Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Sonae SGPS - (SON.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 06, 2007, 21:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

NMSPDF

Boas para todos

Normalmente costumo seguir atentamente os vossos comentários, pois estou numa fase de aprendizagem, mas até à data não me tenho manifestado.

Tenho algumas acções da sonae sgps e pretendo, como todos, não vir a perder com os investimentos que realizei, ou melhor, vir a ganhar, :) por isso vou passar a solicitar algumas opiniões.

Pelo que leio nos vossos comentários e pelos gráficos, nesta data parece que a acção está numa fase de indefinição, mas tem vindo a descer.
Atendendo ao que se passou nos outros mercados e até mesmo no psi 20, eu pensava que seria o mote para esta acção mexer um pouco (para cima).
Alguém me pode explicar o que poderá estar a acontecer
Verifiquei que foi um dia com baixo volume e muita concentração de ofertas de venda próximo dos 0,491..0,492. Parecia que estavam a forçar a acção a andar neste valor pois ninguém arriscava a comprar mais alto.

Estou a pensar vir a usar stops, caso a acção desça.
Sei que pode ser benéfico (se a descida se efectuar), mas também pode ser prejudicial se subir (prós e contras). Para quem está a iniciar é muito doloroso vender e depois ver que a seguir subiu, principalmente se for isso que se passar com a minha primeira actuação após compra.
Resumindo: comprei o título a vários valores, sendo a média de 0,465 e o máximo de 0,484.

Na presente situação do mercado será errado eu estar a pensar em stops?
Atendendo que ainda estou positivo devo aguardar mais desenvolvimentos. A pergunta deve-se ao facto de ter algumas acções a 0,484. Mas tem vindo a descer desde os 0,515.
Qual o valor aconselhável para colocar o stop?

Sei que podem parecer perguntas tolas, mas estou numa indefinição e às vezes um comentário ajuda a esclarecer as ideias.

Obrigado

areis1

Boa noite e bem vindo
Pouco sei mas partilho o que temho.
Sigo a Sonae hà vários anos.
Neste momento apresenta uma consolidação na volta do 0,49.
Se o mercado mantiver o tom, é de esperar a subida até aos 0,57 (+-) e depois até ao 0,70. Nesse valor (+-) é de esperar uma nova "solidificação" de patamar.
Este é o meu cenário.
Para baixo é aguentar e guardar as mesmas, caso se possa, pois o fundo já deve ter sido formado. Tem muito volume acumulado para voltar a perder tudo novamente.
Mas isto sou eu a "falar" alto para mim próprio. Quero dizer que apenas partilho a minha visão sem qualquer intenção de alterar qualquer outra visão ou vontade.

Bons negócios

AR

PIKAS

NMSPDF:

Primeiro que tudo sejas bem vindo.

CitaçãoPara baixo é aguentar e guardar as mesmas, caso se possa, pois o fundo já deve ter sido formado. Tem muito volume acumulado para voltar a perder tudo novamente.

Também partilho desta opinião. Quanto a mim, a son formou um fundo, só que o formou em redor dos 0,39. Cotou em outubro e disparou, voltou a cotar em dezembro e voltou a disparar. Logo, se eventualmente vier aqueles valores neste trimestre, creio ser um óptimo ponto de entrada.
A questão é que da cotação actual até aquele valor vai um " prejuízo " grande de muitos por cento.
Nos poucos trades que faço por ano coloco, sempre, stops automáticos. A que valor o coloco depende do prejuízo que estou disposto a aceitar, mas em bear market acho que 6/8% é razoável.
Uma das lições que aprendi à minha custa diz que o mais importante é preservar o nosso capital e quando tentei apanhar facas em queda, cortei-me sempre.
Uma coisa é perder o que já se estava a ganhar, outra é ver o nosso investimento a emagrecer. Daí que o stop está lá e não se retira.

CitaçãoSe o mercado mantiver o tom, é de esperar a subida até aos 0,57 (+-) e depois até ao 0,70. Nesse valor (+-) é de esperar uma nova "solidificação" de patamar.

Concordo .
Agora o que acho é que o mercado não vai manter o tom.
O efeito Obama já desapareceu e mal se viu, vão começar a sair os resultados do último trimestre de 2008 que, mesmo com o natal foi onde a crise se tornou mais séria, e começam a aparecer também os resultados anuais.
Alguma coisinha mais má já o mercado descontou, mas se aparece por aí alguma bomba atómica, lá vai o DAX, o Down, nasdaq, CAC, ibex, e o PSI amplia logo a tragédia.
A probabilidade de aparecer boas notícias é pequena, enquanto as surpresas de sentido contrário têm sido constantes e muito vezes quando já se julgava inacreditável.
Há empresas que estão relativamente baratas, a pedirem para serem opadas. Mas parece-me tudo descapitalizado, sem confiança e os bancos não estão numa de avançar com dinheiro.
A muito longo prazo ( 4/5 anos ) os valores a que está são muito atractivos.
Esta é a minha opinião.
Estou fora, totalmente liquido, à espera e só negoceio son e bcp.

NMSPDF

Boa noite a todos

Em 1º lugar o meu obrigado ao areis 1 e ao pikas pelas boas vindas e pelos comentários.

Pegando nas vossas palavras pelos vistos o mercado não está a manter o tom, pelo menos por cá.
Hoje a nossa sonae efectivamente voltou a cair.
Segundo percebi a estes valores ainda é de manter, principalmente se estiver no longo prazo, não é?

É verdade que o muito volume acumulado pode dificultar grandes descidas, mas esses volumes de transacção terminaram e não se vê vontade em comprar, por isso pergunto: se continuar com volumes baixos, paulatinamente a tedencia será descer?

Será que o sinal positivo que se viu nestes dois dias no mercado dos USA não poderá dar algum animo ao mercado na europa (no final do dia embora negativo recuperou) e ao nosso psi 20 e se assim for, não será de eserar que a son tb possa evoluir?

Obrigado

MikeC

CitaçãoTambém partilho desta opinião. Quanto a mim, a son formou um fundo, só que o formou em redor dos 0,39. Cotou em outubro e disparou, voltou a cotar em dezembro e voltou a disparar. Logo, se eventualmente vier aqueles valores neste trimestre, creio ser um óptimo ponto de entrada.

Pikas o que deves querer dizer é suporte, já que fundos não se descobrem, pura e simplesmente não podes tentar advinhar um fundo. Só saberás se foi fundo daqui a 5 anos e olhando o gráfico muitooo para trás (espero eu que daqui a 5 anos já tenhamos subido muito).

CitaçãoO efeito Obama já desapareceu e mal se viu, vão começar a sair os resultados do último trimestre de 2008 que, mesmo com o natal foi onde a crise se tornou mais séria, e começam a aparecer também os resultados anuais.

Concordo a mil por cento.

CitaçãoSegundo percebi a estes valores ainda é de manter, principalmente se estiver no longo prazo, não é?

NMSPDF (bolas podias ter escolhido um nick mais fácil de decorar ;D ;D) não te sei responder a essa questão. A sonae disparou quase 20 centimos desde o mínimo, pelo que poderás ter apanhado o fim de rally ou correção, como queiras chamar-lhe.

Citaçãoverdade que o muito volume acumulado pode dificultar grandes descidas, mas esses volumes de transacção terminaram e não se vê vontade em comprar, por isso pergunto: se continuar com volumes baixos, paulatinamente a tedencia será descer?

Será que o sinal positivo que se viu nestes dois dias no mercado dos USA não poderá dar algum animo ao mercado na europa (no final do dia embora negativo recuperou) e ao nosso psi 20 e se assim for, não será de eserar que a son tb possa evoluir?

Com ou sem volume a tendência é de descida pela simples razão que não vislumbro nenhum sinal técnico de inversão que seja claríssimo, ou seja, estamos ainda em bear market.
Curto-prazo - Indefinido
Médio-prazo- Bullish "correctivo" (para não animar muito o pessoal ;D)
Longo-prazo - Bearish TOTAL (ehehh)

A minha visão é que os 0,388 funcionaram como suporte de médio-prazo, numa acção já muito fustigada por este bearmarket. É verdade que quebrou a LTD de longo-prazo, um sinal que talvez teremos alterado a tendência.  Neste momento tens o suporte dos 0,48 e uma ténue resistência nos 0,51. O meu conselho será manteres a posição com um stop um abaixo do suporte referido.
Desejo-te, honestamente, muito boa sorte para o trade. E já agora bem vindo ao fórum(levas um ponto e tudo).

Abraço

NMSPDF

Mike C, Obriagado pelo conselho e pelo ponto  :D

Quanto ao meu nick, na altura foi o que me saiu, coloquei as iniciais do nome.

Hoje continua grande quantidade venderora junto dos 0,489 e o,490, mas poucas compras a este valor - sinal que daqui não deve passar, né....

Os mercados esta semana até têm vindo a ajudar.

MikeC

Citação de: NMSPDF em Janeiro 28, 2009, 14:30
Mike C, Obriagado pelo conselho e pelo ponto  :D

Quanto ao meu nick, na altura foi o que me saiu, coloquei as iniciais do nome.

Hoje continua grande quantidade venderora junto dos 0,489 e o,490, mas poucas compras a este valor - sinal que daqui não deve passar, né....

Os mercados esta semana até têm vindo a ajudar.

Acho muito bem que ponhas esse nick. Não era para ofender a sério. Espero não me teres levado a mal.

Abraço

NMSPDF

Mike C, é claro que não levei a mal.

Até acho que tens razão.

Realmente é um conjunto de letras que não se parece com nada e para fixar, nem pensar.

Abraço

ABL70

Boa noite a todos.
Entrei na bolsa no início de Dezembro e descobri este fórum há pouco tempo.

A minha primeira aposta foi Sonae SGPS, indicado por um amigo como estando com muito bom preço, e com tendência para valorizar bastante. Por isto tenho seguido este post e acho-o muito elucidativo.

As primeira acções Sonae que comprei a 0,396 vendi a 0,438 e fiquei muito arrependido por não esperar mais uns dias. Voltei a comprar a 0,488 e vendi a 0,499. Voltei a arrepender-me de não esperar mais um pouco. Ganhei porque tinha muito.
Agora já tenho mais a 0,488 mas estou a arder.

Pela vossa experiência, quanto tempo devo ter que ficar à espera com os papeis para facturar mais algum?

São as minhas acções predilectas e gostava de apostar no longo prazo, no entanto gosto de ir fazendo outras apostas pelo meio e ganhar mais algum, até porque a sonae tem um ciclo relativamente mais dilatado que outros títulos, que estão constantemente debaixo de fogo (tipo EDPR, GALP), sempre a subir e a descer ao ritmo ou do preço do petróleo, ou de rumores especulativos.

Cumprimentos a todos.

BEIRA

Olá ABL:

Antes de mais deixa alertar-te para que a bolsa nem sempre é amiga. A este propósito vê um tópico de pedido de ajuda que eu coloquei há uns meses atrás. Eu entrei há cerca de 1 ano e meio e a minha primeira carteira de acções (e a mais significativa) tem uma perda de 80%.
As acções não são um investimento para meia duzia de dias como tu queres.
Outro conselho vê na página inicial "Como construir um Plano de Trading." - Tópico em Destaque do Tiago.pt
Eu sou também novo e cometo imensos erros, mas se te deixa mais descansado eu acredito que dentro de 1 ano - 1,5 anos o teu preço de aquisição será cerca de metade da cotação da altura da SonaeSGPS. PElo menos é o que penso.
Como já percebeste a bolsa tem ciclos e estamos numa das fases mais baixas desse ciclo, podendo existir ainda alguma descida, mas a longo prazo o potencial de subida è muito superior à descida que possa ocorrer a curto prazo.
Ainda para te deixar mais descansado, eu adquiri recentemente Sonae SGPS a 0,491 e acredita que não sinto as acções a queimarem.
Mas espero que mebros mais experientes aqui do fórum te possam dar outros e melhores conselhos.
Só antes de terminar aconselho-te o livro (que também me foi aconselhado aqui) O homem mais rico da Babilónia para além dOS 2 livros do Braga MATOS (A bolsa para Iniciados - Como ganhar em Bolsa)
Um abraço e bons trades ;)

Vantage

Boas

A SON hoje teve um volume mais típico de um feriado que de um dia "normal".
Alguem me saberá dizer porquê?

Cumprimentos

Gustavo Costa

ABL70

Caro BEIRA

Antes de mais, obrigado pela resposta, é bastante animadora. Estou certo do potencial de valorização dos títulos que possuo, no entanto não estou disposto a esperar tanto tempo para realizar mais valias. Tenho que ir realizando algum capital e prefiro ir vendendo e comprando alguns títulos no curto prazo.

Já li o último livro de Braga de Matos. É bastante sucinto e esclarecedor, especialmente para quem entra nisto de novo, como é desígnio do autor. Acompanho conversas entre pessoas que estão nisto há muito tempo, mas não domino o vocabulário nem estava dentro da realidade do mercado, embora conheça algumas pessoas ligadas à área financeira, bancários, economistas, até correctores, no entanto não costumo falar sobre isso porque a minha vida não passava por aí.

O meu plano é comprar até 1/3-1/2 do meu capital e guardar alguns para longo prazo, enquanto outros servirão para viver disso. Com jeitinho, no curto prazo, dá para tirar pelo menos 1500 euros por mês. É preciso estar sempre em cima do acontecimento. Nesta fase o plano é comprar muito e vender uns tostões mais caro, de modo a que um pequeno ganho dê para valorizar a carteira.

Quanto à situação da tua carteira desvalorizada em 80%, é tramado!! Vais ter de esperar uns bons tempos para recuperar. Ui-ui livra...

Abraço.

ABL70

Gustavo Costa e, claro, todos os outros participantes no fórum:

Está tudo à espera que ela desça um pouco... tudo em stand-by! Embora esteja nisto há pouco, dá para reparar que a Sonae tem um controle anti-especulação e anti-shorts. É um título de investidor e não de especulador. Ali há muito poder de manobrar o mercado e fixar o preço dentro de um limite, sem andar em cavalgadas para cima e para baixo. Já fiz algumas experiências para intervir no preço de alguns título e há alguns que abanam à primeira palmada. Estremece tudo. Já vi preços a subir por ali acima assim que se dá uma oferta de venda muito acima do mercado. O mesmo acontece quando se põe valores de aquisição muito abaixo. Com a sonae isso não acontece com facilidade. Aparece logo alguém a concentrar muito valor nos patamares de profundidade mais perto do valor de mercado.

Se calhar é uma análise minha errada, no entanto conheço muita gente que ou trabalhou, ou trabalha, na Sonae e subsidiárias, desde a minha empregada que é reposicionadora no Continente até altos quadros, ex-altos quadros, secretárias, analistas de mercado, directores disto e daquilo, e todos têm opiniões fantásticas da empresa. Lembro-me de há 15 ou 20 anos conhecer uma pessoa que trabalhava perto do sr engenheiro BA e comentar qualquer coisa sobre a existência de um gabinete só para controle  da cotação dos títulos. Não sei se é verdade, nem tão pouco sei se é normal qualquer empresa ter um gabinete para intervir na bolsa diáriamente.

Talvez alguém aqui tenha uma opinião contrária, ou mais esclarecedora, ou complementar...

Se calhar estou para aqui a dizer barbaridades. Espero não ofender ninguém, mas compreendam que sou um novato nestas andanças e estou aqui para aprender. Aliás, todos temos sempre qualquer coisa a aprender e, no dia em que isso deixar de acontecer, é mau sinal.

Cumprimentos

PIKAS

Não quero desfazer os sonhos de quem os tem.
Contudo, cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém...
Normalmente há sonhos bonitos que, quando acordamos, vemos que são pesadelos muito negros, mas mesmo muito negros.
Cuidado, mas muito cuidado...
Os processos de aprendizagem têm custos, erra-se e paga-se o erro e o pagamento é em euros, convém não esquecer.
Há que voltar à terra e na terra a vida não é assim.
Cuidado é apenas o que aconselho.

MikeC

Citação de: ABL70 em Janeiro 30, 2009, 18:31
Gustavo Costa e, claro, todos os outros participantes no fórum:

Está tudo à espera que ela desça um pouco... tudo em stand-by! Embora esteja nisto há pouco, dá para reparar que a Sonae tem um controle anti-especulação e anti-shorts. É um título de investidor e não de especulador. Ali há muito poder de manobrar o mercado e fixar o preço dentro de um limite, sem andar em cavalgadas para cima e para baixo. Já fiz algumas experiências para intervir no preço de alguns título e há alguns que abanam à primeira palmada. Estremece tudo. Já vi preços a subir por ali acima assim que se dá uma oferta de venda muito acima do mercado. O mesmo acontece quando se põe valores de aquisição muito abaixo. Com a sonae isso não acontece com facilidade. Aparece logo alguém a concentrar muito valor nos patamares de profundidade mais perto do valor de mercado.

Se calhar é uma análise minha errada, no entanto conheço muita gente que ou trabalhou, ou trabalha, na Sonae e subsidiárias, desde a minha empregada que é reposicionadora no Continente até altos quadros, ex-altos quadros, secretárias, analistas de mercado, directores disto e daquilo, e todos têm opiniões fantásticas da empresa. Lembro-me de há 15 ou 20 anos conhecer uma pessoa que trabalhava perto do sr engenheiro BA e comentar qualquer coisa sobre a existência de um gabinete só para controle  da cotação dos títulos. Não sei se é verdade, nem tão pouco sei se é normal qualquer empresa ter um gabinete para intervir na bolsa diáriamente.

Talvez alguém aqui tenha uma opinião contrária, ou mais esclarecedora, ou complementar...

Se calhar estou para aqui a dizer barbaridades. Espero não ofender ninguém, mas compreendam que sou um novato nestas andanças e estou aqui para aprender. Aliás, todos temos sempre qualquer coisa a aprender e, no dia em que isso deixar de acontecer, é mau sinal.

Cumprimentos

Desde à anos que ouço falar em manipulação de mercado nas Sonaes todas, é um pouco como as milhares de OPAs que vão existindo nesta altura. Não vou dizer que não existe de certeza absoluta mas a verdade é que o facto de ser a mais prejudicada neste bearmarket já vem desmentir  isso.
Não percebo essa de que é um título anti short e anti especulação (espero que não estejas a relacionar o conceito short com especulador porque não têm nada a ver) , não faz sentido até porque eu já ganhei dinheiro a sortar a sonaecom.
Para mim qualquer pessoa que invista em acções tem obrigatóriamente de ser especulador ou vais investir na EDPr porque achas que reciclar faz bem?

Abraço