Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Até onde as bolsas podem cair?

Iniciado por Jesse, Março 09, 2009, 21:07

Tópico anterior - Tópico seguinte

Jesse

Annelena Lobb
The Wall Street Journal

Até onde as bolsas podem cair?

Apesar do pequeno ganho registrado sexta-feira, a Média Industrial Dow Jones fechou a quarta semana consecutiva de perdas, caindo abaixo da marca dos 7.000 e atingindo a menor cotação dos últimos 12 anos. O índice Standard & Poor's de 500 ações está abaixo de 700 pela primeira vez desde 1996.

Enquanto as previsões de lucros só fazem cair e desaparecem as esperanças de rápida recuperação, a antes inconcebível idéia de que a Dow retornaria aos 5.000 ou o S&P 500 aos 500 parece cada vez mais plausível.

Para isso, o S&P precisa cair mais 183,38, ou 27%. O índice já perdeu 881,77 pontos, ou 56%, desde o auge em outubro 2007, e só na semana passada encolheu 7%. Desde 1995, quando a bolha das pontocom estava apenas começando, que o S&P não fica abaixo de 500. Depois de cair 6,2% semana passada, a Dow está 1.626,94 pontos ou 25% acima dos 5.000, patamar este em que também não se encontra desde 1995.

Analistas e investidores de olho nas valorações e nas tendências históricas de comportamento das bolsas preveem, na maioria, que os índices devem se manter acima desse nível emblemático, embora todos admitam que neste mercado tudo é possível.

Mesmo os estrategistas de Wall Street estão fazendo as contas, embora continuem defendendo suas previsões de alta durante o segundo semestre.

David Kostin, da Goldman Sachs, apresentou em fins de fevereiro três possíveis cenários para o S&P 500, incluindo uma alternativa "pessimista" na qual o índice ficaria entre 400 e 500 pontos. Embora Kostin diga que não antevê tamanha queda no índice, "vários investidores diferentes preveem isso", diz ele.

Analisando-se apenas as valorações — ou preço-lucro, que é a relação entre o valor do papel em bolsa e as previsões de lucro por ação —, o S&P a 500 pontos não parece tão distante.

A atual estimativa de lucro das empresas do S&P 500 em 2009 é de uns US$ 64 por ação, ante US$ 113 em abril do ano passado, segundo a S&P. A Goldman agora prevê US$ 40, depois de já ter rebaixado sua previsão de fevereiro, que era de US$ 53. O Bank of America e a Merrill Lynch preveem US$ 46 por ação, enquanto o Citigroup calcula US$ 51.

A US$ 64, o S&P é negociado a cerca de 11 vezes o lucro. A US$ 40, a proporção aumentaria para 17 vezes.

Segundo os dados da Goldman, o fundo do poço durante a crise de 1974 tinha proporção de 11,3. No auge da recessão em 1982, estava em 8,5. Multiplique por dez as estimativas de lucro por ação de US$ 40 a US$ 50 e o S&P fica na casa dos 400 a 500 pontos.

Kostin ofereceu seu próprio prognóstico, em que o S&P 500 fica entre 650 e 750 e talvez até suba para 940 no fim do ano. A previsão da Goldman para o lucro de 2009 inclui baixas contábeis e provisões, acrescenta ele. Mas enquanto as empresas do setor financeiro contabilizam nos próximos trimestres o resto do prejuízo, os investidores, diz ele, podem transferir o foco para 2010 e como devem ser os lucros de 2009 antes das provisões e baixas contábeis — valor que ele calcula em US$ 63.

Se as ações vão continuar em queda ou não "depende mesmo é da confiança", diz Chris Guinther, presidente e diretor de investimentos da Silvant Capital Management. Guinther argumenta que, sem sinais claros de que o estímulo e os pacotes governamentais de socorro estão fazendo efeito, os investidores contam com poucos incentivos para comprar.

Apesar de a Silvant prever que o S&P 500 ficará na faixa de 650 a 750, chegar a 500 é "perfeitamente possível", diz Guinther.

O S&P a 500 pontos é "possível, mas eu não o considero provável", diz Thomas Lee, estrategista-chefe de investimento em bolsa do J.P. Morgan. Lee retirou em 2 de março uma recomendação provisória de comprar que havia divulgado em fevereiro para as ações do índice S&P 500.

Para Lee, o índice S&P em 500 pontos "significaria que estamos num período semelhante a abril de 1932 — os estágios finais de um mercado em queda".

De 8 de abril de 1932 a 8 de julho de 1932, as ações caíram 34% — pouco mais do que seria necessário atualmente para derrubar o índice S&P para os 500 pontos. Se chegar a esse nível, o índice terá encolhido 68% desde o ápice em outubro de 2007, ante uma queda de quase 90% quando o índice chegou ao nível mais baixo durante a Grande Depressão da década de 30.

Mesmo assim, Lee ainda enxerga um possível fundo do poço para as bolsas em meados deste ano, juntamente com o auge da crise econômica. A partir daí, ele se diz "muito confortável" com a perspectiva de o S&P chegar a 1.100 pontos até o fim do ano.

Desta vez, a saraivada de medidas do governo torna improvável um declínio econômico tão grandioso quanto o da Grande Depressão. diz Richard Sylla, historiador de finanças e professor de economia da Escola de Administração Stern da Universidade de Nova York.

"As pessoas dizem que (as medidas do governo) ainda não surtiram efeito, e houve falhas na execução, mas digo que as coisas poderiam estar ainda piores. Servirá para cercear a queda dos mercados", diz Sylla. Ainda assim, ele acha que as bolsas ainda não chegaram a seus níveis mais baixos e prevê que a Média Dow Jones vai tocar o fundo perto dos 6.000 pontos.

Claro, também há quem ache que há exagero demais nas previsões.

"Os analistas simplesmente estão diminuindo drasticamente os números e as pessoas estão tentando extrapolar a queda nos lucros, transformando isso num inferno de Dante", disse o estrategista-chefe do Citigroup para os Estados Unidos, Tobias Levkovich, cuja meta para o S&P 500 no fim do ano é 1.000 pontos.

Ele diz que uma proporção preço-lucro na casa de um dígito às vezes não é uma previsão inteiramente válida. Durante outros períodos em que as bolsas estiveram em patamares parecidos, inflação, juros e taxa do risco eram muito maiores, diz ele.

Alguns analistas que estudaram as tendências de cotação no histórico das bolsas enxergam uma queda muito mais profunda nos índices.

"Há uma boa chance de que o mercado continuará caindo", diz Bill Strazzullo, estrategista-chefe de mercado da Bell Curve Trading.

As metas da corretora em que ele trabalha são 500 para o índice S&P e 5.500 para a Dow, com base em tendências de compra e venda. O S&P 500 pode até apresentar uma pequena alta quando estiver em 650 pontos, à medida que os investidores que fazem vendas a descoberto tentam recuperar seus recursos, diz Strazzullo. Os investidores de longo prazo também já de ram sinais de atividade quando a cotação chegou a esse nível em outras épocas e podem impulsionar temporariamente as ações, diz ele.

"Algumas pessoas podem dizer que esse momento é que será o fundo do poço, mas acho que as coisas ainda vão piorar", diz Strazzullo. "Isso provavelmente vai acontecer quando o público geral finalmente jogar a toalha."
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

Broker_Invest

O SP500 já esteve mais longe dos 500 pontos, quando ele esteve acima dos 1500 pontos, quem pensava que o mesmo Index SP500 iria chegar perto dos valores 5xx's, actualmente  basta cair 12% ao fecho de hoje para cair entrar na casa dos 500, com o sentimento e momento actual dos mercados tudo é bem possivel, por isso acredito que ainda neste semestre vamos lá parar.

Abraço
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

cyborg

boa noite

Os 500 no s&p500 são muito bem possivéis, aliás existe um grande suporte na casa dos 480... fica o boneco ;)

abraços
www.dreamtech.pt

bons negócios

artista

Citação de: Broker_Invest em Março 09, 2009, 22:00
O SP500 já esteve mais longe dos 500, para chegar aos valor 500's basta cair 12%, isso no momento actual é tudo bem possivel, por isso acredito que isso ainda é possivel ainda este ano, tocar no numero 500 pontos -27%.

Que grande confusão de texto!? Estavas com os copos ou quê?!  ;D

abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

artista

Citação de: cyborg em Março 09, 2009, 22:51

Os 500 no s&p500 são muito bem possivéis, aliás existe um grande suporte na casa dos 480... fica o boneco ;)

cyborg, não me parece que faça sentido considerar um suporte indo buscar dados a 15 anos atrás, o mercado se encarregará agora de "desenhar" os novos suportes e resistências...

abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

Broker_Invest

Citação de: artista em Março 09, 2009, 22:52
Citação de: Broker_Invest em Março 09, 2009, 22:00
O SP500 já esteve mais longe dos 500, para chegar aos valor 500's basta cair 12%, isso no momento actual é tudo bem possivel, por isso acredito que isso ainda é possivel ainda este ano, tocar no numero 500 pontos -27%.

Que grande confusão de texto!? Estavas com os copos ou quê?!  ;D

abraço

artista

Estava lá perto.  ;D

Texto corrigido.

Abracos e bons negocios.
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

cyborg

Citação de: artista em Março 09, 2009, 22:56
Citação de: cyborg em Março 09, 2009, 22:51

cyborg, não me parece que faça sentido considerar um suporte indo buscar dados a 15 anos atrás, o mercado se encarregará agora de "desenhar" os novos suportes e resistências...

abraço

artista

Artista tens alguma razão, mas eu não deixo de considerar todos os indicadores que me são fornecidos, aliás se não olhares para uns bons anos atrás como identificas por ex entre outros o duplo topo ???

abraços
www.dreamtech.pt

bons negócios

artista

Citação de: cyborg em Março 09, 2009, 23:14
Artista tens alguma razão, mas eu não deixo de considerar todos os indicadores que me são fornecidos, aliás se não olhares para uns bons anos atrás como identificas por ex entre outros o duplo topo ???

Porque obviamente esse não é nível qualquer é um máximo histórico!!! Por razões óbvias é sempre um valor para que muitos olharão, parece-me que é o único que faz algum sentido recuar mais tempo, nos outros as relações são muito mais difíceis de estabelecer...

abraço

artista

Jesse

artista, acho que a razão está dividida pelos dois, há analistas na américa a dar valores próximos do que o cyborg deu e traçam linhas próximas, acho que o cyborg traçou as resistências? outro modo era traçar os suportes, são apenas opiniões diferentes, mesmo que o publico não olhe para os valores, há gestores que olham, analistas, casas de investimento, etc. mas há também quem não olhe, eu por acaso, não dou muito interesse.  :) mas dou a suportes ascendentes antigos ou a topos e fundos do ciclo anterior.

já agora o meu palpite para o fim da crise é entre 350 a 450 no S&P-500.
o meu palpite tem uma base de apoio reduzida, todos podem dar palpites, ninguém sabe onde irá ser o fim.
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

artista

Olá Jesse, é apenas a minha opinião, eu não dou muita importância mas aceito o contrário!  ;)

Até porque tenho outras razões para não dar, quando os mercados atingem niveis de queda tão extremas normalmente fazem-no com pânico e nesta alturas não obedecem a nada!  ;D ... e, independentemente disto, nestas alturas não me passa pela cabeça entrar, fico de fora a observar com curiosidade! :)

abraço

artista

cyborg

boa noite

Artista, aqueles suportes que tenho desenhado no gráfico não são para entradas longas, já tenho uns bons anos disto e raramente entro contra a tendência ou tento adivinhar fundos, aquilo são referências para fechar os shorts mais ou menos naquelas zonas ;D

um abraço

www.dreamtech.pt

bons negócios