Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

EDP Renováveis - (EDPR.LS)

Iniciado por xubi2, Maio 03, 2008, 03:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

xubi2

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
Bolsa: Peso da energia no PSI 20 aumentará para 36% com EDP Renováveis
Lisboa, 31 Mai (Lusa) -

O peso do sector da energia no PSI 20 pode aumentar para 36 por cento caso a EDP Renováveis venha a integrar o principal índice de referência da bolsa portuguesa, de acordo com cálculos feitos pela agência Lusa.

Depois de terminado o período de subscrição da EDP Renováveis, na sexta-feira passada, a empresa apresenta segunda-feira os resultados deste período de subscrição numa sessão especial de bolsa.

Nessa altura, irá saber-se o preço a que a empresa começará a negociar em bolsa, assim como se ela vai integrar o PSI 20 e a partir de quando.

Actualmente, o sector da energia, que integra a EDP, Galp e REN, pesa 29 por cento no conjunto da capitalização bolsista do PSI 20.

Com a possível entrada da EDP Renováveis, a energia passa a pesar 36 por cento no índice.

Os cálculos feitos pela agência Lusa assumiram um número de acções da EDP Renováveis de 225 milhões e um preço médio (8,15 euros) do intervalo 7,40 euros e 8,90 euros (definido no prospecto da operação pública de subscrição).

Além disso, as contas foram feitas retirando alternadamente a Semapa ou a Soares da Costa (as duas cotadas com maior probabilidade de abandonar o PSI 20) e recalculando os pesos dos 20 títulos do PSI já com a EDP Renováveis.

As novas regras da Euronext Lisboa prevêem uma revisão anual do índice (comunicada em Janeiro e efectivada em Fevereiro) para definir eventuais entradas e saídas de empresas do PSI 20.

Estas regras estabelecem ainda a possibilidade de revisões extraordinárias, nomeadamente a figura da "entrada rápida", quando uma nova empresa admitida à cotação o justifique em termos de capitalização bolsista e liquidez prevista.

A EDP Renováveis pode beneficiar desta última figura da "entrada rápida" para integrar o PSI 20 dentro de pouco tempo.

A inclusão da EDP Renováveis implica a saída de uma outra empresa, ou seja, aquela que tiver o menor "turnover" (quantidade média de negociação diária), de acordo com as regras da Euronext para o PSI 20.

João Lampreia, da OK 2Deal, disse à agência Lusa que espera que seja a Semapa a abandonar o índice de referência da bolsa portuguesa.

João Queirós, da LJ Carregosa, adiantou à Lusa que "a probabilidade é que saia a Semapa ou a Soares da Costa, tendo em conta a actual liquidez e a frequência de transacção".

Quer seja a Semapa ou a Soares da Costa a sair do índice, a EDP Renováveis deve entrar com um peso próximo de 6 por cento.

A entrada da EDP Renováveis implica necessariamente uma reorganização do índice, visto tanto a Semapa como a Soares da Costa terem actualmente pesos de 0,52 por cento e 0,18 por cento, respectivamente.

A EDP Renováveis pode vir a ter uma capitalização bolsista de quase dois mil milhões de euros, figurando entre as sete maiores empresas do índice, de acordo com o número de acções que contam para o cálculo do índice.

IRE/TSM.

Cumprimentos

S.Costa

xubi2

Preço mais baixo na Renováveis "oferece aos investidores potencial de valorização" em bolsa

Bruce Jenkyn-Jones, gestor do fundo Parworld Environmental Opportunities, do BNP Paribas AM, considera a oferta pública da EDP Renováveis um investimento atractivo, em particular se o preço se situar no ponto mais baixo do intervalo. Em entrevista ao Jornal de Negócios por correio electrónico, o gestor do fundo afirma que "a avaliação é atractiva no limite inferior do intervalo". Recorde-se que a EDP Renováveis definiu um preço entre 8,90 e 7,40 euros para a venda das acções. E pretende vendê-las na parte superior do intervalo. Bruce Jenkyn-Jones afirma que, caso seja fixado o valor mais baixo, os títulos "oferecem aos investidores potencial de valorização" em bolsa. Preço à parte, após um olhar aprofundado à oferta, Jenkyn-Jones considera a EDP Renováveis "uma oportunidade de investimento atractiva". E justifica: "A empresa tem uma capacidade instalada [de produção de energia] atractiva, em mercados de elevado crescimento, como é o caso dos EUA, onde a EDP chegou cedo, o que deverá permitir um forte aumento dos lucros". O gestor destaca ainda a "capacidade da gestão para executar os projectos ainda em desenvolvimento". Mas esta rosa também tem os seus espinhos. Bruce Jenkyn-Jones aponta o facto de "o negócio da EDP Renováveis estar menos diversificado em termos geográficos do que outras empresas do sector". A cotada portuguesa tem também um endividamento mais elevado face aos resultados operacionais, que deverá crescer nos próximos anos. Por fim, o gestor refere "a disponibilidade de torres eólicas como um potencial risco, embora a EDP Renováveis já tenha garantido o fornecimento para 2008, 2009 e 80% das necessidades para 2010". Desde o lançamento, em Maio de 2006, o fundo tem um retorno de 5,4%, de acordo com dados da Mornigstar. A elevada valorização de algumas empresas tem levantado a hipótese de uma bolha especulativa no sector, embora a queda dos mercados tenha provocado uma correcção. No primeiro trimestre de 2008 o fundo perdeu 13%. O gestor considera que a viabilidade do investimento nas energias renováveis "continua intacto, sobretudo num contexto de alta dos preços do petróleo". E salienta o potencial oferecido pela revisão em alta dos lucros. Bruce Jenkyn-Jones está particularmente optimista em relação à energia eólica. "Com os preços do petróleo nestes níveis, o vento é competitivo com a geração a partir de combustíveis fósseis, mesmo sem subsídios".

artista

Citação de: DUARTINI em Maio 31, 2008, 14:49
Se falas do psi então tens toda a razão. Eu invisto certa de 90% das vezes no mercado americano. É tudo relativo. Tu falavas que ainda estavamos bear´s, eu dizia que estavamos bulls. Tu relativo ao nosso psizeco e eu relativo a quem realmente manda nos mercados globais.

Duas coisas, índices internacionais não estão muito melhor que o psi-20, ou melhor, até estão mas também ainda têm uma tendência de queda dominante, só que no psi-20 as fragilidades são maiores, mas os índices americanos estão longe de estar bull! Eu só invisto no mercado português porque, mesmo com os anos que tenho de mercados, considero mais seguro investir só em Portugal, é uma posição pessoal que também tem a ver com a minha disponibilidade para investir...

E, já agora, "investir", no meu caso, significa estar fora muitas vezes, é isso que tem acontecido nos últimos meses... Quem usa a AT deve evitar posições no mercados quando os mercados estão instáveis, sobretudo posições longas...

Uma última pergunta, consideras-te um investidor de curto, ou médio/longo prazo? e usas a analise técnica ou a fundamental?! ou as duas?

um abraço

artista

Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

DUARTINI

Boas,
Considero-me investidor de curto, médio e longo prazo. Depende do tipo acções. Para acções demasiado especulativas entro na onda se conseguir, e vendo logo quando achar conveniente, investidor curto.
Se for assim assim invisto a médio prazo tipo uma semana.
No entanto também possuo acções de longo prazo na minha carteira. Penso que quase todos somos um pouco assim. Não me consigo distinguir entre curto, médio ou longo prazo.

Prefiro usar análise técnica porque é a que percebo mais, para saber quando comprar ou vender a curto médio prazo é o tipo de análise mais adequado a meu ver. Análise fundamental utilizo mais para longo prazo, no entanto como não percebo muito de... costumo verificar o beta, o per, o forward per e eps que se encontra disponível no googlefinance.

Abraço.
http://strapon.pt    http://sersexy.net

MInvest

Alguém sabe quais os dados finais de procura da OPS?

_zzz_

Ficou a 8 euros por accao

CitaçãoEDP Renováveis colocada a 8,00 euros/acção

A EDP Renováveis, subsidiária do grupo EDP, fixou o preço final da oferta pública de subscrição de capital nos 8,00 euros por acção, no inferior do intervalo previsto no prospecto da operação, segundo anúncio ao mercado esta segunda-feira.
O preço fixado para a Oferta Combinada (que compreende, nomeadamente, uma Oferta Pública de Subscrição (OPS) em Portugal e uma oferta a investidores institucionais em Portugal e no estrangeiro) lançada no passado dia 15 de Maio aponta para um montante global de 1.568 milhões de euros (excluindo o exercício do greenshoe).

«A procura efectiva na OPS correspondeu a cerca de 87,9 vezes o montante total das 45.085.590 acções oferecidas nessa oferta», refere o comunicado enviado à CMVM.

A venda institucional apresentou uma procura de 6,1 vezes o número total das 180.342.362 acções que a compõem, considerando um preço de 8,00 € (oito euros) por acção (pressupondo o exercício do greenshoe).

A admissão à negociação das acções objecto da OPS no Eurolist by Euronext Lisbon encontra-se prevista para o dia 4 de Junho (quarta-feira), sob o símbolo «EDPR».

02-06-2008 8:23:43

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=30&id_news=99733

xubi2

Ordem máxima
Público em geral ficam com 310 acções da EDP Renováveis
Aos investidores que deram a ordem máxima de 30 mil acções na oferta pública de subscrição da EDP Renováveis, durante a primeira fase, foram atribuídas 310 acções da companhia que vai estrear em bolsa na próxima quarta-feira. Os accionistas e trabalhadores recebem todas as pedidas.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
[email protected]
Paulo Moutinho
[email protected]

(actualiza com dados oficiais da Euronext Lisbon)

Aos investidores que deram a ordem máxima de 30 mil acções na oferta pública de subscrição da EDP Renováveis, durante a primeira fase, foram atribuídas 310 acções da companhia que vai estrear em bolsa na próxima quarta-feira. Os accionistas e trabalhadores recebem todas as pedidas.

Os resultados da OPS foram divulgados esta tarde, em sessão especial de bolsa e confirmam a noticia avançada anteriormente pelo Jornal de negócios

Quem pediu 30 mil acções na primeira fase, recebe 310 ou 320 acções (consoante tenha sido sorteado o lote suplementar de 10 acções). Quem pediu 30 mil acções da segunda fase recebe 150 ou 160 acções.

De acordo com os dados disponibilizados esta tarde, os trabalhadores da EDP subscreveram 3.670.660 acções, tendo a garantia que todas lhes serão atribuídas. Os accionistas pediram 3.346.510 acções, e tal como os trabalhadores, também vão ficar com todos os títulos solicitados.

Na OPS estavam disponíveis 45.085.590 acções, pelo que para o público em geral restaram 38.068.420 títulos. Como a procura neste segmento superou 103,9 vezes a oferta disponível, os investidores ficaram com bem menos do que o que pediram.

Uma ordem a que sejam atribuídas 310 acções (30 mil acções pedidas na primeira fase), implica um investimento de 2.480 euros, excluindo comissões. A compra de 150 acções da EDP Renováveis implica um investimento de 1.200 euros.

Ora agora pergunto, previsões para o primeiro dia de bolsa? Iremos ter aquela escalada da Martifer ou o mercado não esta pelos azeites e ira  esta entrada ser penalizada pelos maus dias da nossa praça? A ver vamos..

cumprimentos

S.Costa

xubi2

LISBOA, 2 Jun (Reuters) - A EDP-Renováveis (EDPR) , que hoje fez o seu Initial Public Offer (IPO), vai integrar o índice PSI20 a 1 de Julho próximo, estando previsto o lançamento de um contrato de futuros tendo as acções da empresa como subjacente, disse Miguel Athayde Marques.

O presidente da Euronext Lisbon afirmou que, com base na Euronext Lisbon, "muito em breve, será lançado um ETF tendo como base o PSI20, o primeiro a nível mundial sobre o PSI20" e que terá impacto na liquidez, frisando: "permite aos investidores, na compra de uma acção, estar a representar as 20 maiores empresas do PSI20.

"A partir de 1 de Julho, a EDPR vai integrar o PSI20. Serão lançados, em breve, produtos estruturados em forma de warrants e que têm com subjacente a EDPR", disse Athayde Marques na sessão de apresentação dos resultados do IPO da EDPR, da EDP-Energias de Portugal .

O presidente da Euronext Lisbon referiu que a Soares da Costa será a empresa que abandonará o PSI20.

Adiantou que a EDPR "será, em termos de capitalização bolsista, a quinta empresa do PSI20", tendo em conta o preço de 8,0 euros por acção a que foi colocado o IPO e que valoriza a totalidade da EDPR em mais de 7.200 milhões de euros (ME).

Lembrou que este IPO mostra que, "quando as empresas tem bons fundamentais e gestão dinamicas, os investidores aparece", frisando: "a EDP mostra ter ambição, encerra uma forte vontade de crescer (...) e o crescimento é fundamental num contexto de globalização".

Destacou que este é o maior IPO na Europa em 2008, de mais de 50 já ocorridos.

(Por Sérgio Gonçalves; Editado por Elisabete Tavares)

((---Lisboa Editorial, 351-21-3509204 [email protected]; Reuters Messaging:

cumprimentos

artista

Citação de: xubi2 em Junho 02, 2008, 20:18
Ora agora pergunto, previsões para o primeiro dia de bolsa? Iremos ter aquela escalada da Martifer ou o mercado não esta pelos azeites e ira  esta entrada ser penalizada pelos maus dias da nossa praça? A ver vamos..

Muito mais importante que isso (se eu fosse pensar sequer nisso provavelmente agora acharia uma coisa, depois do jantar outra, antes de me deitar outra, e amanhã ao acordar...)  é saber o que fazer, aconteça o que acontecer!

Eu já sei perfeitamente o que vou fazer, tenho uma estratégia que prevê todo o tipo de situações, depois é simples, segue-se o que está definido!

Bons negócios

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

xubi2

Não sei  se a tua estratégia é boa masdeve ser! Eu cá prefiro aproveitar o resto do teu texto....

CitaçãoMuito mais importante que isso (se eu fosse pensar sequer nisso provavelmente agora acharia uma coisa, depois do jantar outra, antes de me deitar outra, e amanhã ao acordar...)  é saber o que fazer, aconteça o que acontecer!

Esta sim é a melhor porque nisto de bolsa como em tudo na vida nunca há situações iguais por isso e sempre bom estar em cima do acontecimento par poder sempre responder com eficiência aos acontecimentos e par isso ter uma estratégia flexível. Estratégias inflexível só aquelas dos burros que com duas palas que vão sempre em frente. Por isso acho que deve escolher bem a sua, como acredito que o tenha feito! E desde já lhe desejo felicidade!

Estava só a crer saber o pulso a euforia que existe por este titulo VEZES o mau momento que estamos atravessar na nossa praça! Se tiver alguma coisa a dizer sobre isto...? ;)

cumprimentos

artista

Xubi, se carregares na palavra estratégia podes ver a minha! não sei se percebeste isso na mensagem anterior...

A minha estratégia é variada, tem várias opções previstas, o seu cumprimento é que é inflexivel... e nisso não tenho qualquer dúvida em não o ser, nos mercados paga-se caro deixar-mo-nos à mercê das emoções, normalmente perde-se dinheiro e ganham-se também cabelos brancos!!  ;)

Um abraço

artista

mico

Bom dia

Já se sabe a que horas começa a negociação da edp renováveis em bolsa?
Obrigada pela informação.

Nuno Pereira

Olá Mico
Aqui fica a informação que pedes:

"EDP Renováveis estreia-se amanhã em bolsa às 8H00
A EDP Renováveis tem estreia em bolsa agendada para amanhã. Faltava saber a hora a que os títulos da nova cotada seriam admitidos à negociação. Segundo a Euronext Lisbon, o início das transacções será às 8h00, a hora habitual de abertura da bolsa portuguesa"
In Jornal Negócios
Nuno Pereira

xubi2

O Commerzbank AG vai admitir à negociação no Easynext Lisbon gerido pela  Euronext Lisbon a partir de

4 de Junho de 2008

novos warrants sobre a

EDP Renováveis, S.A.

(sujeito a aprovação pela Euronext Lisbon).

Activo subjacente
Tipo
Preço de Exercício
Divisa Relevante
Data de Vencimento (maturidade)
Paridade
ISIN
Código CVM
Código de negociação
Último dia de negociação

EDP Renonváveis, S.A.
Call
8.90
EUR
18-Sep-08
0.500
DE000CB3ZWU7
KD66WP
7807Z
12-Sep-08

EDP Renonváveis, S.A.
Call
10.00
EUR
18-Sep-08
0.500
DE000CB3ZWV5
KD67WP
7808Z
12-Sep-08

EDP Renonváveis, S.A.
Call
8.90
EUR
18-Dec-08
0.500
DE000CB3ZWW3
KD68WP
7809Z
12-Dec-08

cumprimentos
S.Costa

_zzz_

uma questão.. quem tenha pedido poucas acções (200 por e.g) com o rateio final nao tem direito a nenhumas?