica. chamo atenção para esse comportamento. não só o atingir dos 50% como a forma como o preço durante a noite foi testar o pico do movimento. para quem quer entrar contra a trend imediata são momentos interessantes. é um comportamento altamente repetivel.

pessoalmente libertei o resto da exposição que tinha no euro a 1,41 e entrei short durante a noite a 1,415. a exposição é bastante modesta e é mais com base em ideias empíricas do que outra coisa qq. simplesmente agrada-me o nivel atingido e o facto de o DX ter ido aos 81 e o euro aos 50% de uma só vez. como um comboio, como diz o p3k, tem momentum e não é facil mudar de rumo. mas a experiência diz-me que este tipo de movimento excessivo tem consequência. é provavel que haja lateralização nos proximos dias com movimentos correctivos de 1 só dia forte seguidos de recuperação mas a muito curto prazo o risco de assumir uma posição short aqui (ainda por cima bastante moderada) parece-me relativamente baixo (na medida em que deverá dar para sair nestes niveis a curto prazo).

agora estamos na fase em que ficou tudo "abananado" como o movimento. há poucos "heróis" a entrar contra o comboio, tal como havia antes deste momento ter acontecido. é uma das alturas em que gosto de agir, quando a maioria está bloqueada e com medo/dúvida. não é preciso nenhum indicador nem análise de mercado para saber/calcular que neste momento estará tudo em stand-by. pessoas a arriscar shorts não serão muitas e quem está longo está com trailing stops colocados no mercado e quem já saiu está com medo de entrar dado ao movimento explosivo e que parece imparável neste momento.

resumindo, isto é mais uma ideia do que uma sugestão de actuação neste momento. a trade é bastante controversa e há agora espaço para se chegar a 1,46 (aí sim, um nivel com risk/reward bastante atractivo para diversas time-frames) para além do facto de ser bastante provavel que o mercado entre numa fase de consolidação/congestão antes de poder inverter de forma mais decisiva novamente. mas o mercado gosta de mudar quando parece que já nao vai mudar e é essa a atractividade do momento.

de uma forma mais quantificada, é uma trade com stop a 1,43 e profit target a 1,375.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

p3k

Mais um possível cenário... Tudo depende do fecho semanal.

Broker_Invest

Espero que tenha feito um falso Break nos 1.4435, vamos poder voltar a shortar o Eur/USD, em 6 dias o Index subiu brutalmente, vamos assistir as correções, este senario só é possivel se o fecho não fôr acima dos 1.45€, caso contrario isto vai tudo para cima.

Abraços.
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

Broker_Invest

Espero que ele faça uma correcção até aos 1.33€, devido ao facto do Euro/USD já tocou ou mesmo ultrapassou os 61.8% do Finno, o Euro/USD tem que fechar GAP aberto desde 1.34 - 1.36€, cada vez mais está atractivo para o Short!!!

Meus amigos quero opiniões!

Abraço e bons negocios.

bluexip

viva,

um update rápido.

é de começar a construir uma posição novamente no dolar e desta vez para vários meses. a situação está semelhante ao final de 2004/principio de 2005 só que numa escala e intensidade muito maiores.

o movimento e perspectiva bull que tinha no dolar desde o final do ano passado não se alterou e espero ver fortalecimento no dolar durante o proximo ano pelo menos.

olhando para o preço, temos mais uma vez excessos a serem pagos com excessos. este movimento no euro ainda é "pior" que a própria correcção que ocorreu, já de si bastante violenta. isto quer dizer que muito provavelmente este movimento é inconsequente e tipico do primeiro movimento contra-trend. esta corrida ao euro deverá esgotar agora entre os 1,46 e 1,51. nesta zona acho que vale a pena construir uma posição no dolar para vender daqui a largos meses.

logo a ver se completo o raciocionio com uns bonecos.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.

Broker_Invest

Isto esta mesmo com bastante força, espero que começe o novo downtrade da mesma, acho que daqui para frente é bom tomar possições curtas no EUR/USD, aposta na valorização do Dolar.

Vamos aguardar.

aleixon

Da minha parte continuo sem saber para que lado é que isto vai. Reparem:

- a tendência neste momento é de subida (todos sabem que nunca se deve ir contra a tendência);

- baixa liquidez de mercado;

- observou-se a uma forte subida nos últimos dias, mas não esquecer que sucedeu a uma forte descida;

- o petróleo, bem como as demais matérias primas continuam em baixa;

- os últimos dados indicam que a europa teve uma performance bastante acima das espectativas na balança comercial.

Ou seja, com redução dos custos de aquisição (através do preço baixo ), favoreceria as importações mas o fortalecimento do euro e a redução do consumo deveria dificultar as exportações e, por outro lado, favorecer as importações.

A ajudar, pelos gráficos também não consigo observar nenhum padrão claro, que mostre o caminho mais provável. A não ser o fibonacci retracement 61% a 1,46 mas, contrariamente ao que diz o bluexip, com todo o respeito, julgo que apenas deverá ter significado no curto prazo, com elevado risco de esta resistência não vir a ser respeitado.

Conclusão: pessoalmente estou a ponderar uma posição short baseado no fibonacci retracement com activação de uma ordem stop loss mais apertada. Com a volatilidade e mudança de direcção imprevisivel a probabilidade de acertar no caminho é muito baixa.
BN
NA

P.S. MikeC, agradeço a amabilidade, lembrando que me considero um rookie, mas esforçado a aprender/estudar estes assuntos.

bluexip

viva,

a muito curto prazo há aqui uma oportunidade clara de short. o movimento é parabolico e parece estar neste momento completo. a curto prazo (1 mês) é possivel que após a correcção rápida e forte que está eminente o preço consiga apos uns dias de consolidação pelo caminho chegar á zona dos 1,50/51, retracement de 76,4% e zona de resistencias.

o que interessa é que este movimento demasiado forte, como a grande parte de movimentos deste tipo, é mau sinal para o continuar do mesmo em prazos maiores.

ou seja, a médio prazo ou até longo prazo (1 ano pelo menos) o mercado deverá estar a dar agora a ultima hipotese para quem está em posições no euro sair do mercado.

agora, importa ter margem de manobra. nada do que aqui digo normalmente é para ser feito com muita alavancagem ou exposição no mercado. a ideia é construir uma posição a partir dos 1,46 e 1,51 até ao final do ano com objectivo de venda em prazos maiores.

tudo indica que o mercado após esta euforia subita no euro vai voltar a favorecer o dolar pois é isso que o preço tem indicado ao longo do ultimo ano. como quase nada é 100% certo na bolsa importa construir a posição num nivel que dê espaço para sair com pouca perda em caso de se estar errado (e sem uso de stop)

por exemplo, começar a exposição com 30% do valor final pretentido a 1,46 e picos. se o mercado vier já abaixo como parece ameaçar e ter a tal correcção rapida e forte (durante 2 ou 3 dias no máximo), por exemplo a 1,39, essa posição pode ser fechada e reaberta novamente pelo mesmo nivel a seguir, pois o euro deverá ter nova reacção após este rally parabolico e ir testar novamente os 1,46 e provavelmente ultrapassar e aproximar-se dos 1,50/1,51.

esta ida a estes niveis deve ser encarada - a não ser que esteja bem enganado - como a segunda grande oportunidade de apostar no dolar e a melhor oportunidade em termos de posições a médio longo prazo pois o movimento que sair daqui, se for favorável ao dolar, durará mais tempo e irá a novos minimos.

cunmprimentos,
bluexip

Broker_Invest

BlueXip, não precebi este paragráfo.

"esta ida a estes niveis deve ser encarada - a não ser que esteja bem enganado - como a segunda grande oportunidade de apostar no dolar e a melhor oportunidade em termos de posições a médio longo prazo pois o movimento que sair daqui, se for favorável ao dolar, durará mais tempo e irá a novos minimos"

Achas que o Dolar no longo prazo valorize face ao Euro? no curto prazo achas que o Eurusd vá aos 1.39€ e depois dispara para os 76% fino 1.51€?
A meu ver vejo que o dolar vá volrizar e possivelmente venha fechar o GAP aberto dos 1.33-136, não concordas?

bluexip

olá Broker_Invest,

se o dolar vai valorizar a longo prazo acredito que sim.

no curto prazo não sei se vai a 1,39. pode ir, pode não chegar lá ou pode até passar. o que acredito é que:

1) este movimento no muito curto prazo parece estar completo estando eminente uma correcção (parece que já começou).

2) essa correcção, pelas caracteristicas deste tipo de movimento, não levará o euro logo por aí abaixo. antes, a correcção deve ser estancada ao fim de 1, 2 ou 3 dias. e pode chegar a 1,39.

3) a seguir o euro deverá tentar subir e testar/passar os maximos deste movimento de recuperação (1,47), também pelas caracteristicas deste tipo de movimento explosivo após inversão de trend (que tende a aproximar-se bastante do movimento anterior de bull market - 1,60).

tenho "balizas" para o movimento do preço e tenho comportamentos passados do preço.

este movimento foi muito forte e excessivo e indica que o movimento não é sustentavel a médio/longo prazo.

se tivermos em conta o longo periodo de bull market no euro, desde 2001/2002 até este ano, a decomposição deste bullmarket em sub-movimentos, o sentimento fortemente bearish até há poucos meses em relação ao dolar e a correcção fortissima no euro que ocorreu, a conclusão é que é muito provavel que o dolar terá invertido a tendencia de queda dos ultimos anos estando já num bullmarket.

sendo assim, e tendo agora em conta a velocidade deste movimento de recuperação no euro, tudo se combina para que este movimento seja o tipico primeiro movimento de recuperação após a inversão de tendência: o movimento em que os late buyers entram no mercado e onde ainda há a ilusão que o activo vai retomar o bullmarket e subir muito mais e em que os bears e o mercado em geral ainda está na duvida sobre a inversão da trend.

a sua velocidade e dimensão é um reflexo das fortes quedas que o euro teve nos ultimos meses e da ideia ainda presente no mercado que o dolar vai afundar ainda mais (devido aos fundamentais pessimos).

o euro não deverá chegar aos máximos históricos pelos 1,60 mas é possivel que atinja os 76,4% de retracement (nos 1,461 atingiu os 61,8% o que já é um nivel muito interessante para apostar nesta ideia de bullmarket no dolar)

isto só deverá estar concluido no final do mês e no inicio do ano provavelmente teremos umaa confirmação incial que o dolar está em bull market.

ou seja, até este movimento de recuperação no euro estar completo deverão passar vários dias. para quem quer apostar na queda do euro em warrants/opções o momento pode ainda não ser o ideal por esse motivo de modo que a exposição deve ser moderada (a não ser que seja apenas para aproveitar a correcção de muito curto prazo).

em forex, cash ou outra forma de estar exposto ao mercado eur/usd, desde com alavancagem baixa, a partir daqui é de ir reforçando a posição short no euro.

como sempre, pode-se ficar bem quietinho e esperar por confirmação. o problema é que uma confirmação com movimentos desta amplitude significa perder boa parte do movimento.

cumprimentos,
blluexip

bluexip

viva,

aqui ficam os bonecos.

algumas notas (e divagações):

1) note-se que é uma variante de 123-top. o ideal é em cada topo haver correcção. neste caso houve sempre e apenas lateralização...

2) um nivel interessante foi os 1,415 por se situar pelos 50% de retracement deste movimento de queda no euro nos ultimos meses. o movimento já estava bem inclinado e o momentum instalado, como se pode ver pelo grafico de 3h, mas ainda se notava que faltava qq coisa. ainda para mais com o momentum intacto... por isso é importante ter stop neste caso.

3) hoje foi provavelmente um dia de bloqueio total para a maioria dos intervenientes e, como tal, dia de actuar. são dias que acabam por gerar grandes oportunidades e, na verdade, são bastante fáceis SE houver um enorme controlo emocional e se souber deixar a oportunidade vir até nós... afinal, o movimento estava e está bastante esticado e os niveis atingidos são já relevantes para diversas timeframes. já não é apenas ruido de curto prazo.

mas mais do que indicações técnicas, pela divergência de momentum ou o atingir dos 61,8%, está a forma como o preço se move, como acelera, como ultrapassa os obstaculos e finalmente atinge um climax. e depois de começar a inverter ou se é rapido ou então é dificil de dar o passo... hoje tivemos um movimento de 220 pips no euro em menos de 15m, algo que não se vê todos os dias.

brincando um pouco (ou não... esta é para refletir mesmo), um trader tem de poder olhar para o gráfico e pensar "puxa, isto é insustentavel! não pode subir muito mais... dá vontade de shortar mas tenho receio. já tentei mais abaixo e não parou... se calhar ainda sobe mais mesmo. pode ir a máximos". quando se pensa assim numa altura destas então essa vontade é muitas vezes a atitude correcta a tomar...

é suposto um trader não ter emoções mas isso é boato. o que tem de ser feito é manter as emoções sob controlo e perceber esta "conversa interior". as emoções não podem ser eliminadas mas controladas. isto para quem adopta uma aproximação mais descricionária ao mercado. para quem aposta mais em se afastar da pressão e desgaste psicológico dada pela decisão
pessoal constante e investe num sistema automático e/ou pela decisão cega por meio de um conjunto indicadores matemáticos/formais, esta conversa interior não se fará sentir tanto mas também será mais dificil "estar lá" nestes momentos.

são opções de fundo que têm de ser tomadas. cada uma das abordagens tem vantagens e desvantagens mas a abordagem descricionária tem a grande vantagem de apurar o "instinto humano" que não é mais do que um processo de decisão insconsciente sobre dados que foram observados no passado e guardados em memória sem nós sabermos. e isto é uma vantagem enorme sobre a máquina e irreproduzivel pela máquina. além disso, obriga a moldar o pensamento e controlar as emoções. algo que mesmo a abordagem automatizada não consegue eliminar totalmente (nem que seja pelo facto de ser preciso para construir o sistema) e que na maioria das vezes acaba por interferir com o próprio sistema.

o interiorizar destes movimentos, que se repetem vezes sem conta, dada pela experiência no terreno, ajuda depois a interpretar aquilo que o subconsciente já sabe mas o consciente ainda tem dúvida.

a abordagem mecanizada ou "instumentalizada" tem a grande vantagem de fornecer condições bem claras e especificas de actuação e o poder escalar a sua aplicação a vários mercados em simultâneo.

para mim, o caminho passa pelo meio termo.

4) este tipo de movimentos com enorme momentum dificilmente invertem de vez logo a seguir. antes, o mais vulgar é ter uma correcção rápida, que no caso actual se situa pelo primeiro topo (1) e pela base da correcção após o primeiro topo. ou seja, take profit entre 1,42 e 1,4. mais ainda, a muitissimo curto prazo é bastante provável uma retracção por volta dos 50% do movimento feito hoje e só depois ida mais abaixo. isto quer dizer que os 1,40 não devem ser atingidos neste movimento intradiário mas, eventualmente, a seguir. e aqui surge a primeira decisão que deve já estar planeada desde o inicio: take profit parcial ou até mesmo total? ou deixar correr a posição com trailing stops e arriscar a não ganhar nada?

5) também estes movimentos com enorme momentum levam a que seja provavel uma fase de consolidação a seguir e eventualmente o avançar para novos máximos locais. isto é um processo para levar alguns dias. aqui surge a segunda decisão que também já deve estar definida à partida: vou arriscar para um movimento maior ou contento-me com este movimento? se arriscar para um movimento maior penso reforçar a posição e terei *mesmo* capacidade para manter-me firme na posição? o nivel obtido dar-me-á margem de manobra para actuar sem ser obrigado a agir depois sobre pressão?

6) os pontos 4 e 5 são repetiveis ad eternum nas mais variadas condições. penso que a maioria já passou por muitas situações onde até esteve a ganhar e depois acabou por perder dinheiro deixando a posição sair fora do controlo. a questão não linear é: terá sido sempre uma questão simples de não ter um stop colocado no mercado ou um conflito entre intrepretações/espectativas de curto e "longo" prazo? muitas vezes há que se contentar com o que o mercado dá no momento. outras há que deixar correr os lucros. isto parece simples mas é dificilimo de fazer e é por isso que muitas vezes trades vencedoras se tornam perdedoras. e é por isso que se tende depois para deixar a máquina tomar as decisões, quer pelo uso de indicadores formais ou sistemas automáticos. deixa-se a máquina decidir quando sair ou entrar em vez de sermos nós a deixar o mercado dizer-nos quando entrar ou sair. porque ei-de esperar que o preço vá a um stop se o mercado me está a dizer que estou errado? ou porque ei-de esperar que o preço tenha uma confirmação qualquer se o preço me está já a dizer que estou certo?

muitas vezes é preciso mesmo confirmação e stops, outras não. e muitas vezes a decisão entre uma e outra passa por ter bem presente o que se quer do mercado e do movimento em particular e do que se está disposto a perder/deixar de ganhar com essa decisão. e isso é meio-caminho andado para no momento certo não haver hesitações.

cumprimentos,
bluexip