Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Futuro dos Mercados Financeiros/Davos

Iniciado por PauloFNunes, Janeiro 30, 2009, 18:13

Tópico anterior - Tópico seguinte

PauloFNunes

Criei este tópico porque muito se tem falado dos mercados financeiros nestes últimos tempos. De como muito do mundo financeiro funcionou mal e de como muita coisa deverá mudar.

Penso que seria interessante um debate à volta das seguintes questões (em particular a primeira).

1 - De que forma mudarão os mercados financeiros e que consequências terão essas mudanças para o investidor e para o especulador?

2 - Que conclusões e consequências sairam de Davos?

PauloFNunes

Bem, já que ninguém começa começo eu, pode ser que isto espevite!

2-De Davos parece não ter saído nenhuma conclusão em especial. Pelo menos assim imediatamente. Em relação aos mercados financeiros apenas aquilo que todos têm dito que estes têm de ser mais regulados.

1-Relativamente ao futuro dos mercados financeiros julgo que assistiremos nos próximos anos a tentativas de aumentar a regulação especialmente com o intuito de diminuir a volatilidade.

Por exemplo em divisas poder-se-á tentar chegar a algo entre o meio-termo de flutuação livre e cambio fixo.

Todas as tentativas de mudança serão mais reajustes (uns mais profundos que outros) que propriamente revolução.

No entanto julgo que a diminuição da volatilidade não será suficiente para diminuir o interesse nos mercados financeiros em geral.A receita já é conhecida, após um período de estagnação haverá uma corrida ao aumento da alavancagem com o intuito de majorar os efeitos da pouca volatilidade.

Outro campo onde julgo que a regulação irá aumentar é precisamente no campo das informações com impacte económico. Serão cada vez mais apertadas as contas das empresas com o intuito de diminuir o recurso a más práticas de engenharia financeira.

Onde realmente está o grande ? é nos agentes reguladores. Contudo na minha óptica estes demoraram proceder a mudanças profundas (se estas existirem). Vejo-os como gigantes sem grande capacidade de adaptação. Penso que terão uma forma de actuar pesada e restritiva tanto quanto possível, um pouco como um médico inseguro dos seus conhecimentos que usa e abusa da cortisona para ligeiras dores de cabeça. Com o passar do tempo e acção de grupos de pressão esta acção diminuirá de intensidade.
Quanto a uma mudança grande da forma de ver o mundo e a economia penso que não podemos esperar muito. Afinal fazem parte dos agentes reguladores alguns dos egos mais inchados do mundo económico e como diz o ditado "Burro velho não aprende línguas".

Isto é o que eu acho. Alguém contrapões ainda que seja para dizer que eu só disse disparates?

Bons investimentos