Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

Sistema paralelo

Iniciado por Garfield, Outubro 06, 2011, 16:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

Garfield

Target nos 1,3025. Poderei fechar as posições antes caso observe suporte relevante dado que poderá haver um aumento da volatilidade intraday
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Garfield

Citação de: Garfield em Janeiro 31, 2012, 17:24
Target nos 1,3025. Poderei fechar as posições antes caso observe suporte relevante dado que poderá haver um aumento da volatilidade intraday

Isto não invalida a possibilidade do euro testar os 1,30 e, eventualmente, poder quebrar este suporte. Mas não hoje.
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Garfield

Posições fechadas a 1,3052

Garfield

Optei por fechar já as posições já que se verifica uma diminuição do momentum intraday, para além de que, para uma 3ª feira, não foi nada maú e amanhã é outro dia.
Técnicamente, tudo aponta para um teste ao suporte a 1,30 mas veremos como se comporta.
Creio que o SPX irá deixar para amanhã a indicação se está a mudar de sentido para o curto prazo ou não. Abaixo dos 1.300pts creio que só encontrará suporte por volta dos 1.280pts. Veremos.

Garfield

Pequenas notas.

Relativamente ao eur/cad. Está a testar um suporte bem definido a 1,310x após ter tentado romper os 1,32. Técnicamente interessante não fosse a baixa amplitude e volatilidade intrínseca. Tem suporte a 1,305x e 1,297x.

O eur/gbp quebrou o limite inferior do canal ascendente de curto prazo (o euro foi a moeda que demonstrou maior fraqueza durante o dia de hoje). Está a testar um suporte que considero fraco, a 0,827x. A amplitude do canal deixa antever, em teoria, retest aos 0,82.

Eur/jpy a quebrar o suporte psicológico dos 100 mas com pouca expressão já que, tal como tenho vindo a referir, face ao iene, o grande driver é o usd. Em condições normais, um curto nestes níveis tornar-se-ia apelativo mas dada a forte possibilidade de intervenção do BoJ, pouco recomendável, até porque ninguém deverá querer ser apanhado num spike contra posições abertas que faça mais de 400 pips numa questão de minutos.

Quanto à cable, nem me vou dar ao trabalho. Dá demasiadas dores de cabeça e indigestões frequentes em caso de consumo. Resistência forte nos 1,58. Poderá vir a tornar-se interessante para o intraday quando o eur resolver testar o suporte do cross a 0,82.

Uma última observação, relativamente ao eur/chf. Está a pouco mais de 30 pips do 1º nível de suporte definido (e defendido) pelo SNB...

Opinião meramente pessoal.

Garfield

Acrescentando mais uns pózinhos, analisando o USD Index, este continua a apontar para baixo, a um provável retest dos 9.700 pts como suporte. No entanto, depois de ontem ter feito um inverted hammer, hoje parece querer fechar o dia com um dragonfly doji. Este último, por si só, identifica uma potencial inversão. Na minha opinião, depois da vela de ontem, uma ida acima dos 9.830 e, sobretudo, dos 9.850 pts, valida o sinal de inversão.

Paralelamente, o crude não tem conseguido romper os 103$. O suporte de curto prazo a 97$ aparenta estar cada vêz mais frágil e a vela que está a produzir hoje está a apontar muito para sul.

Observando a evolução do ouro, este paresenta um cenário divergente. Ou não. Em dia de deslize do euro e crude, este valorizou ligeiramente apesar de na TF 8h estar a produzir um hanging men.

Tudo somado, poderá indicar a possibilidade de uma verdadeira correcção nas stocks e commodities, com consequente valorização do usd.

Neste cenário, para além do reflexo que teria no euro, será de esperar que dólar australiano e canadiano corrijam amplamente também.

Opinião meramente pessoal

Garfield

Estou muito tentado a abrir um curto no euro a estes níveis. Preferia aguardar que ele se aproximasse um pouco mais dos 1,31 para ver como se comporta mas receio falhar a entrada...

Garfield

Curto eur/usd a 1,3082. Setups de reforço a 1,3062 e 1,3055. Risco elevado.

Garfield

Citação de: Garfield em Fevereiro 01, 2012, 01:51
Curto eur/usd a 1,3082. Setups de reforço a 1,3062 e 1,3055. Risco elevado.

Setups de reforço anulados. Costumam funcionar bem mas durante a sessão asiática tornam-se riscos demasiado elevados. Ficará apenas um novo setup de reforço a 1,3037 que, creio, a ser activado só o será depois das 8h.

Opção pessoal

Garfield

Já agora, para quem tenha alguma predileção pela cable, ela apresenta, neste momento, um canal ascendente de curto prazo muito bem definido, com uma amplitude de cerca de 150 pips. Às 8h de hoje, a base do canal (limite inferior ou, se se preferir vêr desta forma, LTA) estará nos 1,5725. Poderá a começar a ficar interessante já que o eur/gbp aparenta querer testar o suporte rapidamente.

Como nota, resolvi anular o setup de reforço de curto no eur/usd. Vou aguardar pela manhã para decidir o que fazer. Para já, mantém-se aberta a posição inicial. Caso continue nesse sentido, os níveis a vigiar são os 1,30 e 1,2930. Abaixo deste último, o mais certo é fazer-se retest aos mínimos anuais.

Buysantander

Mas essa cable vai cair ou não, parece que esta madrugada fez intenção de sair fora da LTA mas houve logo compras, está muito sossegada nos 1,5760.

agora deu uma subida a 1,5780 enquanto escrevia.

Hoje até pensava em alguma recuperação do Euro e que fosse dia da GBP descer.

Garfield

Citação de: Buysantander em Fevereiro 01, 2012, 12:45
Mas essa cable vai cair ou não, parece que esta madrugada fez intenção de sair fora da LTA mas houve logo compras, está muito sossegada nos 1,5760.

Como eu tinha afirmado, creio que a cable só irá demonstrar algum interesse digno de nota depois do eur/gbp fazer um retest convincente ao suporte. Os pares evoluem como bem entendem e não como gostaríamos que o fizessem mas a vantagem da análise técnica é mesmo essa. Perceber até que ponto temos uma percepção correcta do mercado ou não. E se não, reavaliar tudo e posicionarmo-nos correctamente no mercado.

O curto em eur/usd foi stopado e não pude acompanhar o mercado até agora. Infelizmente, porque para além de cerca de 35 pips terem ido para o galheiro, a sessão de hoje teria permitido a inversão segura de posições...  :-[

Tanto o euro como o SPX estão a dar sinais de tentar fazer máximos e não me admirava que até 6ª feira, ambos ultrapassasem os máximos da semana passada. Considero extremamente positiva a reacção do euro nos níveis a que o fez já que mantém o cenário de uptrend de curto prazo.
1ª resistência entre os 1,323x-1,325x, 1,334x e 1,344x.

Garfield

Vou analisar a possibilidade de abrir um setup curto em eur/usd a 1,3240. Espero um retrace de cerca de 80 a 100 pips antes de retomar as subidas

Garfield

Citação de: Garfield em Fevereiro 01, 2012, 17:10
Vou analisar a possibilidade de abrir um setup curto em eur/usd a 1,3240. Espero um retrace de cerca de 80 a 100 pips antes de retomar as subidas

Este retrace poderá ser mais amplo, se se tiver em linha de conta que o USD Index está muito próximo de testar os mínimos de Novembro. Será de esperar uma pequena reacção mas, para já, torna-se impossível determinar a amplitude da mesma. Num cenário em que o eur/usd rompa com os 1,324x (mid point da resistência), o usd terá que quebrar o suporte, apontando para testes aos mínimos de Outubro (250 pts abaixo).

Garfield

Citação de: Buysantander em Fevereiro 01, 2012, 12:45

Já agora, tendo em conta o que espero que o mercado faça, e apesar do movimento de hoje ter originado um primeiro breakout na cable (1,58) e teste quase perfeito à 2ª resistência (S/R de Out-Nov a 1,588x), eu abriria um curto a 1,5870, p.ex.. Abriria, não fosse o facto de eu não simpatizar com a menina...

Fica aqui como setup virtual, com stop 40 pips acima, apesar do risco de spikes, de eu poder estar errado na minha análise e do facto já por demais mencionado de que seria mais sensato aguardar por um teste do eur/gbp aos 0,82.