Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Lembram-se do "Luz ao fundo do túnel " ?

Iniciado por Jesse, Setembro 10, 2009, 16:46

Tópico anterior - Tópico seguinte

Jesse

(*) Utilizador banido do Clubeinvest

BEIRA

Broker_Invest

Citação de: Jesse em Setembro 10, 2009, 16:46

Jesse, espero que estejas a ser irónico se não, andas todo entalado com Shorts e Ultra-Shorts à espera da grande correcção, quantos mais pessimistas houver no mercado mais o mercado sobe!

Bons negócios.

P.s Link www.aaii.com

Are you BULLISH?
AAII members are:
(as of 9/9/2009)
  Bullish:    37.33%
  Neutral:    18.67%
  Bearish:    44.00%

Não há mal que perdure e bem que dure sempre

Jesse

Olá Beira, para saber mais detalhes faça uma "pesquisa" por " Luz ao fundo do túnel."

Olá Broker_Invest, ou talvez não.  ;)

aleixon

Boa tarde,

Este tópico mais parece um enigma apresentado pelo Joker!!!

A interpretação dada pelo Broker_Invest parece-me perfeiramente válida: a luz que se deslumbra é da locomotiva que se aproxima a grande velocidade e que vai esmagar quem estiver à sua frente!!!  ;D

1A
NA

Jesse

Olá, é mais fácil pesquisar com o Google por luz ao fundo do tunel clubeinvest

Em vez de escrever sobre o timing que escolhi para deixar o "enigma" como chamou o aleixon escrevo sobre o "entalado" porque acho que é mais importante.

Só é um bom investidor ou um bom investidor contrário (gosto dos dois) quem não se deixa entalar (perdendo pouco quando está errado, reduzindo as posições, usando stops) e ganhando o mais possível quando está certo (aumentando as posições).

artista

Jesse, este tópico nem parece ter sido criado por ti?! Afinal o que queres dizer com ele? à partida nada, apenas lanças algo para o ar e sugeres uma pesquisa no Google?!?? Não seria mais fácil colocares tu o link desse tópico e dizeres o que tens a dizer sobre o assunto, aquilo que justifica a criação do tópico?!

Caso contrário até concordo um pouco com os posts do Broker e do Aleixon... o tópico parece-me caricato, surreal (?!)

abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

BEIRA

Para quem quiser ler fica o link:

/forumbolsa/forum-de-bolsa/'-luz-ao-fundo-do-tunel-'/315/

Trata-se de um tópico da autoria do AbMachado onde ele ia fazendo as suas análises.
Jesse continuo sem perceber o que queres dizer. Se discordas do ABMachado deves dizê-lo, mas pelo tempo que levo de Fórum nunca houve problema e é até salutar discordar e contra-argumentar. Se é mais alguma coisa sinceramente não entendo...!
Mas parece que o defeito não é só meu, pois outros forenses tb não entendem a tua atitude...Se quiseres esclarecer...

Diogo Castro

Boa noite Jesse,

Podia ser um pouco mais directo? Caso contrário este tópico não tem razão de existir.

obrigado, bons negócios!
Diogo Castro
www.clubeinvest.com

lindaapastora

"jesse" boa noite

Também sou mais um que não entendo onde quer chegar com a prosa  atirada
com este tópico.

Acompanhei  os combates que travou com o JoseABMachado aqui no forum,
o que permitiu para muitos ver uma luz muito distante em relação aos mercados. Com o interregno das vossas quezílias pensei que a situação estava ultrapassada, afinal não, e hoje concluo que nunca estará.

É pena, assim não aprendemos nada com o conhecimento que alguns aparentam ter.

Se  em vez de picardias ressabiadas compartilhassem com  análises  sobre a evolução dos mercados que  certamente a "vossa experiencia" vos confere, era
mais importante para o forum e isso sim teria o aplauso da comunidade.

Bons begócios e aproveite-se a onda.

lindaapastora
bons negócios a todos

lindaapastora

www.malukosnabolsa.blogspot.com

-Os pontos aqui referidos representam apenas e neste momento a forma como vejo o mercado, poderei estar equivocado.  Em situação alguma deverão ser tidos como orientação de investimento

skygod

Citação de: lindaapastora em Setembro 11, 2009, 00:05

"jesse" boa noite

Também sou mais um que não entendo onde quer chegar com a prosa  atirada
com este tópico.

Acompanhei  os combates que travou com o JoseABMachado aqui no forum,
o que permitiu para muitos ver uma luz muito distante em relação aos mercados. Com o interregno das vossas quezílias pensei que a situação estava ultrapassada, afinal não, e hoje concluo que nunca estará.

É pena, assim não aprendemos nada com o conhecimento que alguns aparentam ter.

Se  em vez de picardias ressabiadas compartilhassem com  análises  sobre a evolução dos mercados que  certamente a "vossa experiencia" vos confere, era
mais importante para o forum e isso sim teria o aplauso da comunidade.

Bons begócios e aproveite-se a onda.

lindaapastora

subscrevo o que escreveu.

Sou um acompanhante das análises de muitos foristas deste forum e tenho so' que agradecer o dinheiro que ja' consegui ganhar em muitos negócios (também ja' perdi). No entanto e em ultimo caso, devemos pensar por nós próprios.
Nunca discutas com um idiota, ele arrasta-te ate' ao nivel dele e ganha-te em experiencia.

fernandex

Boa noite!

Se calhar não vale a pena andarmos aqui com estas coisas... O JoseABMachado já reconheceu que errou nas previsões que fez no tópico "Luz ao fundo do túnel ", quando escreveu o post que se segue.

Citação de: JoseABMachado em Dezembro 30, 2008, 20:01
Aqueles que  têm acompanhado as minhas tomadas de posição sabem que postulo o principio de que nos mercados se devem cometer o mínimo de erros e o máximo de acertos ( Principio aliás procurado e perseguido por todos os que investem) , sendo certo que quem acompanha os mercados e neles intervém não consegue "estar sempre certo mas pode tentar estar minimamente errado ".
Este momento é para mim um momento critico devido a alguns aspectos :
Opinião : Existe um consenso alargado na comunidade de analistas e de economistas de que a recuperação económica só se iniciará em três períodos . Visão optimista meados de 2009 , visão moderada finais de 2009 princípios de 2010 , visão pessimista 2011 .

Facto : A verdade é que a intervenção dos estados na economia a nível global , não tem precedente histórico e a realidade é que ninguém pode com clareza assumir uma posição incontornável e certa . O consenso está longe de ser um facto relevante para determinar uma opção de investimento correcta e no Timing certo.  

Facto : Ficou demonstrada a natureza" pró-ciclica" das opiniões das casas de investimento , subindo targets quando as Bolsas sobem e descendo-os, quando descem  o que revela total inutilidade no Timing de investimento.

Facto : Os grandes mitos da Bolsa Portuguesa foram arrasados por esta crise ( Ex. Joe Berardo , Dr. João Rendeiro ) o que deveria mostrar aos incautos o quanto é implacável o mercado para quem o desafia , também deveria mostrar a alguns patéticos Market Gurus dos midia que apenas procuram ganhar protagonismo para melhorar as margens comerciais dos seus negócios a inutilidade dos seus comentários desfasados no tempo e totalmente inoperantes  na forma de dar substancia ao que as pessoas de facto procuram ... "o que fazer no momento".
Pessoalmente opinei durante esta crise em três momentos distintos . Em finais de 2007 quando escrevi o tópico " É prudente sair do mercado " e em que defendi que as pessoas deveriam liquidar os seus investimentos em Bolsa .

Em meados 2008 " Uma Luz ao fundo do túnel " em que me pareceu "erradamente " que o mercado poderia estar a recuperar . E neste momento finais de 2008 , princípios de 2009  " É altura de sermos bravos " , em que defendo de novo  que poderemos estar próximos da viragem  ou de uma viragem expressiva .

No momento que e se considerar  oportuno , defenderei no mesmo tópico uma entrada incondicional no mercado .

(Negrito meu)

Cumprimentos, BN,
Fernandex.
"Natura non facit saltum" (máxima romana).

artista

Lembro-me do texto e de discordar parcialmente da parte em que diz que o objectivo é acertar muito mais vezes do que se erra... em muitas estratégias pode-se errar muito mais vezes do que se acerta e ganhar muito dinheiro!

abraços

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

aleixon

Citação de: Jesse em Setembro 10, 2009, 18:45
Só é um bom investidor ou um bom investidor contrário (gosto dos dois) quem não se deixa entalar (perdendo pouco quando está errado, reduzindo as posições, usando stops) e ganhando o mais possível quando está certo (aumentando as posições).

oh não... voltamos à mesma conversa. Julgava que esta questão já estaría esclarecida!!!

Podería concordar 100% com a afirmação se complementasse que se tratava de um investidor que apoia a decisão de negociar na análise técnica. Para um investidor que se apoia na análise fundamental, a afirmação já não se aplica (um investidor AF compra quando acredita que o valor é baixo ou com uma perspectiva de crescimento da empresa - não confundir com a evolução da cotação - e nesse caso compra ou reforça a posição quando a cotação desce).

Não sei se era este o tema do tópico do ano passado. O meu comentário refere-se apenas à afirmação apresentada.

1A
NA

Jesse

Olá lindaapastora, não diria que são combates, são mais convicções e coerência de pensamentos.

Gosto da liberdade que tenho para dizer o que penso sem querer nada em troca, normalmente as pessoas costumam ter essa liberdade.

Aproveito para fazer um parêntesis e dizer uma coisa que ninguém diz publicamente mas sei que alguns pensam do mesmo modo porque em privado já o disseram.
Acho estranho como a moda dos cursos de iniciação aos mercados de uma pessoa que tem uma espécie de forum pegou, não sei como surgiu a ideia, se foi uma ideia criada pelo próprio no forum através de um nick inventado ou se foi a ideia de alguém, mas acho ridículo pagar 1000 euros por um curso de iniciação ao mercado, a formação adquirida é muito semelhante a comprar um livro ou dois e não tem comparação no preço pago, os livros de bolsa são baratos...
Feito o parêntesis...

olá fernandex, sobre a mensagem a negrito que deixou, deixo os títulos de alguns posts com a data e o valor do SP-500 quando o post foi criado, é o único modo de conferir os resultados nos 2 a 3 meses seguintes.
No entanto, o que tenho criticado não é o errar, errar é normal ou haver opiniões diferentes no mercado é normal, o que critico é o modo como as opiniões são dadas, em modo de certeza, e como determinadas pessoas procuram ser o centro das atenções dos inexperientes em bolsa.

Citação de: JoseABMachado em Agosto 09, 2009, 13:23
Entramos num novo Bull Market e qualquer discussão sobre se será ou não passou a ser irrelevante. Os mercados estão sustentados e o volume tem expandido.

Alguns títulos de posts do JoseABMachado desde que começou o ciclo de descida.

" O que comprar já ... "    em: Setembro 24, 2007, 10:04
"Forte potencial de subida 1/10/07"    em: Outubro 01, 2007, 09:29
"É prudente sair do Mercado "    em: Novembro 05, 2007, 12:05
"The worst is yet to come"    em: Janeiro 22, 2008, 12:16
" Preparados para o Rally ?"    em: Abril 07, 2008, 11:42
" Luz ao fundo do tunel "    em: Abril 30, 2008, 09:35
"É tempo de sermos bravos"    em: Novembro 28, 2008, 23:23
"Bull Market 2009"                  em: Agosto 09, 2009, 12:23

No gráfico verifica-se o valor do SP-500 e o valor quando o post foi criado. Lembro-me de muitos dos post, alguns foram criticados por mim logo no inicio, "É tempo de sermos bravos", " Luz ao fundo do tunel ", "Bull Market 2009"
mas o que critico mais é o modo como é feito a transmissão da mensagem para o forum, sempre digo que é normal existirem opiniões diferentes e isso não é criticável.
No inicio simpatizei com JoseABMachado, não tenho problema em o dizer, nos primeiros posts mas depois comecei a consultar os analistas originais das análises que o JoseABMachado deixava no forum, aos poucos fui notando o modo como procurava demonstrar-se o maior, as características mantém-se e são características que não tenho apreço.

O motivo porque recordei o Luz ao fundo do túnel foi para comparar o timing do " Bull Market 2009" com o timing do "Luz ao Fundo do túnel".

O timing dos dois posts são idênticos, foi quando é fácil assumir um Bull Market por qualquer pessoa, seja ela experiente ou inexperiente, próximo da resistência (primeira linha branca), a leitura mais fácil é assumir que é um bull market depois de estar superior a essa linha.

Uma das semelhanças é a formação técnica de cunha ascendente que é habitualmente de inversão, a formação de cunha ascendente de março de 2008 a maio de 2008 foi mais perceptível porque teve a duração normal de 3 meses, foi uma cunha ascendente como está nos livros de AT.
A formação de agora é mais longa, tem a duração de quase 6 meses, esse pormenor faz-me ter mais dúvidas, mas o timing é muito semelhante ao de Maio quando começou a descer, próximo da segunda resistência desceu, segunda linha branca no gráfico, onde está agora, daí o timing que referi para escrever o post. Claro que não sei se o mesmo vai suceder, nunca se sabe antes, o que existe é apenas uma opinião que faz a um investidor tomar decisões,às vezes decisões defensivas, outras vezes ofensivas.

É provável que vá estar sem escrever, é estranho, por um lado, sinto que às vezes devo tomar posição sobre alguns assuntos mas ao mesmo tempo já sinto pouco prazer a escrever.