Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

A crise.E se os Portugueses pedirem aos estrangeiros (FMI) para nos governarem ?

Iniciado por fisher, Abril 04, 2011, 11:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

fisher

Caros amigos

Os amigos Gregos estão a ser muito espertos.  Já são eles que mandam nos credores e na Banca e na Europa , coisa que parecia impossivel .A troika e os bancos já não mandam nada. Têm que fazer o que os Gregos querem  que é não pagar. E a Europa e os baancos tem que fazer o que os Gregos quiserem e manadarem. Se querem que os Gregos paguem os juros são obrigados a darem-lhes o dinheiro para o pagamento dos juros , doutro modo não vêm nenhum, não recebem os juros . O jogo mudou . Os credores já não mandam. são os devedores é que mandam.

Os Gregos para não carregarem sobre o povo inventáram  uma solução genial . Não pagam os juros aos credores, bancos, e para não haver incomprimento e bancarrota, os Bancos mascaram a situação, pagam eles os juros que os Gregos deviam pagar , pagam os juros comprando igual de valor de divida grega e o dinheiro obtido vai para pagamento dos juros . Bem Pensado hem !!!. Gente esperta estes Gregos hem!

Por cá a coisa vai ficar preta julgo eu . O juro que já pagamos de divida já vai quase nos 16%, vi hoje na televisão 15,6%. Até ao fim do ano devem subir para os 20% . Bom e se chegar aos 20%  . 20% sobre uma divida de 200 biliões dá um bonito enterro sim senhor. O governo bem pode vender a CGD o Metro , A Tap, Os Comboios , o pai ,a mãe ,porque nada vai impedir  a queda no buraco na bancarota de que temos vindo a falar.
É só questão de mais uns meses !!!

blitwar

Caro fisher nos nos proximos dois anos não vamos estar fora dos mercados( vender divida) ? só pagamos essas taxas se contrairmos mais empréstimos certo?
Onde foste buscar essa informação de serem os bancos a pagar as taxas de juro?

fisher

Caro Bitware

Vi uma noticia semelhante, hoje, na internet mas sinceramente já não sei onde.

Mas não tem nada de extraordinário. è como a Grecia ao fim do mês ir pagar suponhamos 2 biliões de juro mas  como não tem euros, nem dollares , nem nada para pagar, paga com emissãso de mais divida no valor dos mesmos  2 biliões de divida e o juro ficou pago portanto,  no mês seguinte volta a fazer o mesmo e sempre assim até explodir . Eu acho espectacular!!!!!!!!!!!!.

Quanto ao facto de se dizer só se nós fizermos mais divida é que a nossa taxa subiria .
Mas não me diga que não sabe que isso é o que fazemos todos os meses para honrarmos as nossas contas,  umas vezes divulgando outras não.

para este mês só a CGD já teve de emprestar mais 300 milhões para ordenados mas claro que não chegou.

Não sei se sabe que o nosso prejuizo mensal , deficit se quizer, é de 1,1 Biliões que temos de pedir empretado todos os meses se quizermos honrar os nossos compromissos .

E como não temos das duas uma ou pedimos emprestado ou o povo leva porrada (corte de ordenados e subida de impostos porque infelizmente não sabem fazer outra coisa) para entregar o dinheiro. Não há outra hipotese para já .

Mas vi que achou 20% de juro muito . Mas não fique surpreendido porque tive o cuidadde ser cauteloso porque é muito mas muito mais se nos igualmos à Grecia, e eu acho que ainda havemos de ultrapassar a Grecia em asneiras.

Portanto meus caros é excelente negocio comprar agora divida publica portuguesa a 15% para vender daqui a poucos meses bem mais acima , talvez aos valores da Grecia =30% , quem sabe ? . Para quem duvidar aqui fica o site para se rirem à vontade das asneiras  dos pseudo doutores da Grecia e de um País que eu não digo o nome porque vocês adivinham com muita facilidade .................

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/geral/grecia-mercados-juros-divida-crise-agencia-financeira/1260693-5238.html

npl

Citação de: fisher em Junho 24, 2011, 18:58
Quanto ao facto de se dizer só se nós fizermos mais divida é que a nossa taxa subiria .
Mas não me diga que não sabe que isso é o que fazemos todos os meses para honrarmos as nossas contas,

Caro Fisher,
desde que o FMI voltou a Portugal, tanto quanto registei por várias vezes,
os leilões feitos no mercado têm obtido umas taxas de juro idênticas ou inferiores àquela que o FMI e o FEEF nos cobram, isto é, à volta de 5%. Logo não estamos a contrair empréstimos a 10%, 15% ou 20%.
Isso retiraria quasiquer dúvidas que restem relativamente à solvabilidade de Portugal...

O que me perturba nisto tudo é básicamente duas coisas:

1-O governo continuar a fazer orçamentos a apontar para défices superiores a 3%...
Em minha opinião devia-se tentar fazer orçamentos com superavit, no máximo se as coisas corressem mal um défice de 1%, o que em minha opinião já é demais dada a situação em que nos encontramos, isto é, tendo em conta 3 variáveis(que não são independentes umas das outras):

a) O ratio dívida/PIB.
b) O crescimento económico expectável.
c) as taxas de juro que nos são cobradas pelos mercados.

2-O professor Medina Carreira já veio dizer que 3 anos de apoio do FMI é insuficiente... :( e que tinham de ser pelo menos 6...

Isto, interpretação minha, para permitir levar a cabo um saneamento das contas públicas, sem deterioar demasiado a actividade económica, pois é esta que gera as receitas que nos permitem cumprir as nossas obrigações, e assim evitar uma espiral de recessão(a cujo efeito nunca escaparemos) acentuada, mas cujos efeitos podem ser minimizados[assim se esperaria de uma liderança (competente)...] com um bom planeamento económico/financeiro.

Citação de: fisher em Junho 24, 2011, 18:58
Portanto meus caros é excelente negocio comprar agora divida publica portuguesa a 15% para vender daqui a poucos meses bem mais acima , talvez aos valores da Grecia =30%

Atenção que a passagem dos juros de 15% para 30% corresponde a uma desvalorização da dívida!
De 115/130 = 23/26!
Isto corresponde a uma desvalorização das obrigações da nossa dívida soberana de 11,5%...

Logo não se pense que isso é bom para quem possui as nossas obrigações!

Fisher, outrora já lhe explicara isto ,... com um exemplo sobre acções e respectiva yield face à variação da cotação. Ainda me lembro dos valores,
€1, €2 para a cotação e 4%, 8% para a yield.
Na altura o meu exemplo não ficou claro? :(

Na minha opinião os juros têm subido significativamente devido a 2 factores:

1-A incompetência do charlatão Sócrates(não é o único responsável, mas é o principal, o anterior governo do agora presidente da comissão europeia, andava a reduzir artificialmente o défice com vendas de património...isto é, soluções a que não se pode recorrer no ano seguinte...), levou a que no estrangeiro nos fechassem a torneira do crédito, para o Estado e para os bancos/empresas que estavam muito expostos à nossa dívida soberana e à nossa economia.

2-Devido a esse fechar de torneira, os bancos(nacionais) tiveram/têm que vender ao desbarato carteiras de crédito para não entrarem em incumprimento,
tanto devido à necessidade de pagar as amortizações/os juros das obrigações por eles próprios emitidas, como devido ao aumento dos ratios(TIER I) de solvabilidade impostos pelos organismos de supervisão, nomeadamente Banco de Portugal.

A consequência disso é vender a cotações mais baixas(perdas),
o que traduz uma (implícita) taxa de juro superior.

Por alguma razão após a vinda do FMI,
Ricardo Salgado e Fernado Ulrich logo de seguida,
se vieram queixar públicamente da actuação do governo.
Não fosse o Charlatão voltar a ser reeleito...

Ainda assim achei admirável como 2 em cada 7 portugueses que votaram, voltaram a depositar a sua confiança no Charlatão.

Será dependência do Estado para sobreviver? Ignorância?
Confesso que tal valor me intriga e só me reforça a desconfiança na sustentabilidade do sistema político vigente.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

fisher

Caro NPL

Vejo que o amigo ainda acredita , ainda tem esperança, que isto tem solução , mas não tem. A solução que está a pensar é impossivel  nesta geração. Esta geração já provou não saber nada com esta crise que criou ,  a solução desta geração já está em marcha : é o buraco . Não tenha dúvidas .

Só a geração dos rapazes que agora terão 10 anos poderão salvar isto . Portanto ainda vamos ter que passar muitos sacrificios e muitas dificuldades infelizmente. Esta geração só vai fazer mais asneiras, acredite. Esta geração já provou não ser capaz de ganhar 1 centimo sequer .

Só sabe pedir emprestado para esconder a sua incompetência.

Esta geração só sabe vender o que os outros , Velha Senhora , os nossos pais , o António de Santa Comba, construiram . Eles vendem a EDP ,a PT , a RTP , os comboios ,  Tap , possivelmente  a CGD etc. Até ficarmos sem nada , completamente tesos. Vendem tudo infelizmente .

Agora a solução é vender o resto de Portugal , digo vender as empresas Portuguesas, que a velha senhora (o António de Santa Comba cá deixou) porque esta geração já provou que não sabe fazer nada. Não sabe aumentar a riqueza herdada. A unica coisa que aprendeu a fazer foi fazer dividas .

Agora vamos ter um governo novo . Nos 1ºs dias fiquei com alguma esperança que a coisa fosse melhorar e fiquei à espera do novo plano para salvar o País a economia , subir ordenados ,melhorar a assistencia à saúde , baixar a idade de reforma , e o plano ainda não saíu, e julgo que nunca vai sair, porque estou a ver que estes moços, embora novos, não são capazes de fazer esse plano, não têm qualquer ideia na cabeça, mas vamos esperar mais 1 mês para vermos  .

Parecem fotocopia do Governo anterior ,a solução , que têm , que é burrice , é vender o resto que falta do País , parece que até vão fazer a estupidez de vender a CGD.

Veja que até os  republicanos aguentaram a CGD e não a venderam para sermos nos agora ainda mais burros se vendermos a CGD.

Bom mas vamos aguardar para conhecermos o plano para salvar o País e vai ver que não sai porque não há anda tudo à sorte novamente, e infelizmente.

Vai ver que estes jovens governantes não são capazes de governar as receitas. Vai ver que a sua governação vai dar prejuízo , deficit , no fim do ano.
Vai ver que no fim do ano não são capazes de apresentar um centimo de lucro, por isso a divida vai crescer e os juros também e o nosso enterro fica mais certo. Deus queira que eu esteja enganado. Estarei ??

É preciso aumentar para o dobro as exportações e reduzir para 1/3 as importações e não vejo ninguém com cabeça para fazer isto.

Vai ver que mais uma vez não conseguem superar a inteligência do maior financeiro Português de sempre, o António de Santa Comba, que logo no 1º ano de governação passou do prejuizo ao lucro 275 contos de lucro contra o prejuizo anterior.

Será que este novo governo também vai apresentar lucro no 1º ano de governação como fez o António de Santa Comba . Será ??? Não acredito.

Bom mas vamos ao que interessa à taxa de juro. Vejo que não acredita que estamos a pagar 15% mas estamos . Parece impossível mas já estamos a pagar 15% , veja este site aqui abaixo para se convencer.

Eu acredito que ainda antes do Natal vamos pagar 20% .

Ninguém sabe o que anda a fazer. O nosso destino é passarmos da actual bancarrota técnica em que estamos para a bancarrota declarada logo que a CGD seja dada  aos estrangeiros, vendida aos estrangeiros . É só uma questão de tempo.
Será quando a Grécia declarar a bancarrota. Uma questão de mais alguns meses.

Caro NPL , Não vejo , não percebo como é que a divida desvaloriza se o juro passar de 15% para 30%. Pelo contrário eu acho que a divida fica maior ,aumenta exponencialmente.

Caro NPL veja a resposta neste site.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=270984

Juros da dívida a três anos ultrapassam barreira dos 15 por centoPor Redacção

Os juros da dívida portuguesa continuam a subir e a renovar máximos absolutos. Esta manhã, a taxa pedida pela dívida a três anos subiu para 15,040 por cento, um máximo histórico segundo os preços genéricos da Bloonberg.

O impasse na resolução da crise grega continua a acentuar os receios de contágio a outros países em dificuldades, como é o caso de Portugal.

Assim, os juros da dívida a dois anos estão a subir para 13,951 por cento, o valor mais alto desde a entrada do euro em circulação. Já a taxa pedido para comprar dívida a dez anos aprecia para 11,335 por cento, enquanto a «yield» das obrigações a cinco anos sobem para 13,431 por cento.
11:34 - 23-06-2011

vicdom

Como todos nos sabemos este problema da escalada dos juros das dividas soberanas dos PIIGS começou há pouco mais de um ano quando o recem empossado governo grego lançou o alerta da escandalosa maquilhagem das contas publicas o q veio por a nu os racios elevadissimos de divida publica assim como o verdadeiro défice orçamental.

Para alem de contornos criminosos que envolveram o Goldman Sachs, houve ao longo de todo este período do euro uma completa condescendencia das autoridades europeias ( BCE e CE) relativamente à gestão financeira do país. Alias a Grecia entrou no euro mais por razões meramente politicas do que por cumprimento de criterios economicos. Ou seja a Grécia necessitava de uma redobrada atenção por parte da Europa. Isso não aconteceu, provavelmente pq interessava à banca europeia com excedentes de liquidez encharcar de crédito o pais.
Afinal páises como a Alemanha tem desde 2000 um plano economico bastante agressivo com o objectivo de aumentarem os seus superavits comerciais e como nos sabemos este processo só se auto alimenta se fizermos reciclar este excedente sobre a forma de credito aos consumidores externos.

Para agravar ainda mais a situação, durante o auge da crise do subprime a politica de paises como a Alemanha foi de q os estados do euro deveriam abrir ainda mais os cordoes a bolsa p salvar o sector bancario aumentar a despesa p não dexar cair o consumo, etc..
Tudo medidas que interessava à economia alemã desde já p q as suas exportações n caisem a pique e se começasse a desmoroar o seu modelo economico.

Chegados a este ponto é altura de chamar as potencias europeias a assumirem as responabilidades pela situação q ajudaram a criar e da qual beneficiaram grandemente. A europa se quer continuar terá de ser solidaria e deixar-se de falsos juizos morais

Para um problema sistemico como este deveriamo-nos socorrer igualmente duma solução sistémica.
Acho portanto que o BCE deveria absorver parcialmente a divida grega sob a forma dum perdão de divida.
Isto teria um imediato efeito estabilizador e queda a pique das taxas de juros sobre os títulos de divida.
O fim desse fantasma do contagio aos restantes países. 
Significava por outro lado um emissão pura e dura de moeda o q se reflectiria numa desvalorização do euro face por ex ao dollar.
Desvalorização esta que seria bastante benefica p os periféricos mas q n interessa nada à Alemanha.

A outra alternativa é os estados europeus criarem um Mega fundo que abarque todo este fardo. O inconveniente aqui é o aumento das dividas públicas e um provavel aumento de tensões sobre outros paises

A situação portuguesa  nesta altura pouco dependera de nos. Se n houver medidas drasticas por parte da Europa no sentido de por fim a esta escalada do juros, será o completo definhar das economias dos países mais debeis um aumento do receio do sector financeiro e respectiva retenção de liquidez q levará a mais aumentos dos juros da dívida.
Podemoas estar a caminhar para uma crescente erosão do sistema euro até atigirmos o ponto de n retorno e o seu estoiro final.

npl

Citação de: fisher em Junho 26, 2011, 15:20
Agora vamos ter um governo novo . Nos 1ºs dias fiquei com alguma esperança que a coisa fosse melhorar e fiquei à espera do novo plano para salvar o País a economia , subir ordenados ,melhorar a assistencia à saúde , baixar a idade de reforma , e o plano ainda não saíu, e julgo que nunca vai sair,

Caro Fisher,
então gastar acima do que produzimos foi o que andámos a fazer durante décadas... e a solução ía passar por mais do mesmo?...

O António de Santa Comba que refere frequentemente,
impós como condição para aceitar o ministério das finanças,
deter o poder de não permitir a passagem de qualquer lei/medida que implicasse aumento da despesa... sem o seu consentimento.

Mais extrordinário ainda foi constatar que em cerca de meia dúzia de anos a dívida pública passou de cerca de 60% do PIB para menos de 40% do PIB, não à custa de superavites cuja soma perfizessem esses mais de 20% do PIB, pois estes nunca chegaram a 2% do PIB, tendo chegado até a ser novamente negativo(deficit) em 1932 se bem que somente numa percentagem desprezável(-0,05%), mas à custo dum aumento brutal do PIB. A "Campanha do Trigo" vem à memória.

parece que até vão fazer a estupidez de vender a CGD.

Veja que até os  republicanos aguentaram a CGD e não a venderam para sermos nos agora ainda mais burros se vendermos a CGD.

Trata-se mais de necessidade do que de outra coisa qualquer.
De qualquer forma parece que o Estado não deverá vender a maioria do capital da CGD.

Vai ver que a sua governação vai dar prejuízo , deficit , no fim do ano.
Vai ver que no fim do ano não são capazes de apresentar um centimo de lucro, por isso a divida vai crescer e os juros também e o nosso enterro fica mais certo. Deus queira que eu esteja enganado. Estarei ??

Não está enganado, é facto assumido que o Orçamento de Estado aponta este ano para um défice superior a 3%.

É preciso aumentar para o dobro as exportações e reduzir para 1/3 as importações e não vejo ninguém com cabeça para fazer isto.
Pois, diagnosticar é mais fácil do que corrigir.
As importações, com cortes no cinto ainda se podiam reduzir, já aumentar as exportações...muito mais difícil.

Vai ver que mais uma vez não conseguem superar a inteligência do maior financeiro Português de sempre, o António de Santa Comba, que logo no 1º ano de governação passou do prejuizo ao lucro 275 contos de lucro contra o prejuizo anterior.
Óbvio, Estadistas desse calibre são raros.

Será que este novo governo também vai apresentar lucro no 1º ano de governação como fez o António de Santa Comba . Será ??? Não acredito.
Repetindo-me uma vez mais,
é facto assumido que o superavit(lucro) não é o objectivo da governação para este ano nem para os próximos... :(
Era bom que isso mudasse, mas duvido muito que haja coragem/capacidade política para tal...C'est la Démocratie.

Bom mas vamos ao que interessa à taxa de juro. Vejo que não acredita que estamos a pagar 15% mas estamos . Parece impossível mas já estamos a pagar 15% , veja este site aqui abaixo para se convencer.

Texeira dos Bancos(não resisti :) )disse no final do ano passado que a taxa de juro média que o Estado português estava a pagar estava num valor perto dos 4%, mais por cento, menos por cento(não me recordo do valor ao certo agora).
Entretanto a taxa de juro média parece ter subido para os 5% com os roll overs acima de 6% feitos no primeiro trimestre deste ano.

Eu acredito que ainda antes do Natal vamos pagar 20% .
Eu aposto em como não vamos pagar esse valor!

Ninguém sabe o que anda a fazer. O nosso destino é passarmos da actual bancarrota técnica em que estamos para a bancarrota declarada logo que a CGD seja dada  aos estrangeiros, vendida aos estrangeiros . É só uma questão de tempo.
Será quando a Grécia declarar a bancarrota. Uma questão de mais alguns meses.
Concordo, a acontecer algo será depois da definição da situação grega.

Caro NPL , Não vejo percebo como é que a divida desvaloriza se o jura passar de 15% para 30%. Pelo contrário eu acho que a divida fica maior ,aumenta exponencialmente.

O juro que é cobrado numa obrigação varia numa proporção inversa da sua cotação.
Vejamos com um exemplo.
O Estado português decide emitir dívida a 12 meses(1 ano).

Diz que devolverá 1000 milhões de euros daqui a um ano àqueles que lhe emprestarem o dinheiro.
Para tal emite um milhão de obrigações a mil euros cada, a pagar daqui a um ano.

Os credores/aforradores, começam a dar ordens de compra num leilão idêntico ao de abertura/fecho da bolsa.
Um credor diz que compra(empresta) 800 mil obrigações pelo valor de 720 mil euros, ou seja, que compra cada obrigação por 900 euros.

Um segundo credor diz que compra 400 mil obrigações por 380 mil euros, ou seja, que compra cada obrigação por 950 euros.

um terceiro credor diz que compra 300 mil obrigações por 240 mil euros, ou seja, que compra cada obrigação por 800 euros.

O resultado do leilão é:
o Estado vende 400 mil obrigações ao segundo credor(que deu o preço mais alto de todos, €950) e vende 600 mil obrigações ao primeiro credor(deu o segundo preço mais alto, €900).

O  terceiro credor não consegue comprar nenhuma obrigação, pois ofereceu um preço muito baixo, €800.

Agora confesso que não tenho a certeza se as obrigações foram vendida todas a €900, como aconteceria num leilão de bolsa, ou se o segundo credor teve que pagar €950 por cada obrigação que comprou.

Vamos assumir que os credores venderam previamente acções no mercado para arranjarem o capital necessário para comprar as obrigações.
Vamos agora supor que a bolsa no dia seguinte tem um crash de 20%.

E os credores das obrigações ainda conseguem vender as obrigações no mercado a €860, isto é, há ordens de compra das obrigações a €860.

Então os credores poderão considerar vender as obrigações que compraram a €900(€950?), por €860, perdendo €40(€90?) em cada obrigação, cerca de 4%(9%?), para voltarem a comprar as acções que estão agora 20% mais baratas e assim ainda recuperar/aumentar a posição que tinham anteriormente nas acções.

Se o juro de emissão da dívida rondava os 11% incialmente €900/€1000,
agora no mercado o juro é =  860/1000 =  16%.

Logo houve um aumento absoluto nos juros de 5%, todavia as obrigações do Estado(emissor)/da dívida continuam a ser as mesmas da altura da emissão, isto é, o pagamento de um juro de 11%, dos €1000 por obrigação daqui a um ano.

Apesar da taxa de juro actual do mercado secundário ser 16%, esta servirá futuramente como referência para as novas emissões,(ou para o Estado recomprar as obrigações a um preço mais baixo do que aquele a que vendeu, se houver capacidade financeira/governo para tal...) pois os credores preferirão comprar obrigações directamente no mercado secundário a €860, a comprar (emprestar) por um valor mais alto num futuro leilão, pois não vão oferecerar mais que €860, enquanto puderem comprar obrigações idênticas no mercado a €860.

Fez sentido?
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

vicdom

As taxa de juro astronómicas que falam aqui são as do mercado secundário que ao contrario do mercado primario é completamente descentralizado e portanto pouco transparente.

As taxas do mercado primario são efectivamente aquelas a que se fechou o negocio enquanto no mercado secundario representam uma media feita normalmente pela bloomberg de propostas de compra. Os spreadas Bid/Ask são brutais e refletem um mercado praticamente sem liquidez e portanto essas taxas que fazem as parangonas dos jornais já tem pouco significado ou nenhum tem nesta altura do campeonato.

fisher

Caros amigos

Falaram todos muito bem embora eu discorde em muitas coisas. Como não tenho mais tempo deixo-vos aqui a conversa do unico PortugUês que tinha condições de salvar o País.

Digo que tinha porque agora depois da entrada do FMI ninguém pode salvar isto da bancarrota . Só o FMI pode salvar o Fmi voltando a emprestar outros 78 biliões  como vai fazer à Grecia.

Façam as contas e chegaram certamente à conclusão que para salvar este País tinhamos que voltar a andar "descalços" .

Há aqui alguém que queira andar descalço, certamente que não . portanto amigos ou descalços ou a bancarrota escolham a vosso bel prazer porque a escolha é vossa .

Parece-me ser preferivel a bancarrota a ter que andar "descalços "

Daqui por 2 anos voltamos a falar e veremos se estou enganado !!!

http://www.ionline.pt/conteudo/132631-medina-carreira-salazar-foi-um-bom-gestor-era-bom-termos-hoje-um-bom-gestor

camafeu

Mira Amaral: corte no rating é "terrorismo financeiro"

CitaçãoMira Amaral considera que o corte dorating da República Portuguesa para "lixo" efectuado hoje pela Moody's não faz sentido, com umgoverno há tão pouco tempo em funções.

"É uma chantagem chocante, totalmente injustificável", afirmou em declaraçõesao Dinheiro Vivo.

"Nunca fui contra as agências de rating, mas agora começo a pensar que há acções premeditadas", acrescentou o presidente do Banco BIC.

"Este Governo submeteu-se ao programa da troika e prometeu ir mais longe. Isto é terrorismo financeiro sobre o nosso país."

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1898225&seccao=Dinheiro%20Vivo

camafeu

Economista acredita que Portugal é a peça que se segue à Grécia no dominó da crise europeia

CitaçãoPara o economista e antigo ministro das Finanças José Silva Lopes, o empréstimo do FMI e da UE - no montante de 78 mil milhões de euros - é «largamente insuficiente», sendo preciso «mais dinheiro» por parte da União Europeia.

«A União Europeia tem de arranjar novos esquemas para apoiar países em dificuldades, nomeadamente Portugal», disse o catedrático durante a conferência «E depois da troika?», a decorrer em Lisboa.

«Se a União Europeia não nos emprestar mais dinheiro, se continuar a acreditar que os mercados vão resolver o problema, estamos arrumados. Eu não acredito que os mercados resolvam o problema, pelo contrário, vão agravá-lo».

Então o que se pode fazer? «A criação de eurobonds [títulos de dívida pública europeia] é fundamental», defendeu o antigo ministro.

Além disso, «seria necessário que a UE aumentasse o orçamento comunitário para mais de 1% do PIB dos países», explicou Silva Lopes à margem da conferência.

Vem aí «longa» e «dolorosa» estrada

Já sobre o imposto extraordinário, anunciado por Passos Coelho na semana passada e que incidirá sobre o equivalente a uma parte do subsídio de Natal, Silva Lopes foi categórico: «É apenas o começo de uma longa e dolorosa estrada».

Uma estrada que, a partir do próximo ano, está enublada: «Até 2012 não tenho preocupações. Depois tudo dependerá dos mercados», revelou Silva Lopes, não fechando a porta à necessidade de um segundo resgate a Portugal, à semelhança do que acontece hoje com a Grécia.

Uma coisa é certa, comparando Portugal à Grécia só há uma vantagem para o nosso país: «Somos melhores nas finanças públicas». De resto, «somos iguais à Grécia, ou mesmo piores».

«Em relação ao endividamento externo e ao sector privado somos piores do que os gregos», continuou Silva Lopes.

Apesar do «acordo com a troika ter sido absolutamente necessário», há um risco «muito alto e perigoso» de contágio com a crise grega.

«Não tenhamos dúvidas. Se acontecer alguma coisa à Grécia, vamos logo a seguir».

Por isso, Portugal tem de «cumprir os objectivos», mas está dependente ainda de outro aspecto externo: «A União Europeia tem de arranjar uma solução para isto. Até agora, tem empurrado os problemas e não mostra nenhuma vontade de os resolver», disse Silva Lopes.

Até lá, «Portugal vai ser um país ainda mais desigual. Vão haver muitas dificuldades», com o consumo privado a cair 7,1% até 2016, de acordo com os números apresentados por Silva Lopes, citando projecções do FMI e da UE.

Projecções essas «assentes num milagre das exportações», algo sobre o qual Silva Lopes se mostrou muito céptico.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/silva-lopes-crise-grecia-portugal-economia-agencia-financeira/1264411-1730.html

fisher

Caros amigos

Agências de Rating

Há para aí muitos amigos,falsos democratas , falsos como Judas que defendem,  aparentemente , a liberdade , mas logo que alguém diz alguma coisa de que não gostam  querem logo calar esse alguém . Agora querem calar as agencias de Rating. Não está certo.

Pelo que vejo, Há para aí muito menino desejoso de fazer censura ao que não gosta , mas isso ,meus amigos, não é liberdade , nem democracia,  nem tolerância de opinião, não é bonito.

Deixem as agencias de Rating dizer as verdades.  E não tenham medo da verdade.
Não lhes exijam que mintam.

As agencias de rating só ajudam os mais descuidados. Vejam, se o Joe Berardo ouvisse as agencias de rating, Há dois anos atrás, não tinha comprado tantas acções do BCP , e hoje não estaria a perder muitos milhões. E há por aí muitos Joe Berardos.

Então não é verdade que estamos de tanga ?, na bancarrota técnica?.

Mas ainda alguém dúvida que estamos na bancarrota ??.

E quem é que pediu dinheiro  emprestado  sem o poder pagar?,  foram as agencias de Rating ??, ou foram alguns Tòtòs Lusos? .  E se não podem pagar porque é que teimam em pedir mais ?, burrice !!!!.

Deixem as Agencias de Rating falar verdade . Não é a mentira que nos salva, é a verdade. Deixem-se de enterrar a cabeça na areia.

Se nos queremos salvar não é com mentiras, certamente. È preciso encarar a verdade ,a realidade. E a verdade é que não temos dinheiro , estamos tesos como um carapau, e não temos cabeça para produzir dinheiro, o que é pior.

Os responsáveis continuam a fazer tudo errado.  E o maior erro é não defenderem a nossa economia e o comércio externo como deve ser , não tenham dúvidas.

Enquanto não resolverem  defender , e proteger do exterior, a economia e o comercio externo ,o Buraco é uma certeza.

A verdade é que  só nos interessa pedir mais e mais emprestado até rebentarmos, e já falta pouco !! , e isto não é solução nenhuma. É burrice.

Meus amigos só há uma solução  que é a declaração rápida de falência e bancarrota, para os Portugueses perceberem que têm de começar a fazer as coisas certas.

Enquanto a Bancarrota não for oficialmente  declarada a solução é o pior , o buraco ,certamente ,  porque ninguém faz o que deve ser feito.

É minha firme opinião que ,infelizmente, só se fará o que deve ser feito depois de declarada a falência. Enquanto isso não acontecer vamos vivendo na ilusão que estamos muito ricos e as agencias de rating  não sabem que estamos muito ricos. Ilusão meus amigos. As agencias de Rating estão certas . Nós  é que estamos errados.

Não precisamos de dinheiro nenhum para resolvermos a crise. Basta-nos orientação e esperteza para defendermos o que é nosso , a nossa economia, mais nada é preciso. O dinheiro que temos chega muito bem e ainda sobra  , só precisamos de cabeças e esperteza meus amigos .

Andam todos a brincar às economias. Vejam já como cresce o Juro da nossa divida , mais que o PSI20 !!!. já vai nos 17,49% !!!!!!!.  Há duas semanas estava nos 15%

E pelo que se vê os responsáveis continuam a pedir emprestado a 17% ,e a 20% ou 30%, ou 40%, se for caso disso . Eles querem lá saber. O dinheiro não é deles e nem contam pagá-lo certamente.

Estamos tramados meus amigos com gente assim.

Vejam esta noticia que julgo ser de hoje, sexta.feira, 8/7/2011:

Pelas 08:40, os juros exigidos pelos investidores para transacionar títulos de dívida soberana portuguesa a dois anos negociavam, em média, nos 17,496 por cento, acima dos 17,495 por cento da média do dia de quinta-feira, quando registaram também um recorde desde, pelo menos, a entrada de Portugal no euro (1999).
Já o 'spread' face à dívida alemã (referencial para a Europa) nesta maturidade fixava-se nos 1592 pontos base, num novo recorde deste indicador, segundo os dados da agência de informação financeira Bloomberg.
Também a cinco anos os juros da dívida soberana estão esta manhã a bater máximos no mercado secundário.
Neste prazo, os investidores exigiam, em média, um juro de 16,578 por cento para transacionar os títulos soberanos do Estado português, enquanto o 'spread' face à aos títulos alemães se fixava nos 1441 pontos base.
Já a 10 anos, os juros destes títulos apresentavam uma ligeira melhoria, ao negociarem nos 12,882 por cento, abaixo dos 12,910 por cento de quinta-feira.
O recorde históricos dos juros associados a estes títulos aconteceu, pela média do dia, a 06 de julho quando a taxa se fixou nos 13,064 por cento.
Os juros associados à dívida soberana portuguesa estão novamente sob pressão desde que, na terça-feira, a agência de notação financeira Moody's cortou a notação da dívida soberana portuguesa de longo prazo em quatro níveis, de Baa1 para Ba2, colocando-a na categoria de 'lixo' (junk).
Segundo está a avançar a imprensa diária esta manhã, o instituto que gere a dívida pública enviou uma carta aos investidores em dívida portuguesa em que desvalorizou a decisão da Moody's.
Segundo o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), a análise da agência é "superficial" e "demonstra arrogância" por ignorar as conclusões da 'troika'. A entidade liderada por Alberto Soares considerou ainda que os argumentos utilizados para cortar o 'rating' são "deploráveis".

leprechaun

Citação de: fisher em Julho 08, 2011, 17:55
Deixem as agencias de Rating dizer as verdades.  E não tenham medo da verdade.
Não lhes exijam que mintam.

Mas ainda alguém dúvida que estamos na bancarrota??.

Deixem as Agencias de Rating falar verdade . Não é a mentira que nos salva, é a verdade. Deixem-se de enterrar a cabeça na areia.

Se nos queremos salvar não é com mentiras, certamente. É preciso encarar a verdade, a realidade.

Concordância absoluta e total a 100%!!!

That's it! Só a verdade liberta... da mentira que nos aperta!!!

fisher

Caros amigos

Caro Leprechaun
O meu obrigado pelo comentário.
É bom saber que há alguém que compreende as coisas.

Bom meus amigos para os que não acreditam vejam esta  noticia que vem confirmar as nossas suposições e previsões.
Vejam o juro há 3 ou 4 dias atrás estava nos 17,5% hoje já está a 20% e no fim do ano se não rebentarmos antes estará a ....% digam os amigos se isto tem salvação . façam as contas e digam.

Bom como neste País andam todos a brincar às economias e às governações ,eis umas continhas para brincarmos  também às economias , porque isto já não dá para levar a sério:

Se imaginarmos a nossa divida em 200 Biliões a 20% de juro dá 40 biliões
Bom como a nossa receita é de 65 biliões sobram-nos 25 biliões para comermos uns tremoços e bebermos um chopinho  na Portugália !!!!!.

Bom e quando chegarmos ao Natal e o juro subir aos 30%, dá um pagamento de 60 biliões de juro , como a receita é de 65 biliões restam-nos 5 Biliões para fumarmos uns charros.
Somos ou não somos muito espertos !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Atenção isto é apenas brincadeira .

Vejam esta noticia de ontem:

Juros da dívida a 3 anos acima de 20%

Pela primeira vez, desde a adesão ao euro, os juros das obrigações do Tesouro portuguesas a 3 anos subiram acima de 20%. O risco de default português está em 60,6%.

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)

10:58 Segunda feira, 11 de julho de 2011

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/juros-da-divida-a-3-anos-acima-de-20=f660902#ixzz1RspXzbwm

blitwar

Caro Fisher esses juro que falas não serão cobrados ao estado se for vendida divida (pedir) a esses prazos. Nos após o pedido de ajuda ao fmi só  fazemos vendas de divida a curto prazo ( 3 e 6 meses) com juros proximos do 5%.