Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Novabase - (NBA.LS)

Iniciado por zémike, Outubro 17, 2007, 23:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiagodandre

A Novabase está hoje a tocar na EMA200 (3,77€), coisa que já não fazia desde Fev2007, no entanto está a entrar em terreno de overbought...por isso atenção!

Cump.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

zémike

Olá

Alguem poderá me dizer qual a proxima resistência técnica desta menina, visto que a resistência psicologica dos 4€ estão aí à porta.

Impressionante o bull da Novabase...desde que tocou nos 2€ só sabe subir...e que suba muito...

cumps

bluexip

Citação de: zémike em Abril 08, 2008, 21:57
Alguem poderá me dizer qual a proxima resistência técnica desta menina, visto que a resistência psicologica dos 4€ estão aí à porta.

é essa mesma zémike, 4€. e não é psicológica.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

bluexip

viva,

para quem tem NBA não é má ideia começar a pensar em vender. zona dos 3,9 a 4.

o movimento desde os 2 foi em "espelho" e feito de uma só vez. a resistencia nos 4 deverá ser forte - a não ser que haja algo mais no mercado.

mandam as regras da prudência vender na força um titulo que se encontra em bearmarket e com um movimento deste tipo.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.

xanosena

Eu nao estou nesta menina, mas o que é facto é que fechou acima da SMA200...é como tudo, pode querer dizer alguma coisa, ou pode nao querer dizer nada ..eu venderia metade... claro que, mais uma vez, isto nao é nenhum conselho, mas sim o que eu faria...

Bins negócios

nupy

Boa tarde a todos....

Eu julgo que a NBA vai testar e suportar nos 4€, para depois iniciar um período de lateralização .......pelo que para os daytraders o papel parece estar sobre comprado.

A CP/MP e como aqui já alguém falou das retrações de Fibonaci...acho que a verdadeira resistência será o range 4,30-4,40€.

A MP/LP julgo que a NBA continua a estar interessante do ponto de vista fundamental....e será de esperar o continuar da tendência Bull....uma vez que julgo ainda não estar incorporado no papel o efeito IPO da tecno trend que trará além do encaixe financeiro.....algum free cash-flow resultante do menor investimento necessário....trazendo o EBITA de 2008 para valores próximos dos 25M€.....e fixando o seu PER em valores atractivos.

Em termos de sentimento de mercado.....julgo que o beta da NBA....vai continuar elevado.....o q aliado ao seu posiciamento técnico.....irá trazer bastantes daytraders para o papel.....o que beneficiará certamente a liquidez do mesmo......portanto não será de estranhar...sem querer especular.... que num espaço de tempo não muito longo.....o papel atinja os 5€.

Bons negócios a todos....

bluexip

viva,

como traders ou investidores por vezes não é claro de que prazos estamos a falar.

se olharmos para um gráfico de longo/muito longo prazo da NBA não há grandes dúvidas: é um papel em claro bearmarket desde há vários anos.

sendo um bearmarket de vários anos há que compreender que as probabilidades maiores são de o papel ainda demorar vários meses a um par de anos até começar a apresentar um gráfico mais optimista. ou seja, não é um papel em que seja razoável esperar grandes subidas nos próximos meses a 1/2 anos.

olhando para o curto/médio prazo, o comportamento é indicador de um movimento de climax de pessimismo e de vendas. isto é, devemos ter formado um fundo (em V) que deverá manter-se pelo menos por largos meses.

desta recuperação nos ultimos 2 meses e meio pode-se estabelecer uma analogica com uma bola que é largada de uma altura elevada e tem um ressalto até perto dos niveis de onde partiu apenas por reacção contrária à força e momentum que adquiriu na queda.

olhando para o gráfico de longo prazo e pegando na analogia, pode-se considerar que o sitio onde a NBA foi "largada" se situa pelos 4€ a 5€. ora, esta é a zona de target empírica para qualquer movimento de recuperação.

assim sendo, pela estrutura do movimento de longo prazo e pela estrutura da recuperação de curto/médio prazo e na ausência de uma situação de OPA ou de alteração dramática da sua situação fundamental (o qual não me parece provável dado os mercados onde actua - dimensão, concorrência, maturidade,...) há que friamente considerar que o potencial de upside está a ficar bastante limitado a partir desta zona a curto/médio prazo.

tudo pode acontecer mas um trader ou investidor tem de definir rumos mais prováveis e perceber os diferentes tempos envolvidos na concretização de cada rumo e agir de acordo. não pode estar dependente de SEs e de TALVEZes. tem de olhar para factos e para relações entre movimentos passados à procura de níveis de risco e recompensa favoráveis.

ora, tendo a NBA praticamente subido 100% em 2 meses e meio e estando ainda num bearmarket de longo prazo não vejo como uma boa aposta manter a posição neste papel por muito mais tempo.

mesmo numa lógica de investimento de longo prazo não é de descartar a situação actual e probabilidade elevada de haver novo movimento de quedas dentro de muito poucos dias eventualmente até perto dos 3€ após testar os 4€. não será melhor tomar os lucros e voltar a entrar no papel depois de deixar de estar tão "sobreaquecido"?

cumprimentos,
bluexip

AnaLucescu

Quase em 100% de valorização desde 22-01-2008

os 4,02 podem ser alcançados. Depois deixem o mercado falar.

Take care
Ana Lucescu
noi sîntem unul

Pedro Miranda

Aproveitando o facto da Novabase estar bastante «hot» nos últimos tempos e de estar nomeadamente a ser comentada por diversos membros do Clube, deixo também o meu contributo neste tópico de acompanhamento.

Update:

Começando por uma primeira «vista de olhos» pelo gráfico de longo prazo:

Gráfico de Longo Prazo da Novabase e a sua Tendência Descendente:

Tal como o Bluexip referiu, a Novabase tem um padrão bastante bearish de Longo prazo, tirando alguns ajustamentos de alta, a Novabase veio sempre a descer desde 2000 sem nunca ter invertido esta tendência e sem nunca sustentar altas intermédias minimamente sólidas.

No entanto e apesar desta simples constatação, penso que é importante contextualizar o timming da sua entrada em Bolsa, que neste caso não poderia ter sido pior, a Novabase entrou em Bolsa exactamente no pico da famosa Bolha Tecnológica de 2000, entrando por isso logo a um preço completamente «irreal» se medido com os padrões actuais. Na altura a maior parte das empresas tecnológicas cotavam a múltiplos assustadores, no caso da Novabase fechou o ano de 2000 com um PER de 150 (!!!), nada mau, tendo em consideração que muitas destas empresas nem davam receitas ;)

Posto isto, e posto o contexto do sector nos anos seguintes, independentemente dos números apresentados pela Novabase a cotação só poderia corrigir, e foi o que tem vindo a acontecer desde então... No entanto, os números não foram maus, tal como a evolução dos mesmos:

Evolução do Volume de Negócios (com as estimativas correntes para 2008 e 2009):

Evolução do EPS (com as estimativas correntes para 2008 e 2009):

A empresa tem vindo a crescer, a ganhar maturidade e o negócio parece sustentado a longo prazo... Mais concretamente depois do fim da crise em 2003, os números parecem-me sólidos.
Mas então o porquê desta tendência de queda ao longo dos últimos anos? A razão principal na minha opinião foi mesmo o timming de entrada em Bolsa e os múltiplos elevados a que a Novabase e o Sector se cotavam, vendo só por esse prisma e com o facto do sector ter sido «queimado» junto dos investidores, os múltiplos tinham de ajustar e não haveriam resultados que os justificassem... e acabaram por ajustar:

Gráfico da evolução do PER e da Cotação:

Filtrando o ano de 2003 que foi atipicamente mau, os múltiplos da Novabase vieram este tempo todo a ajustar, estando neste momento abaixo do sector (a nível europeu), com a Novabase a cotar com um PER estimado de 14 contra um PER estimado do sector nos 25.
Embora este tipo de análise não tenha nenhuma implicação concreta, e o facto da Novabase estar a cotar abaixo do sector não implique que terá de cotar ao nível do mesmo, pelo menos pode-se retirar alguma sensibilidade em relação à cotação actual.

Só para terminar esta «radiografia» penso que é importante referir que a Novabase, ao contrário de muitas outras empresas não se tem vindo a diluir em Bolsa, estando «clean» nesta frente que é sempre um ponto positivo na minha opinião. Desde a sua entrada em bolsa, pouco se alterou o seu número de acções emitidas:

Terminando este pequeno «desvio» sobre a evolução de longo prazo, a minha conclusão é que a Novabase é uma empresa com potencial e que tem demonstrado alguma consistência na sua evolução financeira, o gráfico de longo prazo não tem corroborado esta informação embora pessoalmente pense que não terá de ser sempre assim, especialmente devido ao contexto conturbado da sua entrada em bolsa e primeiros anos no mercado de capitais. Por outras palavras, podemos facilmente filtrar os primeiros anos do gráfico antes de o analisar no contexto actual onde a Novabase já se encontra múltiplos decentes e «analisáveis».

Análise Técnica de curto/médio prazo:
(ver gráfico em anexo no final do post)

A Novabase observa um dos maiores rebounds do mercado nacional, recuperando praticamente toda a forte queda registada nos meses anteriores. O momentum de queda acelerou em finais de Novembro, altura em que a Novabase quebrou os seus mínimos até então, desde ai caiu em 2 meses cerca de 50% cotando perto dos 2.00€ em finais de Janeiro. O rebound deu-se de forma rápida, com um típico fundo em V (V-Bottom) e uma subida de quase 100% em menos de 3 meses, estando praticamente nos 4.00€.

A subida até agora deu-se em 3 etapas, a primeira com uma resistência perto dos 2.65€ e alguma consolidação, seguindo-se um arranque com forte volume até aos 3.50€, onde se seguiu uma nova consolidação (com suporte a 3.00€ junto da EMA-50 na altura), a fase seguinte é a actual, despoletada com a ruptura em alta dos 3.50€ e ainda em funcionamento.

Os valores de referência são então os seguintes:
5.50€ - Resistência descendente de longo prazo
4.06€ - Resistência descendente de médio prazo
4.05€ - Resistência (mínimos anteriores a Nov/2007)
4.00€ - Valor psicológico
3.80€ - EMA-200
3.50€ - Suporte
3.22€ - EMA-50
3.00€ - Suporte e valor psicológico
2.65€ - Suporte
2.00€ - Suporte e valor psicológico

Se por um lado temos o momentum ainda em aceleração, o mesmo está também um pouco «esticado» e em zona bastante overbought, o volume tem sido bastante forte o que dá alguma sustentabilidade a hipóteses de inversão de longo prazo, a EMA-50 está abaixo da cotação e já com declive bastante ascendente.
Existem no entanto 2 referências importantes de upside nas proximidades da cotação actual, genericamente a zona dos 4.05€ não deverá ser fácil de ultrapassar, e penso que é nesta zona onde se vai testar a grande batalha de médio prazo na frente técnica (já que uma ruptura deste nível poderá ter implicações no layout geral dessa time frame em termos técnicos).

Comentário pessoal:
Apesar de não se poder ignorar a forte tendência de queda no gráfico de longo prazo, penso que existem possibilidades concretas de inversão nesta time frame, embora não tenham sido dados todos os sinais. Na frente fundamental, tenho boas expectativas para a Novabase e penso que num contexto correcto possam justificar uma inversão para alta na time frame de longo prazo numa empresa que mesmo depois da enorme subida de curto prazo cota ainda abaixo dos múltiplos do sector.
O curto prazo parece-me esgotado e a necessitar de uma correcção/consolidação, especialmente pela rapidez do movimento e a proximidade de uma importante resistência técnica, no entanto, e até ao momento não foram dados sinais de abrandamento... (embora eu pessoalmente pense que irá existir uma reacção negativa a qualquer momento).
Resumindo: Curto prazo penso que é de tomar mais-valias, Longo Prazo penso que poderá ser interessante estar atento a uma possível consolidação/correcção para tomada de posições longas.

Em anexo deixo um gráfico de curto prazo anotado:

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Paff

Viva Pedro,

Sinceramente não é bonito enganares a comunidade, dizes que estás a fazer uma radiografia e acabas por fazer um TAC!
Só por causa disso levas um ponto por este excelente TAC!  ;)

Paff.

tiagodandre

Bem....acho que a vela de hoje não merece grandes comentários...sem dúvida um grande sinal para venda!

Relativamente ao dia de ontem, mais uma vez, alterações nas participações qualificadas!

Novabase - SGPS, SA informa sobre participação qualificada
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PQ17920.pdf

...ou seja, metade do volume da sessão!!!

Fica o boneco...
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

Pedro Miranda

Citação de: Paff em Abril 10, 2008, 12:18
Viva Pedro,

Sinceramente não é bonito enganares a comunidade, dizes que estás a fazer uma radiografia e acabas por fazer um TAC!
Só por causa disso levas um ponto por este excelente TAC!  ;)

Paff.

LOL... não foi nada um TAC... foi mesmo uma radiografia (limitei-me a compilar dados históricos em gráficos)...
Eventualmente o post ficou um pouco longo demais, mas como foi o primeiro que postei sobre a Novabase, achei por bem compilar esse tipo de informação até para eu próprio me inteirar do panorama geral (prometo que os updates serão bem mais sintéticos).

Citação de: tiagodandre em Abril 10, 2008, 18:34
Bem....acho que a vela de hoje não merece grandes comentários...sem dúvida um grande sinal para venda!

Aconteceu o que seria esperado do ponto de vista técnico, ou seja uma reacção na(s) resistência(s)... vamos a ver o que nos reservam os próximos dias, poderemos ter novos «confrontos» com esta barreira imediatamente ou uma consolidação... mas sem dúvida que uma vela destas sugere para já quebra de momentum/consolidação eminente...
Seguindo a mesma metodologia, a primeira referência de downside são os 3.50€, embora com a magnitude do movimento a EMA-50 faça sempre parte da equação de qualquer range de consolidação.

Sem dúvida uma acção interessante de acompanhar / analisar ;)
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

AnaLucescu

Citação de: tiagodandre em Abril 10, 2008, 18:34

Assim era demasiado fácil Tiago

E a vela de hoje dá o quê? Quebrou a LT?
Cada vez o jogo da bolsa está mais dificil, e a AT não basta...É preciso mais...
Sinceramente não sei até onde pode ir a Novabase. Nem tenho posições no titulo, fico apenas a ver para aprender.

Take Care
Ana Lucescu
noi sîntem unul

nupy

Boa tarde a todos.....

Antes demais queria saudar o bluexip pela visão fundamentada sobre este papel.....e o Pedro pela magnífica análise tanto na parte técnica como na componente de estruturação global.

Ao q parece a NBA está a contrariar a análise técnica o q prova q por vezes o sentimento de mercado prevalece face à tendência dos padrões.

Face ao evoluir de hj...julgo que se confirma em parte aquilo q referi há 2 dias qdo a mesma se preparava para testar os 4 €. Acho q a NBA irá laterizar nos próximos dias....para suportar na resistêncioa dos 4,05€. Antes disso sou da opinião q ela irá ainda.....caso os mercados se apresentem estáveis....testar o range 4,30-4,35€. Aí nesses valores ....acho que devem ser tomadas mais-valias.

Quanto a MP ...continuo a achar q a NBA e pegando nas palavras do bluechip vai testar o preço onde foi "largada", na minha opinião os tais 5€.

Para concluir gostaria de sublinhar o excelente nível de opiniões que temos assistido em relação a alguns papéis.....que dão enorme credibilidade a este fórum. Parabéns aos promotores.

Bons negócios a todos....

tiagodandre

Citação de: AnaLucescu em Abril 11, 2008, 12:00

Assim era demasiado fácil Tiago

Com papéis de baixa liquidez e poucas acções, a AT pode passar muitas vezes para segundo plano... caso não tenhas lido, apenas um institucional foi responsável por metade do volume do dia 9!... Dessa forma, tudo pode indicar que vai para baixo, mas se um menino destes anda às compras o jogo muda logo de figura! ;)

Quanto a nível técnico, reafirmo o que disse ontem...hoje era um dia para quedas!
Obviamente que isto não é uma ciência exacta, pois caso contrário havia muitos meninos ricos!!! :D

Cump.