Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Sonae SGPS - (SON.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 06, 2007, 21:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

sergio2089

Citação de: nrspereira em Julho 31, 2008, 21:39
Boas.
Quando parecia ter sido encontrado o malfadado fundo, a interrogação mantem-se.
Após a ida, à casa dos 0,60€ a s. sgps deu um sinal de recuperação tendo mesmo rompido em alta uma LTD de curto prazo iniciada nos finais de Maio e uma resistência (anterior suporte) (embora a meu ver com pouco valor técnico) na casa dos 0,80€. Note-se que se tratou de uma valorização de cerca de 35%.
Nos últimos dias, voltámos às quedas e o aparente suporte ascendente foi quebrado hoje (com fecho de sessão) e voltamos a ter o 0,6€ como próximo "porto de abrigo".
Um facto que verifiquei, foi uma maior amplitude nas oscilações percentuais diárias nas últimas semanas. Esta volatilidade (acrescida ao evidente aumento dos volumes médios) poderá revelar uma ainda maior apetência dos especuladores sobre este título.
Dado isto, não me parece possível pelo menos para já fazer grandes previsões de médio prazo, mas o cariz descendente deste titulo mantem-se bastante forte, tendo apenas alterado a inclinação a LTD de curto prazo.
Melhores negócios
Nuno Pereira

desculpa la a minha ignorancia mas  isto em portugues quer dizer que vai cair nao e? eu ja calculava..para baixo e sempre mais facil, e com noticias destas, nem precisa de manteiga... bons negocios.

egas

isto e pratica comun nas cotadas quando as accoes caem eles ainda ajudam a afundar ainda mais ;D ja em 2002 lembro-me que o grupo SONAE fez o mesmo mas o que nao consigo entender e no caso de algumas empresas o volume de negocios aumentou mas os prejuisos duplicaram como aconteceu na S.COM ??? as contas sao muitas vezes apresentadas conforme a tendencia de mercado e por vezes nao se entendem muito bem.

nupy

[b]"Cosmética" nos Resultados da SON Sierra[/b]

Boa noite a todos...!!!

Se há resultados díficeis de ler a SON sierra ....e por consequência a casa-mãe....são de facto aqueles que deixam os analistas aos "papéis"...!!!

Á primeira vista....parecem desastrosos os resultados....uma queda de 99% no período homólogo.....mas vamos olhar com mais atenção....!!!

Os resultados apresentam duas componentes....uma objectiva....o resultado directo ou operacional....e outra subjectiva....a designada indirecta....onde se encontra a "cosmética"....a dita "valor criado nas propriedades"....!!!!

1- O resultado operacional que é uma rúbrica recorrente....surpreende pelo ganho de 27% de margem líquida.....o que em termos de balanço de receitas e custos quer dizer que a empresa continua bem gerida...e equilibrada....

Passando ao resultado líquido directo....conclui-se que o mesmo é afectado...pelos custos financeiros que cresceram 183%

Mesmo assim...o resultado líquido directo apenas é afectado de 21%.....o que não é caótico....perante a crise que atravessamos....

2- A segunda componente dos resultados apresentados....os indirectos....são afectados pela rúbrica "valor criado nas propriedades" que tem um impacto negativo de 126%....

Aqui é que encontramos a "cosmética"....no relatório descritivo apresentado.... a explicação do conceito "aumento das taxas de capitalização"....não convence....!!!....Dá a sensação que foi utilizado o método de avaliação de activos imobiliários....através dos "cash-flows descontados".....pelo que parece-me excessiva as taxas de capitalização utilizadas....e que conduziram á tão elevada redução do valor dos activos.....!!!

3- Para concluir dá a sensação que a empresa quiz acompanhar o mercado e "cozinhou" estes resultados....para chegar a quase "zero"....para apartir de agora apresentar crescimentos exponenciais....uma vez que em termos operacionais e mesmo com a crise a empresa está de boa saúde....

Neste momento seria talvez aconselhável.....a continuação da partilha do risco...através da venda parcial de algumas participações em fundos.....canalizando esse fluxo....para a redução da dívida....!!!!

Uma última nota ...para o mau serviço que continua a ser prestado pelas edições on-line dos jornais financeiros....jornalismo mto pobre no conteúdo....será incapacidade....ou "encomenda"...???

Ainda não li nenhum comentário sobre estes resultados...e provavelmente serei dos únicos a dizer que eles são interessantes....naquilo que é o fundamental da empresa....!!!!

Bons negócios a todos.....!!!

lmromao

Boa noite.
É a primeira vez que me estreio aqui no fórum.
Tenho acompanhado os comentários relativos à Sonae SGPS, bem como a sua cotação.
Sei que se trata de um título um pouco instável e que muitas vezes responde de forma irracional às tendências de mercado.
Gostaria de saber se existe alguém que partilha da mesma opinião que eu relativamente ao que a seguir exponho, ou se têm outros argumentos que contraponham a minha opinião.
Fazendo uma análise técnica deste título, concluo que no curto prazo a cotação está a avançar segundo uma linha de tendencia ascendente de curto prazo, desde que atingiu os 0.605€. Com o máximo atingido nos 0.825 deu origem a uma nova linha descendente de médio prazo. Actualmente a cotação está acima da linha ascendente e abaixo da linha descendente. Nos últimos dias a cotação tem encontrado suporte por volta dos 0.66/0.67. Consoante a resposta do mercado face às notícias de hoje, e caso a tendencia continue a ser de subida, será que podemos antever uma forte correcção em alta, após o corte da linha descendente de médio prazo?
Será que à semelhança dos títulos que mais foram penalizados no psi20 e que nas últimas 3 semanas tiveram recuperações de cerca de 30 a 50% (Altri e Teixeira Duarte, por exemplo), podemos concluir que no final de Agosto ou princípio de Setembro, o memso irá acontecer com a SonaeSGPS?
Agradeço a vossa colaboração.

bp1511

Este titulo é bastante complicado, ou seja todas as sonae's são complicadas. A tendencia da sonae no curto prazo é de queda (e forte) penso ser possivel ver este papel nos 0,50 € até Setembro. Lembra-te que Setembro é um mês muito complicado, a juntar à má estimativa de resultados que tenho para esta acção, pode ser uma mistura explosiva. Mas a longo prazo é um papel interessante.
Se for essa a tua estratégia...

Nuno Pereira

Citação de: lmromao em Agosto 07, 2008, 09:09
Boa noite.
É a primeira vez que me estreio aqui no fórum.
Tenho acompanhado os comentários relativos à Sonae SGPS, bem como a sua cotação.
Sei que se trata de um título um pouco instável e que muitas vezes responde de forma irracional às tendências de mercado.
Gostaria de saber se existe alguém que partilha da mesma opinião que eu relativamente ao que a seguir exponho, ou se têm outros argumentos que contraponham a minha opinião.
Fazendo uma análise técnica deste título, concluo que no curto prazo a cotação está a avançar segundo uma linha de tendencia ascendente de curto prazo, desde que atingiu os 0.605€. Com o máximo atingido nos 0.825 deu origem a uma nova linha descendente de médio prazo. Actualmente a cotação está acima da linha ascendente e abaixo da linha descendente. Nos últimos dias a cotação tem encontrado suporte por volta dos 0.66/0.67. Consoante a resposta do mercado face às notícias de hoje, e caso a tendencia continue a ser de subida, será que podemos antever uma forte correcção em alta, após o corte da linha descendente de médio prazo?
Será que à semelhança dos títulos que mais foram penalizados no psi20 e que nas últimas 3 semanas tiveram recuperações de cerca de 30 a 50% (Altri e Teixeira Duarte, por exemplo), podemos concluir que no final de Agosto ou princípio de Setembro, o memso irá acontecer com a SonaeSGPS?
Agradeço a vossa colaboração.

Bom Dia.
Peq. comentário
Ao ler a tua análise, subscrevo quase tudo, só tenho uma diferença em relação ao que chamas curto e médio prazo.
A SON após uma visita ao minimo a rondar os 0,60€, teve um arranque suportado por volumes consideráveis que a levou à casa dos 0,82€ tendo recuado quase de seguida até aos 0,65€ onde encontrou um suporte que a meu ver pode ser considerada um LTA de curto prazo e a tem "transportado" positivamente.
Nas proximas sessões, vamos ter um encontro entre esta LTA e uma LTD de curto prazo (a meu ver com pesos técnicos semelhantes) que poderam vir a dar alguns sinais quando ao desempenho da son para o imediato, criando alguns cenários possiveis:
Quebra em baixa da LTA, poderá atirar a sgps aos minimos, voltando a testas o suporte dos 0,60.
Quebra em alta da LTD CP, poderemos esperar uma progressão até à sua resistência justo aos 0,80.
É verdade que esta menina tem tido dias de terbulência. Esperemos que acalme.

lmromao

Caros companheiros de investimento.
Após análise ao gráfico que estive a construir e, no seguimento do meu post anterior, constato que esta acção está mesmo segundo uma linha ascedente, se bem que ténue. Caso a cotação corte a linha descendente de médio prazo é provável que esse corte seja em alta, a julgar pelo padrão anterior, quando a cotação atingiu os 0.825€. A esta análise feita por mim e que vale o que vale, tenho também o pressuposto de que a acção está a um valor mesmo muito baixo e que é dos títulos que menos recuperou, em termos percentuais, face aos mínimos dos últimos dias. Sendo um título que negoceia 67% abaixo desde há um ano e 66% desde Janeiro, custa-me a acreditar que atinja os 0.30€ ou 0.40€, como já vi em posts de outros investidores que aqui deixam o seu post. Paralelamente este foi um título que durante as 2 últimas semanas esteve praticamente "parado" enquanto houve outros com excelentes recuperações, portanto, estando os outros títulos com uma menor margem de valorização, os investidores vão voltar-se novamente para a sonae.
Se alguém quiser colaborar com a análise que eu fiz, disponha.
Bons negócios para todos.

Cucas

Boa noite, Malta.

Depois de umas fériazitas que se foram voltemos ao trabalho....

Caro Romão,

Vou tentar contribuir também para a análise (até porque estou dentro desta acção....):
O que não concordo: De facto é uma das acções que mais desvalorizou no psi, no entanto, parece-me perfeitamente possível que vá até aos 0,30 ou 0,40 mencionados por outros forenses. No inicio do ano, aquando da separação da Sonae Capital, em que cotava a 1,67€ poucos, certamente, esperavam que chegasse a 0,60€....mas chegou :P

O que concordo: Acredito, também, que esta acção irá recuperar nas próximas sessões. Isto porque:
1º Volumes de compra a aumentar e os indicadores estão a dar sinal positivo.
2º A Sonae Indústria está a dar uma ajuda.
3º O psi tem estado em maré positiva nas últimas sessões o que facilita pois é uma acção muito especulativa.

Falta saber até que ponto vamos manter a dita onda positiva e se a sgps terá força para romper a barreira dos 0,80€ que parece servir de resistência.

Deixo um "boneco" rudimentar.....

Abraços e bons negócios
Cucas
[email protected] (email e msn)

Pedro Miranda

Boa noite,

Deixo aqui mais um pequeno video desta vez com um update à Sonae SGPS:

Caso não consiga visualizar este video tente este link alternativo no YouTube.

atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

JPM

já tentei por várias ouvir o teu video da sonae,acontece que o son é impersétivel.Agradecia que o revisses, já que tudo o que publicas me interessa.Aproveito para agradecer o mail que me enviaste à dias que como sempre me foi de extrema utilidade.
um abraço e não dês muito troco aos criticos.

Lexis

O problema é o volume do som do clip. Está mto, mto baixo. Só metendo tudo no máximo dá para ouvir... e com fones.

É só uma questão de aumentar o volume, porque quanto à perceptibilidade está excelente.

.

Pedro Miranda

Viva JPM,

Realmente este video saiu com o som um pouco baixo... quer no output sonoro, quer mesmo na minha entoação ...
Produzi o video no meu portátil e estava fora do escritório, onde não tinha as coisas bem configuradas como tenho no PC do escritório, por outro lado não falei muito alto dado o adiantar da hora. ;)

De qualquer forma, aumentando-se o som das colunas ou do PC penso que se consegue ouvir.

Nos próximos videos evitarei este tipo de problemas ;) Obrigado pelo feedback !
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

tojo

Parabéns pela excelente análise Pedro. Cumpr

Homem do Protocolo

O último research da JPMorgan sobre a Sonae SGPS com o downgrade:

Homem do Protocolo
I have a very strict gun control policy: if there's a gun around, I want to be in control of it.

lmromao

Camaradas de investimento,
gostaria de saber se algum de vós tem uma teoria bem fundamentada acerca das razões pela qual a SonaeSGPS não consegue vencer a barreira dos 0.70€, andando a vaguear míseros centimos em torno deste valor. Eu não consigo compreender tal comportamento.
De acordo com o gráfico que anexao eis que é chegado o ponto em que a cotação, a meu ver, vai ter que romper com grande volume ou no sentido ascendente até aos 0.80€ ou então não se vai aguentar e vai cair até aos 0.60€.
Agradecia a vossa colaboração.