Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

EDP Renováveis - (EDPR.LS)

Iniciado por xubi2, Maio 03, 2008, 03:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

MikeC

Citação de: aleixon em Agosto 04, 2008, 10:59
Já várias vezes o referi e volto a lembrar para que não façam confusão. O tarifárioa da energia eólica apenas está indexado ao IPC, com contratos de 12 anos (em Portugal). Por isso, quer o petróleo desça ou suba, não interfere com este tipo de produção.
Já agora egas, pode referenciar onde leu essa questão de valer a pena a eólica com petróleo acima do 80usd?! gostava de ver esse artigo. Não me parece que isso seja bem assim e petróleo a baixo dos 80 acho que se trata de uma miragem (este último comentário é pura bola de cristal).
Obrigado.
1A
NA

Eu sei disso mas é mais uma questão psicológica.Quanto mais alto tiver o preço do petróleo mais atenção as pessoas vão dar às energias renováveis. Existe uma relação, puramente psicológica talvez mas ela está lá.

egas

Citação de: aleixon em Agosto 04, 2008, 10:59
Já várias vezes o referi e volto a lembrar para que não façam confusão. O tarifárioa da energia eólica apenas está indexado ao IPC, com contratos de 12 anos (em Portugal). Por isso, quer o petróleo desça ou suba, não interfere com este tipo de produção.
Já agora egas, pode referenciar onde leu essa questão de valer a pena a eólica com petróleo acima do 80usd?! gostava de ver esse artigo. Não me parece que isso seja bem assim e petróleo a baixo dos 80 acho que se trata de uma miragem (este último comentário é pura bola de cristal).
Obrigado.
1A
NA
ja vi muita coisa no mercado, se a tendencia for mesmo para baixo do PETROLIO nao me admirava nada que o visses ainda mais a baixo ;D quanto ao artigo foi por altura da privatizaccao um pequeno artigo de opiniao mas para ser sincero ja nao me lembro bem aonde foi, numa coisa concordo com o que li so aparecem agora as energias renovaveis porque o PETROLIO esta muito alto ;D

aleixon

mais uma vez não posso concordar na totalidade:
1) não podemos generalizar as energias renováveis, mas como estamos no tópico edpr, presumo que falamos da energia eólica;
2) a energia eólica, em Portugal, já não é propriamente nenhuma novidade. Desde +-2001 que o planeamento dos investimentos se tem efectuado em grande escala e nessa altura o petrolio estaria seguramente a baixo dos 20 usd (alguém ainda se lembra destes preços!!)
3) a ER poderá ser novidade nos mercados financeiros e como se tem de arranjar uma justificação para tudo, por mais idiota que seja, acabam sempre por demonstrar alguma ignorância mas que convencem muita gente.
4) quero realçar que também não é nenhuma mina de ouro como alguns querem fazer parecer. É um negócio como outro qualquer, que se caracteriza por uma actividade estável, longo prazo (período recuperação do investimento 6/7 anos) e rentabilidade média/baixa (TIR ~10%)
espero ter esclarecido
NA

wamaral

1 Quem acha que o petrólio vai descer até ser menor que 100dlr e depois lá ficar quietinho?
2 Já agora, com a evolução cientifica em vigor, não acham que o rendimento das fontes renováveis não vai melhorar?
3 Acham que o Chavez e seus compadres um dia não vão dar-nos barris de petréleo à brava pelos lindos olhos do Sócras(o boato do Diogo Infante é isso mesmo, um boato)?
4 Será que a India e a China vão querer menos petróleo nos anos seguintes?
Porque raios não poderemos ter energias renováveis ou outras fontes de energia alternativas?

fernandex

Boa tarde!

Que bicho é que mordeu esta menina no final da sessão de hoje?!  ??? Foi a JP Morgan e a M. Stanley que confessaram que as respectivas notas de research eram só para brincar coma malta?! ;D

Cumprimentos, Fernandex.
"Natura non facit saltum" (máxima romana).

Beagle

Citação de: fernandex em Agosto 05, 2008, 19:16
Boa tarde!

Que bicho é que mordeu esta menina no final da sessão de hoje?!  ??? Foi a JP Morgan e a M. Stanley que confessaram que as respectivas notas de research eram só para brincar coma malta?! ;D

Cumprimentos, Fernandex.

Boa tarde,

Muito provavelmente significa que a descida é para continuar... o dia de hoje serviu aos day traders na subida e depois na descida, a qual apesar de ter sido em curto espaço de tempo, teve algum volume associado, o que mostra a realização de mais valias intraday e eventual reabertura de posições short.

Além disso, estas notas de research associadas ao dia de hoje deixam no ar a ideia que está tudo OK, mas o preço de fecho (6.22) fica ao nível do de sexta-feira passada (6.20).

Nesta altura, a evolução do preço está nas mãos dos institucionais que aproveitaram e ainda estão a aproveitar o flop da EDPR desde a sua admissão em bolsa, aproveitando o desalento e falta de paciência dos retail investors.

Não me surpreenderia ver a EDPR abaixo dos 5 EUR em menos de 2 meses...

Saudações.

egas

Citação de: wamaral em Agosto 05, 2008, 18:21
1 Quem acha que o petrólio vai descer até ser menor que 100dlr e depois lá ficar quietinho?
2 Já agora, com a evolução cientifica em vigor, não acham que o rendimento das fontes renováveis não vai melhorar?
3 Acham que o Chavez e seus compadres um dia não vão dar-nos barris de petréleo à brava pelos lindos olhos do Sócras(o boato do Diogo Infante é isso mesmo, um boato)?
4 Será que a India e a China vão querer menos petróleo nos anos seguintes?
Porque raios não poderemos ter energias renováveis ou outras fontes de energia alternativas?
podemos e acho que devem esistir alternativas para nao se estar tao dependente do PETROLIO ;D eu so me referi e ao preco e aproveitamento que muitas empresas fazem e depois vao vender a precos muito a cima do seu valor real e deixam muitoa accionistas desanimados ;D

Beagle

Bom dia,

Como os números podem enganar, quando não são acompanhados...

Percebe-se agora o porquê da queda "controlada" da EDPR.LS ontem no final da sessão, de 6.49 para 6.22 em poucos minutos... porque assim, sem trabalho, hoje temos a EDPR.LS a 6.40 e notícias anunciando-a como tendo mais um dia "brilhante" no verde a mais de 3% (quando afinal continua bem abaixo dos máximos de ontem)... depois de ontem ter estado a ganhar quase 7% e fechado a ganhar uns bons 2,6% (mas modestos para os quase 7%... que foi o que ficou no "ouvido"), esta "jóia da coroa" é tão pequenina e já tão manipulada...

Apesar de ter passado para a faixa superior das Bolinger Bands, com limite superior a 6.64, a EDPR.LS não parece ter gás para dar este salto... e muito menos com estas "jogadas" que podem enganar os mais distraídos...

Saudações.

fool

Não sei se isto está respondido em algum tópico por aqui, mas alguém sabe explicar qual a estratégia da EDP renováveis em estar registada nas Astúrias em vez de Portugal?

Com certeza tem benefícios, mas algum dos ilustres deste fórum me consegue qualificar e quantificar esses benefícios? e os riscos? quais são?

Beagle

Citação de: fool em Agosto 08, 2008, 19:19
Não sei se isto está respondido em algum tópico por aqui, mas alguém sabe explicar qual a estratégia da EDP renováveis em estar registada nas Astúrias em vez de Portugal?

Provavelmente terá a ver com os antecedentes que estão na génese da empresa, nomeadamente as ligações à Hidrocantábrico e à NEO, também com sede em Oviedo (a EDPR foi criada a 4 de Dez de 2007, com um capital social de 15.000 EUR) e a proximidade com a Cajatur, com a qual já havia um historial de acordos financeiros (a par do facto de o mercado espanhol "ainda" ser maior que o português).

Estes dois artigos poderão ajudar a completar o quadro:

http://www.lne.es/secciones/noticia.jsp?pRef=1798_45_569683__Economia-Hidrocantabrico-volvera-Bolsa

http://www.elcomerciodigital.com/prensa/20070711/economia/creara-empresa-filial-renovables_20070711.html

Este documento da DGCC sobre concentrações comunitárias e internacionais também traz luz sobre o tema:

http://www.dgcc.pt/38.htm#28

Quanto a riscos, etc. talvez o melhor seja ler esta informação, publicada no webiste do Euronext por ocasião da admissão à Bolsa de Valores:

http://www.euronext.com/fic/000/034/792/347920.pdf

Saudações.

Buysantander

Ninguem fala disto?

Sempre a subir e ninguem fala disto?

Será que os investidores do clubeinvest só querem falar das acções que dá para perder dinheiro?

Beagle

Citação de: Buysantander em Agosto 21, 2008, 12:02
Ninguem fala disto?

Sempre a subir e ninguem fala disto?

Será que os investidores do clubeinvest só querem falar das acções que dá para perder dinheiro?

Bom dia,

Talvez seja porque muitos não querem ouvir falar da EDPR... afinal, este é um título que "queimou" muita gente (costuma a dizer-se que gato escaldado até da água fria tem medo)... uns que já venderam e nem querem ouvir falar em EDPR porque deixaram de acreditar numa gestão que teve, sobretudo, "hyping" e "show off".... outros que não tendo vendido, estão ainda muito longe de ficar no breakeven... para chegar a 8 ainda vai ter de penar muito.

Pessoalmente julgo que os markets makers por trás desta subida são os mesmos que estiveram por trás da sua descida até ao nível dos 6 EUR.

Neste 2 últimos dias a volatilidade aumentou e o título está a entrar em zona de overbought. A SMA 50 vai funcionar como resistência (6.92) e é previsível que o título volte a recuar até ao nível dos 6.44 (SMA 20).

Uma vez chegado a esse nível, veremos se o título reinicia a subida ou se vai voltar a testar mínimos (pessoalmente inclino-me para esta última possibilidade).

Saudações.

deejaypt

A EDP-R tem vindo a mostrar uma boa performance nas últimas sessões, algumas mesmo em contraciclo com o PSI 20 e a casa mãe. Nas últimas 14 sessões só em 2 (-0,31% e -0,92%)fechou em baixa. Quem comprou no início de Agosto (6,06 € a 4 de Agosto) já tem muitas mais valias em apenas 18 dias.
Hj chegou aos 7,04 e fechou a 7,03 não parece abrandar para já.

deejaypt

Já agora a notícia do Jornal de Negócios:

As acções da EDP Renováveis acumulam um ganho semanal superior a 7% esta semana, registando a maior subida desde que começaram a negociar na Euronext Lisbon. O valor da empresa em bolsa aumentou 427 milhões de euros desde a passada sexta-feira.

A EDP Renováveis seguia a valorizar 1,31% para 6,96 euros, acumulando uma subida de 7,57% esta semana.

A capitalização bolsista da Renováveis aumentou em 427 milhões de euros, para 6,071 mil milhões de euros, nas últimas cinco sessões.

Ainda assim, a empresa liderada por Ana Maria Fernandes negoceia 13% abaixo dos 8,00 euros por acção a que entrou em bolsa.

Esta semana, as acções foram animadas por uma análise da Merrill Lynch emitida na terça-feira. A casa de investimento norte-americana subiu o preço-alvo das acções da EDP Renováveis em 6,2% para 8,50 euros com base na actual capacidade instalada da empresa e no conjunto de projectos previstos até 2015. A casa de investimento recomenda "comprar" acções da EDP Renováveis.

A EDP Renováveis começou a negociar na bolsa de Lisboa a 4 de Junho, há 11 semanas. Neste período, a empresa só acumulou ganhos semanais 4 vezes, incluindo a semana que acaba hoje.

Nuno Pereira

Boas Noites! ;)
Devido à sua curta vida em bolsa teremos que falar desta menina sempre numa perspectiva de CP.
Após o mínimo de 6,05 e pautada por uma ainda válida tendência descendente desde o seu inicio, a EDPR, começa no meu ponto de vista a dar alguns sinais de subida interessantes.
Com um suporte ascendente mais ou menos delineado, com aumento de volumes nas subidas e diminuição na pequenas correcções, podemos dizer que se trata de uma subida "sustentada".

Neste momento está próximo da referida LTD e os indicadores de momentum esgotados, o que poderá ser indicio de uma correcção para as próximas sessões.

Pela primeira vez temos alguns sinais bull presentes nesta cotada, (MMA20 e 50 como possível suporte, e a LTA com indícios de solidez pelo que referi acima).

Acho cedo para grandes previsões, mas na minha opinião (e pelos sinais que encontrei) acho mais provável o rompimento em alta da LTD do que um novo recuo até aos minimos (cenário provável se ocorresse um quebra da LTA)
BFS
Nuno Pereira