Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

EDP Renováveis - (EDPR.LS)

Iniciado por xubi2, Maio 03, 2008, 03:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

Beagle

Boa tarde,

Na minha opinião, a EDPR vai voltar a testar os mínimos. Esta subida não acontece por acaso: os market makers que "destruiram" a confiança da generalidade dos investidores neste título, estão a tentar que essa confiança volte. E logo que esse sentimento esteja reinstalado, o título voltará aos seus mínimos, podendo, inclusivamente, fazer novos mínimos.

Saudações.

Nuno Pereira

Citação de: Beagle em Agosto 24, 2008, 16:14
Boa tarde,

Na minha opinião, a EDPR vai voltar a testar os mínimos. Esta subida não acontece por acaso: os market makers que "destruiram" a confiança da generalidade dos investidores neste título, estão a tentar que essa confiança volte. E logo que esse sentimento esteja reinstalado, o título voltará aos seus mínimos, podendo, inclusivamente, fazer novos mínimos.

Saudações.

Respeitando a opinião do colega Beagle e não lhe tirando validade nas palavras, a minha opinião diverge nos seguintes pontos:
-Os grosso dos peq investidores da OPV ou já estão fora ou estão quietos à espera de recuperar o valor investido (na sua maioria não são traders habitue);
-A EDPR continua a cotar acima da MMA 50;
-Os períodos de acumulação/correcção têm sido acompanhados por redução dos volumes e os períodos de evolução positiva do preço acompanhados por aumentos dos volumes, o que evidencia uma componente de compra (entrada de investidores) mais forte que a pressão vendedora (possívelmente investidores a realizar mais valias)

Na minha opinião, julgo que um recuo até à LTA (marcada a verde) antes do rompimento da LTD é o cenário mais provável, mas poderá servir como uma "tomada de fôlego", para um rally em alta que poderá atirar este papel até aos esperados 8,00
O futuro próximo dará a resposta.
BN
Nuno

Buysantander

Dificilmente novos minimos serão feitos neste titulo a médio prazo, pois Buysantander está para já do lado das compras...
E acho que isso diz tudo...

MikeC

Realizar AT nesta acção é complicado face ao pouco historial disponível. Verificou-se um rompimento do canal descendente iniciado pouco tempo depois da OPV, ultrapassando mesmo a resistência dos 6,8 (aproximada devido ao curto historial), bem como a média móvel de 50 dias.
Contudo, verificamos que existe um LTD de médio-prazo a intersectar uma LTA de curto-prazo. Estatisticamente impera a linha de tendência mais antiga, pelo que será de esperar que volte a descer.
Aqui fica o gráfico.

Buysantander

Ainda não vi  nenhum jornalista dizer que a subida de EDPR está correlacionada com a subida do dólar em relação ao euro.

E isto porquê?
Porque os jornalistas são uns papagaios...

Nuno Pereira

Boas.
Peq. Notas:
Rompimento com fecho da LTD que nasceu com a EDPR em bolsa.

Suportes nas MMA de 50 e de 20, ou seja bull no CP.
Primeira resistência aparente, o máximo relativo (+-7,22).
Comportamento dos volumes, típicos de uma acção ainda com alguma força para subir.
DMI com margem de progressão.

Validade técnica como disse o MikeC, o histórico ainda é curto.

Abraço

willder

Boas.

ainda estou a começar neste mundo es espero evoluir com tudo o que aprendo por aqui.

nrspereira, penso que a resistência que falas devia situar-se nos 7,20 visto ser a cotação de fecho desse dia(9 Julho).
Penso que se ela quebrar essa resistência pode ir até aos 7,61/7,65 , onde encontraria uma segunda resistência.
se não quebrar esta 1ª resistência penso que tem um suporte a 6,94 onde andou durante alguns dias a tocar.

Espero não estar a dizer nenhuma asneira, visto que ainda tenho muito pouca prática.

Bons Negócios a todos e se estiver errado alguém que corrija sff.

JFreitas

Nuno Pereira

Citação de: willder em Setembro 03, 2008, 19:16
Boas.

ainda estou a começar neste mundo es espero evoluir com tudo o que aprendo por aqui.

nrspereira, penso que a resistência que falas devia situar-se nos 7,20 visto ser a cotação de fecho desse dia(9 Julho).
Penso que se ela quebrar essa resistência pode ir até aos 7,61/7,65 , onde encontraria uma segunda resistência.
se não quebrar esta 1ª resistência penso que tem um suporte a 6,94 onde andou durante alguns dias a tocar.

Espero não estar a dizer nenhuma asneira, visto que ainda tenho muito pouca prática.

Bons Negócios a todos e se estiver errado alguém que corrija sff.

JFreitas

Boas.
Asneiras??? Claro que não. E se alguém disser asneiras, nós só temos é que nos corrigir uns aos outros (com respeito e educação) e com isso entreajudar-nos.

Em relação aos 7,22 eu por norma uso o máximo nas resitencias e os fechos nos suportes, mas julgo não ser relevante. Se reparares, coloquei o (+-) antes do valor.
Em relação aos teus 6,94, no meu ponto de vista está correctissimo, só que eu enquento tenho uma LTA como suporte, considero-a sempre em primeiro plano, uma vez que outro qualquer suporte encontra-se sempre abaixo desta.
Continua com os posts, vamos aprendendo uns com os outros. ;)
Abraço
Nuno

Beagle

Boa tarde,

A nossa EDPR, "aproveitando" um dia de descida generalizada do mercado Euronext Lisbon, entrou numa zona que pode confirmar o seu retorno à tendência bearish.

Ao ter atravessado (a descer) e fechado a 6.70, abaixo da MA 20 (@ 6.7975), a EDPR saíu da faixa superior das Bollinger Bands (BB) para se situar na faixa inferior, em direcção ao seu limite inferior situado a 6.33.

Há vários suportes (relativamente fracos) sucessivamente a 6.64 (ontem a EDPR testou este suporte ao ter ido a 6.61), 6.44, 6.34 e 6.05 (este último é o mais forte por corresponder a zona de mínimos absolutos).

Tendo em conta o limite inferior das BB (@ 6.33) e a existência dum suporte a 6.34, tudo indica que caso o preço por acção baixe dos 6.6, esta será a próxima zona de passagem... e aí veremos como se comporta... se é para inverter, ou se é para rumar novamente aos mínimos absolutos.

Repare-se que, ao contrário daquilo que se poderia pensar, neste período em que o título aparentemente tinha recuperado, a acumulação não excedeu a distribuição.

Por outro lado, a forte descida de ontem foi acompanhada de um aumento do volume que vinha sendo transaccionado, o que pode corroborar a tese de, pelo menos, a EDPR estar a preparar-se para ir revisitar o 6.33-6.34 (ou mais abaixo).

Como factor bullish está o facto de muito recentemente a MA 20 ter cortado a subir a MA 50... mas com a descida de ontem, atenuou-se o gap que se estava a criar entre estas duas MA... os próximos dias ditarão se a MA 20 se vai afastar da MA 50 (bullish) ou se vai voltar a cortar a MA 50, mas desta vez a descer (bearish).

Continuo a pensar que este título ainda não está recomposto do fiasco e que esta subida recente terá enganado mais alguns.

Mas aguardemos para ver o que acontece no curto-prazo.

Saudações e bom fim-de-semana.

MikeC

A LTD de MP tinha sido rompida faltando testar a resistência dos 7.30(aproximadamente visto não existirem muitos valores para utilizar). A LTA de CP servia como suporte. Esta história ia muito bem não fosse o facto de se ter invertido: a LTA foi quebrada e a LTD voltou a ser válida. Assim sendo, novas quedas são possíveis.

Beagle

Citação de: Beagle em Setembro 06, 2008, 18:43
(...)
Tendo em conta o limite inferior das BB (@ 6.33) e a existência dum suporte a 6.34, tudo indica que caso o preço por acção baixe dos 6.6, esta será a próxima zona de passagem... e aí veremos como se comporta... se é para inverter, ou se é para rumar novamente aos mínimos absolutos.
(...)
Continuo a pensar que este título ainda não está recomposto do fiasco e que esta subida recente terá enganado mais alguns.
(...)

Boa tarde,

Bastaram 2 dias úteis para chegar a esta fase... fecho a 6.3950, com LOD = 6.3900...

A descida de hoje (-6.23%) associada a um volume que quase duplicou o volume médio diário dos últimos 30 dias, faz antever uma nova visita ao mínimo absoluto.

Quanto aos restantes comentários sobre a relação de confiança deste título com os "investidores", reforço o que disse anteriormente. Aliás, o tipo de movimento a que estamos a assistir com a EDPR, só está a contribuir para destruir o que restava em termos de "confiança" no título.

Estas volatilidades são óptimas para swing trading desde que se consiga captar os timings de entrada e saída, algo que sabemos ser muito difícil sobretudo em mercados que reagem de modo irracional.

A relação de longo-prazo com a EDPR, essa está a complicar-se... ;-)

Saudações.

Beagle

Bom dia,

Com um LOD (até ao momento) de 6.18, tudo indica que a EDPR se prepara para revisitar o seu mínimo absoluto (6.05)... vejamos se se fica por aí ou se bate mais uns "recordes" entrando na casa dos €5,xx.

Saudações.

Beagle

Boa tarde,

Aí está... a nossa EDPR voltou à "origem"... bateu há momentos nos 6.0520, em mais um dia negro (ou melhor, encarnado) para os longs neste título...

Como eu previa, a EDPR está bem longe de "fazer" as pazes com os seus accionistas... tenho um feeling que ainda hoje vamos ver €5.xx.

Neste momento está numa fase de bouncing depois de ter "batido" nos 6.0520.

Saudações.

manuelbelinha

Será que ela vem abaixo do 6..coitados do acionistas que já está a perder 2 €
em cada uma, s sr. Mexia foi al bolso de muitos, tão cedo não os engana.

Cumprimentos

Manuel Belinha

egas

Citação de: manuelbelinha em Setembro 10, 2008, 19:15
Será que ela vem abaixo do 6..coitados do acionistas que já está a perder 2 €
em cada uma, s sr. Mexia foi al bolso de muitos, tão cedo não os engana.

Cumprimentos

Manuel Belinha
sera que se justifica a fortuna que se paga por certas empresas com o PETROLIO tao baixo ??? sera que nao se aproveitam para inflaccionar certas empresas para as vender ;D para min a grande questao esta ai ???