Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Sonae SGPS - (SON.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 06, 2007, 21:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

Cucas

Bom dia!

Caro Romão,

Dados os volumes de compra / venda que vejo no streamer parece-me muito mais provável a queda que a subida.

Em relação ao facto de ela estar colada entre 0,67€ e 0,71€, além de estar a consolidar, parece-me que existem investidores importantes que se estão a desfazer do papel. Só assim encontro explicação para ordens subitas de venda de centenas de milhar de acções. O estranho é que acontece em dias onde os volumes de compra também são elevados. Há quem defenda que a acção está a ser muito "shortada"...

Abraços e bons negócios

Cucas
[email protected] (email e msn)

Nuno Pereira

Citação de: Cucas em Agosto 14, 2008, 12:00
Bom dia!

...Há quem defenda que a acção está a ser muito “shortada”...

Abraços e bons negócios

Cucas
[email protected] (email e msn)

Completamente.
Este é daqueles casos, em que a pressão vendedora, tem origem em apostas do lado curto.
Sendo de um sector em baixa (o do consumo), com um alto nivel de liquidez ( factor importante para esse tipo de apostas por grandes investidores) e pertencente a um mercado tão pequeno como o nosso ("fácilmente" manipulável), a SGPS, acabou por reunir um conjunto de factores interessantes a esse tipo de estratégia.

Nuno

zefontelo

Será desta!? alguns sinais de AT assim o indicam..

Nuno Pereira

Boa Noite.
Acrescentando apenas.
Temos sinais relevantes observáveis.
-Uma subida de mais de 3% na sessão;
-Aumento significativo dos volumes a sustentar a subida;
-Rompimento em alta de uma LTd de CP (se bem que com reduzido valor técnico)
-Rompimento da barreira dos 0,70€ também com fecho.

Chamada de atenção para uma possível entrada.
-A MMA de 50 dias a marcar os 0,75 poderá servir como resistência;
-O máximo relativo deste último periodo de acumulação (0,72€) ainda não foi superado;
-O carácter especulativo da Son, pode trazer surpresas inesperadas daí a quase obrigatória colocação de rígidos stops (as quedas têm sido bastante mais rápidas e acentuadas do que as subidas)
Continuação de boa semana
Nuno

Miggaio

Boa noite,

realmente este gráfico começa a ter alguns pormenores interessantes:

1) Bollinger bastante espremidas (adivinhando algum movimento mais brusco);

2) O bom dia de hoje (+3% a 5%) com um volume bem acima da média;

Os valores a ter em atenção para confirmar este movimento (UP) são para já a quebra dos 0,72, e mais importante ainda, os já referidos € 0,75 pois neste valor concentra-se a EMA50 e o 0,23 FIBO (movimento desde Maio, conforme gráfico).

Para confirmação de tendência (mais uma vez de subida), mas para um periodo mais alargado, seria necessário quebrar os 0,82/3 pois representa o último topo (23/07) e a quebra da resistência de FIBO 0,38.

Claro que será sempre o mercado a ditar o movimento/sentido mas este é um titulo a, no minimo, "ter debaixo de olho".

Cps,

Miggaio

andrerib

Olá

A SONAE SGPS é de facto um título a estar de olho.
Num espaço de tempo de 2 meses:
- 3 máximos a descer (1,10 a início de Junho; 0,81 a fins de Julho; e 0,72 a fins de Agosto.
- 3 mínimos a subir (0,62 a início de Julho; 0,65 a inicio de Agosto; e 0,675 a fins de Agosto.

Esta convergência de linhas com inclinações idênticas faz com que a sua junção implique duas tomadas de decisão caso elas se encontrem:
- Se a descendente for quebrada é um sinal de que a SONAE SGPS pode começar uma boa recuperação.

Cumprimentos
André
- Se a ascendente for quebrada aí teremos novos mínimos que poderão ir até aos 0,45 (altura de reforçar)

Como tenho uma perspectiva de longo prazo mas com alguns ganhos a curto, qualquer das 2 situações agradam... uma para esperar a subida consolidada (talvez vendendo a 0,85/0,9, outra para comprar e reforçar em mínimos 0,45/0,50.

Mas neste momento faço nota ao intervalo do valor mínimo de 0,65 e o valor máximo 0,75.

Miggaio

Boa tarde,

mais uma falsa partida...

O arranque está dificil mas nos próximos dias vai mesmo ter que se decidir...

Cps,

Miggaio

Nuno Pereira

Citação de: Miggaio em Agosto 27, 2008, 17:24
Boa tarde,

mais uma falsa partida...

O arranque está difícil mas nos próximos dias vai mesmo ter que se decidir...

Cps,

Miggaio

Boas.
Opinião muito pessoal.
Pode ser que não.
Depois da subida de ontem, deve ter havido muita gente a fechar posições do lado longo e a "tentar a sua sorte" do lado curto antevendo uma correcção técnica.
Os volumes que sustentaram a subida de ontem, foram bastante superiores aos de hoje.
Ainda é cedo para retirar este tipo de elações de forma clara, mas se repararmos com algum promenor, as subidas anteriores (mês de Julho por exemplo), eram acompanhadas por quedas de volumes relativos e viceverça do lado das descidas de preço.
Vamos aguardar mas como disse o Miggaio, "vai ter que se decidir"
Fica o boneco ampliado.
Nuno Pereira

JoseABMachado

Gráficos
Cumprimentos
José AB Machado

dam

Muita gente coloca aqui gráficos com a sua AT. Isso até é muito útil mas pode-se fazer todos os dias...
Com quase excepção do Pedro Miranda ninguém comenta os fundamentais das empresas face ao comportamento técnico!! Isto mesmo quando acabam de ser apresentados os resultados semestrais das empresas. Adicionalmente tenho verificado que tem havido uma quase ausência de comentários aos resultados semestrais apresentados. Será que os resultados/fundamentais das empresas são completamente irrelevantes para o comportamento bolsista? Eu não entro em nenhuma cotada sem fazer um pequeno estudo, ainda que muito grosseiro, aos  fundamentais da empresa colocando cenários mais ou menos optimistas.

Quanto à Sonae pessoalmente, tendo em conta os resultados do 1S2008 e o contexto actual não estou nada optimista:
EBITDA: 222,3M€ com margem sobre as vendas de 9,1%;
Resultado Líquido (RL): 24,2M€;
Dívida Líquida (DL): 3.138,4M€;
EBITDA/Juros (últimos 12 meses) 3,6 x (preocupante!!!);
Cotação Bolsista (CB) actual de 1.380M€ (2.000Mx0,69€);
Enterprise-Value (EV) actual: 4.518,4M€;

Multiplicando os valores semestrais por 2:
CB/RL=28,5;
EV/EBITDA=10.2;
Estes racios são amplamente abonatórios para a empresa!!
Pessoalmente penso que este é um cenário razoavelmente realista no contexto actual, uma vez que os custos financeiros estão em crescimento e tem-se observado uma degradação acentuada na margem operacional da empresa nos últimos trimestres.

Sendo bem mais optimista (muito!) e multiplicando o valor para RL por 2 e para EBIDTA por 1.5:
CB/RL=14,2;
EV/EBITDA=6,8;
Mesmo com esta previsão optimista os racios não são nada de especial para a empresa... 

Um EBITDA/Juros (últimos 12 meses) 3,6 x  deixa-me realmente pessimista uma vez que indica uma absorção considerável dos recursos gerados por parte dos juros da DL. Se por um lado o EBIDTA pode ter melhorias consideráveis, o mesmo se passa com a componente dos juros que tem vindo a aumentar. E há ainda as amortizações...

Alguém tinha dado um PT à Sonae de 0,3.. € e foi tratado mal. Os fundamentais actuais poderiam justificar esse target em comparação com outras cotadas... Espero que tal não se concretize!

BN

filpina

Citação de: dam em Agosto 27, 2008, 22:28

Quanto à Sonae pessoalmente, tendo em conta os resultados do 1S2008 e o contexto actual não estou nada optimista:
EBITDA: 222,3M€ com margem sobre as vendas de 9,1%;
Resultado Líquido (RL): 24,2M€;
Dívida Líquida (DL): 3.138,4M€;
EBITDA/Juros (últimos 12 meses) 3,6 x (preocupante!!!);
Cotação Bolsista (CB) actual de 1.380M€ (2.000Mx0,69€);
Enterprise-Value (EV) actual: 4.518,4M€;

Multiplicando os valores semestrais por 2:
CB/RL=28,5;
EV/EBITDA=10.2;
Estes racios são amplamente abonatórios para a empresa!!
Pessoalmente penso que este é um cenário razoavelmente realista no contexto actual, uma vez que os custos financeiros estão em crescimento e tem-se observado uma degradação acentuada na margem operacional da empresa nos últimos trimestres.

Sendo bem mais optimista (muito!) e multiplicando o valor para RL por 2 e para EBIDTA por 1.5:
CB/RL=14,2;
EV/EBITDA=6,8;
Mesmo com esta previsão optimista os racios não são nada de especial para a empresa... 

Um EBITDA/Juros (últimos 12 meses) 3,6 x  deixa-me realmente pessimista uma vez que indica uma absorção considerável dos recursos gerados por parte dos juros da DL. Se por um lado o EBIDTA pode ter melhorias consideráveis, o mesmo se passa com a componente dos juros que tem vindo a aumentar. E há ainda as amortizações...

;)Olá Dam.

Tenho acompanhado as tuas análises, que me parecem francamente valiosas.

Vi que usas o EV/EBITDA na tua avaliação. Pessoalmente tenho usado  o EV/RL, por me ser mais facil de interpretar. Vês alguma vantagem importante na tua avaliação.

Quanto a SONAE, aguardo por valores mais proximos dos 0,30€ para entrar.

Bons Negócios.

fernandex

Boa noite!

Esta menina está, tal como outras no PSI, a formar um triângulo simétrico. Parece-me de elementar prudência aguardar que se feche o triângulo (ou que ela rompa o triângulo), para ver que caminho a Sonae toma.
Pode ser que em Setembro aumente a liquidez do mercado e ajude a definir tendências no PSI, em geral, e nesta menina, em particular.

Cumprimentos, BN,

Fernandex.
"Natura non facit saltum" (máxima romana).

dam

Citação de: filpina em Agosto 28, 2008, 00:21

;)Olá Dam.

Tenho acompanhado as tuas análises, que me parecem francamente valiosas.

Vi que usas o EV/EBITDA na tua avaliação. Pessoalmente tenho usado  o EV/RL, por me ser mais facil de interpretar. Vês alguma vantagem importante na tua avaliação.

Quanto a SONAE, aguardo por valores mais proximos dos 0,30€ para entrar.

Bons Negócios.

Penso que o EV/EBIDTA é mais fiável uma vez que o RL é mais manipulável do que o EBIDTA. Uma empresa pode não estar a ter grandes resultados operacionais e ter RL bons simplesmente à custa de não fazer amortizações, provisões... Pode inclusive manter RL elevados apenas à custa de aumento do endividamento!! Claro que isto não é prática corrente (espero). O contrário também pode ser verdade, uma empresa pode reportar RL baixos estando a gerar imenso dinheiro que poderá estar a ser direccionar para investimentos, amortizações... A AF é de facto complexa mas o EV/EBIDTA é um dos rácios mais fiáveis para comparar mesmo empresas de sectores diferentes desde que se tenha em atenção o momento de crescimento das empresas.
Tudo já deve ter sido aqui discutido e está bem claro em: http://www.finbolsa.com/signrac2.asp

Quanto ao target não me atrevo a dar um, tanto pode ser 0,3 como 1,2. Neste momento a Sonae apresenta uma alavancagem grande, EV/CB=3,3, numa situação em que apenas 1/3 do valor da empresas está na Bolsa uma pequena variação nas condições de mercado podem originar uma forte especulação e variação na sua cotação em qualquer dos sentidos.
Não esquecer que a cotação das acções incorporam as expectativas de crescimento futuro que no caso da Sonae são bem grandes.
Actualmente considero que o risco desta acção é bastante grande.

BN

lebal

Algum comentário sobre os resultados semestrais da Sonae?
Lebal

tiagodandre

Actualização Gráfica....
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)