Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

EUR/USD

Iniciado por Piloto, Outubro 13, 2005, 23:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

p3k

Citação de: aleixon em Janeiro 09, 2009, 19:14
p3k, pelo teu gráfico diário, o caminho espectável para a onda "C", quer dizer que o padrão SHS não se irá formar, ou seja, o euro irá continuar a desvalorizar, certo?

Tenho os gráficos de maiores times frames apenas para referência e possíveis cenários.
Penso que o movimento iniciado nos 1,47 pode ser um abc como está no gráfico, como também pode ser um 12345 que nos poderá levar até aos 1,23. Está tudo em aberto enquanto não houver quebra dos 1,3315 (que daria inicia à 5ª onda).
Também pode ser um duplo zigzague (abcXabc).... enfim... muitas coisas!

Espero no entanto por maiores quedas, mas ter em mente que aos 1,23 deve voltar a subir até aos 1,45 e assim sucessivamente até sair das tais linhas azuis. Estamos numa fase complicada e ao mesmo tempo prometedora pq há limites inferiores e superiores.

É tudo uma questão de money management e saber esperar que o preço venha até nós e não o contrário. Uma boa entrada e dá um reward de cerca de 2000 pips...

p3k

Boa tarde!

Como o pessoal prefere timeframes maiores, deixo a minha visão para a(s) próxima(s) semana(s)...

Resumidamente: os 1,4717 registados em 18/Dezembro foram o topo de 5 ondas. Estamos portanto numa correcção ABC flat (3-3-5).

A onda A foi concluída no dia seguinte (19) e a onda B no dia 29 de Dezembro. A onda C é onde nos encontramos, tendo já realizado as ondas 1234 (com a onda 4 a terminar na passada sexta-feira, em 1,3750). Falta então a onda 5 deste grande ciclo ABC.

Bom fim-de-semana!  :)

Edição
Após estudo noutros timeframes, há a possibilidade de a onda marcada como 3 de C ser a onda 5 de C. Também me parece que a correcção ABC está a ser longa demais para ser uma onda 4.

p3k

Boa noite!

1,3140 minimo de hoje. Target atingido!  :)

Parece que estamos num duplo ziguezague (abcXabc) e os minimos de hoje podem ter sido o fim do 2º a. Próxima etapa a onda b que deve andar pelos 1,34/1,35...

O feio neste cenário, é a vela diária que é demasiado bearish...

vidinha

Boa tarde.

P3k depois de ter visto o teus post ontem, fui olhar para os gráficos, e na minha conta (demo-ainda a prender) coloquei uma ordem de venda a 1.33 (visível no gráfico), fiz isto porque no gráfico de 30m via uma resistência nesta zona.

De manha quando vi a conta verifiquei a que a ordem tinha sido ativada, e então fui olhar melhor para o grafico, o que vi esta demonstrado na figura.
A minha questão é se a minha opinião talvez esteja correcta (target 1.29) e se assim for que talvez a tua onda a esteja mal assinalada?

Cumprimentos

p3k

Citação de: vidinha em Janeiro 14, 2009, 13:48
De manha quando vi a conta verifiquei a que a ordem tinha sido ativada, e então fui olhar melhor para o grafico, o que vi esta demonstrado na figura.
A minha questão é se a minha opinião talvez esteja correcta (target 1.29) e se assim for que talvez a tua onda a esteja mal assinalada?

Muito bem vidinha!! Parabéns!
É bom quando os trades correm como esperado, não é?  :)

O teu trade abc correu perfeitamente e a mim escapou-me esta última descida, apesar de ontem presentir que ainda haveria mais uma queda... É fácil perdermo-nos no meio de tantas contagens!

A minha onda a está assinalada num gráfico diário, por isso não corresponde à tua onda a que é de um gráfico de 30 minutos, logo de um grau inferior.

A onda que assinalei como a, é de uma correcção em abcxabc e que deverá ter tido finalmente o fundo nos 1,3090 (e não nos 1,3140 como ontem me pareceu). Espero agora o inicio da onda b.

Espero ver mais confrontação de análises/gráficos/ideias, pois só assim se consegue ter vários pontos de vista!  ;D

aleixon

p3k, vou abusar um pouco da sua bondade na explicação das ondas de Elliott.

Não poderemos estar já na quinta onda conforme gráfico que anexo?

As regras que conheço são pouco mais do que as contagens das 5 ondas e do primeiro abc, por isso peço desculpa por estar a colocar a questão sem antes ter estudado devidamente o assunto. Provavelmente só com um bom livro conseguirei menhorar esta técnica já que o que encontrei na net não me satisfez.

1A
NA

bluexip

viva,

metendo uma colherada, no par eur/usd continua tudo em aberto: o par "vai ter" de perder esta volatilidade e amplitude de movimentos antes de rumos de maior prazo se definirem. ou seja, deve-se manter um range de negociação nos limites do movimento fortíssimo que ocorreu desde os máximos históricos no euro até aos 1,23 durante as próximas semanas/meses e a amplitude dos movimentos diários também tenderão a diminuir.

sem olhar para contagens de elliott nem nada de mais sofisticado temos movimento de reacção e contra-reacção. a configuração actual aponta para uma inversão do euro entre os 1,31 e os 1,21. e o problema é este mesmo: o target range provável é muito grande ainda para se arriscar numa trade de posição do lado do euro.

tendo em conta o cenário bullish no dolar e uma possivel abc em alta no DX (decomposta ou não) que pode dar agora um movimento rápido de subida no dolar a concluir esse movimento, continuo a privilegiar a compra de dolares em rallies do euro.

a muito curto prazo pode dar agora nova inversão aqui em zona de suportes/resistencia (1,31) e na ameaça de quebra da MM50 mas é algo que não estou pessoalmente disposto a arriscar neste momento em termos de trading posicional.

resumindo, continuam a ser tempos bons para daytrading e para entradas longas de posição no dolar sempre que há uma reacção rapida no euro. entrada de posição longa no euro só me parece atractiva se ele for à zona dos 1,26.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

aleixon

O grande feiticeiro volta a manifestar-se...

bluexip, percebi a tua ideia e também considero 1,31 um forte ponto de viragem/continuação, agora só não entendi como determinaste 1,21?
1A
NA

p3k

Elliot waves

Introdução
Um ciclo completo consiste em 8 ondas que se dividem em duas partes. A primeira parte identifica-se com os números 1,2,3,4 e 5 e a segunda com as letras ABC(DE). De igual forma que a onda 2 corrige a onda 1, as ondas ABC corrigem as ondas 12345.

12345
Este movimento é fácil de reconhecer, já que tem três ondas de impulso (1,3 e 5) e duas de correcção (2 e 4). De notar que as ondas 1, 3 e a 5 podem ter uma extensão (um novo ciclo 12345, dentro da própria onda).

Regras:
1) A onda 2 nunca vai além do inicio da onda 1
2) A onda 3 vai sempre além do fim da onda 1
3) A onda 3 nunca é a mais pequena
4) A onda 4 nunca se move além do fim da onda 1 (ou seja, o preço não pode entrar na área da onda 1)
5) As ondas 1, 3 e 5 não podem ter todas extensão.

Se alguma destas regras for violada, é porque a contagem está errada e é preciso refazê-la.

ABC
Estas ondas surgem sempre a um movimento 12345 e sendo correctivas, seguem na direcção oposta ao movimento criado. Estas correcções podem ser em zigzague, flat ou triângulo.

1) zigzague é composto por 5-3-5 ondas
2) flat é composto por 3-3-5 ondas
3) triângulo é composto por 3-3-3-3-3 ondas

Recomendo vivamente a análise de gráficos à procura destes padrões (gráfico de 1 minuto por exemplo). Constantemente surgem estas formações e é um bom treino ver como aparecem e evoluem, até finalmente corrigirem. 

O estudo das ondas elliot não necessita de indicadores, nem médias. Por isso aconselho a limparem o gráfico de todos os estudos e ficarem apenas com o essencial! Keep it simple!

Também desliguem a televisão e não leiam as noticias... sejam quais forem, a formação irá surgir e é só segui-la.  :)

p3k

Citação de: aleixon em Janeiro 14, 2009, 20:41

Não poderemos estar já na quinta onda conforme gráfico que anexo?

As ondas 1 são compostas por 5 subondas. A onda 1 assinalada no teu gráfico, apenas tem 3. Logo chamamos-lhe onda A, pq é uma onda correctiva.
De seguida temos a onda B que também tem 3 subondas e finalmente a onda C que é composta por 5 subondas.

Só após o movimento A (abc) + B (abc) + C (12345) é que temos um ABC.

Após este ABC, é de esperar uma correcção total ao movimento (e não apenas a uma determinada onda).

Espero ter-me conseguido explicar bem!  :)

ps: a minha experiência em elliot waves é muito recente! Nem tem ainda 1 mês...  ;D
Por isso, não me façam perguntas muito complicadas!!!!

bluexip

viva aleixon,

nada de sofisticado: é apenas determinar a extensão do ultimo swing down no euro de +- 1,49 a 1,23 e projectá-lo no topo deste movimento pelos 1,47.

o mais importante é o comportamento/aspecto do preço e este tipo de movimento não costuma a levar a continuação mas sim a inversão (provavelmente temporária), ou pelo topo da consolidação (1,31) ou em novos minimos marginais (1,21 por exemplo).

uma das coisas mais importantes para mim são os excessos/extremos. extremos levam a extremos. extremos são emoção a falar, e a emoção é má conselheira.

entretanto, já que está muita gente interessada em ondas de Elliott - e a ver se o Pedro Miranda não me trucida por estar a encher o servidor :P - deixo em anexo os tutoriais básico e avançado da EWI. acho que os já tinha deixado noutro post mas paciência :P

nota: esta teoria é para ser levada com algum ânimo leve. por favor, e desculpem-me os adeptos mais fervorosos, tem muita coisa interessante e prática mas como sistema explicativo e de previsão derradeiro da bolsa tem muito para andar.

isto sempre com a ressalva do que cada um é capaz de fazer com uma ferramenta. lá por eu não conseguir não quer dizer que alguém não consiga. mas o facto é que posso confirmar que não é necessária nem indispensável tal como tantas outras teorias que existem no mercado, seja Dow, Gann, Elliott, MurreyMath, etc. há coisas muito mais simples e princípios mais universais, alguns deles presentes na teoria de Elliott, que podem ser assimilados, aplicados e, mais importante, personalizados.

como regra, se uma contagem começa a complicar-se desistam da teoria. não tem o minimo interesse andar-se a construir abcXabcYabcWabc-123(12345)45. enquanto se anda a contar, o mercado vai passando ao lado. é desgaste de energia e o melhor é tentar olhar para a big picture e interpretar o que se vÊ de forma mais simples.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

p3k

Boa tarde!

Não sei se ainda se lembram deste gráfico... deixo o antes e o depois!  :)

O movimento parece estar em vias de inversão, apesar de ainda ter mais um folego para baixo! Os 1,2650 parecem-me interessantes...

p3k

Segundo o gráfico em anexo, o movimento em duplo zigzague está a finalizar.

É possivel esperar um movimento até aos 1,2611, mas devido à descida (e mesmo com travões a fundo!!) o preço ir parar quase aos 1,2416 (linha vermelha horizontal). Abaixo desse valor e é de esquecer os bulls.

Se realmente houver nesta zona sinais de inversão (a vela diária em forma de hammer por exemplo), é de esperar o movimento correctivo em abc desenhado no gráfico, que no pico deve parar por volta dos 1,4000.

ps: ou não!  :)

p3k

Bom dia!

Onda a feita como esperado nos 1,3089... vamos para a onda b...  Parece que já temos um fundo!  :)

Deixo o gráfico de actualização...

jcalberto

Olá P3K,

Sou novo em Forex. Gostava de ajuda se fosse possivel, como faz essas interpretações dos gráficos.

Acha que a onda B é atingida hoje?

Obrigado