Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Sonae SGPS - (SON.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 06, 2007, 21:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiagodandre

Penso que fui claro sobre a minha resposta... ::)

Os comentários que fiz foram todos em resposta às tuas afirmações...

"Evidentemente... nem percebo porque referes isto?!"

Citação de: artista em Junho 02, 2008, 18:23

A componente mais importante para a definição de um suporte ou resistência é a memória, por isso os valores de suporte ou resistência de há muitos anos não têm grande validade, ainda menos quando a empresa realizou operações que alteraram os dados do histórico...

"Eu usei o valor 1.50 como podia ter usado outro qualquer... mas para um investidor de curto prazo a realidade é essa mesma, tanto me faz comprar a 1.50 como a 2 ou a 3, desde que pouco tempo depois tenha uma boa valorização!"

Com margens de upside mais reduzidas torna-se mais difícil obter "boas valorizações", logo o risco aumenta...essa do "desde que pouco tempo depois tenha uma boa valorização" também é boa...qualquer uma é boa desde que valorize... ::)

Perma-Bear é um bocadinho diferente de Bear...não sei se sabes...por mim podes estar de qualquer forma não tenho nada a ver com isso, agora dizeres o que os outros devem pensar/fazer é diferente...as duas citações iniciais que eu coloquei no outro post servem para demonstrar a forma como não deves falar...

Eu não quero que ninguem siga o meu raciocínio, aliás, por diversas vezes tenho o cuidado de mencionar que se trata apenas de uma opinião pessoal...apenas partilho a minha opinião!

Cump.

PS.1: Não vou alimentar mais esta discussão porque já vi que não nos entendemos..dessa forma não vale a pena.

PS.2: Sim mas comparar os argumentos dos investidores da Sonae agora com os da PTM naquela altura, só pode ser pura demagogia...se calhar se olhasses mais para os fundamentais percebias as diferenças! ;)

PS.3: fica o gráfico de uma queda brutal invertida mesmo num suporte...(era o gráfico que estava a ver agora,...)
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Jesse

x
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

artista

Não sei se percebeste o que quis dizer, ou se sou eu que não estou a perceber o que tu estás a querer dizer... o facto de falar da importância da memória tem a ver com o retirar importância a alguns níveis de suporte ou resistência porque, pelo efeito da correcção do histórico, aqueles valores deixam de "existir", ou melhor estão lá mas num contexto diferente...

Citação de: tiagodandre em Junho 03, 2008, 12:57
"Eu usei o valor 1.50 como podia ter usado outro qualquer... mas para um investidor de curto prazo a realidade é essa mesma, tanto me faz comprar a 1.50 como a 2 ou a 3, desde que pouco tempo depois tenha uma boa valorização!"

Com margens de upside mais reduzidas torna-se mais difícil obter "boas valorizações", logo o risco aumenta...essa do "desde que pouco tempo depois tenha uma boa valorização" também é boa...qualquer uma é boa desde que valorize... ::)

Tiago, pelo que me estou a aperceber és um investidor de médio longo prazo que usa sobretudo a AF... para um investidor de curto prazo, que usa a At, aquilo que referes anteriormente não faz sentido e até é um bocado ao contrário! De facto, na generalidade, não é perto dos pontos de inversão que os movimentos de subida são mais fortes e rápidos, é depois, quando as valorizações já são significativas desde os mínimos... pelo menos, para quem usa a AT, é bem mais seguro!

Perma-Bear é um bocadinho diferente de Bear...não sei se sabes...por mim podes estar de qualquer forma não tenho nada a ver com isso, agora dizeres o que os outros devem pensar/fazer é diferente...as duas citações iniciais que eu coloquei no outro post servem para demonstrar a forma como não deves falar...

Não estou a perceber?! Parece-me que não defendo as minhas posições/opiniões de uma forma diferente da tua!

Em relação ao perma-bear, sim sei o que é e eu estou longe de ser isso... Eu estou pessimista porque os gráficos assim o indicam, isso não quer dizer que acho que os mercados vão cair mais, apenas que a tendência é de baixa, isso chega-me para estar Bear...[/quote]

PS.1: Não vou alimentar mais esta discussão porque já vi que não nos entendemos..dessa forma não vale a pena..

Eu acho que vale a pena, é a trocar opiniões que se aprende... ainda assim não posso obrigar ninguém a debater o que quer que seja!  ;)

PS.2: Sim mas comparar os argumentos dos investidores da Sonae agora com os da PTM naquela altura, só pode ser pura demagogia...se calhar se olhasses mais para os fundamentais percebias as diferenças! ;)

Pois mas não olho, e é isso que tu não percebes, obviamente não quero obrigar ninguém a pensar como eu, estou apenas a expor os meus pontos de vista, a forma como vejo os mercados, obviamente diferente da tua forma de ver até porque tu usas sobretudo os fundamentais, eu não uso e não haverá ninguém que me convença a usar...

Em relação à Sonae, acusar-me de demagogia parece-me ir um bocado longe de mais... mais uma vez eu estou a comparar racioncínios... não há deiferenças significativas em 2003 para quem comprou Sonae ou PTM em 2000/2001, até porque não vejo que seja muito diferente ter uma perda potencial de 70% ou de 80%, a grande diferença está em que entretanto uma recuperou e a outra não...

PS.3: fica o gráfico de uma queda brutal invertida mesmo num suporte...(era o gráfico que estava a ver agora,...)

Qual gráfico? Eu disse que não era usual, mas também disse que acontece, por coincidência, de qualquer forma podemos considerar vários suportes para um título, é normal que em alguns isso se verifique mas apostar nisso é um erro porque na maioria dos casos isso nã ose verifica e, mesmo que se verificasse em muitos não saberiamos em qual, já que olhamos para um gráfico e vemos uma série de suportes por aí a baixo!

cps

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

tiagodandre

XXX

artista, Vê-se mesmo que não me conheces...

Uma pessoa que olhe também para os fundamentais, não é necessáriamente investidor de longo prazo...apenas pretende tomar uma decisão mais consciente, conhecendo de perto os factores que influenciam os sectores onde estas se inserem...é o que se chama de conhecimento de mercado...como é que tu podes analisar uma acção sem olhar para os seus fundamentais? Enfim...não vou estar a dizer o mesmo...já dei por terminada a minha argumentação, com diversos exemplos.

PS: Só por curiosidade, dizes que usas a AT, nunca vi um gráfico da tua parte...

Cump.

(Acabou para mim...e bom dia!)
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

Nuno Pereira

Párem lá com isso.
Eu também acho e tenho que concordar com o jesse, que o Tiago podia dizer as coisas de outra maneira. É a minha opinião, mas são feitios.
Vamos voltar ao que interessa.
SGPS - vamos lá colocar aqui o que se pensa desta menina má.
Nuno Pereira

tiagodandre

Pois nrspereira,

Se vires para trás, eu nunca tive conflitos...e este também já está XXX

artista

Citação de: tiagodandre em Junho 03, 2008, 14:30
Uma pessoa que olhe também para os fundamentais, não é necessáriamente investidor de longo prazo...

Claro que não, mas eu disse médio/longo prazo, e também assumi isso por causa do teu raciocínio de que entrar a 1.50€ na Soane teria menor potencial...

apenas pretende tomar uma decisão mais consciente, conhecendo de perto os factores que influenciam os sectores onde estas se inserem...é o que se chama de conhecimento de mercado...como é que tu podes analisar uma acção sem olhar para os seus fundamentais?

Obviamente eu conheço alguma coisa dos fundamentais das empresas, mas eles não influenciam em nada as minhas decisões de entrada e saída a curto prazo, aliás acho que é um erro, volto a dizer a curto prazo, ter em consideração os fundamentais! Toda a minha estratégia de trading se baseia na AT... estou muito longe de ser o único!!!

PS: Só por curiosidade, dizes que usas a AT, nunca vi um gráfico da tua parte...

Não costumo colocar gráfico em foruns, embora o faça ás vezes no forum do Caldeirão, a razão é porque dá algum trabalho, aqui venho desde há pouco tempo, enfim tinha um registo mais antigo mas só agora vim com mais assiduidade... ainda assim estás convidado a visitar o meu blogue em: http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/ onde faço a AT semanal do psi-20 (quando não tenho mto tempo é quinzenal, ou mensal)  :)

Já agora, só nete tópico me apercebi da "história" do Rating... por mim podem apagar isso, não sei se é possível?! acho muito esquisito falar sequer disso! Eu não vou pontoar ninguém, nem estou à espera que me dêm pontos!

bons negócios para todos

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

tiagodandre

Ok artista...pelos vistos fazes a análise do Psi-20.

..e por exemplo da Sonae SGPS (que supostamente devia ser o motivo de diálogo), não tens nenhum gráfico?

Pronto, relativamente ao assunto que debati contigo, penso que está mais do que esclarecido, e por isso propunha que ficassemos por aqui..

Sem ressentimentos.

Cump.

XXX

artista

Eu analiso diariamente o psi-20 e todos os títulos da Bolsa portuguesa... mas estar a colocar num forum ou num blogue implica gastar bem mais tempo por isso apenas o faço semanalmente no blogue... e ás vezes a pedido num forum, como é o caso, vou deixar aqui o gráfico da Sonae! Não será mto diferente de outros que por ai andam, como costumo dizer, muito mais importante que a AT é a estratégia que temos baseada na mesma!

cps

artista

PS: Bem eu queria colocar um gráfico mas como é que isso se faz?!

Jesse

x

tiagodandre

Faz assim....

Cump.

artista

Ok... isto na opção "inserir imagem" não estava a perceber!  ;)

Vamos lá ver se entra!? entrou... A Sonae está numa zona de suporte mas mantém uma tendência de baixa dominante, de médio prazo!! Nestes casos são de evitar posições longas de curto/médio prazo!

Ainda assim, investidores com um perfil mas agressivo poderão entrar junto a 1€ e colocar um stop ligeiramente a baixo, não é uma situação técnica ideal para entradas mas, com a colocação do stop, o risco também não é elevado...

cps

artista

tiagodandre

XXX

tiagodandre

Pronto artista...

Afinal não temos opiniões tão diferentes assim... ;)

Se reparares naqueles dois espigões um pouco abaixo dos 1,00€ era isso a que eu me referia também (o intervalo).

Cump.

Jesse

x