Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

EDP Renováveis - (EDPR.LS)

Iniciado por xubi2, Maio 03, 2008, 03:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

Cristina80

Acho que esta mais perto de razar do essa subida que falas, ate porque esse 7,20 nao sei onde foste buscar esse valor.

Embora seja a acçao da moda, eu espero por ela ca em baixo la no inicio do proximo ano poderei comprar a 4 euros. É uma posiçao que poderei ou nao entrar pois os fundamentos desta acçao nao valem os 6 euros, e ou esta empresa muda um pouco de estrategia, apostar em mais na internacionalizaçao abrir novos mercados, e deixar de apostar so na eolica ou o futuro nao sera muito bom. Sei que muitos nao vao concordar com o que estou a dizer mas trabalho na ramo das Energias Renovaveis e este boom da eolica vai ter que acabar, mas é so uma opiniao.

aleixon

Viva Cristina80,

Claro que não posso concordar pois uma grande parte (se não tudo) o que afirmou não tem ponta por onde se pegue, aliás, fico admiradissimo dado afirmar que trabalha no ramo das renovaveis, pois então não conhece o sector eólico.

1º - Internacionalização: quer uma empresa mais internacional do que a edpr? Num curto prazo de tempo, 60/70% da facturação virá do mercado internacional. Conhece alguma empresa nacional com rácio superior?

2º - Apostar na eólica: a edpr é uma empresa de energia eólica. Os investimentos que se estão a realizar até 2012 garantem uma receita e uma tarifa por mais, aproximadamente, 12 anos, com uma TIR sempre >12%.... (veja as primeiras mensagens do tópico que já apresentei as características únicas deste tipo de projectos). Diga que empresa ou negócio garante, repito: GARANTE, uma facturação sempre crescente durante um período de tempo tão grande? Acrescento que se prevê que o período de vida de um parque eólico seja de 20 anos, isto é, mais 8 anos sempre a facturar. A energia eólica é "O" negócio.

3º - Quanto à avaliação que faz também está desfasada da realidade. Algumas mensagens atrás também já apresentei os valores e projecções da empresa e diria que neste momento a cotação está em linha com o valor da empresa. Os 7 será o valor da empresa até ao final deste ano. Isto tudo, claro, baseado nos fundamentais da empresa e numa óptica sempre conservadora. A avaliação do mercado apresenta sempre surpresas, para mais na turbulência que vivemos neste momento, por isso já não fico de todo admirado se disser que daqui a alguns meses a cotação estiver de facto a 4 euros, ou se estiver a 12 euros. O mais importante é, conhecendo o valor da empresa, saber o que fazer perante a cotação e a reacção do mercado.

Caso tenha alguma dúvida que possa esclarecer estou ao dispor.
Atentamente,
NA

vitorrslopes

A edpr quebrou um triângulo ascendente rompido que vinha a ser formado e com volume. edpr continua a ser a empresa juntamente com galp que mais sinais bull tem produzido.

Cristina80

Alexion existem empresas bem mais internacionais como o caso da Cimpor, Sonae Industria a propria Semapa. mas nao tava a dizer que a EDPR nao é internacional mas sim que precisa de entrar em novos mercados porque Portugal e Espanha principais mercados da EDPR estou atingir o limite de exploracao. Apenas nos USA podera ainda crescer bastante, se entrar no Brasil podera ser muito positivo.

Quanto a Energia Eolica passo a explicar a energia produzida nao é constante e esse TIR é calculado para um factor de potencia de 0,4 logo quando se instala uma potencia de 100 MW, espera s que consiga produzir apenas 40 MW/h mas mesmo estes nao estao garantidos, por isso esse GARANTE devia estar em letras pequenas. Alias as tarifas cada vez serao negociadas a um preco inferior. Quanto às alternativas existe as centrais termas fotovoltaicos que essas tem um TIR perto dos 20%, outra coisa é que nao percebo é porque razao as centrais de biomassa da EDP nao  passaram para a EDPR.

É so a minha ideia espero que nao leves a mal é so uma troca de ideias.

aleixon

Cristina80,

Tal como calculava, de energia eólica está um tanto ou quanto por fora, para não dizer totalmente, mas cá vai uma explicação:

- No longo prazo pode-se considerar que a energia produzida é constante. Considera-se, é conhecido e é aplicado aos modelos de previsão que a velocidade dos ventos segue uma distribuição de Weibull e o que pode variar são os ciclos interanuais de 5 a 10 anos, o que tudo somado em 20 anos resulta numa média que numa boa aproximação se considera constante, tal como a respectiva produção de energia.

- A taxa interna de rentabilidade é definida em função dos cash-flows do projecto, por isso não percebi quando tenta relacionar com o "factor de potência"!!! Esta avaliação do projecto tem em conta as características do projecto e já incorporam as suas performances produtivas.

- As tarifas para a construção até 2012 estão garantidas. Sabe quantos MW vão ser instalados até essa data? Depois também não percebo: "tarifas negociadas"! Não sabe que a edpr ganhou o concurso? O que havia a negociar já o foi há muito tempo! O que é preciso é colocar mãos à obra para conseguirem construir tudo o mais rapidamente possível. Agora se me diz que depois de 2012 será uma incógnita... Mas acho que para já nem sequer vale a pena pensar nisso;

- Internacionalização: Afinal não percebi, mais uma vez, afinal é ou não uma empresa em internacionalização? USA vai ser o principal mercado. Mas já tem presença no Brasil, França, Polónia (e sinceramente não sei mais). Uma coisa é certa, neste momento estão nos locais certos e estão atentos às oportunidades disso lhe asseguro: estão onde existe potencial eólico e onde a tarifa é bem paga. Sem estes dois critérios serem satisfeitos não vale a pena investir.

- Quanto às centrais de biomassa não lhe sei responder e foge do meu âmbito;

- As centrais fotovoltaicas também saiem do âmbito da questão mas posso acrescentar que são bem menos produtivas e nestas, a tarifa é que poderá ser um problema bem mais grave para quem pretende investir. A tecnologia fotovoltaica ainda está em fase de desenvolvimento cientifico (está mais que testado que a produtividade com a silica deixa muito a desejar) e portanto uma etapa antes da sua aplicação/utilização industrial.

Desculpe responder desta forma, mas como afirmou ser uma entendida na matéria fico um tanto ou quanto surpreendido da forma como apresenta as suas ideias e que sobretudo induzem em erro para quem não é entendido na matéria.

Cumprimentos,
NA

aleixon

escapo-me uma: Portugal e Espanha estão a atingir o limite de exploração!!! Já vi que não sabe, mas também não vou indicar, quantos MW vão ser construidos nos próximos 4 anos? Depois de descurtinar esse número indique se acha muito ou pouco!
NA

artista

Aleixon, como sabes não ligo muito a questões fundamentais embora tente acompanhar com algum interesse todos os dados das empresas cotadas na bolsa portuguesa. De facto sempre defendeste que a EDPr estava barata e, pelo menos neste título, o mercado parece estar a dar-te razão!

De qualquer forma queria apenas dizer que não concordo muito que o que se passará depois de 2012 agora não interesse para nada, os mercados antecipam tudo, e esse facto (para o bem e para o mal) vai sendo incorporado na cotação da empresa... para já as perspectivas parecem-me bastante boas, depois da quebra dos 4.85/5€ o título tem mantido uma tendência de alta consistente, hoje quebrou mais uma resistência importante, mesmo com os mercados em queda! veremos se a quebra se confirma mas para já o título está bem e recomenda-se!  ;)

Abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

aleixon

Caro Artista,
Obrigado pela consideração. Permita-me realçar que tenho de concordar que claro que importa a evolução para depois de 2012. O que pretendia dizer é que não importava para a discussão do esclarecimento em causa pois isso seria outro tipo de discussão.

Já tinha escrito mais algumas ideias sobre o que já se escreveu neste tópico logo no lançamento em bolsa da edpr, mas, depois de começar a ler, decidi apagar e, para quem pretende negociar este titulo, aconselho que se leiam as mensagens iniciais. São um excelente contributo para perceber o que é a edpr e a energia eólica. Uma coisa que me impressionou foi a previsão que fiz para o ano 2008! Comparem com os resultados actuais... juro que  não tenhuma bola de cristal.

Bom fim de semana
NA

vitorrslopes

Num dia péssimo para os mercados, a EDPr segura-se acima dos 6€ valor que serviu de resistência durante um largo período.
Boas perspectivas

manuelbelinha

Boa tarde

Esta vai seguir o PSI 20, logo 6000 ponto = 6 €.. ;D

Amanhã logo se vê, a coisa está dificil para as bolsas.. >:(

Cumprimentos

Manuel Belinha

tiagopt

Esta semana a habitual análise chega um pouco atrasada. Infelizmente não me foi possível realizá-la atempadamente devido ao falecimento do meu avô.
Nestas semanas após a última análise, a EDPR acabou por confirmar o que eu já havia anunciado: os bulls pegaram nela com unhas e dentes e os sinais que têm aparecido são muito positivos. Na semana passada a importante zona de resistência que começa nos 5,96€ acabou por ser penetrada. Foram dois meses e meio de testes e retestes, acabando a tendência vigente por se impor. Neste caso, contrariamente ao que se passa em grande parte das empresas do PSI-20, shortar é extremamente arriscado, por muito sólida que pareça a resistência.

Acabei por desenhar uma zona de resistência, já que entre os dois extremos existe apenas uma diferença de 5%. Assim, não fazia sentido tratá-las como resistências isoladas. A quebra em alta dos 5,96€ aconteceu com volumes crescentes, embora pouco exacerbados. Esperava mais, para um marco tão significativo. O resultado desta falta de convicção foi um retrace, cinco sessões depois, aos 6€.
Quando a quebra é feita com forte volume, normalmente o pullback à resistência não se dá tão depressa. A recente situação da Sonae Com é um bom exemplo disso. Por outro lado, quando a quebra é modesta, também não se pode esperar muito mais da reacção.

Embora ainda não tenhamos nenhuma linha de tendência a pautar a subida, o padrão de higher lows mantém-se e para já sem evidências de inversão. Enquanto esse cenário não for contrariado, os motivos para alarmismos no caso de uma correcção são poucos. Convém não esquecer que já vamos em mais de 75% desde os mínimos e a correcção máxima a que já assistimos desde então não ultrapassou os 15%.
Não coloco de parte uma quebra em baixa dos 5,96. Embora as probabilidades favoreçam a quebra em alta, o título ainda se encontra bastante sobrecomprado e poderia até ser salutar uma visita aos 5,23€. Isto não inviabilizaria o momentum positivo pois o padrão de higher-highs/higher lows iria manter-se e a correcção seria inferior a 20%, percentagem máxima tolerada numa correcção para ganhar fôlego. Optei por não considerar a zona delimitada por uma elipse negra como um higher-low pois é uma zona de lateralização tão contida que seria perigoso e potencialmente enganador considerar máximos/mínimos relativos nesse local.

Se os "ventos" no mercado internacional continuarem favoráveis podemos finalmente vencer a zona de resistência por completo e atingir a projecção do H&S invertido. O que é certo é que até lá existem ainda pequenas resistências por vencer e a força que tem demonstrado para já não me convence. Em caso de dúvidas, o melhor é ficar de fora. Ficando dentro, always following the trend...
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

artista

Deixo aqui uma citação do que disse sobre a situação técnica da EDPr no meu blogue... o único problema que vejo é o estado dos mercados, não fosse este aspecto e mais claro seria impossível...

http://sobe-e-desce.blogspot.com/2009/03/psi20-entre-barreiras.html

CitaçãoApesar do que disse atrás, há alguns títulos que ameaçam quebrar níveis importantes que os levariam a inverter a sua tendência de queda (ou pelo menos a dar sinais muito importantes disso). Falo sobretudo de três, Galp, Sonae e EDPr, que quebraram topos anteriores. Ainda assim esta quebra foi ligeira e a Galp até já recuou para ligeiramente abaixo desse topo, deixando a dúvida se estamos num novo teste da resistência ou se estamos numa falsa quebra...

abraços

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

Osprey

Quanto a analise do tiago concordo plenamente alias estou muito arrependido de nao ter saido aos 6,4, mas acredito que vai voltar a tocar em breve e ai sim, salto fora e espero para ver se te força de ir ao 7. O que mais me assusta é a casa mae EDP, mas iremos vamos la ver estamos num momento muito importante dos bolsas.

Os meus sentimentos tiago.

Abraço e bons negocios Leandro Mendes

tiagopt

Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

MikeC

Tudo na mesma, sempre em bull.

Abraço,
Miguel Costa