Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

[Portfolio Managers] Entrevista com Santander

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 15, 2009, 01:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pedro Miranda

Nota: É importante de referir, que todas as carteiras monitorizadas nesta plataforma obedecem a regras que foram impostas com vista a garantir um standard de diversificação e também que todos os negócios sejam efectivamente replicáveis no mercado real, os gestores estão limitados a investir apenas 5% do capital total num determinado activo, e o preço usado como referência pelo sistema corresponde sempre ao preço da abertura de mercado posterior à publicação da ordem de entrada do gestor. Este tipo de regras, faz com que os resultados calculados na plataforma estejam garantidamente arredondados por defeito, aumentando a transparência de todas as operações. Por outro lado, pela diversificação imposta, não basta ao gestor acertar isoladamente num bom negócio para ter bons resultados, a limitação de 5% de exposição por negócio obriga a consistência para se obter resultados.

Santander (Papuasia Investment Limited)

O (buy)Santander é já bastante conhecido dentro da nossa comunidade de investidores do Clubeinvest pelo seu bom sentido de humor e pelas suas participações sempre bastante arrojadas no nosso fórum. Em Maio passado convida-mo-lo para gerir "ao vivo" uma carteira de acções na plataforma Portfolio Managers, e desde o inicio desta iniciativa que Santander se tem mantido com uma performance bastante acima da média, estando neste momento com +28.46% de rentabilidade em apenas 4 meses, o que perfaz cerca de +106% de rentabilidade anualizada. Santander está neste momento com um avanço de +16% contra o PSI-20 e e +13% contra o S&P-500, a sua carteira é a mais global da plataforma, com investimentos em mais de 7 mercados diferentes.

Todos os negócios registados, foram previamente publicados na Plataforma e justificados pelo Gestor, neles contam-se entre posições abertas e fechadas, 35 negócios ganhadores e apenas 11 perdas num total de 46 negócios. O Santander tem neste momento o melhor Índice de Sharpe entre os Gestores, representando a carteira melhor gerida em termos de risco/potêncial até ao momento.

A carteira do Santander, pode ser consultada aqui, onde se pode fazer o acompanhamento em 'directo' das suas posições abertas, stops e ordens de venda, novas entradas, negócios fechados, justificações de negócios e updates gerais da carteira.

Este fim de semana, o Santander concedeu-nos uma primeira entrevista que tenho o prazer de apresentar:

---------------------------------------

Pedro Miranda: Olá Santander, obrigado por nos concederes esta entrevista e também por teres aceite o nosso convite para gerires aqui uma carteira dentro da nossa plataforma Portfolio Managers!

Santander: É com muito gosto que participo na plataforma Portfolio Managers.

Pedro Miranda: Antes demais, e para tirar qualquer confusão que possa existir em quem segue a tua carteira, qual é a relação entre o nickname usado na plataforma, que é «Santander» e o "mítico" nickname «Buysantander» que escreve nos fóruns há muitos anos... são os 2 a mesma pessoa?

Santander: Neste momento não estou em condições de responder a essa pergunta, dado o seu elevado grau de complexidade, demoraria horas para formular a hipotese de se tratar da mesma pessoa e não conseguiria concluir nada.

Pedro Miranda: (risos) Já estava à espera de uma resposta desse género... Há quantos anos participas na nossa comunidade?

Santander: Desde 2000, ainda escrevi em alguns foruns de outros websites, mas desde 2001 que decidi só escrever para o clubeinvest, pois penso que tem bastante qualidade e não existe nenhum outro site de bolsa em Portugal com tanta qualidade de intervenções.

Pedro Miranda: O teu portfolio chama-se «Papuasia Investment Limited», porquê este nome?

Santander: Quando era jovem vivi numa tribo na Papuásia Ocidental, e um dos lideres da tribo baptizou-me com o nome de  Zebedeu Papuasia. Uso esse nome para esta carteira.

Pedro Miranda: (risos)

Pedro Miranda: Na página do perfil da tua carteira, descreves a tua estratégia como «value investing» centrada em Análise Fundamental. Podes-nos falar um pouco mais sobre a tua forma de actuar no mercado no contexto desta estratégia?

Santander: Existem tempos em que é possivel investir e outros em que não, neste momento estamos num interregno de uma grande recessão, e há alguns vislumbres de possivel crescimento económico e ou de que a situação económica se vai manter estável. Isto é o mais importante para avaliar o timing de entrada.
No meu ponto de vista isso permite que o investidor esteja comprado em acções. Quando se prevê instabilidade económica e crise mais vale vender tudo.
Procuro escolher acções de empresas que tenham um histórico de lucros consistente e que negoceiam abaixo do seu valor contabilistico com bastante desconto. Faço os meus cálculos com base no conhecimento que tenho das empresas e da minha expectativa para a sua área de negócio. Bem como procuro conhecer os seus produtos para saber se vão impôr-se no mercado aos demais concorrentes.

Pedro Miranda: Onde obtens os dados que precisas para fazer Análise Fundamental? subscreves algum serviço ou utilizas apenas informações gratuitas disponíveis na internet?

Santander: A maior parte dos serviços que utilizo são gratuitos, mas se for importante para mim tenho que recorrer a serviços pagos.

Pedro Miranda: Nunca usas Análise Técnica? O que tens a dizer sobre estratégias que combinam AT + AF?

Santander: Para quem apenas investe com capitais próprios não considero a Análise Técnica muito importante, é mais importante conhecer os activos que se está a comprar. Por exemplo um investidor que tivesse comprado acções do Banco Dexia (DEXB.BR) em Fevereiro a 2.40€ ainda teria visto o seu investimento desvalorizar mais de 50% em menos de um mês. É de facto assustador. Mas investir numa empresa significa participar nos lucros e também nos prejuizos, é isso que as pesssoas não pensam. De qualquer forma o verdadeiro sócio do Banco Dexia ainda hoje detêm as acções que já valem 6.00€ e passaram apenas sete meses.
A Análise técnica é para jogadores, a pessoa que tem um trabalho e uma vida familiar não se deve preocupar com isso, porque para ter sucesso como jogador exige tal como em qualquer outra arte, anos e anos de dedicação, práctica e dominio dos conceitos.

Pedro Miranda: Neste momento estás com +28% de rentabilidade em apenas 122 dias, anualizando este valor terias +106% de rentabilidade anualizada, que balanço fazes destes primeiros meses de gestão?

Santander: Não tem sido uma gestão brilhante, houve uns erros graves pelo meio.

Pedro Miranda: Achas concretizável os +105% de rentabilidade anualizada? Que objectivos tens de performance média anual no longo prazo?

Santander: Com o portfolio actual que tenho não acredito ser possivel chegar aos 106% anual. Não gosto de ter objectivos em termos de marcas. Apenas pretendo ser o melhor.

Pedro Miranda: Uma das dificuldades comentadas por outros gestores é a regra de diversificação imposta na plataforma, em que cada posição aberta deverá representar apenas 5% da carteira e que sendo assim, quando encontram uma acção que sobe 30% ou 40% o seu impacto é reduzido no Portfolio, etc. Como tens lidado com isto?

Santander: São as regras, se as regras tiverem definidas á partida. Não vejo nenhuma dificuldade nisso, se visse seria melhor não ter aceite participar na plataforma.

Pedro Miranda: A carteira «Papuasia Investment Limited» é uma carteira real? replicas estes negócios no mercado ou é apenas uma carteira teórica/virtual?

Santander: Alguns negócios efectuei na realidade, mas não todos. Se bem que posso dizer que 70% das acções do portfolio negociei na realidade.

Pedro Miranda: Posso-te fazer algumas questões sobre alguns dos teus negócios?

Santander: Sim

Pedro Miranda: Compraste Bank of Ireland (IRE) a $5.39 logo no inicio da plataforma e vendeste-o a $11.49 menos de 1 mês mais tarde, ganhaste +112% neste negócio, apesar do IRE estar agora bastante mais alto e ter já estado nos $16 recentemente. Queres falar um pouco deste trade e das motivações que te levaram a entrar, sair e não voltar a negociar este papel desde então?

Santander: A ideia foi aproveitar o momento favorável do mercado e acreditava que as acções estavam subavaliadas em relação ao seu valor fundamental, a ideia era ficar com os titulos em carteira durante mais tempo, mas não gostei do elevado nivel de crédito malparado e não sei como os activos do banco vão ser reavaliados no futuro próximo, pelo que achei prudente sair desse investimento. Deixei de acreditar nesse banco por isso não o negociei mais...

Pedro Miranda: Tens uma posição aberta na AGFA (AGFB.BR) uma empresa Belga, compraste-a no final de Julho a 1.98€ e ela está agora a 3.82€, ganhas neste momento +92% neste negócio. Quando pensas sair? Podes falar um pouco sobre este trade e as tuas expectativas para a Agfa?

Santander: Para mim o preço que as acções da Agfa atingiram revela que em nos primeiros 15 dias de Março estava toda a gente louca e o short selling virou moda permitindo pechinchas como esta, mesmo a 3.82 o preço da AGFA é muito baixo se tivermos o seu price sales 45% ainda inferior ao do sector. A empresa está em fase de reestruturação e podem eventualmente existir algumas duvidas sobre o seu fundo de pensões. Mas penso que a AGFA healthcare terá grande sucesso nos EUA e Canadá e talvez no Brasil tambem e isso pode trazer maior visibilidades á empresa e atrair investidores de peso e diminuir o free float.

Pedro Miranda: Outra posição no mercado Belga que mantens aberta é a KBC Groep (KBC.BR), compraste a 19.80€ no inicio de Agosto e está neste momento a 30.95€, tens um paper profit de +56% neste trade. Qual é o plano, quando pensas vender ou que expectativas tens para esta posição?

Santander: Tenho que  acompanhar os resultados, mas conto que a cotação possa atingir os 50 euros no proximo ano.

Pedro Miranda: Vejo que tens ainda mais uma posição na Omega Pharma (OME.BR) a ganhar +32%, também uma acção Belga, 3 trades neste mercado e para já 3 apostas bem sucedidas.... Gostas do mercado Belga em especial?

Santander: Omega Pharma é uma das  empresas que consegui comprar abaixo do valor contabilistico, sendo uma empresa do sector farmaceutico e com lucros consistentes e elevados para os proximos anos não podia deixar de aproveitar esta oportunidade. Quanto ao mercado belga é bastante interessante...

Pedro Miranda: Estás short em VolksWagen (VOW.DE), vendeste curto a 193€ a meio de Agosto e tens vindo a beneficiar bastante com a enorme queda que se deu neste papel no último mês, a acção está a 127.83€ neste momento, ou seja, o teu short valoriza +33.59% neste momento. Quando pensas fechar esta posição? Não tens medo de um short squeez depois da sessão desta 6ª Feira (+4.35%)?

Santander: Quero os 90 euros por acção. Mas os 120 estão a ser dificeis. Vamos esperar para ver, para já estou á vontade.

Pedro Miranda: Em 26 trades concluidos, tens apenas 5 perdas, das quais 3 são pequenas perdas marginais, mas onde 2 são de cerca de -30%, curiosamente essas duas posições são short ou short related (Short na GGB e Long na FAZ que é um ETF Ultra-Short), o que correu mal nestas duas posições?

Santander: Numa determinada altura pensei que o mercado fosse registar quedas mais acentuadas, quis aproveitar esse momento para realizar alguns ganhos, mas não fui feliz com essa estratégia. Também utilizei esses shorts para fazer cobertura de posições longas de modo a proteger a carteira contra as quedas.

Pedro Miranda: A tua carteira tem sido bastante diversificada em termos geográficos, no teu histórico e nas tuas posições abertas, tens já negócios em quase todos os mercados, incluindo Portugal, Brasil, Espanha, Bélgica, USA, Canadá, Inglaterra, Alemanha, etc... Como consegues acompanhar estes mercados todos?

Santander: Se tivesse mais tempo até era capaz de saber de cabeça os relatórios e contas de todas elas. E os pontos de Fibonacci da AT e suportes e resistências, mas esta ao contrário do que eu sempre quis não é a minha ocupação principal na minha vida.

Pedro Miranda: O que achas do nosso mercado Nacional numa perspectiva de encontrar boas acções?

Santander: Sim claro que há boas acções  o problema é a falta de liquidez do mercado português.

Pedro Miranda: Estamos em BullMarket ou BearMarket? Onde vês os mercados no final do ano?

Santander: Penso que este é um  bear market rally que poderá levar o S&P500 até cerca de 1200 pontos, em termos de datas não sei precisar. O que virá depois não sei, os grandes especuladores têm a vida de milhões de pessoas nas mãos. E o value investing só tem validade se exisitirem leis que conferem valor ás acções, se entrarmos num periodo de cataclismo económico as leis deixam de vigorar, surgem as revoluções e mesmo as notas de banco podem não ter qualquer valor. Estamos nas mãos dos grandes especuladores, eles não defendem a verdade eles produzem a verdade pois a verdade não é só uma...

Pedro Miranda: Há algum outro Gestor que estejas a acompanhar aqui na plataforma de Portfolio Managers e que queiras comentar publicamente?

Santander: Desde que começou o Van Der Molen pareceu-me  bastante bom, e por actuar no mercado brasileiro que para mim tem o maior potencial de valorização para os proximos 50 anos, tem grande vantagem sobre os outros. Mas eu também estou lá no Brasil...

Pedro Miranda: O que estás a achar deste desafio de gestão e da plataforma no geral?

Santander: Interessante

Pedro Miranda: Em uma frase apenas, o que poderias dizer a um iniciado no mundo da bolsa que o pudesse ajudar a ter sucesso?

Santander: Dediquem-se à agricultura.

Pedro Miranda: (risos)... já sabia que vinha uma resposta dessas...

Pedro Miranda: Para terminar, desejo-te uma continuação de bons negócios, continuarei a acompanhar com interesse o desenvolvimento da tua carteira, e mais uma vez muito obrigado pelo tempo que te gastei com esta entrevista!

-------------------------------

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

lebal

buysantander domina o mundo! parabéns pela entrevista  ;D

Tenho 2 posições que tens na tua carteira, estou short na VOW com cfds e também estou comprado na NGD new gold, na VOW acho que os 90 é uma questão de saber esperar, a NGD quero-a vender a 4,5 está quase  ;D

parabéns pelo track record!
Lebal

Doctor Snuggles

muito boas estas entrevistas, gostei muito!

quando entrevistam o Cubriclas e o vandermulen? tinha curiosidade de ler as estrategias deles também.
Dr.Snuggles